quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Pollyana participa de audiência com ministro Fernando Haddad

A vereadora Pollyana Gama (PPS) participa na tarde desta quinta-feira, de audiência pública com o Ministro da Educação, Fernando Haddad, onde protocola ofício pedindo união e apoio à aprovação do projeto que exclua do conceito de receita corrente líquida dos entes federados as receitas de transferência do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental), e das despesas de pessoal, os gastos com remuneração de trabalhadores da educação básica. O projeto tem objetivo de viabilizar melhores condições de salário para os trabalhadores do setor.

O projeto de Pollyana teve como ponto de partida o parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE), tendo o Professor César Callegari como relator, aprovado por unanimidade pela Câmara de Educação Básica.

Ainda em 2007, o referido projeto foi enviado pela vereadora ao deputado federal Arnaldo Jardim (PPS), e atualmente é defendido pelo senador Osmar Dias (PDT-PR), que aguarda parecer do relator da Comissão de Educação do Senado, o senador Marco Maciel (DEM-PE)

Também participam da audiência o secretário de Educação de São Paulo Paulo Renato de Souza, a representante do Conselho Nacional de Educação Maria Izabel Azevedo Noronha, e o vice-presidente da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) e presidente da Comissão Organizadora da Conae-SP José Adinan Ortolan.

A audiência com o ministro acontece no plenário da Assembléia Legislativa de São Paulo, compondo o cronograma da etapa estadual da CONAE 2010 (Conferência Nacional de Educação), que acontece neste final de semana. Nesta etapa Pollyana participa como delegada com direito a voto, representando os vereadores do Estado de São Paulo, através de indicação da Uvesp (União dos Vereadores do Estado de São Paulo). Os trabalhos da vereadora taubateana estarão voltados, primeiramente, para o Eixo V da reunião, que irá debater o “Financiamento da Educação e Controle Social”. Todas as propostas aprovadas em São Paulo, irão compor relatório para a CONAE 2010.


terça-feira, 29 de setembro de 2009

Termina amanhã prazo para inscrições para concurso Educador Taubateano do Ano



Termina amanhã o prazo para inscrições para o concurso Educador Taubateano do Ano. Será concedido um diploma ao professor que tenha se destacado na realização de experiência escolar na rede de educação básica do município. Até o momento, apenas quatro inscrições foram efetuadas.


A seleção dos trabalhos ficará a cargo de comissão julgadora, composta por membros da Comissão de Educação da Câmara e representantes do Departamento de Educação e Cultura, da Diretoria Regional de Ensino, da Universidade de Taubaté, do Conselho Municipal de Educação, das escolas particulares, além de um profissional de educação convidado pela Câmara.


O projeto de decreto legislativo que criou o diploma foi apresentado em 2008 pela vereadora Pollyana Gama (PPS). Na época, ela justificou que incentivar a criatividade do professor é fundamental para se obter a “tão sonhada educação de qualidade”.


Para participar, o interessado deverá acessar o formulário no site da Câmara de Taubaté até o dia 30 de setembro, data em que se encerra a inscrição.


Cada participante poderá inscrever um trabalho, e a direção da escola deverá atestar que o projeto foi executado em sala de aula. As demais regras podem ser consultadas no site da Câmara, bastando acessar o Decreto Legislativo n° 253/2008 em Legislação e Orçamento.
Colegas Funcionários (a) Públicos Municipais:



Devido ao comunicado passado pelo DEC na data de ontem (28 de setembro), no qual informa “a transferência do pagamento do dia 30 de setembro para o dia 02 de outubro em virtude da greve geral dos bancários”, informo meu descontentamento e apresento as iniciativas por mim tomadas:


. Contato via telefone com o responsável pelo Departamento de Recursos Humanos da PMT;



. Elaboração de Ofício, em caráter de urgência, protocolado na manhã de hoje, 29/09/2009, no qual solicito empenho do senhor prefeito municipal para efetuação do pagamento no último dia útil do corrente mês (30/09/2009), como de costume;



. Reunião amanhã às 11h nas dependências da Câmara Municipal de Taubaté com o diretor de Finanças do município.

Estamos trabalhando para reverter o quadro.

Profª Pollyana

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

A Equipe de Trabalho da Instituição Lar Irmã Amália convida para o:
I Sarau de PRIMAVERA


Data: 25/09/2009 Horário: 16 horas
Programação:
- Abertura pela Camerata E.M.A.P.C. Maestro Fêgo Camargo

- Berçário A e B – Declama Poesia “Girassol” – Vinícius de Moraes

- Maternal I – Declama Poesia “Borboletas” – Vinícius de Moraes

- Projeto Adolescentes – Desfile de Moda

- Maternal II - Encena o Teatro “Formiga e a Neve”

- Jardim – Canta e Dramatiza “A linda Rosa Juvenil”

- 1º ano – Canta e Dramatiza “O Cravo e a Rosa”

- Encerramento: Hip Hop - E.M.A.P.C. Maestro Fêgo Camargo
Durante o evento, haverá exposição de artes com trabalhos dos alunos inspirados nas obras de Monet, Van Gogh, Tarsila do Amaral e Mercia Gama, além de trabalhos de reciclagem, artesanato, literatura infantil e muito mais!!!


Compareça e faça parte do nosso jardim!!!

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Pollyana fala dos trabalhos nas áreas de educação e infraestrutura

A vereadora Profª Pollyana Gama (PPS) falou sobre os esforços para a criação de um sindicato para os professores da rede municipal de ensino e da busca por alternativas ao fornecimento de material didático aos alunos da rede municipal, devido a suspensão judicial em fevereiro deste ano à compra de apostilas realizada pela Prefeitura.

“Ontem (15) tivemos reunião com 40 professores sobre a criação de um sindicato. Saímos satisfeitos e temos uma reunião agendada para outubro, na Câmara. Tivemos um encontro com o promotor público Wagner Giron de La Torre para tratar do problema envolvendo as apostilas. Ele nos orientou a procurar a desembargadora Marli Ferreira, porque o Estado não têm livros suficientes para atender a rede municipal de Taubaté. Há fotos no [jornal] Valeparaibano que nos mostram rodando um mimeógrafo, porque essa é a nossa realidade”, disse a vereadora.


Lixo


Pollyana mostrou fotos da estrada do bairro Laranjal, na zona rural. “Há um problema generalizado com o lixo devido ao fechamento do aterro sanitário. Leva-se quatro horas para descarregar o lixo no aterro de Tremembé e nossa frota não dá conta”, apontou.


“O diretor do Departamento de Serviços Urbanos, Renato Felgueiras, informou que está sendo feito o edital para contratar uma empresa de captação do lixo. Temos que ficar de olho para verificar se vai haver coleta seletiva”, afirmou.


Infraestrutura


A vereadora apontou problemas nas imediações da Avape (Associação para Valorização e Promoção de Excepcionais). Na rodovia Oswaldo Cruz, uma parte da estrada está cedendo. “Já encaminhei oficio ao DER (Departamento de Estradas de Rodagem) e pedimos providências urgentes.”


Pollyana ressaltou que a visita dos campeões olímpicos do vôlei masculino e a partida de vôlei promovida com atletas de Taubaté foi “bonita”. “Foi uma ação que envolveu o povo de Taubaté e promoveu uma ação solidária. Agradeço a simpatia do [jogador] Carlão e dou parabéns aos nossos campeões de Taubaté. Foi muito emocionante participar”, apontou.


Ainda durante sua fala, a vereadora disse solidarizar-se com moradores da Água Quente, que estiveram presentes na sessão apresentando reivindicações para o bairro.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Prefeitura estudará fechamento no Maria Augusta a pedido de Pollyana



Ação deve acabar com número crescente de acidentes na localicalidade


A Prefeitura Municipal de Taubaté informou a vereadora Pollyana Gama (PPS), através de ofício, que já determinou a realização de estudos por parte do Departamento de Planejamento, visando o fechamento da Rua Francisco Tofulli, no bairro Jardim Maria Augusta.


O pedido de fechamento da rua foi feito pela vereadora em representação a um abaixo assinado feito pelos moradores do bairro, contendo mais de 110 assinaturas. Os moradores querem o fechamento da rua na altura do cruzamento com a Praça Vicentina Gouveia e com a Rua Emílio Zaluar e Avenida dos Bandeirantes. Eles reclamam do número crescente de acidentes de trânsito no local, promovido por motoristas que transitam em alta velocidade e não respeitam as regras de trânsito, e até mesmo pela falta de visibilidade no cruzamento.


A grande preocupação assinalada pelos moradores e ressaltada por Pollyana, é o fato de que na referida rua, funciona ainda uma escola e uma creche, o que acaba deixando as crianças expostas ao risco.


Conforme a resposta enviada pela Prefeitura, os estudos a serem feitos pelo Departamento Municipal de Planejamento, devem indicar se há necessidade de um projeto viário para o local ou se apenas o fechamento da rua resolveria o problema.

Pollyana pede revisão salarial para músicos de Taubaté

A vereadora Pollyana Gama (PPS) encaminhou requerimento ao prefeito municipal, Roberto Peixoto, questionando a média salarial dos músicos que compõem a Orquestra Sinfônica de Taubaté, além de perguntar sobre quais mecanismos de valorização são aplicados para a motivação dos artistas. O questionamento da vereadora tem objetivo de propor um reajuste nos valores repassados aos músicos.

Para Pollyana, o trabalho destes artistas, que se apresentam em vários eventos da cidade e região, deve ser valorizado até mesmo como forma de motivação para os mesmos, que acabam por difundir a arte e o nome de Taubaté.

De acordo com resposta enviada pelo prefeito, já está em estudo uma proposta de aumento para o valor da bolsa-estudo destinada aos músicos que se tratam, em sua maioria, de estudantes de música da EMMAPC Maestro Fêgo Camargo. Ainda segundo o documento, a Prefeitura prioriza a valorização do trabalho destes jovens, tanto que criou no ano passado o projeto “Sinfonia nos Bairros”, que leva a Orquestra para apresentar-se em diversas localidades de Taubaté, como Igrejas, Salões e Comunidades e até mesmo em Escolas de Samba.

Neste ano de 2009, as apresentações da Orquestra Jovem de Taubaté acontecem todas as últimas terças-feiras de cada mês na igreja da Paróquia “Sagrado Coração de Jesus”, na Vila São Geraldo.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009


Pollyana apóia criação de Sindicato de professores da Rede Municipal de Taubaté



Primeira reunião tem presença de mais de 40 professores
Aconteceu nesta terça-feira a primeira reunião entre professores da Rede Municipal de Ensino de Taubaté para a implantação de um Sindicato que represente os interesses da categoria. Cerca de 40 professores compareceram ao evento.
Integrante da classe, a vereadora Pollyana Gama (PPS) esteve presente e ajudou a conduzir os trabalhos a fim de esclarecer os professores quanto a criação e funcionamento do Sindicato.
“Durante estes anos, tenho ouvido sugestões de colegas professores com relação a este assunto. Chegou a hora. Resolvemos unir forças e creio que começamos bem”, comemora a vereadora.
A grande motivação dos professores é a organização do Sindicato, para fortalecimento da classe. “Devemos criar um Sindicato que não seja apenas de ‘bater panelas’, nem tão pouco de falar amém. Porque se for para descordar, então que a questão seja fundamentada, para que no embate, possamos discutir e convencer no sentido de que o que está sendo proposto é o melhor, afinal o Sindicato será a valorização da nossa classe”, finalizou Gilmar Ribeiro, conselheiro estadual da Apeoesp, diretor de ensino da Rede Estadual de São José dos Campos e professor da Rede Municipal de Taubaté.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

PROGRAMAÇÃO DO CENTRO CULTURAL MUNICIPAL
Clique aqui e confira a programação de Setembro do Centro Cultural Municipal de Taubaté.
Uma boa dica para este final de semana é a apresentação da comédia "Donana", com Ronaldo Ciambroni, neste domingo (dia 20) às 16h. A censura é para menores de 12 anos. Os convites custam entre R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia).

Pollyana pede criação do Conselho de Desenvolvimento Urbano

A empresa GPA Consultoria, contratada pela Câmara de Taubaté para auxiliar na avaliação do projeto do Plano Diretor, apontou diversas deficiências no projeto original. Uma delas é com relação à falta de um estudo que apresente um “retrato” atualizado do município.


Por isso, a Vereadora Pollyana Gama (PPS) solicitou à Prefeitura um projeto de criação de um Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano. Para ela, o Conselho é importante, pois auxilia na criação das diretrizes de ordenamento urbano.


Segundo Pollyana, com o Conselho é possível envolver a população na tomada de decisões e “ordenar o planejamento urbano com respeito à política do município, de forma a tornar público os interesses na questão do uso e ocupação do solo urbano.”

Pollyana quer melhorias no escoamento de águas do Campos Elíseos

A Vereadora Pollyana Gama (PPS) fez requerimento à Prefeitura pedindo o serviço de troca e ampliação da galeria de escoamento de água na avenida José de Angelis, no bairro Campos Elíseos.

“Protocolamos requerimento pedindo as melhorias no bairro após recebermos queixa de um morador relatando o transtorno que sofre com o alagamento da avenida em dias de forte chuva”, informou a vereadora.


Pollyana quer saber se há previsão para o desenvolvimento de estudos visando tais serviços. “Em relação ao último requerimento, recebemos a resposta de que a questão tratada vem sendo analisada pelo departamento competente da Prefeitura, e que não há previsão para a realização desses serviços.”

Pollyana requer melhorias de infraestrutura em Taubaté

A Vereadora Profª. Pollyana Gama (PPS) solicitou da Prefeitura a construção de um banheiro adicional no Pronto-Atendimento do bairro Gurilândia. Segundo informou, trata-se de uma questão de higiene, uma vez que o único banheiro é utilizado tanto por homens, quanto por mulheres e crianças.

Ainda no bairro, Pollyana reiterou o pedido de construção de calçada às margens da Rua Profª Celina Monteiro Castro. A Prefeitura havia informado que o pedido seria analisado, mas nada foi feito até o momento.


Em outro requerimento, a Vereadora solicitou o fechamento da Rua Francisco Tofulli, no ponto em que se encontra com a Praça Vicentina Gouveia, no Jardim Maria Augusta, argumentando que a visibilidade dos motoristas é “prejudicada”, ocasionando vários acidentes.


Pollyana sugeriu ainda a cobertura do ponto de ônibus localizado na estrada do Mangalot, zona rural de Taubaté, preservando munícipes das intempéries durante o período em que aguardam o coletivo.
Centro Comunitário do Cidade de Deus já está autorizado



Afirmação é da Prefeitura em resposta a requerimento da vereadora Pollyana (PPS)
Foi através de resposta a um requerimento apresentado pela vereadora Pollyana Gama (PPS) que a Prefeitura de Taubaté informou sobre a autorização de implantação de um Centro Comunitário no bairro Cidade de Deus. Segundo ofício assinado pelo prefeito Roberto Peixoto (PSDB), o projeto do Centro Comunitário já foi elaborado e agora aguarda disponibilidade das equipes do Departamento de Obras da Prefeitura, para dar início aos trabalhos.


A implantação do Centro Comunitário se trata de uma reivindicação dos moradores daquela localidade, como registrado pela vereadora Pollyana em reunião com a comunidade no dia 02 de junho deste ano. O Centro deve ser implantado onde hoje se localiza a quadra do bairro, sendo aproveitados alguns espaços e estruturas e adaptando o levantamento de novas paredes e colocação de cobertura.


Ainda em reunião com os moradores, foi colocado à vereadora que o projeto de adaptação do Centro Comunitário foi apresentado para a Prefeitura ainda no ano de 2007, porém, o assunto esteve esquecido até então.


Mesmo o início das obras estando autorizado, a Prefeitura ainda não estipulou data para o começo.

Pollyana é indicada pela Uvesp para representar Taubaté na CONAE


Através de ofício assinado pelo superintendente da UVESP (União dos Vereadores do Estado de São Paulo), Paulo Marcondes, a vereadora Pollyana Gama (PPS) foi informada da indicação de seu nome para representar a região de Taubaté na realização da Conferência Estadual de Educação promovida pela CONAE (Conferência Nacional de Educação). O encontro acontece em São Paulo entre os dias 02 e 03 de outubro, no auditório do Anhembi.


A CONAE se trata de uma verdadeira guinada nos rumos da educação brasileira, promovida pelo Ministério da Educação (MEC) e que deve contar com a participação da sociedade civil organizada e os diversos seguimentos públicos e privados, na discussão do Plano Nacional da Educação (PNE).


De acordo com a recomendação do superintendente da UVESP, o nome de Pollyana foi indicado por conta de seus trabalhos prestados na área da educação, não somente como professora, mas principalmente como parlamentar. A vereadora tem ainda a seu favor, o fato de ter participado da Conferência Intermunicipal, realizada no mês passado na cidade de São José dos Campos. A intenção da UVESP é que Pollyana represente a região como personagem atuante na área educacional, como também da política regional.


Todos estes encontros nos municípios sedes, na verdade são preparatórias para a grande Conferência do ano que vem, onde todos os pontos levantados em cada uma das regiões, serão colocados e analisados no PNE.


Segundo estimativa da organização do CONAE, cerca de 700 mil pessoas devem participar da Conferência em 2010, sendo 70 mil somente no Estado de São Paulo, o que demonstra participação decisiva na votação de projetos. Um documento produzido pelo MEC norteará o trabalho dos participantes de todas as etapas, os quais poderão propor emendas supressivas, aditivas e modificativas nas diversas etapas municipais, intermunicipais e estaduais da CONAE, para a produção da redação final que será assinada em abril de 2010.

Recomeçam obras no Jd. do Sol a pedido de Pollyana

Em resposta a um novo requerimento apresentado pela vereadora Pollyana Gama (PPS) ao prefeito municipal, Roberto Peixoto, questionando a viabilidade de obras no Jardim do Sol, o mesmo respondeu através de ofício que os serviços começariam nos próximos dias. E foi o que aconteceu. As máquinas do Departamento de Obras voltaram para o bairro na última sexta-feira. Mais uma vez, Pollyana pediu pela resolução dos problemas de desmoronamento e alagamento que vêm afligindo os moradores do bairro há alguns anos.


Segundo ofício assinado pelo Prefeito e enviado à vereadora Pollyana Gama, já foram tomadas medidas necessárias para a solução definitiva do problema, com a retirada de um barranco existente no local. O desnível do barranco em relação as residências, seria a principal causa dos transtornos provocados durante a ocorrência de fortes chuvas, como apontou laudo apresentado pelo DAEE há alguns anos.


Os alagamentos e desmoronamentos atingem cerca de 20 famílias diretamente, sendo que a mais grave ocorrência foi registrada ainda no ano de 2003, onde famílias tiveram que deixar suas casas para evitar danos maiores. Também há quase um mês, outra forte chuva prejudicou a vida dos moradores, principalmente os da Rua Julio Prestes de Albuquerque. Agora, é só esperar a finalização da obra para ter certeza de que o problema foi finalmente sanado.

Pollyana pede solução para escola da Fonte Imaculada II

Está em processo de licitação o projeto que deve prevenir possíveis problemas de enchentes e desmoronamentos na escola da Fonte Imaculada II, em épocas de chuva. Ao menos foi o que informou a Prefeitura Municipal de Taubaté em resposta a um requerimento colocado pela vereadora Pollyana Gama (PPS), dias atrás.


Pollyana, que esteve no local, conversou com moradores do bairro e ouviu dirigentes da própria escola por mais de uma vez, e pediu ao prefeito municipal que dê atenção especial àquela comunidade que sofre com problemas de infiltração, os quais provocam rachaduras no prédio e estufamento do forro.


Segundo resposta da Prefeitura à vereadora, estudos já desenvolvidos pelos engenheiros do Departamento Municipal de Obras, apontam para a colocação de um muro de arrimo com expressiva profundidade para a contenção da área. Os estudos feitos no local apontam ainda para a existência de solos que, ao serem inundados pelas chuvas, sofrem significativa redução de volume sob ação de sobrecarga.


Como o processo ainda está em fase de licitação, não há uma data agendada para o início das obras. Com a obra, os dirigentes da escola não precisarão mais se preocupar com o perigo de enchentes.


A vereadora Pollyana Gama disse que está acompanhando o caso e exigindo o início da obras antes que comecem novos períodos de chuva.

Doação de veículo otimiza arrecadação para Banco de Leite



Já é de uso exclusivo do Banco de Leite da Casa da Criança de Taubaté, o veículo Fiorino doado pelo governo do Estado de São Paulo, por intermédio do trabalho da vereadora Pollyana Gama (PPS) e do deputado federal Arnaldo Jardim (PPS). O veículo foi entregue pela vereadora no mês passado e possibilita a coleta de leite materno, sendo realizadas 400 visitas mensais nas cidades de Taubaté, Tremembé e Pindamonhangaba, com arrecadação de 140 litros de leite. Todo o material é pasteurizado e entregue exclusivamente para bebês internados na UTI Neonatal.

Segundo a enfermeira do Banco de Leite da Casa da Criança, Michele Camargo Xavier, antes da doação as visitas eram feitas em um veículo muito antigo, o que colocava em risco a coleta, pois o carro tinha constantes problemas mecânicos e de higiene, pois o mesmo não oferecia condições básicas. “O carro é muito bom, é novinho, limpinho, conforme o que pede a Vigilância Sanitária. Ele nos ajuda muito”, diz a enfermeira.


Para a vereadora Pollyana, trabalhar pela melhoria do atendimento ao Banco de Leite é como agradecer por todos os serviços prestados às taubateanas, incluindo-se ela própria e sua família. “Já fui beneficiada com orientações do Banco de Leite, minha irmã já foi doadora, também sou autora da Lei de Incentivo ao Aleitamento Materno em Taubaté. Então, essa conquista mostra o quanto nosso trabalho é feito com respeito e seriedade para quem trabalha pela nossa cidade”, enfatizou Pollyana.


O veículo é ainda utilizado para o transporte de materiais esterilizados para o hospital, todos de uso do Banco de Leite.


A Casa da Criança de Taubaté é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1943 e que desenvolve atividades focadas no cuidado com a gestante e o bebê, por meio de três programas: Viva Leve, que trata da obesidade em crianças e adolescentes; Barriga, Bebê e Cia, que cuida com atendimento obstétrico de gestantes e recém-nascidos; e o Banco de Leite, voltado exclusivamente para crianças prematuras.


Ainda segundo a enfermeira do Banco de Leite, a coleta feita na cidade e região é bastante positiva e não sofre baixas em nenhuma época do ano, sendo que de janeiro à julho de 2009, 2.220 visitas foram realizadas na capitação de cerca de 1.059 litros de leite materno. “Por isso que Taubaté não sofre com a falta de leite. Daqui a pouco precisaremos de doação de freezers para a manutenção do material”, comemora Michele.


Para ser uma doadora, a pessoa tem que estar amamentando, de preferência, e ser comprovadamente saudável através de exames. Desta forma, a mãe entra em contato com o Banco de Leite e a equipe vai até ela para a coleta. Cada doadora recebe uma visita semanal.


O telefone para contato da Casa da Criança é o número (12)3621-3400.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

A trajetória da Professora Pollyana Gama, tanto no plano profissional quanto no pessoal, tem sido marcada especialmente pelo seu compromisso com a Educação de Taubaté, onde nasceu, cresceu, viveu e hoje, cria sua filha Maria Julia.

Em mais de 18 anos de Magistério, incluindo atividades como professora e também como diretora de escola, nunca deixou de encarar novos desafios na área de ensino e de incentivar os que estão a sua volta a buscarem seus objetivos, tendo sempre em mente a construção da cidadania coletiva.
Desde muito cedo, aos 9 anos, já ajudava a mãe, também professora, em diversas atividades em escolas estaduais da região do Alto do Cristo. Na época, Pollyana estudava na escola “Monteiro Lobato” (Estadão) e, posteriormente, na “Professor José Ezequiel de Souza” (Municipal) – locais em que se destacou pela participação, não só das atividades na sala de aula, como também no Centro Cívico.
Aos 12 anos, começou a desenvolver suas habilidades como “professora”, assumindo aulas de catecismo, na Paróquia Catedral de São Francisco das Chagas. Dali em diante, foi se familiarizando ainda mais com a função, provendo atividades de expressão corporal em escolas de educação infantil, aos 15 anos – época em que ingressou no curso de Magistério. Em menos de quatro anos já estava matriculada no curso de Pedagogia da UNITAU e integrando a equipe pedagógica da APAE de Taubaté. “Aprendi a estimar mais ainda o trabalho realizado pela APAE, principalmente porque confirmei a importância de se trabalhar com dedicação e respeito às diferenças”, afirma a professora.
Sua lista de realizações na área educacional é vasta! Em 1996, por exemplo, na intenção de valorizar a construção da escrita, pediu a seus alunos da 1ª série da E.M.E.F. Areão (hoje Padre Silvino Kunz) para que produzissem histórias. O resultado? A publicação do livro “Nossas Primeiras Histórias” e a certeza de que aquela comunidade estaria sempre junto a seu nome. Como reflexo de sua dedicação, mais trabalho: assumiu em 1997, aos 21 anos, a direção da Creche “Marília Pereira Valente”, mais conhecida como Creche “Santo Antônio”, no bairro Gurilândia. Ali, iniciou seu trabalho como diretora, sendo muito bem recebida pelos moradores, também empenhados numa ação coletiva de melhoria para o bairro, por meio da Educação.
Pollyana também colaborou com a direção da E.M.E.F. “Profª Maria de Lourdes P. Quintanilha”, no Jardim Paulista, em 2000. “O que mais me marcou, dessa época, foi o carinho que as mães e os alunos dedicaram a minha pessoa”. Em 2001, veio o convite para ser diretora da E.M.E.F. “Dom José Antônio Couto”, na Vila São José, local onde teve a chance de desenvolver um grande trabalho, não apenas dentro dos portões da escola, mas extensivo a toda comunidade, como foi a grande Mostra Cultural Pedagógica. Essa comunidade, já conhecida pela professora, foi testemunha de coragem e determinação de Pollyana que, com integridade e respeito, optou pela ética ao avaliar sua equipe docente em vez da injustiça de sentenciar de forma errônea a sua equipe por meros “motivos políticos”.
Em 2003, foi reconhecida pela Fundação Volkswagem e CENPEC (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação e Cultura), por ser pioneira voluntária do projeto de incentivo à leitura junto a comunidade, sendo convidada a levar sua Roda de Leitura (realizada na Praça Santa Terezinha e no Alto do Cristo), para a 18ª Bienal do Livro, em São Paulo. A
Aualmente, Pollyana faz rodas em casas para idosos, entidades, praças e até na praia, em Ubatuba. Onde há criança, lá está Pollyana e suas histórias...
Independente do posto ou da função exercidos, ao longo de todo tempo, professora Pollyana não abandonou o seu compromisso em colaborar com o desenvolvimento de Taubaté. E essa atuação não está resumida apenas à área educacional: apesar de continuar a desenvolver seus trabalhos em sala de aula e extra-curriculares, Pollyana faz questão de integrar a seus projetos questões relativas a saúde, meio ambiente, ao esporte, a cultura, a área social (comunidades carentes, terceira idade e portadores de necessidades especiais), a geração de emprego e a segurança.
Toda essa bagagem no campo educacional e o espírito nato de liderança, fizeram com que a professora partisse para um plano mais ousado e abrangente para lutar por diversas questões, que vão além da educação. Assim, em 2004, a “doce professorinha”, com fisionomia de menina, apresentou sua candidatura na disputa para vereadora e então, deixou estampar em sua personalidade o jeito de mulher forte, decidida, capaz de representar seu povo.
Eleita com 2.050 votos, Pollyana assumiu seu cargo em 2005. Desde então, busca atender as questões de maior relevância em várias áreas da sociedade, sobretudo na Educação, setor no qual tem grande atuação e destaque. Devido a este novo compromisso assumido com toda a população, após um ano de mandato, Profª Pollyana, como gosta de ser chamada, teve de se afastar sem vencimentos, em abril de 2006, da sala de aula da E.M.E.F. “Professora Antônio Carlos Ribas Branco”, no bairro da Imaculada, onde lecionava para as crianças da 4ª série “A”. No período em que deu aula na Imaculada, esteve intimamente ligada à valorização e preservação da cultura local que compõe o roteiro turístico da cidade.
Um ótimo exemplo de seu trabalho é o resgate da importância dada a cada aluno, a cada morador, viabilizando relações destes com grandes empresas, tais como Yoki, Hikari e Volkswagem. Sua escolha em dedicar-se integralmente ao mandato tem motivos justificáveis. “Estamos fazendo tudo o que nos é possível, mas acredito que podemos colaborar ainda mais com o povo taubateano. Por mais que eu ame dar aulas e, por mais difícil que seja fazer essa escolha, vejo que posso fazer muito mais, inclusive para os meus alunos, assumindo por inteiro o compromisso que firmei com a população”.
Na educação, Pollyana lutou por várias questões, entre elas, a do Concurso Público dos Professores. Com ou sem críticas, Pollyana alcançou a conquista de ver a situação dos professores sendo regularizada depois de anos de insegurança e ilegalidade administrativa. Além disso, a vereadora também levantou a questão de capacitar melhor os professores da rede, bem como muito trabalhou para a implantação do Estatuto do Magistério e de melhorias salariais dos professores, que hoje são realidade em Taubaté.
Pollyana também lutou para a definição de critérios para a concessão de bolsas de estudos, o que colaborou para que o processo fosse realizado com maior transparência e com chances iguais para todos. Embora seu ofício esteja voltado ao magistério, Pollyana também obteve destaque em outras áreas. Na saúde, Pollyana se empenhou para a implantação do PSF e pelo Programa de Alimentação e Exames Laboratoriais para diagnosticar a qualidade nutricional dos alunos da rede municipal.
A vereadora também dedicou atenção especial à população da zona rural do município, reivindicando Ronda Rural e até um Distrito Policial para o bairro do Registro.
Enfim, Pollyana faz questão de assumir seu papel como professora, vereadora, cidadã, mãe e, sobretudo como mulher!