sexta-feira, 29 de abril de 2011

CEI da Lousa Digital

A polêmica lousa digital de R$ 33.000,00
Matéria do jornal O Vale desta sexta-feira, dia 29/04,  informa que após a polêmica sobre a compra de lousas digitais para a rede municipal, a Prefeitura de Taubaté decidiu ontem suspender a aquisição dos equipamentos.

No entanto o fato do prefeito cancelar a compra das lousas não impede que uma CEI (Comissão Especial de Inquérito) seja instaurada, pois todo o processo de compra foi homologado, ou seja, a compra já foi consumada com contrato assinado, com nota de empenho garantindo a compra por parte da prefeitura e com a entrega das lousas e e emissão de nota fiscal da empresa. E a própria Clasus, fornecedora dos equipamentos, já manifestou que quer receber pelas lousas entregues.

A vereadora Pollyana pretende que todo o processo seja levantado para se apurar as irregularidades e as responsabilidades administrativas envolvendo recursos públicos da educação. Para isto, já está conversando com os vereadores que se dispuseram a assinar o requerimento pela instauração da CEI, no intuito de chegar ao um consenso pelo andamento da proposta.

Independentemente da instauração da CEI, a vereadora Pollyana também encaminhará uma representação ao Ministério Público Federal, pois a compra das lousas está sendo feita com recursos do FUNDEB, oriundos do MDE – Manutenção e Desenvolvimento do Ensino.

Entenda o caso das lousas digitais, clicando aqui.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Dia Mundial da Boa Ação ! E aí já fez a sua ?

Hoje também é o Dia Mundial da Boa Ação! E aí já fez a sua ?

Posto a mensagem na expectativa que ela toque os nossos governantes.

Assista o vídeo da Corrente do Bem.

Sobre a reunião entre o prefeito e a comissão dos professores



Bom Dia!


Colegas professores têm me ligado para contar da reunião de ontem com o prefeito Roberto Peixoto. E outros têm me ligado para saber detalhes.

Infelizmente não pude participar, uma vez que o prefeito limitou a participação dos vereadores à figura do presidente da Câmara, vereador Jeferson Campos.

Mas, do que ouvi a respeito nada de concreto em relação à revisão salarial foi definido. Também me contaram que foi agendada outra reunião para discutir a planilha de estudo elaborada por mim. Estou certa de que se estivesse presente poderia ter colaborado.

Quanto ao Plano de Carreira considerei positiva a sugestão de que representantes de cada escola formem uma comissão, que por sua vez dará início ao processo de forma democrática. Indo ao encontro do que nós, professores, temos insistido desde 2005 e em específico desde 2008, quando passou a entrar em vigor o Estatuto do Magistério.

EU, VOCÊ, TODOS PELA EDUCAÇÃO!

 
 Agradeço aos colegas educadores que me ligaram. Colegas que acompanham o meu trabalho e que acreditam no meu compromisso com a categoria. Antes de tudo sou professora e o meu apreço pela profissão, podem ter certeza, está acima de qualquer interesse político ou partidário. Meu compromisso é fortalecer e valorizar cada vez mais os profissionais da Educação, contribuindo para que ações transformadoras venham ocorrer na cidade, propiciando o ensino de qualidade que queremos para Taubaté.

Compartilho com vocês que de vez em quando ouço o colega vereador Luizinho dizer que “o tempo é o senhor da razão”.

Bem, que o tempo esteja a nosso favor.

Um abraço


Nota: Em tempo Hoje é o Dia da Educação. Cumprimento todos aqueles que permitem, a formação integral de todos nós seres humanos com qualidade.

Um abraço para todos os alunos, pais e profissionais da educação. Professores, inspetores, merendeiras...todos, recebam carinhosamente os meus Parabéns!!!

terça-feira, 26 de abril de 2011

Recado para os professores da Comissão

Caros colegas Professores,


À véspera da nossa reunião com o prefeito Roberto Peixoto, foi agendada uma reunião* da Comissão na Escola Estadual Monsenhor João Alves(26/04 às 19h30). O objetivo é afinarmos o discurso da categoria atentando para as nossas principais reivindicações.

Infelizmente não poderei comparecer neste horário, mas, uma vez que, durante a semana passada, recebi alguns e-mails e telefonemas de professores preocupados em esclarecer alguns pontos relacionados aos estudos de viabilidade apresentados junto à Emenda, que estende o reajuste salarial de 40,9% à categoria, abri um espaço na minha agenda para recebê-los na Câmara.


Estarei disponível no início da noite desta terça-feira, 26/04, das 18h às 19h na Câmara Municipal.

Os professores que tiverem interesse em esclarecer alguns pontos do estudo poderão tirar suas dúvidas comigo.

Considerei ser interessante compartilhar com todos os integrantes essa preocupação em afinarmos ao nosso discurso, os dados do estudo que darão mais credibilidade as nossas reivindicações durante a reunião com o prefeito.

Assim, quem puder comparecer na Câmara será bem vindo.


Um abraço

Verª Profª Pollyana Gama


*A reunião da comissão será na Escola Estadual Monsenhor João Alves Local: Rua Helvino de Moraes, 840, Vila São José. No período das 19h30 às 21h30.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Íntegra da Entrevista no Programa Antônio Leite Livre 19/04

Estive nesta terça-feira, dia 19, no programa do Antônio Leite da TV BAND Vale. Estabelecemos uma conversa franca a respeito do banco de horas dos servidores públicos, da revisão salarial dos professores e da necessidade do legislativo cobrar investimentos da NOVADUTRA com relação a melhorias nas vias de acesso que ligam a Rodovia Presidente Dutra à Taubaté.



SERVIÇO: Campanha contra gripe

A Prefeitura de Taubaté inicia no dia 26 de abril a campanha de vacinação contra gripe que, neste ano, se estenderá até o dia 13 de maio. Serão vacinadas as pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a dois anos e gestantes.

A campanha contará com 30 postos de vacinação. Para o dia 30 de abril está programado o dia de intensificação da vacinação, que contará com 13 unidades de saúde abertas das 8h às 17h e posto instalado na praça Dom Epaminondas.

 Vacinação nas escolas

Sondei por meio de um ofício(Pol.148/2011) encaminhado a secretaria municipal de saúde a possibilidade da Vigilância Epidemiológica realizar a campanha de vacinação nas escolas da rede pública, contemplando os  professores e alunos.

Recebi uma resposta da Secretaria Municipal de Saúde nesta terça-feira, dia 19. Infelizmente tal ação não será possível, uma vez que é de competência da Secretaria Estadual de Saúde, e só a mesma poderia redirecionar os locais de vacinação.

Vale quanto ensina



Em países onde a Educação vai bem, professor é uma profissão valorizada e os salários iniciais equivalem ao de carreiras como a de engenheiro.

JULIANA DORETTO

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

"Nos países onde os alunos têm os melhores resultados nos testes padronizados internacionais [como o Pisa], a remuneração dos professores se encontra no nível dos salários de engenheiros e médicos", afirma o pesquisador americano Philip Fletcher, membro do Conselho Consultivo da Avalia Educacional, do grupo Santillana.

Cingapura, por exemplo, ocupa a segunda posição no ranking de matemática do Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Alunos), prova que envolve 65 países.

Em ciência, o país está na quarta colocação e em leitura, na quinta. O Brasil fica em 57º em matemática, em 53º em ciência e em 53º em leitura, no Pisa 2009.

Um dos pilares do sucesso educacional do país é o investimento em seus professores, que começam a ensinar pelo mesmo salário de um engenheiro contratado pelo governo -cerca de US$ 2.500 por mês.

"Além de transmitir conhecimentos, os professores devem ajudar os estudantes a descobrir seus talentos", diz o professor Lee Sing Kong, diretor do NIE (Instituto Nacional de Educação, em inglês), órgão ligado ao Ministério da Educação.

Kong falou com a Folha antes e durante sua estadia em São Paulo, onde participou, na semana passada, de um seminário internacional para contar como a valorização da profissão docente gera resultados positivos na educação.

O NIE forma cerca de 2.000 docentes ao ano: dois terços deles já têm diploma superior e fazem pós-graduação de um ano em educação; os demais cursam bacharelados de quatro anos. Enquanto estudam, os professores recebem salário. A formação é obrigatória para os profissionais da rede pública.

MODELOS DE SUCESSO

Mas a valorização do papel do professor é preocupação globalizada e foi tema da primeira Cúpula Internacional da Profissão Docente, realizada nos EUA em março, que reuniu representantes de 16 países, como Brasil, Finlândia, Cingapura e China.

"Na Finlândia, a seleção dos profissionais não se baseia apenas na sua competência cognitiva, mas dá igual importância a seu potencial de liderança, seus valores éticos, sua disposição para ensinar, sua habilidade de comunicar e de se relacionar bem", afirma Fletcher, que já foi consultor do MEC.

Além disso, em países onde a educação vai bem, "os professores têm ampla autonomia no desempenho de suas atividades didáticas para alcançar alunos com diversos estilos de aprendizagem". Para ele, tal autonomia reafirma aos professores seu profissionalismo, "o que sustenta sua estima e respeito na comunidade".

Para José Francisco Soares, da UFMG, nem todas as fórmulas podem ser aplicadas de modo imediato no Brasil, cuja carreira docente é a priori desprestigiada. "A forma como a sociedade trata o professor é como coitadinho. Temos de dar a ele a chance de ser profissional."

Fonte: Folha de São Paulo (SP)

terça-feira, 19 de abril de 2011

Agenda do Dia: Entrevista no Antônio Leite e Visita a bairros

 
Antônio Leite e a Verª Pollyana Gama

Estive nesta terça-feira, dia 19, no programa do Antônio Leite da TV BAND Vale. Estabelecemos uma conversa franca a respeito do banco de horas dos servidores públicos, da revisão salarial dos professores e da necessidade do legislativo cobrar investimentos da NOVADUTRA com relação a melhorias nas vias de acesso que ligam a Rodovia Presidente Dutra à Taubaté.(Em breve postarei o vídeo da entrevista)



TV Câmara e munícipes


Verª Pollyana conversa com moradores do CECAP IV


Já na manhã desta terça-feira, percorri três bairros da cidade, sendo eles: CECAP IV, Quiririm e Jd. Santa Tereza. Ouvi reivindicações dos munícipes com relação a falta de segurança no CECAP, registrei em vídeo junto com a TV Câmara duas pontes ( Quiririm e JD. Santa Tereza) em estado crítico, abandonadas pelo poder público. E conferi de perto a triste situação do Jd. Santa Tereza, onde o mato alto preocupa os moradores e o lixo se acumula em várias ruas do bairro, formando verdadeiras rotatórias de detritos no meio das vias.

Todas as reivindicações serão exibidas em breve na TV Câmara e irão gerar requerimentos de minha autoria cobrando soluções efetivas da prefeitura.



segunda-feira, 18 de abril de 2011

Dica de Leitura

Fernando Pessoa - Uma Quase Autobiografia, do escritor pernambucano José Paulo Cavalcanti Filho.
Editora Record.

Leia entrevista do autor concedida ao Estadão.  http://bit.ly/fIjN4I

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Reportagem da TV Band Vale sobre a Manifestação Pública dos Professores 01/04/2011


Reportagem da TV Band Vale sobre a Manifestação Pública dos Professores da Rede Municipal de Taubaté. 01/04/2011




20º Concurso de Trovas Lobateanas e 6º Concurso de Caricaturas de Lobato


                         

Trabalho inscrito no concurso

Na manhã desta sexta-feira participei da  Premiação do 20º  Concurso de Trovas Lobateanas e do 6º Concurso de Caricaturas de Monteiro Lobato.

 Organizado pela Profª Mércia Gama, o  evento, que aconteceu no Sítio do Pica Pau Amarelo, me garantiu uma manhã bastante agradável.



Carlos Gouvêa representou a SABESP

Profª Mércia Gama


Parabéns para todos os participantes e patrocinadores: PMT, Câmara,Secretaria de Cultura, Secretaria da Educação, SABESP e comerciantes de Taubaté. 


Registro com a turma do Sítio



Reunião com o Deputado Estadual Davi Zaia


A reunião aconteceu na Assembléia Legislativa de SP

Nesta quinta-feira, dia 14/04, participei de uma reunião na Assembléia Legislativa com o Secretário de Emprego e relação de Trabalho, Deputado Davi Zaia.

O objetivo do encontro foi prospectar que as ações da secretaria de Zaia sejam aplicadas aqui em Taubaté.

Outro objetivo foi solicitar ao deputado que interceda pelo Hospital Universitário, a fim de viabilizar investimentos para a estrutura dos ambulatórios de especialidades e da maternidade do HU.

Roberto Peixoto irá receber a Comissão dos Professores em seu gabinete


Clique na imagem para ampliar

Foi marcada nesta quinta-feira, dia 14/04, a reunião da Comissão dos professores com o Prefeito Roberto Peixoto. No encontro será discutido o reajuste salarial e o plano de carreira da categoria.

Participarão da reunião, além da comissão dos professores da rede pública, alguns vereadores. Apesar da reunião coincidir com a Sessão da Câmara estarei presente, podem contar comigo.

Sondarei também, com o Secretário de Educação, a possibilidade dos professores da comissão serem dispensados de suas aulas, devido a reunião. Uma vez que a comissão ao pedir o agendamento da mesma sugeriu que fosse marcada no período da noite, exatamente para não prejudicar os alunos.

abraços

Verª Profª Pollyana Gama


Data: 27/04
Hora: 16h
Local: Prefeitura Municipal de Taubaté

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Serviço: Estágios

Segue abaixo relação de vagas em aberto para estágio na Região:



Procuradoria Regional de Taubaté promove concurso público para 28 vagas de estagiário de direito, nas seccionais de São José dos Campos e Taubaté.

Podem participar alunos que estejam no 4º ano (7º ou 8º semestre) ou 5º ano (9º ou 10º semestre) de direito.

O requerimento de inscrição, a cópia de identidade e o comprovante de matrícula, deverá ser protocolado, de segunda à sexta, das 9h às 11h, e das 13h às 17h, até o dia 20 de abril, na Seccional de Taubaté, na Avenida Independência, 1.079, Independência.

O exame será realizado no dia 2 de maio, em local ainda não definido.

Para mais informações clique aqui.



CIEE e a Prefeitura de Taubaté abriram inscrições para estágio remunerado.


Vagas para estudantes de Administração, Agronomia, Biologia, Comunicação, Direito, Educação física, Engenharia Ambiental, História e Pedagogia.

As inscrições serão realizadas no período de 11 a 20 de Abril de 2011, no Centro de Integração Empresa Escola – CIEE, situado à Rua Dr. Pedro Costa, 270 – Centro – Taubaté – SP



SENAC seleciona estagiários

O SENAC de Taubaté está com 231 vagas abertas. Segundo a coordenadora do Senac, Sandra Negrini, têm direito às vagas trabalhadores independentes de estarem empregados ou não, deficientes físicos, alunos da educação básica e da rede família.

Os critérios para a seleção é ter renda per capita de até dois salários-mínimos, não estar matriculado em outro curso do Senac, não participar de algum concurso de triagem e não ter sido reprovado ou desistido de algum curso.As bolsas serão para os cursos de Administração e Negócios, Tecnologia da Informação, Estética, Enfermagem e os programas para integração no trabalho. As inscrições irão até julho.

SENAC Taubaté - R Professor Nelson Campello, 202 - JD Eulalia






PROMOÇÃO: Dê um up na sua carreira !



Hoje, dia 14, é o último dia para você participar da promoção "O que você espera do seu futuro" da Universidade de Taubaté (UNITAU). Para participar, basta acessar o site da Pós-graduação da UNITAU e responder a pergunta “O que você espera do seu futuro?” em apenas uma palavra.

A promoção é destinada a alunos de graduação de quaisquer instituições e profissionais já formados. O vencedor, escolhido por sorteio, terá um encontro com um coach profissional que o ajudará a alcançar a carreira cobiçada, com um personal stylist, que dará dicas de como se vestir bem no ambiente de trabalho e com um especialista em marketing pessoal. Além disso, ganha um curso de inglês Positivo Tell Me More Premier Triplo (Intermediário, Avançado e Business) e análise de currículo por uma empresa especializada.

O resultado final da promoção será publicado no site da Pós-graduação da UNITAU no dia 15 de abril. O ganhador também será notificado via rede social ou e-mail cadastrado na ficha de inscrição.
 
 
Fonte: ACOM/UNITAU

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Convênio UNITAU e PMT 2011

Encaminhamos ofício ao Reitor da UNITAU, indagando sobre a realização do convênio entre a instituição e a Prefeitura Municipal de Taubaté. Na última segunda-feira chegou uma resposta do  Prof Dr. José Rui Camargo.

Aos interessados reproduzo a resposta abaixo:

1 O convênio entre a UNITAU e a PMT foi consolidado em 17/02/2011.

2 Os servidores beneficiados anteriormente pelo convênio, com algum tipo de benefício no valor das mensalidades, devem procurar o RH da PMT e adequr-se ao desconto em folha para 2011.

3 Exceto pára o curso de Medicina e os cursos de EAD, para os outros curso de graduação o convênio disponibiliza desconto.

4 Quanto a novos bolsistas, o processo de concessão de desconto encontra-se em discussão, até a definição das dotações orçamentárias disponíveis para os convênios 2011.

5 Sendo assim, o aluno-servidor da PMT, que ingressou em 2011, deve aguardar os ajustes finais promovidos pela UNITAU e pela PMT, para um possível benefício.

6 Quanto à parceria para os cursos de Pós-graduação - Especialização eMestrado - serem incluídos no convênio entre UNITAU e a PMT, há possibilidades. Para tanto, estamos encaminhando ofício à Secretaria de Educação da PMT, a fim de verificar interesse na proposta e viabilização das ações.  Obs: Também encaminharei um ofício à Secretaria de Educação  reforçando o pedido do reitor da UNITAU*

Isso posto, informamos que ainda serão realizados estudos internos junto às nossas Pró-reitorias Estudantil e de Economia e Finanças, para que seja verificada a disponibilizade orçamentária correspondente a 2011. Após, daremos ciência a Vossa Excelência.



Atenciosamente



Prof Dr. José Rui Camargo
Reitor da UNITAU
 
* em vermelho, nota da vereadora Pollyana Gama.

Pollyana palestra para alunos na Câmara


A mesa diretora e as cadeiras dos vereadores foram ocupadas pelos alunos
 A Câmara Municipal recebeu na manhã desta quarta-feira, 13/04, quarenta e três alunos do ensino fundamental do colégio Dinâmica, que vieram participar do projeto “A Escola vai à Câmara”. Os alunos foram ciceroneados pela vereadora Pollyana Gama, autora do projeto.

Plateia atenta acompanha a fala de Pollyana

O encontro durou cerca de uma hora e aconteceu no plenário da Câmara. Os estudantes assistiram uma palestra da vereadora, que elucidou a plateia quanto à função e as atribuições do Poder Legislativo, e exibiu  um vídeo baseado no trabalho do dramaturgo Bertold Brecht, sobre a importância da política na sociedade.

Instaladas nas cadeiras dos vereadores e na mesa diretora da casa, as crianças ouviram atentamente as explicações de Pollyana.


 Marina, presidente simbólica da sessão.  Pedro, concede entrevista à TV Câmara    

Marina Pelegrine Crivelli, aluna da sexta série, se mostrou bastante empolgada por fazer às vezes de Presidente da Sessão, ocupando a cadeira do presidente da Câmara, vereador Jeferson Campos. “Muito legal conhecer o trabalho dos vereadores e poder sentar no mesmo lugar onde eles trabalham”, declarou Marina após o encontro. Já Pedro, também aluno da sexta série, mostrou-se satisfeito com o retorno de sua escola à Câmara. “ Já tinha vindo à Câmara ano passado, mas havíamos ficado no auditório. Desta vez foi melhor, nos sentamos nas mesas dos vereadores e pudemos tirar muitas dúvidas com a vereadora Pollyana”.


 

  Estudantes da sexta série da Escola Dinâmica sabatinam a vereadora Pollyana Gama

 Ao final do encontro os alunos sabatinaram a vereadora Pollyana com várias questões. A democrática brincadeira do 2 ou 1 foi usada para decidir quais alunos fariam as perguntas, que por sua vez se desenrolaram em temas distintos como a Dengue, o Bullying,  o Meio Ambiente,  a Educação e a Segurança Pública.

Após a sabatina os alunos visitaram os gabinetes dos vereadores e conheceram todos os departamentos da casa, como a TV Câmara, a área de Informática, a Sala de Comunicação, entre outros.

O democrtático jogo do 2ou 1 definiu os entrevistadores.


Pollyana defende o reajuste salarial dos professores no programa Antônio Leite Livre


Íntegra da entrevista concedida ao comunicador Antônio Leite no dia 01/04/2011.
Assunto: Reajuste Salarial dos professores da rede pública de Taubaté.



sexta-feira, 8 de abril de 2011

Plenário irá aguardar voto de Peluso sobre carga horária no magistério



No início da sessão plenária desta quinta-feira (7), o vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ayres Britto, no exercício da presidência, suspendeu a proclamação do resultado do julgamento sobre o piso nacional dos professores da educação básica da rede pública, realizado na tarde de ontem. O ministro disse que a Corte vai aguardar o voto do ministro Cezar Peluso para concluir o julgamento sobre o ponto da norma que trata da carga horária dos professores.

No julgamento de ontem da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4167, por maioria de votos, o Plenário declarou a constitucionalidade da Lei 11.738/2008 na parte que regulamenta o piso nacional – vencimento básico – para os professores da educação básica da rede pública.

Já a constitucionalidade do parágrafo 4º do artigo 2º da lei, que determina o cumprimento de no máximo dois terços da carga horária do magistério em atividades de sala de aula, ainda será analisada pela Corte. Isso porque, na sessão de ontem, quatro ministros consideraram que esta parte da lei federal teria invadido a competência legislativa dos entes federativos (estados e municípios), violando, por isso, o pacto federativo previsto na Constituição. Por outro lado, cinco ministros se posicionaram pela constitucionalidade do dispositivo.

Assim, como não foi alcançado o quorum necessário de seis votos para a declaração da constitucionalidade ou da inconstitucionalidade do dispositivo, conforme explicou o ministro Ayres Britto, a Corte vai aguardar o voto do ministro Cezar Peluso, ausente do julgamento do ontem devido a viagem oficial à Itália. Esse quorum está previsto no artigo 23 da Lei das ADIs (Lei 9.868/99): “Efetuado o julgamento, proclamar-se-á a constitucionalidade ou a inconstitucionalidade da disposição ou da norma impugnada se num ou noutro sentido se tiverem manifestado pelo menos seis ministros, quer se trate de ação direta de inconstitucionalidade ou de ação declaratória de constitucionalidade.”

A ADI 4167 foi ajuizada na Corte pelos governos dos Estados do Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Ceará.


Fonte: Assessoria de Imprensa do STF.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

UNITAU abre inscrições para o Projeto Rondon 2011


Equipe Rondon 2010

A Universidade de Taubaté (Unitau) está com inscrições abertas até o dia 9 de abril para mais uma edição do Projeto Rondon. Os alunos selecionados irão desenvolver ações nas áreas de educação, saúde e cultura nos municípios de Jauru-MT e Pracúuba-AP.

O projeto, que possui como objetivo promover a aproximação de estudantes universitários e docentes das diversas realidades sócio-culturais existentes no Brasil, tem a coordenação do Ministério da Defesa, com o apoio da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC).

Para o coordenador do Projeto e Pró-reitor de Extensão e Relações Comunitárias da Universidade, Prof. Dr. José Felício Goussain Murade, a iniciativa tem apresentado um saldo positivo nesses últimos seis anos. “A operação tem oferecido aos alunos autonomia e conhecimento, fazendo com que eles se sintam mais seguros na hora de atuar em sua profissão. O projeto nada mais é do que uma aula de cidadania e cultura brasileira”, explica.

Nesta edição do Rondon, que será realizado entre os dias 9 de julho e 1º de agosto de 2011, a equipe será composta por 8 alunos nas áreas de Exatas, Biociências e Humanas, além dos docentes Prof. José Felício Murade e Prof. Antônio Cembraneli Júnior, que irão desenvolver o trabalho em conjunto com mais duas universidades públicas brasileiras.

Para a estudante do quinto ano do curso de Medicina da Unitau, Elisama Silva de Oliveira, que participou do projeto em julho do ano passado no estado do Maranhão, a ação lhe deu chance de colocar em prática o seu aprendizado em sala de aula. “Pela primeira vez, tive a oportunidade de experimentar uma realidade totalmente nova e diferente da minha, quando pude colocar em ação os meus conhecimentos adquiridos na Universidade”, conta.

O período de inscrição para a seleção de equipe do Rondon 2011 se estende até o próximo sábado, no horário de funcionamento da respectiva Secretaria do Departamento do curso do aluno interessado.

Fonte: ACOM UNITAU

STF considera constitucional piso nacional para professores da rede pública

Uma boa notícia ...

O STF, Supremo Tribunal Federal, considerou constitucional a Lei 11.738/208, que regulamenta o piso nacional para os professores da educação básica. A decisão irá contribuir para otimizar nossas argumentações em prol do reajuste salarial dos professores de Taubaté.

Segue abaixo a reprodução da notícia veiculada no site do STF.


STF considera constitucional piso nacional para professores da rede pública



Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), por maioria, declararam a constitucionalidade da Lei 11.738/2008, na parte que regulamenta o piso nacional - vencimento básico - para os professores da educação básica da rede pública. O ministro Marco Aurélio ficou vencido.

A constitucionalidade do parágrafo 4º do artigo 2º, que determina o cumprimento de no máximo 2/3 da carga horária do magistério em atividades de sala de aula, ainda será analisada pela Corte. Parte dos ministros considerou que há invasão da competência legislativa dos entes federativos (estados e municípios) e, portanto, violação do pacto federativo previsto na Constituição. Com isso, não se chegou ao quorum necessário de seis votos para a declaração de constitucionalidade ou inconstitucionalidade da norma.

O julgamento, que durou mais de quatro horas, ocorreu na tarde desta quarta-feira (6), durante a análise da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4167, ajuizada na Corte pelos governos dos estados do Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Ceará.


UNITAU abre inscrições para atendimentos na Clínica de Odontologia


A Universidade de Taubaté (Unitau) está com inscrições abertas para atendimentos na sua Clínica de Odontologia. Os interessados devem passar, primeiramente, por uma triagem para verificar que tipo de tratamento precisa.

Após a triagem, os pacientes recebem o serviço de diagnóstico bucal, além de uma avaliação do estado geral de saúde, para um atendimento clínico seguro. Em seguida, o paciente passa por uma Assistente Social, conciliando o custo de seu tratamento à forma de pagamento.

Para o coordenador da Clínica de Odontologia, Prof. Dr. Nivaldo André Zöllner, esses serviços ajudam a sociedade, pois viabiliza os tratamentos para aqueles que não podem pagar um dentista particular, ao mesmo tempo em que oferece experiência para os alunos que futuramente atuarão na área. “Todos os atendimentos são monitorados por profissionais competentes”, garante Zöllner.

Com uma equipe de mais de 200 profissionais entre graduandos, pós-graduandos e professores, a Clínica de Odontologia da Unitau realiza mais de mil atendimentos anualmente.

As inscrições para a triagem são feitas até o preenchimento total das vagas. As crianças devem estar acompanhadas do responsável e os adultos devem portar o RG.

A Clínica de Odontologia da Universidade está localizada na Rua dos Operários, 09, no Centro de Taubaté e funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Para mais informações, o telefone de contato é o (12) 3625-4148.

Fonte: ACOM UNITAU

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Entrevista p/ TV Vanguarda sobre a Emenda que estende o reajuste salarial de 40,9% aos professores.

Ata da reunião da comissão dos professores com os vereadores. 05/04/2011




ATA DA REUNIÃO DA COMISSÃO ESPECIAL DE VEREADORES INSTITUÍDA PARA ACOMPANHAR OS TRABALHOS DESENVOLVIDOS PELO EXECUTIVO MUNICIPAL COM RELAÇÃO AOS VENCIMENTOS DO PESSOAL DO MAGISTÉRIO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE TAUBATÉ, REALIZADA EM 5 DE ABRIL DE 2011.


Às 20 horas do dia 5 de abril de 2011, no recinto do Plenário da Câmara Municipal de Taubaté, reuniu-se a Comissão Especial de Vereadores instituída pela Mesa da Câmara por meio do Ato nº 8/2011, para acompanhar os trabalhos que estão sendo desenvolvidos pelo Executivo Municipal com relação aos vencimentos do pessoal do magistério da Prefeitura Municipal de Taubaté. Sob a presidência da vereadora Pollyana Fátima Gama Santos, os trabalhos tiveram início. A vereadora Maria das Graças Gonçalves Oliveira, secretária da Comissão, informou que foi solicitada uma reunião com o prefeito pelo vereador Jeferson Campos e que o presidente da Câmara não colocará o veto para deliberação enquanto não for recebida a comissão pelo prefeito para negociação. Graça leu o ofício do presidente da Câmara ao prefeito requisitando um canal de comunicação e leu também a resposta dada ao presidente da Câmara em 22 de março de 2011. Pollyana disse que há respaldo para a aplicação de, no mínimo, um reajuste de 15% aos professores, embora o ideal fossem mesmo os 40,9%. Disse também que há respaldo para derrubada do veto, pois foi apontada a fonte dos recursos e apontou as rubricas que deveriam ser modificadas. O reajuste da tabela de vencimentos só foi possível por conta de uma manobra contábil. Passada a palavra a Jeferson Campos, este informou que a pauta é definir o que vai ser solicitado ao governo pela comissão, pois o primeiro passo já foi dado com a publicação do ato da Mesa compondo a comissão de vereadores e que agora devem ser escolhidos os representantes dos professores. Da reunião da comissão com o prefeito, deve participar ainda o secretário de educação. O ofício solicitando a reunião deve sugerir as datas para a realização do evento. Sugeriu que a comissão tenha muitos componentes. Foi passada a palavra ao Dr. Fausto Sérgio Araújo, consultor jurídico da Câmara. Fausto informou que ainda está elaborando um parecer a respeito do assunto, mas que a questão é que as emendas feitas pelo Poder Legislativo em projetos de iniciativa do Poder Executivo sem indicação das fontes da receita são inconstitucionais. Citou um caso concreto da Assembleia Legislativa julgado parcialmente procedente pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Falou que o Supremo Tribunal Federal não é tão rigoroso quanto o Tribunal de Justiça no julgamento dessas questões. Falou que a indicação de novas fontes de receita do Fundeb, feita por Pollyana, são uma esperança de que a emenda poderia prosperar. O professor Fabrício disse que há rumores de greve. Pollyana fez a memória de cálculo de sua emenda para esclarecer que a prefeitura tem recursos orçamentários para conceder o aumento aos professores, mesmo que o fosse o de 37,85%. Alguns professores fizeram observações, umas favoráveis, outras contrárias, sobre a atuação da Câmara de Vereadores na defesa dos direitos dos cidadãos. Pollyana ponderou que, embora haja uma posição desfavorável ao veto, esse mesmo veto é a ferramenta de que se dispõe no momento, para ser colocada a questão perante o Poder Executivo. Foi deliberado que será formada uma comissão mista, formada por professores e vereadores, e que sairá um ofício da Câmara para o prefeito com o nome dos componentes da comissão, com a indicação de três possíveis datas para a realização de uma negociação onde será definido o índice para revisão dos vencimentos do pessoal do magistério, preferencialmente de 37,85%, a data para envio desse projeto de revisão à Câmara, e um prazo para que o Poder Executivo encaminhe à Câmara o projeto do plano de carreira, preferencialmente até o final de abril de 2011, com indicação, inclusive, do obedecimento à data base para a revisão anual. Foram as seguintes as datas sugeridas para realização da negociação com o prefeito: dias 12, 14 ou 15 de abril, às 20 horas, na prefeitura. Foram indicados os seguintes representantes dos professores: todos os que deixaram em uma lista de presença preparada pela Vereadora Graça, seus nomes, telefones e emails. A presidente cientificou que, assim que o prefeito responder ao ofício escolhendo uma data, todos os professores da lista serão informados. O vereador Rodrigo Luis Silva intercedeu dizendo que a Câmara tem mais valor que a prefeitura. Os vereadores foram eleitos para representar a população, mas o diálogo deve ser aberto de forma enérgica com o Executivo. Ainda segundo o vereador, a Câmara perdeu a oportunidade de cassar o prefeito. E como nada mais houvesse para ser discutido ou deliberado, a presidente encerrou os trabalhos e determinou que fosse lavrada por mim, Luís Rodrigo de Andrade, .........................., Gerente Legislativo, a presente ata, que vai assinada por todos que participaram da reunião.



Vereadora Pollyana Fátima Gama Santos
Vereador Antonio Mário Ortiz Mattos
Vereador Jeferson Campos
Vereadora Maria das Graças Gonçalves Oliveira
Vereadora Maria Teresa Paolicchi
Vereador Rodrigo Luis Silva



COMISSÃO É FORMADA PARA COBRAR REAJUSTE E PLANO DE CARREIRA DO PROFESSORADO DA REDE PÚBLICA


 Uma comissão de professores da rede pública de Taubaté se reuniu com vereadores na noite desta terça-feira, 05/04, na Câmara Municipal.

A pauta da reunião girou em torno do reajuste salarial e do Plano de Carreira da categoria. Vinte e nove professores compareceram ao plenário da Câmara, onde foram recebidos pelos vereadores Jeferson Campos, Pollyana Gama, Maria Teresa Paolicchi, Digão Protético e Graça.


Pollyana disse que há respaldo para a aplicação de, no mínimo, um reajuste de 15% aos professores, embora o ideal fossem mesmo os 40,9%. Disse também que há respaldo para derrubada do veto, pois foi apontada a fonte dos recursos e apontou as rubricas que deveriam ser modificadas.

Ao término do encontro os participantes chegaram a decisão de formar uma comissão mista, de professores e vereadores, que irá protocolar um pedido de reunião com o Prefeito para discutir a Revisão Salarial e o Plano de Carreira. Um ofício com a sugestão de três datas (12, 14 e 15/04) será encaminhado à prefeitura para o agendamento de uma reunião na semana que vem às 20h. A escolha da melhor data ficará a cargo do prefeito.

“Fiquei satisfeito com a reunião, minhas expectativas foram atendidas. Há tempos a categoria vem reivindicando melhorias na estrutura de nossas escolas e na valorização dos professores, mas faltava organização. Essa aproximação da categoria com os vereadores por intermédio da vereadora Pollyana Gama, veio em boa hora. Pois traz um embasamento jurídico, técnico e político, que faltava às nossas reivindicações.“ declarou o Prof Miguel Angelo Benedito, membro da Comissão.

A formação da comissão levou à suspensão de uma nova* manifestação pública, que o Movimento dos Professores vinha se organizando para realizar na quinta-feira, 07/05, em frente à prefeitura.

A manifestação ficará suspensa por hora, uma vez que os professores anseiam que o prefeito, receba a comissão até a semana que vem. Do contrário eles planejam retomar as ações de reivindicação da categoria.

Profª Pollyana entre professores da Comissão.
* No último sábado, dia02/04, os professores da rede pública realizaram uma manifestação pública que tomou toda a rua Dr. Pedro Costa. Para saber mais clique aqui.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Taubaté hoje vive um descaso administrativo


Taubaté

 Carta aberta do munícipe Mauro Taddeo


O que o Taubateano vê e parece que já se acostumou é : muito mato, lixo, ruas esburacadas, sinalização viária precária e sem manutenção, bueiros entupidos e sujos, locais alagados onde nunca ocorreram, praças e canteiros abandonados, números alarmantes de casos de dengue, nepotismo descarado do Prefeito, notícias de corrupção na Prefeitura, violência e assassinatos de jovens, insegurança generalizada, trânsito caótico e sem planejamento, e muito mais, que voce, contribuinte e morador, vê todo dia.

O que nos espanta é o imobilismo dos vereadores para todas essas questões e uma apatia conformista da população, talvez anestesiada por anos de frustração de nunca ser ouvida no seus apelos mais legítimos.

É um círculo vicioso e ruim para Taubaté. Deve ser imediatamente rompido sob risco na piora da situação geral do município e no continuísmo deste estado de coisas sem perspectiva nenhuma de solução.

Segundo o IBGE, em 2008, apesar de uma queda de 8 posições desde o penúltimo levantamento, Taubaté foi a 61ª colocada no ranking dos municípios mais ricos do Brasil com um PIB (Produto Interno Bruto) de R$ 6,8 bilhões. Na região, Taubaté ficou atrás apenas de São José dos Campos que fechou 2008 com um PIB de R$ 20,7 bilhões. Quanto ao PIB industrial, Taubaté também é a segunda cidade da região e a 50ª em todo país, com R$ 2,5 bilhões.

Como uma cidade com essas posições econômicas de destaque no cenário nacional está vivendo essa situação de descaso ? A explicação é óbvia: Má Gestão ! Falta de profissionalismo, qualificação e competência técnica dos gestores da cidade e omissão da Câmara Municipal que deveria fiscalizar as ações deste governo.

Basta ! Precisamos nos manifestar contra esse estado de coisas, pois nossa Taubaté é muito, mas muito maior que todos esses incompetentes.

Vamos começar um movimento SALVE TAUBATÉ ! Este é um chamado aos taubateanos que querem uma cidade em que possam se orgulhar.


Mauro Taddeo
Um cidadão ainda mais indignado.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Reunião entre a Comissão dos Professores e a Comissão dos Vereadores

Caros,


boa tarde


A primeira reunião da Comissão dos Professores com a Comissão da Câmara já tem data marcada.
A reunião será terça-feira, dia 05/04, às 20h na Câmara Municicipal.

Na pauta do encontro estão relacionados temas como o reajuste salarial,  a ampliação de investimentos na estrutura das escolas e o Plano de Carreira da categoria.


Segue abaixo os nomes dos vereadores que integrarão a Comissão do Legislativo:

Maria Teresa Paolicchi
Graça
Antônio Mário
Digão
Pollyana Gama
Jeferson Campos



abraços

Vereadora Profª Pollyana Gama

MANIFESTAÇÃO PÚBLICA LEVA CERCA DE 300 PESSOAS ÀS RUAS DE TAUBATÉ

 

manifestantes protestaram em defesa de melhores serviços públicos e da valorização do professor

Cerca de trezentas pessoas, entre professores, servidores públicos e munícipes,  participaram na manhã do último sábado, dia 02/04,  de uma Manifestação Pública em prol da Revisão Geral Anual dos salários dos servidores públicos e do  Reajuste Salarial dos professores de Taubaté.

Vereadora Pollyana Gama reivindica melhores serviços públicos

Liderados pela vereadora Pollyana Gama os manifestantes se concentraram na Praça Santa Terezinha por volta das oito e meia da manhã. No local a vereadora enfatizou o tom pacifista da Manifestação e manifestou o seu descontentamento com relação à administração do prefeito Roberto Peixoto frente  à Educação, a Saúde  e a Segurança Pública no município. Também fizeram o uso da palavra os vereadores Digão e Graça, a vice-prefeita, Vera Saba, professores da rede municipal de ensino e representantes dos servidores públicos de Taubaté.

  

Manifestantes tomaram toda a Rua Dr. Pedro Costa

Encerrada as considerações sobre as motivações do protesto, por volta das nove e meia, todos os manifestantes seguiram em direção à praça Dom Epaminondas, tomando toda a rua Dr. Pedro Costa.  Entusiasmados, os manifestantes entoaram gritos de protesto e exibiram cartazes que cobravam melhores serviços públicos, melhores condições de trabalho para os educadores e  a extensão do reajuste salarial de 40,9% para os professores da rede. O reajuste foi  negado recentemente  pelo prefeito, que excluiu os professores do projeto de lei 015/2011, que concedeu o aumento para os servidores públicos.

A Polícia Militar garantiu a segurança dos manifestantes

Acompanhados pela Força Tática da Polícia Militar, que garantiu a segurança dos manifestantes bloqueando o trânsito, os manifestantes chegaram à Praça Dom Epaminondas por volta das nove e cinquenta, onde se reuniram em frente à Catedral. No local a vereadora Pollyana deu início às reivindicações, elencando as principais queixas dos professores e dos servidores públicos, com destaque para a falta de investimentos da prefeitura na melhoria dos serviços públicos, a precariedade das  estruturas das  escolas,  a ausência de um plano de carreira para os professores  e o atraso da Revisão Geral Anual dos salários de todo o funcionalismo público.  Seguida à fala da vereadora,  reforçaram as reinvindicações em prol da população de Taubaté, alguns professores da rede, representantes de sindicatos como os dos bancários e dos metalúrgicos, o deputado estadual Padre Afonso, o vereador Digão e munícipes que pediram o direito a palavra. Todos foram muito aplaudidos pelos cidadãos que acompanharam a ação dos manifestantes.

  









Lideranças políticas, sindicais, dos professores e servidores públicos  também discursaram
Por volta das dez horas e quarenta minutos, a manifestação chegou ao fim deixando um clima de satisfação entre os manifestantes. “Essa mobilização popular é um marco na nossa cidade, não me lembro de um episódio que tenha reunido tantas pessoas para cobrarem melhorias nos serviços públicos e maior transparência dos gastos da administração pública. Não tenho dúvidas quanto aos benefícios que esse movimento trará a cidade. E estou certa de que ele fortalecerá, não só as categorias envolvidas - os professores e dos servidores públicos - como toda a população de Taubaté.” declarou a vereadora Pollyana ao se despedir e agradecer a presença de todos os manifestantes e munícipes presentes na praça Dom Epaminondas.


Ao final da Manifestação, a vereadora Pollyana Gama dá atenção à munícipe