quinta-feira, 27 de maio de 2010

OPORTUNIDADE!!
PALESTRA GRATUITA

COMO SER UM CUIDADOR DE IDOSOS

O NACE CURSOS oferece uma ótima oportunidade para você: aprenda uma nova profissão, entre no mercado de trabalho e melhore sua renda familiar.

Local: Missão Sede Santos: R. do Café, 58, Centro.

Data: 19/06/10 - sábado - das 9:00 às 10:30 hs.

VAGAS LIMITADAS

Inscrições e informações:

Rua XV de Novembro, 904, sala 8

Tel: 30268994 ou 30263195

Faça sua inscrição também pelo email: nacecursos2@gmail.com

Pollyana quer unidade da AMETRA no Parque Aeroporto

A vereadora Profª Pollyana Gama (PPS) apresentou requerimento ao prefeito municipal de Taubaté, Roberto Peixoto (PMDB), pedindo informações sobre a possibilidade de implantação de uma unidade da AMETRA (Atendimento Múltiplo na Educação e no Trabalho) no bairro Parque Aeroporto. O pedido de Pollyana é representado por um abaixo-assinado com 56 assinaturas, feito pelos próprios moradores do bairro que reivindicam os serviços.


Para os moradores, seria de essencial importância a existência de projetos educacionais e profissionalizantes, onde seus filhos pudessem passar os horários livres do período escolar. “Até mesmo uma escola de tempo integral, que desenvolva projetos culturais e educativos com os jovens, resolveria o problema no bairro. O importante é que estas pessoas tenham tranqüilidade enquanto trabalham, sabendo que seus filhos estão em boas mãos”, justifica a vereadora.

Porém, segundo a prefeitura, até o momento é prevista apenas a implantação do projeto no bairro Cecap. O poder executivo justifica que os moradores do Parque Aeroporto são atendidos pelos PEEJ III do Parque Planalto e pela Escola Municipal Integral do bairro.

Apesar da falta de expectativas, a vereadora Pollyana disse que insistirá no pedido.

Palestra sobre Neoliberalismo


Eliseu Gabriel (PSB), vereador pela cidade de São Paulo, professor de física e escritor de livros didáticos, esteve no anfiteatro da faculdade Anhanguera de Taubaté, para ministrar palestra sobre o seu mais recente livro lançado: “Brasil Soberano, um plano nacional pós-neoliberal”.

Cerca de 100 alunos dos cursos de Comunicação Social e Engenharia Eletrônica participaram da palestra, além do professor e coordenador de Engenharia, Ricardo Olivato da Silva, e a coordenadora do curso de Pedagogia, Odete Alessio Pereira.

Organizadora do evento, a vereadora Profª Pollyana Gama (PPS) apresentou a Eliseu o projeto do senador Osmar Dias (PDT), embasado em ideia sua e que pede mudanças na Lei de Responsabilidade Fiscal, excluindo do conceito de receita corrente líquida dos entes federados as receitas de transferências do Fundeb, e das despesas de pessoal, os gastos com remuneração de trabalhadores da educação básica. O vereador paulista se sensibilizou com a causa e comprometeu-se a colaborar.
O evento acabou com a distribuição de livros aos estudantes.

Formatura PROERD

Fui convidada a fazer o discurso de abertura da formatura do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) nesta última quarta-feira, 26 de maio. O programa é desenvolvido pela Polícia Militar com alunos do ensino fundamental em todo o Estado de São Paulo. Durante a cerimônia, dez alunos foram premiados com as melhores redações. Fiquei orgulhosa da aluna Ingrid do 5º B da escola Fonte Imaculada, onde lecionava até me afastar no começo deste ano, ter ganhado em 5º lugar. Em primeiro lugar, premiado com uma bicicleta, foi o aluno Lucas de Castro Valério da EMIES Profª Dolcelina Silva de Campos Coelho.

terça-feira, 25 de maio de 2010

1 Gol pela Educação

Estive em São José dos Campos, em reunião com meu amigo e vereador Robertinho da Padaria (PPS) sobre a Região Metropolitana do Vale do Paraíba. A intenção é trocar informações entre as Câmaras para que possamos fazer um trabalho unificado.

Também o convidei a ser o representante de São José na campanha mundial “1 Gol pela Educação”, que tem lançamento nacional marcado para a próxima segunda-feira (31) no Maracanã, Rio de Janeiro.

O projeto é uma parceria entre a Campanha Global pela Educação e a FIFA (Federação Internacional de Futebol) para divulgar mensagens no sentido de pressionar os governos a cumprirem as metas do Tratado Educação para Todos e garantir que todas as crianças, jovens, adultos e idosos do planeta tenham acesso à programas de educação até 2015.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Pollyana pede informações sobre Região Metropolitana ao governo estadual

A vereadora Prof.ª Pollyana Gama (PPS) encaminhou esta semana, ofício ao governador do Estado de São Paulo em exercício, Alberto Goldman (PSDB), pedindo informações sobre os estudos desenvolvidos para a criação da Região Metropolitana do Vale do Paraíba. O pedido de Pollyana foi motivado após conversas com parlamentares da região, principalmente de São José dos Campos que, no último mês começaram tratativas com deputados estaduais para reavivar a questão levantada há anos, além da vice-prefeitura de Pindamonhanga, Myriam Alckmin (PPS), que também se mobilizou para saber mais sobre o assunto.


Para Pollyana o importante é saber qual a situação do projeto diante do estado e chamar a população para um debate. “É muito importante ouvir a população e colocá-la a par do assunto, pois a criação de uma Região Metropolitana do Vale do Paraíba nos alçará muito a frente, afinal teremos prioridade nos programas federais e estaduais nas áreas de habitação, saneamento, transporte, além da possibilidade de criação de mecanismos de planejamento e aplicação de recursos, favorecendo a transferência de verbas”, informou a vereadora.

Se criada, a Região Metropolitana do Vale do Paraíba englobará municípios do Vale, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira em uma espécie de integração social e econômica, de modo que ambos os municípios cresçam e se desenvolvam em conformidade.

Fonte Imaculada em reforma















Visitei o prédio da escola municipal Fonte Imaculada II para conferir de perto as obras que iniciaram esta semana. Ainda não há previsão para o término, mas já configura uma grande conquista, pois a reforma da escola foi uma luta dos pais e toda a equipe escolar, que acompanhei por muito tempo, com pedidos à prefeitura para agilização do processo. Enquanto durarem as obras de reforma e adequação, os alunos assistirão normalmente as aulas no prédio da Fonte Imaculada I, que fica ao lado.

Educação

Eu e a vice-prefeita de Pindamonhangaba, Myriam Alckmin (PPS), estivemos em São Paulo na Assembléia Legislativa para tratar com os colegas sobre a Região Metropolitana do Vale do Paraíba. Durante a viagem, nos reunimos com o sociólogo e presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE), César Callegari, para discutir os pontos positivos e negativos da Rede Estadual de Ensino de São Paulo.

HTPC Lar Irmã Amália

Me reuni com professoras de Educação Infantil da entidade filantrópica Lar Irmã Amália, onde presto trabalho voluntário, para análise e orientações para utilização pedagógica do material apostilado.

Prestação de Contas

Visitei nesta quinta-feira o Clube de 3ª Idade do Centro de Taubaté. Na oportunidade entreguei meu jornal de prestação de contas, onde falo um pouco dos trabalhos realizados neste meu segundo mandato. Também entreguei um livro com a coletânea de textos publicados sobre o trabalho do deputado estadual Vitor Sapienza (PPS).

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Comunicado: apostilas

Na semana passada o Sistema de Ensino Aprende Brasil (Positivo), enviou-nos nota informativa esclarecendo sobre os erros de impressão nas apostilas dos alunos da Rede Municipal de Taubaté. A empresa informou que: diante da localização dos erros no material didático, algumas páginas tiveram que ser substituídas.


Desta forma, as páginas foram reimpressas e encaminhadas via Sedex para as Escolas de Taubaté que utilizam o Sistema de Ensino Aprende Brasil. O envio foi feito na manhã de sexta-feira, dia 14 de maio. Nesta data, dia 20 de maio, entrei em contato com 12 das 55 escolas que terão que repor o material, as quais me informaram que já receberam o mesmo. Também me coloco à disposição para reclamações do gênero.

A empresa informou ainda que, para atender as escolas da rede pública de ensino básico, por meio da gestão das Secretarias de Educação, atualmente está presente em 1.900 escolas públicas, fazendo a diferença na educação de 285 mil alunos em mais de 160 municípios brasileiros. Em inúmero destes, as instituições conveniadas já se tornaram referência nacional com prêmios em olimpíadas escolares de conhecimento e feiras educacionais e apresentaram melhores índices em avaliações do MEC.

Obrigada,

Pollyana Gama

Presidente da Comissão de Educação

Câmara Municipal

Pollyana se reúne com prefeito de Potim


A vereadora Profª Pollyana Gama (PPS) esteve reunida esta semana com o prefeito de Potim, Benito Carlos Thomaz (PMN), onde na oportunidade o convidou a participar da 2ª Festa do Tropeiro de Taubaté, que acontece entre os dias 29 de 30 de maio no Parque Municipal Vale do Itaim. Sobre a festa, Benito quis mais informações e manifestou interesse na realização da mesma em sua cidade, assim como já acontece em Pindamonhangaba.

A Festa do Tropeiro de Taubaté é realizada pelo grupo Tropeiros do Vale e foi incentivada após a criação em âmbito municipal, da Lei proposta pela vereadora Pollyana e que institui a Semana do Tropeiro em Taubaté. A mesma proposta foi colocada em Pinda, bem como a festa, o que resultou em grande sucesso.

Benito Carlos também fez questão de convidar a vereadora e o presidente do Tropeiros do Vale, José Benedito (Fião), a participar da 18ª Festa do Peão de Potim, que acontece nos dias 21 e 24 de maio, com provas de Tambor.

terça-feira, 18 de maio de 2010

5º Encontro Feminino de Capoeira

A vereadora Profª Pollyana Gama (PPS) participou no último final de semana do 5º Encontro Feminino de Capoeira realizado em Taubaté em três pontos da cidade e que reuniu academias de todo o Vale do Paraíba, inclusive de outros Estados, como Minas Gerais e Rio de Janeiro.


A primeira apresentação aconteceu na manha de sábado, 15 de maio, na praça Dom Epaminondas; às 14h houve curso de Capoeira com a Mestra Thiara do Rio de Janeiro no SESI; e as 18h30 foi realizada uma roda de capoeira no Taubaté Shopping. Ainda no domingo, as capoeiristas se reuniram na Academia N’Golo Brasil para um bate-papo.











Pollyana participa e apoia IV Maratona Monteiro Lobato

A vereadora Profª Pollyana Gama (PPS) participou na manhã do último domingo, 15, da IV Maratona Monteiro Lobato, que reuniu 350 competidores nas categorias infanto-juvenil, adulto, máster e veterano. A competição é organizada pela Escola Estadual Monteiro Lobato (Estadão), de onde o percurso de 7 km teve início às 9h da manhã. A chegada e entrega de troféus, medalhas e prêmios foi no Colégio Entec.

Os competidores foram divididos em quatro categorias: Infanto-juvenil (14 a 17 anos); adulto (18 a 29 anos); máster (30 a 49 anos); e veterano (de 50 anos em diante). Os três primeiros colocados de cada categoria foram premiados com medalhas e os primeiros colocados nas categorias masculino e feminino geral ganharam bicicletas.

A Maratona Monteiro Lobato tem tornado-se tradicional evento na cidade, que a partir do próximo ano entrará para o calendário oficial de eventos de Taubaté. Confira os três primeiros colocados de cada categoria:
Categoria: Feminino Infanto-juvenil (12 a 17 anos)

1ª – Thais Regina Moreira – 17 anos

2ª – Sara Regina Xavier – 13 anos

3ª – Ana Paula O. de Carvalho – 17 anos
Categoria: Masculino Infanto-juvenil (12 a 17 anos)

1º - Paulo Henrique – 16 anos – ganhou uma bicicleta

2º - Jeferson Michel- 16 anos

3º - Lucas Jesus – 14 anos
Categoria: Feminino Adulto (18 a 29 anos)

1ª – Juliana Andresa D. B. Chaves – ganhou uma bicicleta

2ª – Jessica Carolina de Almeida Santa – 18 anos

3ª – Michele Fernanda dos Santos – 18 anos
Categoria: Masculino Adulto (18 a 29 anos)

1º - Daniel Lagri Junior

2º - Luis Gustavo Rodrigues – 18 anos

3º - Darlian Carmo da Costa – 18 anos
Categoria: Feminino Master (30 a 49 anos)

1º - Maria das Graças R. de Campos -

2º - Maria Clara Fournier Altelino

3º -

Categoria: Masculino Master (30 a 49 anos)

1º - Benedito Celso Lopes

2º - Haroldo Fernando Gabriel

3º - Paulo Henrique da Silva – 38 anos

Categoria: Feminino Veterano (a partir de 50 anos)

1ª – Nadir Cardoso R. da Cruz – 50 anos

2ª – Lucia Borges do Couto – 61 anos

3ª – Edna Barbosa Lima da Silva – 54 anos
Categoria: Masculino Veterano (a partir de 50 anos)

1º - Benedito Aparecido Camilo – 50 anos

2º - Lamarque Monteiro

3º - Joaquim Naresi dos Santos


sexta-feira, 14 de maio de 2010

Escola vai à Câmara

Nesta sexta-feira, dia 14 de maio, recebi alunos do Colégio Entec para uma visita ao legislativo por meio do projeto "Escola vai à Câmara".

Contação de História

Estive em São José dos Campos nesta semana promovendo uma Roda de Leitura na Escola Municipal Maria Amélia Wakamatsu. Na platéia estavam pais e alunos da escola, que participaram ativamente da contação de história do meu primeiro livro infantil “A menina que não queria dormir”, que narra um conflito entre os pais de uma pequena garotinha que todas as noites queria brincar ao invés de dormir.
Mas, a principal razão de estar naquela escola se deve à presença de uma aluna de apenas 14 anos de idade e que já tem dois livros-infantis lançados: “Juju e a Borboleta Azul” e “O macaco e a onça”. Marcela de Lira lançou seu segundo livro este ano e o que me despertou interesse pelo seu trabalho foi o fato de sempre ter sido incentivada tanto pela família, quanto pela escola, ao hábito da leitura.

Sendo assim, o que era para ser um encontro de escritoras, acabou se tornando uma Roda de Leitura a convite da diretora da escola, Célia, a quem agradeço muito pela oportunidade.

Parada para um cafezinho


Depois de eventos reuniões políticas, eu e Myriam Alckmin (PPS) paramos para um cafezinho com amigos na Praça Dom Epaminondas, em Taubaté, para repor as energias.

Título de Cidadão Taubateano



Nesta quinta-feira, dia 13 de maio, por meio de um projeto apresentado por mim, a Câmara Municipal de Taubaté concedeu ao nosso querido Padre Marquinho, o título de Cidadão Taubateano. A cerimônia de entrega do título aconteceu na Catedral de Taubaté, juntamente com uma missa para comemorar o Dia de Nossa Senhora de Fátima e, por uma feliz coincidência, os 20 anos em que o Marco Eduardo Jacob Silva, nascido no Estado de Minas Gerais, foi ordenado padre.

Entrevista para TV Cidade

Fui entrevistada esta semana pela TV Cidade sobre uma reunião que tive com o promotor de justiça José Carlos de Oliveira Sampaio, onde duas candidatas aprovadas em concurso público pela prefeitura de Taubaté e que não foram chamadas a assumir seus cargos, questionavam que postura tomar. Na ocasião, o promotor orientou ambas as candidatas a impetrarem mandados de segurança, garantindo-lhes o direito ao cargo.

Encontro PPS em São Paulo




Na manhã do último sábado, dia 08 de maio, membros dos diretórios do PPS (Partido Popular Socialista) de Taubaté e Pindamonhangaba foram à São Paulo em caravana para assistir o anúncio da pré-candidatura de Geraldo Alckmin (PSDB) ao governo do Estado de São Paulo.

Palestra em São José dos Campos




Na última sexta-feira, dia 07 de maio, estive em São José dos Campos para assistir palestra ministrada pelo nosso querido Padre Fábio de Melo em conjunto com nosso ex-secretário estadual de Educação, Gabriel Chalita. O encontro aconteceu na Igreja da Sagrada Família e teve como tema “Escolhas”. Também encontrei, novamente, minha querida amiga e parceira política Myriam Alckmin (PPS), vice-prefeita de Pindamonhangaba.

Comemoração do Dia das Mães na Câmara



Em comemoração ao dia das mães, o vereador Luizinho da Farmácia ofereceu a todas as mães funcionárias da Câmara Municipal de Taubaté, um café, que contou com sorteio de brindes doados pelos demais vereadores. Um momento de confraternização bastante divertido.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Escola de R$ 1.700 aconselha aula particular

TALITA BEDINELLI


DA REPORTAGEM LOCAL

Se para educadores a prática de indicar professor particular demonstra uma deficiência da escola, o Conselho Nacional de Educação e o Procon vão ainda mais longe: dizem que ela é irregular. Mas as escolas privadas a fazem com frequência.

O fato foi confirmado à Folha por três professores particulares, indicados por escolas caras da cidade. Com mensalidades que superam os R$ 1.000, Santa Maria, Mater Dei e Lourenço Castanho estão na lista.

"A coordenação nos indica e a gente faz uma avaliação do que o aluno precisa. Às vezes, é uma necessidade de aprender a se organizar. Em outras, há uma lacuna de conhecimento", conta Newton Ishimitsu, um dos donos da Aliança Educacional, uma casa na Vila Nova Conceição, zona sul, que oferece reforço escolar. A empresa tem até 900 alunos por ano e cobra R$ 75 a hora de aula.

Os colégios particulares afirmam que só fazem o encaminhamento em último caso.

Não foi o caso de Ana, entretanto. A recomendação da Móbile foi feita antes mesmo de as primeiras notas do ano saírem. "A sensação que eu tenho é que a escola está nesse momento desistindo dele. Me dizendo: "eu não dou conta, chame uma outra profissional para complementar". Parece que as escolas só estão querendo ficar com os alunos que assegurem a elas um ótimo posicionamento no ranking no Enem".

Reforço é dever da escola, dizem educadores

As escolas têm obrigação de oferecer o reforço escolar, diz Cesar Callegari presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação. "Elas devem produzir todos os meios para que todos os estudantes ali matriculados possam se desenvolver", diz.

"Recomendar um professor particular e às vezes indicar esse próprio professor, não é correto. Além de ser eticamente condenável", afirma. "Se a escola diz que não pode, ela que desista de ser escola porque ela tem a obrigação de fazer isso".


Silvia Colello, professora de psicologia da educação da Faculdade de Educação da USP, concorda. Para ela, a escola tem que "dar conta" do aprendizado. "O programa pedagógico tem que se ajustar à heterogeneidade do aluno e a possíveis descompassos que possa haver. Não o aluno se ajustar à escola".

As famílias com filhos em colégios particulares podem recorrer ao código de defesa do consumidor para que o reforço seja disponibilizado pela instituição. "A escola tem que garantir a prestação desse serviço, com qualidade", diz Selma do Amaral, assistente técnica da diretoria de atendimento do Procon-SP.


(Folha de S.Paulo)

Prefeitura de Natividade da Serra abre concurso para professor

A prefeitura de Natividade da Serra abriu inscrições para concurso público, dispondo de 14 vagas para professor com cargo em carreira. As inscrições podem ser feitas até o dia 18 de maio (terça-feira) entre às 13h e 16h na sede da Prefeitura, que fica na Rua José Fernandes da Silva nº 28, Centro.


A taxa de inscrição é no valor de R$ 50 e as provas serão realizadas no dia 29 de maio às 9h no prédio da EE Figueira de Toledo, localizada na Rua Cel. José Lopes Figueira de Toledo, no Centro de Natividade da Serra.

As vagas abertas são para: Professor de Ensino Básico II - Artes (01); Professor de Ensino Básico – PEB II – Inglês (01); Professor de Ensino Básico – PEB II – Geografia (01); Professor de Ensino Básico – PEB II – Portugês (01) e Professor de Ensino Básico I (10). Para este último é exigido o curso de Pedagogia o salário será de R$ 1.096,64; para os demais, é exigida Licenciatura Plenas nas suas especialidades e o salário é de R$ 8,00 hora/aula.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Pollyana quer o reenvio do anteprojeto do Plano de Carreira do Magistério

Mais uma vez a vereadora Profª Pollyana Gama (PPS) cobrou da prefeitura de Taubaté o reenvio à Câmara do anteprojeto de Lei do Plano de Carreira do Magistério para apreciação e votação dos vereadores. O anteprojeto chegou a ser protocolado no legislativo em novembro do ano passado, mas foi retirado pela Prefeitura Municipal de Taubaté, alegando que precisava de ajustes. Desde então, o processo está parado.


Para Pollyana, a agilidade no envio do projeto é fundamental para que este seja amplamente discutido e analisado junto à comunidade escolar, por meio de reuniões com os professores e funcionários da educação municipal.

Segundo o diretor de Educação do município, Prof. Ivo Salinas, a demora do reenvio do anteprojeto se deve ao fato de que a prefeitura optou por reestruturá-lo nos moldes que atenda aos anseios de uma Secretaria Municipal de Educação, prevendo já a mudança das diretorias municipais para Secretarias. Como o projeto de mudança dos departamentos ainda não está pronto e não tem data para ser implantado, também não se sabe quando que entrará de fato em discussão o Plano de Carreira do Magistério.

“Não se pode atrelar o projeto do Plano de Carreira ao de criação das Secretarias. Criar Secretarias é urgente, já o Plano de Carreira é emergencial, pois se trata de uma obrigação legalmente constituída e que poderá acarretar problemas caso não seja realizado”, diz Pollyana ao contra-argumentar com o executivo, esclarecendo que tais ações são independentes uma da outra.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Professor não aprende a avaliar aluno, diz especialista

Apenas 1% dos cursos de graduação para professores têm matérias específicas sobre provas e avaliações nacionais, afirma Bernardete Gatti, da Fundação Carlos Chagas. "O uso de avaliações por parte de professores depende de conhecimento e não do uso 'cego',", salientou, durante palestra na feira Interdidática, ocorrida no final de abril, em São Paulo.


Ela pesquisou os currículos das licenciaturas e cursos de pedagogia brasileiros por meio de dados oficiais divulgados entre 2001 e 2006. A falta de disciplinas sobre avaliação se reflete em como os docentes avaliam seus alunos. Dentre exames feitos por professores e analisados por Bernardete, a pesquisadora afirma ter encontrado "provas incoerentes, feitas 'no joelho', que não foram pensadas com nenhum referencial didático contemporâneo".

Essa falta de formação --tanto para provas escolares quanto para governamentais (como o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), o Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) e a Prova Brasil)-- é problemática, pois os docentes "saem sem formação mínima para entender as avaliações e fazer críticas fundadas", aponta.

Os profissionais, de acordo com a professora, usam mais a "sensibilidade" do que conhecimentos acadêmicos para avaliar: "Não basta. Precisamos caminhar para ter processos de avaliação desenvolvidos pelo professor", diz.

Pollyana quer reciclagem de lixo para Taubaté

A vereadora Profª Pollyana Gama (PPS) solicitou a prefeitura a realização de projetos de conscientização sobre a importância da coleta seletiva do lixo reciclável e da preservação do meio ambiente. A solicitação foi feita com base em pedidos de moradores de bairros afastados do centro da cidade, que convivem com entulho e lixo espalhados pelas ruas e terrenos baldios, provocando o aparecimento de bichos peçonhentos e colocando em risco a saúde da população. “Sabemos da necessidade de solução para o problema devido ao acúmulo de lixo em diversas localidades. Implantar coleta seletiva de lixo em diferentes pontos da cidade, como também conscientizar a população para participar e colaborar para a construção de uma cidade mais limpa”, disse.


De acordo com a prefeitura, desde o ano passado o Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMDEMAT) organiza oficinas embasadas em 10 diretrizes do protocolo ‘Município VerdeAzul’, com o objetivo de apresentar futuramente, um Plano Municipal de Meio Ambiente. Para este ano o DMATUC (Departamento de Meio Ambiente, Turismo e Cultura) prepara encontros, reuniões e fóruns no sentido de aprimorar estas diretrizes, entre elas a que trata do ‘Lixo Mínimo e Educação Ambiental’.

A prefeitura também aguarda o lançamento da “Bula 2010 do Voluntário” para dar continuidade as diretrizes do Município VerdeAzul. A vereadora disse que continuará acompanhando a situação para a consolidação de tais projetos, incentivando as cooperativas de reciclagem para devido destino do material coletado.

Pollyana cobra melhorias para o Centro Esportivo do Granja Santa Terezinha

A vereadora Profª Pollyana Gama (PPS) apresentou requerimento pedindo à prefeitura que faça a implantação de melhorias na infra-estrutura do Centro Esportivo do bairro Granja Santa Terezinha. O pedido tem base no anseio da população, que tem no Centro um importante meio de lazer.


Para Pollyana, que esteve lá e acompanhou de perto, há necessidade de mudança da chave de energia de local, evitando que as crianças tenham acesso a ela; limpeza do terreno, serviço de tapa-buraco e melhorias no piso da quadra de esportes, como também melhorias na iluminação, pintura e cobertura da quadra; que o playground seja cimentado; além da instalação de uma Academia da Melhor Idade no local.

Em resposta, a prefeitura informou que irá vistoriar o Centro Esportivo, levantando todas as necessidades para a programação e execução das obras. Porém, quanto ao playground, a prefeitura informou que por questões de segurança, a melhor opção é cercar o mesmo e colocar areia.

“Temos que preservar estes locais que proporcionam esporte e lazer para a população, até como estímulo para a prática de exercícios físicos e uma vida mais saudável”, disse Pollyana. A vereadora continua acompanhando o processo e irá cobrar agilidade no desenvolvimento dos serviços.

LDO Estadual 2011

Participei de Audiência Pública realizada na Câmara de Taubaté na manhã desta segunda-feira, 10 de maio, pela Assembléia Legislativa de São Paulo, para inclusão de emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias para o ano de 2011. Desta forma, indiquei a revisão salarial geral para os funcionários públicos do Estado, bem como aumento do efetivo de policiais Civis e Militares, além da criação em Taubaté de um Pronto-Socorro Regional.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Palestra no DEC

Proferi palestra para diretores de ensino da Rede Municipal de Taubaté nesta sexta-feira, dia 07 de maio, sobre os projetos da Câmara que envolvem a área educacional, além de falar sobre a importância da 'Validação' do profissional da Educação.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Escola Vai à Câmara



Recebi na manhã desta quinta-feira (6 de maio) 40 alunos do Colégio Entec, por meio do projeto de minha autoria "Escola vai à Câmara". Os alunos conheceram todas as dependências da Câmara e fizeram muitas perguntas sobre o processo de trabalho aqui na Casa.


Pollyana participa de entrega de apostilas do sistema Positivo

A vereadora Profª Pollyana Gama (PPS) participou da entrega oficial de apostilas do sistema Positivo, realizada na última quarta-feira no teatro Metrópole, onde se reuniram representantes de toda a comunidade escolar de Taubaté.

O diretor municipal de Educação de Taubaté, Prof. Ivo Salinas, fez a entrega simbólica das apostilas às crianças e jovens do 1º ao 9º ano letivo e à diretora Regiane Amadei, da escola Fonte Imaculada II, representando todas as demais. As apostilas já estão sendo distribuídas na rede municipal desde a semana passada. Tal ação deve ser concluída em um prazo de 10 dias.

Ao final da cerimônia, os presentes assistiram palestra ministrada pela filósofa e educadora Zita Lago, sobre o tema “Educação no Limiar do Futuro – Século XXI – Possibilidades e Limites.