segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Edital de chamamento para admissão de Professor III Temporário

Por não haver tempo hábil para a realização de processo seletivo de provas e títulos, o Secretário de Educação de Taubaté torna pública a abertura de inscrições para seleção de PROFESSOR III a serem admitidos em caráter tempário e em conformidade com a Consolidação das Leis do Trabalho.

As inscrições serão feitas entre os dias 01 e 04 de março de 2011, na Secretaria de Educação de Taubaté, das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30.
Mais informações, no site da Prefeitura: www.taubate.sp.gov.br

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Cálculos indicam defasagem de 22% nos salários, diz Pollyana Gama



Em reunião promovida no dia 23, a vereadora Pollyana Gama (PPS) defendeu a tese de que os funcionários da Prefeitura de Taubaté estão com o salário defasado em 22,75%, os professores em 37,52%, e os servidores da Unitau (Universidade de Taubaté) em 44,18%.
Estudos da vereadora indicam que, apesar da variação positiva em alguns anos, entre 2000 e 2011 os servidores tiveram perdas salariais que precisam ser repostos por meio da revisão salarial.
A vereadora fez questão de esclarecer aos servidores a diferença entre revisão e aumento – revisão corrige a desvalorização dos salários em decorrência da inflação anual, e o aumento só é possível através da mudança da referência (faixa salarial) ou quando estabelecido no plano de carreira do servidor, por mérito ou promoção.
Na sequência, argumentou que a revisão está garantida no inciso X do artigo 37 da Constituição Federal e que LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal) não impede a concessão da revisão, uma vez que “determina mecanismos que devem ser aplicados pelo prefeito para realizar as medidas saneadoras que permitirão a revisão anual”.
A LRF proíbe aumentos salariais, criação de cargos ou empregos, alteração do plano de carreira, nomeação de funcionários ou pagamento de horas extras, caso a folha de pagamento do município atinja o limite prudencial de 51,3% sobre as receitas correntes líquidas.
“Diante do que a gente acompanhou pelos relatórios de gestão fiscal, percebemos que será difícil aplicarmos 22% de reajuste aos funcionários, mas não impossível, se o Executivo se dispor a aplicar as medidas saneadoras previstas na LRF”, afirmou a parlamentar. “É um ato de ofício fazer a revisão, se não fez, deixou de cumprir sua obrigação.”
 “Uma das ideias é o escalonamento dos valores. Se não da para aplicar os 20%, vamos negociar o percentual mais próximo a que podemos chegar. A partir daí, podemos aplicar o restante no ano seguinte, assim como fizemos com o Estatuto do Magistério”, exemplificou a vereadora.
Durante a reunião, que contou com participação do vereador Rodrigo Luis Silva “Digão” (PSDB) e da vice-prefeita Vera Saba (PT), Pollyana comentou ainda que o índice de 5% de reajuste anunciado pelo prefeito na imprensa é inadequado. “Não é um índice aceitável, o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) foi estimado em 6%, então, a proposta do prefeito estaria abaixo disso. A gente quer que se faça um reajuste adequado, a perda é bem mais acentuada.”
A intenção da vereadora é formar uma comissão, reunindo parlamentares e servidores, que irão apresentar ao prefeito a “proposta viável” para recompor as perdas salariais e ouvir a contraproposta.  “Assim que tivemos a data da reunião com o prefeito, daremos ampla divulgação. Ele é uma pessoa sensível às causas sociais, espero que seja sensível e nos receba em seu gabinete para uma solução o mais viável possível para todos, governo e funcionários”, concluiu.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

PPS Taubaté rumo a 2012

 PPS Taubaté inicia jornada de contatos com lideranças políticas locais. O objetivo é estabelecer pontos comuns a serem desenvolvidos nas propostas para planos de governo que serão apresentadas à população durante período eleitoral em 2012.
 Tendo o PPS coligado na última eleição municipal com PV e DEM, o trabalho da executiva iniciou com o Deputado Estadual Padre Afonso  -  líder do PV.
 “O momento agora é de conversarmos com todos partidos locais sobre as reais necessidades para o desenvolvimento da nossa cidade. O bem de Taubaté está acima de qualquer sigla partidária”, ponderou Pollyana.

                        O próximo encontro será agendado com lideranças do PSDB, PSB e PT.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Alunas de Pedagogia da Unitau recebem diploma com antecedência

32 diplomas foram entregues pela Unitau (Universidade de Taubaté) a formandas de Pedagogia no dia 17, em cerimônia que contou com participação do reitor da autarquia, José Rui Camargo, da pró-reitora de Graduação Ana Julia Urias dos Santos Araújo, da vereadora Profª Pollyana Gama (PPS) e funcionários do Controle Acadêmico.
O reitor destacou que a medida, que foi sugerida pela vereadora Pollyana, é inédita. Os diplomas foram entregues com antecedência, segundo ele, de forma que as professoras possam apresentá-los à Prefeitura e receber o adicional universitário de 40% nos salários.
De acordo com a pró-reitora Ana Julia, neste ano, a universidade irá trabalhar para que todos os diplomas sejam entregues durante a formatura. Atualmente, a entrega do documento pode demorar de 6 meses a 1 ano, pois sua confecção fica sujeita à demanda de uma empresa especializada.
A vereadora elogiou a iniciativa e, após a entrega dos certificados, convidou as professoras a participarem de uma reunião pública que promoverá dia 23, às 19h, na Câmara, para discutir a revisão salarial dos servidores municipais.
Em nome a da turma, a formanda Alessandra Ramos fez um breve discurso e elogiou a pró-reitora, por “quebrar uma barreira entre alunos e reitoria”, e a vereadora Pollyana, “uma parceria dos Educadores na Câmara”.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Vereadora Pollyana comemora notícia de criação de novo cemitério

Foram cinco requerimentos e uma luta travada desde o início de seu primeiro mandato na Câmara para que a Prefeitura de Taubaté adequasse o cemitério do Belém e providenciasse uma nova oferta de jazigos. Agora, a vereadora Pollyana Gama (PPS) observa positivamente o anúncio do lançamento de um novo cemitério, divulgado pela Prefeitura em uma reportagem publicada no dia 12 pelo jornal O Vale.
Logo que assumiu o mandato, em 2005, a vereadora cobrou do prefeito a adequação do cemitério de acordo com a Resolução nº 335 do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), que fixou normas técnicas e ambientais para a instalação de cemitérios.
“Um cemitério público deve levar em consideração o respeito às práticas e valores religiosos e culturais da população, bem como obedecer a critérios relativos à saúde e ao meio ambiente”, destacou Pollyana.
Ela argumentou que o cemitério recebe muitos visitantes, sendo necessário garantir a segurança e a saúde deles e dos funcionários, e salientou que a demanda por sepulturas é grande – estimativas indicam que o número de jazigos se esgotaria ainda este ano.
Em 2010, o representante da Sociedade de Amigos do Bairro Baronesa, Luiz Cândido da Silva, o Luizão, fez coro ao pedido da vereadora. Ela reiterou o requerimento de 2005 em 2006, 2007 e duas vezes em 2009 – ano em que foi anunciada uma “intervenção administrativa” para a liberação de jazigos possivelmente abandonados.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Prefeitura de Ubatuba abre concurso para professor de nível superior

 Prefeitura de Ubatuba está com as inscrições abertas para realização de concurso público e processo seletivo. O concurso de Ubatuba oferece 19 vagas para Professor de nível superior. A remuneração será de até R$ 9,40 h/a.
As inscrições serão feitas somente via internet, no endereço eletrônico www.fadeararas.org.br, até o dia 27 de Fevereiro de 2011.
A taxa de inscrição será de R$ 33,00

CONVITE - REUNIÃO PÚBLICA DIA 23 DE FEVEREIRO

ESCLARECIMENTO PÚBLICO SOBRE A REVISÃO GERAL ANUAL DA REMUNERAÇÃO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS.

Amparada pelo princípio constitucional da Publicidade dos atos da administração pública contido no Artigo 37 da Constituição Federal, a vereadora Pollyana Gama convida todos os interessados para participar de uma reunião pública a fim de prestar esclarecimentos acerca do REQUERIMENTO nº 032/2011 encaminhado ao Prefeito Municipal, solicitando informações sobre a concessão da Revisão Salarial Anual obrigatória, prevista no Inciso X do artigo 37 da CF/88 e do artigo 90 da Lei Orgânica do Município de Taubaté.


LOCAL: Plenário da Câmara Municipal de Taubaté

DIA: 23 DE FEVEREIRO DE 2011.

HORÁRIO: 19:00 HS



A SUA PRESENÇA SERÁ IMPORTANTE


Vereadora Pollyana Gama

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Proposta combate violência conhecida como bullying nas escolas

A Câmara de Taubaté derrubou no dia 9 o parecer contrário ao projeto de lei da vereadora Pollyana Gama (PPS) que inclui medidas de conscientização, prevenção e combate ao bullying (ato de violência física ou psicológica) no projeto pedagógico elaborado pelas escolas públicas de Taubaté.
A Comissão de Justiça e Redação emitiu parecer contrário por entender que é obrigação do Estado “organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais dos seus sistemas de ensino”, mas os vereadores votaram contrariamente ao parecer. O projeto continua em tramitação na Casa e deverá ser submetido ao plenário para aprovação.
“O bullying escolar tem sido cada vez mais reportado. É o tipo de agressão que pode ser física ou psicológica, ridiculariza e intimida a vítima. Os pais e comunidade escolar devem ser os primeiros interessados no assunto, pois um futuro mais harmonioso e de respeito dependerá das ações de hoje”, justificou a vereadora.
De acordo com o texto, as escolas públicas deverão incluir em seu projeto pedagógico medidas de conscientização, prevenção e combate ao bullying. Para atingir seus objetivos, é necessário “capacitar docentes e equipe pedagógica, orientar os envolvidos e envolver a família no processo de construção de uma cultura de paz”.
Uma das prerrogativas do projeto é a possibilidade de as escolas incluírem na equipe escolar o psicólogo escolar, para desenvolver atividades de alfabetização emocional junto aos professores, alunos e toda a comunidade escolar.

Pollyana Gama quer notificação judicial da Nova Dutra

A vereadora Pollyana Gama (PPS) exigiu que a Prefeitura de Taubaté acione judicialmente a concessionária Nova Dutra para a realização de obras que possibilitem a resolução dos problemas de segurança dos usuários e da mobilidade urbana do município, causados pela “precariedade” das alças de acesso e dos equipamentos de transposição da rodovia Presidente Dutra.
“Temos plena consciência que esta é uma tarefa que pertence a todos os vereadores desta Casa, pois constantemente temos ouvido manifestações no plenário sobre os transtornos causados pelas condições precárias das alças de acesso, viadutos, túneis e passarelas, que há muito tempo não atendem a demanda da nossa população”, afirmou a vereadora. 
Ela pediu à Prefeitura que contratasse uma empresa especializada em engenharia de tráfego para detalhar as melhorias no trecho da rodovia que corta o município. Em seguida, o parecer seria encaminhado via judicial à Nova Dutra, para que executasse as melhorias.
Pollyana citou que a rodovia passou a ser explorada economicamente pela concessionária a partir de contrato assinado em 1995, mas frisou que a Nova Dutra “não executa nenhuma melhoria em benefício do município”.
Desde 1951, com a readequação do traçado da estrada Rio-São Paulo, Taubaté ficou cortada ao meio pela estrada federal, e o crescimento urbano deu-se ao longo das duas margens da rodovia.
“Nosso município vem se destacando por possuir uma economia que se expande aceleradamente. Assim, a questão do impacto causado pela Via Dutra nas questões estruturais do município passa ser prioridade absoluta a ser discutida e resolvida rapidamente”, defendeu.
A vereadora explicou ainda que as despesas com as obras devem ser custeadas pela Nova Dutra, e não pela Prefeitura.

Estão abertas matrículas para a EJA

O CEEJA Monsenhor Cícero Alvarenga, por meio de sua Diretora Adnéia Gouvêa Mattje, informa que estão abertas as matrículas para a EJA   -  Educação de Jovens e Adultos, entre os dias 10 de fevereiro e 10 de março, das 8h às 12h e das 14h às 15h na própria escola, que fica na Avenida Nove de Julho, 382, Taubaté/SP.
Para a realização da matrícula é necessário: 3 fotos 3x4, histórico escolar da antiga escola, xerox e original do RG, xerox da certidão de nascimento ou casamento e xeros do comprovante de endereço.
A diretora Adnéia tem buscado ampliar a divulgação dos trabalhos da escola para que as pessoas possam ter mais oportunidade.
Mais informações, pelo telefone: 3621-8192

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

ANIVERSÁRIO DO BIZU

No dia 29 de janeiro participei da festa de aniversário do Beto Bizu, na Pizzaria Querência 2, em Pindamonhangaba.
Parabéns Beto!!!Que nos anos vindouros você possa prosseguir sempre confiante em sua jornada, compartilhando esta alegria que contagia a todos.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Reitor José Rui recebe Pollyana e professoras da Rede Municipal que concluíram curso de Pedagogia


As professoras da Rede Municipal de ensino que colaram grau no Curso de Pedagogia da UNITAU acompanharam a vereadora Pollyana em audiência, hoje, 1ºde fevereiro, com o Reitor José Rui de Camargo, encaminhando solicitação de urgência na emissão dos respectivos diplomas a fim de poderem dar entrada na solicitação do pagamento dos 40% referentes ao nível superior ao qual passaram a ter direito, previsto no Estatuto do Magistério.
O Reitor, sensível à justa reivindicação das professoras, determinou o prazo de trinta dias para que o diploma lhes sejam entregues.
Parabéns a todas as professoras pela titularidade obtida e pela mobilização em torno de seus direitos.

Pollyana recebe visita do Deputado Jovem Matheus Gabriel Oliveira

Esteve em visita ao gabinete da vereadora Pollyana, no último dia 31, o jovem Matheus Gabriel Oliveira.
Ele foi escolhido para prticipar do Projeto Parlamento Jovem com seu projeto de lei que visa incluir o Programa de Orientação Vocacional na grade do terceiro ano do Ensino Médio das escolas públicas do Estado.
Para o Deputado Jovem, participar deste Projeto da Assembleia Legislativa de São Paulo foi importante para a compreensão dos trabalhos dos deputados.
A vereadora Pollyana estuda o projeto para devidas adequações no intuito de apresentá-lo na Câmara Municipal. "Temos Ensino Médio em uma escola. Será um bom início", diz Pollyana.
Quem quiser saber um pouco mais sobre o Projeto Parlamento Jovem pode acessar o site www.al.sp.gov.br


Hospital Universitário inaugura pediatria e homenageia vereadora Pollyana


Foi inaugurada na sexta-feira, 28, a pediatria do HU (Hospital Universitário) de Taubaté. No total, foi disponibilizada verba de R$ 100 mil pelo Governo do Estado a pedido da vereadora Pollyana Gama (PPS), homenageada neste evento, que contou com a colaboração do Deputado Vitor Sapienza.
Em seu discurso, Pollyana agradeceu a homenagem e afirmou acreditar que é possível realizar política séria, visando o bem comum. Ela enfatizou que acompanhou e fiscalizou todas as etapas da realização da obra, desde a compra dos materiais até a finalização do serviço. “Um hospital com ambiente acolhedor colabora para o bem-estar do paciente, principalmente das crianças, e promove SAÚDE. Para mim, o “P” de pessoa, população está acima de qualquer sigla partidária.”
Ao final de seu discurso, a parlamentar agradeceu a transparência concedida pelo hospital em todo o processo e reafirmou o compromisso de continuar a trabalhar por melhorias na instituição.
A nova pediatria recebeu o nome da médica pediatra Dorina Barbiere, que já trabalhou no hospital e foi professora na Universidade de Taubaté. “A pediatria é uma atividade que dá assistência à formação de novos médicos, porque além de ensinar sobre a doença, incentiva a pesquisa”, disse a médica.
Estiveram presentes no evento autoridades da área da saúde de Taubaté, bem como representantes da Unitau e do HU. O diretor-presidente da Fust (Fundação Universitária de Saúde de Taubaté), Isnard de Albuquerque Neto, destacou o papel de Pollyana no processo de reforma: “Além dos trabalhos no hospital, a vereadora obteve recursos para o Hemonúcleo. Quando um vereador vai além de seu papel de fiscalizador e busca parcerias em prol do bem comum, a gente vê que o trabalho dá certo.”
O secretário de Saúde de Taubaté, Pedro Henrique Silveira, afirmou que a reforma da pediatria é parte das ações previstas para 2011.
“Eu posso citar pelo menos três ações que devem ser realizadas em 2011 que irão melhorar a saúde de Taubaté. Primeiramente, o convênio do Pronto-Socorro municipal com o HU para a locação de 15 leitos. A criação de um Pronto-Socorro novo para o município, e a reforma do Pronto Socorro Infantil, que também será instalado aqui (HU).”
O reitor da Unitau, professor José Rui Camargo, agradeceu os presentes e confirmou a proposta de parceria da Prefeitura Municipal de Taubaté com a Universidade. Também estavam no evento o chefe da pediatria do hospital, Ciro Bertoli, e a arquiteta responsável pela reforma, Helga Karina Martinelli Fernandes.