quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Estamos de olho: Audiência discute termelétrica

Reunião do Movimento contra a instalação de termelétricas no vale foi liderada pelo defensor público Wagner Giron



A vereadora Pollyana Gama foi representada na última sexta-feira, dia 23, pelo seu assessor parlamentar Benedito da Silva Machado, em uma reunião que discutiu em Taubaté a implantação de usinas termelétricas, que geram energia a partir da queima de lixo. Conduzido pelo defensor público Wagner Giron De La Torre, o encontro debateu os principais impactos ambientais que a instalação de uma usina termelétrica pode causar em um município e cidades vizinhas. Atualmente, quatro cidades do Vale discutem a implantação de usinas de geração de energia a partir da queima de lixo: São José dos Campos, Taubaté, São Sebastião e Canas.

Agora, a Assembleia Legislativa irá realizar uma audiência pública na próxima segunda-feira, dia 03/10, para debater a instalação de termelétricas no Vale do Paraíba. O encontro foi programado para as 18h na sede do Parlamento Paulista, na capital.

Saiba mais, clique aqui.

Fonte: Jornal O Vale




Pollyana recebe lideranças políticas devido seu trabalho na área da Educação


Pollyana orienta o vereador de Louveira, Estanislau Steck(a direita),  sobre questões relacionadas ao Estatuto do Magistério 

A vereadora Pollyana Gama recebeu em seu gabinete nesta semana, visitas de lideranças políticas das cidades de Louveira e Ubatuba. A procura pela vereadora foi motivada pelo  trabalho que desenvolve  na área da educação.

Na quarta-feira, dia 28/09, Pollyana foi procurada pelo vereador Estanislau Stek, presidente da Câmara Municipal de Louveira. Stek procurou a vereadora em busca de orientações sobre como implantar o Estatuto do Magistério e o Plano de Carreira em sua cidade. Também participou da reunião o sr. Davi, assessor político do vereador Ricardo Barbosa.

Pollyana com um exemplar do Plano Nacional da Primeira Infância

Já nesta quinta-feira, dia 29, a professora Pollyana recebeu a visita das professoras Renata Ramos Martins, coordenadora da Casa do Brinquedo de Ubatuba, e Flávia Comitte, supervisora de ensino da rede municipal de Ubatuba. Na ocasião Pollyana foi convidada a integrar a Rede Nacional da Primeira Infância, um conjunto de organizações da sociedade civil, do governo, do setor privado, de outras redes e de organizações mutilaterais que atuam na promoção e defesa dos direitos da primeira infância. Conheça os trabalhos da rede, clique aqui.




quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Estamos de olho: Segurança Pública

JORNAL O VALE
23/09 , Pág. 09

Se preferir, leia a matéria no site do jornal. Clique aqui.

Clique na imagem para ampliá-la

O jornal O Vale, do dia 23/09, publicou uma reportagem sobre a falta de segurança nos entornos da Rodoviária Nova. Na mesma semana, a vereadora Pollyana Gama também  foi procurada por munícipes preocupados com furtos e roubos na região.   Atenta à falta de medidas preventivas no local, por parte da polícia e do poder público, a vereadora  encaminhou ofícios para a Secretaria de Segurança do município, para a DIG e para a Polícia Militar. Os ofícios foram encaminhados para as instituições competentes no dia 20/09. Em tempo, o gabinete da vereadora ainda não recebeu uma resposta oficial, assim que as respostas chegarem, as mesmas serão compartilhadas no blog/site da vereadora. Confira abaixo os ofícios encaminhados.



Ofício para a Sec. de Segurança

Ofício para a DIG


 

Ofício para a Polícia Militar
 Clique nas imagens para ampliá-las


Veja também:

Preocupada com a violência em Taubaté( a cidade já registrou 55 homicídios em 2011), a vereadora Pollyana Gama tem trabalhado a fim de mobilizar as instituições competentes a tomarem as devidas providência para que a segurança pública melhore.

Na semana passada a vereadora redigiu um requerimento questionando a prefeitura do porquê da não inscrição de Taubaté no Sisu (Sistema Único de Segurança Pública), do Ministério da Justiça. Saiba mais, clique aqui. 

A vereadora também foi representada pelo seu assessor parlamentar, sr. José Benedito Pinto Filho, na reunião da Coalizão Antidrogas de Taubaté, realizada no colégio IDESA, na última sexta-feira. De acordo com o assessor da vereadora, a coalizão saiu reforçada do encontro, devido a adesão da UNITAU, mas, ainda é necessário que novas instituições entrem para reforçar o poder de alcance do grupo. A próxima reunião da coalizão será no dia 25/10, na ocasião serão eleitos os membros da executiva da Coalizão. Saiba mais, clique aqui.



quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Piso nacional dos professores subirá 16,6% em 2012



Deu no Valor Econômico

“Piso nacional dos professores subirá 16,6% em 2012”
Leia a íntegra da matéria, clique aqui.


Compartilhamos abaixo a opinião da vereadora Profª Pollyana Gama sobre o valor do piso nacional estipulado pelo FUNDEB para 2012 e sua correlação com as perdas salariais dos professores da rede pública de Taubaté.


Prezados(as) Professores(as)

Pois é, para o ano que vem a projeção do FUNDEB será de 16,6%, um bom reajuste. Só que em Taubaté, teremos apenas os 5% já indicados pela prefeitura. Vale lembrar que agora no final do mês os salários dos professores da rede pública virão com um reajuste salarial de 8%, mas, nunca é demais lembrar também que, tal índice está abaixo do estipulado pelo MEC para 2011, que prevê uma revisão de 24,67%. Logo, considerando as perdas salariais de 2011 e as perdas já previstas para 2012 os professores ficarão com os seus salários defasados em 28,27%, isso sem contar as perdas salariais de anos anteriores.

Volto a dizer que admiro todo o trabalho da comissão de professores que negociou o reajuste de 13% apresentado pelo prefeito no último mês, mas não podemos esquecer que tal reajuste está muito aquém das nossas perdas salariais, dos reajustes estipulados pela Lei do FUNDEB.

Diante desse quadro reafirmo mais uma vez o nosso compromisso de manter a categoria atualizada em relação às perdas salariais dos professores da rede pública nos últimos anos, bem como o compromisso de cobrar a reparação necessária.

Em tempo, compartilho que nos próximos dias divulgarei uma tabela atualizada com todas as perdas salariais da categoria nos últimos anos, já considerando o piso nacional para 2012, divulgado nesta terça-feira.

Att

Verª Profª Pollyana Gama

Campanha Limpa: Projeto de Pollyana proíbe propaganda política em muros e fachadas

A Câmara Municipal de Taubaté aprovou nesta quarta-feira, dia 21, projeto de lei que proíbe a pintura e outras formas de propaganda eleitoral em muros e fachadas frontais de vias públicas.

O projeto de autoria da vereadora Profª Pollyana Gama, também proíbe a colocação de cartazes, banners, faixas e similares em pontes, viadutos, postes de iluminação(públicos e particulares) que possam ser visualizados das vias públicas.

"Aprovado o projeto de lei, agora o nosso próximo passo será solicitar uma reunião com o juíz eleitoral e lideranças partidárias de Taubaté visando com o encontro, firmar um pacto pela não utilização de cavaletes na campanha eleitoral das Eleições do ano que vem. Nossa experiência com a última campanha mostrou que os cavaletes também deixam a cidade mais feia e muitas vezes atrapalham o vai e vem dos pedestres, isso porque são colocados em calçadas, tomando boa parte do passeio público", declarou Pollyana.

Após a aprovação do projeto pelos vereadores o mesmo agora  será encaminhado para sanção do Prefeito. Só após a aprovação do prefeito a lei passará a vigorar no município.

Confira a íntegra do projeto abaixo, bem como a justificativa apresentada pela vereadora Pollyana Gama.

Clique nas imagens para ampliá-las




terça-feira, 20 de setembro de 2011

De olho no Executivo: Apesar da onda de violência prefeitura de Taubaté desiste de ajuda do Governo

O Vale
20/09/2011
Pág. 08

Leia a matéria no site do jornal. Clique aqui.
Clique na imagem para ampliá-la

Mesmo com a onda de violência pela qual Taubaté vem passando desde o início do ano (já foram registrados 55 homicídios na cidade em 2011) a Prefeitura desistiu de inscrever o projeto para ampliação do número de câmeras de vigilância da cidade no Sisu (Sistema Único de Segurança Pública), do Ministério da Justiça.

Atenta a falta da Prefeitura a vereadora Pollyana Gama preparou um requerimento questionando o porquê da não inscrição de Taubaté no SISU. Compartilhamos abaixo o requerimento da vereadora que será apresentado na sessão ordinária desta quarta-feira, dia 21, e posteriormente encaminhado à prefeitura.



Clique na imagem para ampliá-la

Att

Assessoria de Comunicação
Gabinete Verª Profª Pollyana Gama




Reunião da Coalizão Comunitária Antidrogas de Taubaté



Na próxima sexta-feira, dia 23,  às 19h, o Colégio IDESA  receberá mais uma reunião da Coalizão Comunitária  Antidrogas de Taubaté.

Todas as instituições taubateanas estão convidadas a aderir ao grupo.

Em tempo, peço a colaboração de todos na divulgação do encontro.

Entenda o projeto. Clique aqui.

O Colégio IDESA fica localizado na Av. Granadeiro Guimarães, nº 46, Centro.



segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Nota sobre a licença prêmio


Clique para ampliá-la

NOTA DE ESCLARECIMENTO

DIREITO A LICENÇA-PRÊMIO

A Promulgação da Emenda à Lei Orgânica nº 55, de 28 de abril de 2011, suscitou dúvidas no Funcionalismo Público Municipal, a respeito do Direito à Licença-Prêmio, prevista no artigo 91 da Lei Orgânica do Município de Taubaté e regulamentada pelos artigos 200 a 203 da Lei Complementar nº 01, de 4 de dezembro de 1990 – Código de Administração do Município de Taubaté.

A Emenda nº 55, altera de 30 (trinta) para (60) sessenta dias a cláusula restritiva do direito à Licença-Prêmio, nos casos de afastamentos.

Para efeito da definição prevista no Código de Administração, AFASTAMENTOS E LICENÇAS possuem conotação diferente quando se trata da obtenção da Licença-Prêmio.

Assim, temos que a cláusula restritiva por período superior a 180 (cento e oitenta) dias consecutivos ou não, prevista no inciso III do artigo 202 da Lei Complementar 01, permanece inalterada, inclusive, combinando com o artigo 134 da mesma lei, que dispõe o seguinte:


Art. 134. Será considerado de efetivo exercício o afastamento em virtude de:

I - férias;

II - casamento, até 8 (oito) dias;

III - luto de até 8 (oito) dias pelo falecimento de cônjuge, ascendentes, descendentes, irmãos e sogros;

IV - luto de até 3 (três) dias por falecimento de tios, cunhados, padrasto, madrasta, genro e nora;

IV – luto de até 3 (três) dias por falecimento de tio, cunhado, padrasto, madrasta, genro, nora e sobrinho; (redação dada pela Lei Complementar nº 217, de 12 de março de 2010)

IV – luto de até três dias por falecimento de tios, cunhados, enquanto vigorar o cunhadio, padrasto, madrasta, genro, nora, sobrinhos e enteados. (redação dada pela Lei Complementar nº 233, de 30 de novembro de 2010)

V - exercício de outro cargo municipal de provimento em comissão;

VI - convocação para Serviço Militar;

VII - júri e outros serviços obrigatórios por Lei;

VIII - desempenho de função Legislativa Federal, Estadual ou Municipal; LEI COMPLEMENTAR Nº 1, DE 4 DE DEZEMBRO DE 1990 33

IX - licença prêmio;

X - licença a gestante, a adotante e a paternidade;

XI - licença a servidor acidentado em serviço ou acometido de moléstia profissional, indicada no art. 175, § 1º;

XII - licença para missão ou estudo, desde que o afastamento tenha sido autorizado expressamente pelo Prefeito, pelo Dirigente Superior da Autarquia ou da Fundação, quando for o caso;

XIII - provas de competições esportivas, quando o afastamento for autorizado pelo Prefeito, pelo Dirigente Superior da Autarquia ou da Fundação, quando for o caso;

XIV - faltas abonadas;

XV - licença para tratamento de saúde;

XVI - para doação de sangue por um dia; e

XVII - licença remunerada para atividade política.

XVIII – falta no dia do aniversário natalício. (inciso incluído pela Lei nº 174, de 2 de outubro de 2007)

Art.


Para efeito do disposto na Emenda à Lei Orgânica nº 55 de 28/04/2011, somente os afastamentos superiores a 60 (sessenta) dias, não enquadrados no artigo do Código de Administração acima citado é que serão considerados como condição restritiva da Licença-Prèmio, além, é claro, dos Incisos e Alíneas do artigo 202 da Lei nº. 01/90.


Esperamos ter contribuído para elucidar as dúvidas.


Taubaté, 19 de setembro de 2011.

Att

Vereadora Professora Pollyana Gama



De olho no Executivo: Antigo DEC será reaberto como Centro Cultural

O Jornal o Vale deste domingo, dia 18/09, trouxe uma reportagem sobre o início da reforma do antigo prédio do DEC(Departamento de Educação e Cultura). A reforma está prevista para 60 dias. Posteriormente à reforma, o Antigo DEC será transformado em um centro cultural.

A vereadora Pollyana Gama já vinha cobrando desde julho a revitalização do espaço e a adequação do mesmo para receber um centro cultural ou uma central de informações turísticas (veja abaixo um  requerimento e uma  matéria publicada no Jornal da Cidade).

Informada sobre os planos da prefeitura para o antigo DEC, a vereadora recebeu com satisfação a notícia.  "Após constantes solicitações do legislativo e da sociedade a prefeitura decidiu dar início as obras de revitalização do antigo DEC. Vejo com bons olhos a iniciativa de transformá-lo em um Centro Cultural, principalmente pelas obras do Mestre Justino que estão  guardadas no prédio e que fazem parte do  patrimônio histórico e cultural de Taubaté", comentou Pollyana.


Leia a íntegra da matéria publicada no jornal O Vale. Clique aqui.


Jornal da Cidade
23/08/2011
Pág. 02

Clique na imagem para ampliá-la

Requerimento 1136/2011


Clique nas imagens para ampliá-las


Att

Assessoria de Comunicação
Gabinete Verª Profª Pollyana Gama
(12) 3625-9508



sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Matéria da Tv Vanguarda sobre o aumento do nº de vereadores



Para a vereadora Pollyana Gama o aumento no número de cadeiras pode colaborar com uma maior representatividade da sociedade na Câmara. Mas, a escolha do novo número de cadeiras do legislativo, também deve levar em conta, segundo a vereadora, um aumento que não venha impactar o orçamento.

Saiba mais:

Leia a matéria do jornal O Vale desta sexta-feira,dia 16. Clique aqui.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

MEC quer aluno mais tempo na sala de aula


 Prezados(as) professores(as),


Alguns colegas tem me questionado sobre a proposta do ministro da educação, Fernando Haddad, que estuda aumentar de 200 para 220 o total de dias letivos.

Sobre o assunto compartilho o link da matéria publicada na quarta-feira, dia 14, pelo jornal Folha de S. Paulo. Clique aqui para ler a matéria.

Compartilho também o artigo de Hélio Schwartsman, articulista da Folha (Leia abaixo).

Em tempo, acredito que o momento pede um debate profundo  a respeito da proposta, por isso, já estou consultando alguns colegas professores para realizarmos por meio da Comissão de Educação da Câmara de Taubaté uma audiência pública para discutirmos o assunto.


Att


Verª Profª Pollyana Gama

 

ANÁLISE


Carga horária não é tudo; é importante saber como professor usa seu tempo


HÉLIO SCHWARTSMAN
ARTICULISTA DA FOLHA

Educação é um sistema complexo, no qual interagem dezenas de variáveis potencialmente relevantes. Isso significa que é perda de tempo procurar por "balas de prata", isto é, medidas isoladas que resolveriam como que num golpe de mágica todos os problemas da área. Feita essa ressalva, deve-se dizer que Haddad tocou num ponto importante ao levantar a questão da carga horária.

A literatura internacional mostra que existe uma correlação significativa entre o tempo que o aluno passa em sala de aula e seu desempenho. Mesmo no Brasil, há trabalhos mostrando que a adoção da jornada integral tem impacto positivo.

Ocorre que, mesmo quando se discute carga horária, ano letivo e jornada diária não são tudo. Há também a questão do que o professor faz com o tempo disponível.

Aqui, nossa experiência é das piores. Um estudo da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) feito entre 2007 e 2008 com professores de 5ª a 8ª séries em 23 países mostrou que os mestres brasileiros são os que mais desperdiçam tempo em atividades não diretamente relacionadas com o aprendizado, como disciplinar os alunos (18%) e realizar tarefas administrativas (13%). Em média, apenas 69% das horas-aula são realmente dedicadas ao ensino.

E, mesmo aí, há muito pouca eficácia, como mostrou o trabalho de Martin Carnoy (Stanford), que filmou e comparou aulas de matemática dadas no Brasil, em Cuba e no Chile. De acordo com o pesquisador, os mestres brasileiros reservaram 30% do tempo a atividades em grupo, nas quais os alunos conversam bastante, brincam, mas trabalham pouco na resolução dos problemas. Em Cuba, onde os alunos se saem muito melhor nas avaliações, apenas 11% do tempo em sala de aula é destinado a trabalhos em grupo.

Um diagnóstico possível é que o professor não está sabendo bem o que fazer com o tempo de que dispõe. A tese encontra amparo em estudos que mostram que municípios que adotaram sistemas de ensino apostilados, que organizam a rotina dos mestres, conseguiram melhorar seu desempenho nas avaliações.

A proposta de Haddad de ampliar a carga horária faz sentido. Mas faria ainda mais se fosse acompanhada de medidas com vistas a utilizar melhor o tempo de que o professor já dispõe e desperdiça.
 


Clique na imagem para ampliá-la

FONTE: Folha de S. Paulo. Clique aqui para ler a matéria no site do jornal.



quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Pollyana lista necessidades de melhorias para cinco bairros

Profª Pollyana Gama  durante sessão na Câmara

A vereadora Pollyana Gama (PPS) solicitou melhorias diversas para cinco bairros da cidade, incluindo a região do Hospital Regional. Os pedidos foram enviados ao Executivo por meio de requerimentos, aprovados pelos vereadores em plenário.

Para o Bosque Flamboyant, pediu providências quanto às ruas esburacadas, coleta de lixo mal feita e trânsito intenso de caminhões. “Embora seja considerado um bairro novo, seus moradores têm passado transtornos em decorrência dos problemas apresentados”, disse Pollyana.

Já na avenida do Jardim Santa Clara, segundo a parlamentar, existe iluminação apenas de um lado. Do outro, próximo ao Convento Velho, não há. De acordo com morador, o local é utilizado pelos praticantes de caminhada, mas sem a iluminação a prática se torna perigosa.

Para a Vila Marli, Pollyana chamou atenção para a situação da avenida Aimorés, que está esburacada. Na Vila São Geraldo, atentou para a dificuldade de trânsito de pedestres em calçadas das avenidas Sagrado Coração de Jesus e Francisco Barreto Leme, para a qual pediu também a instalação de semáforos.

Segundo a vereadora, é necessário rever o sentido do trânsito na rua Fundição de Ouro, entre a Padre Fischer e a Francisco Barreto Leme. No local, os veículos circulam em mão dupla.

Pollyana pediu iluminação para o ponto de táxi que fica ao lado do Hospital Regional. Segundo ela, o medo e a insegurança fazem com que os motoristas, nos horários noturnos, fiquem com os táxis estacionados em frente ao hospital.

fonte: Assessoria de Imprensa CMT.




Comissão de Justiça é favorável a projeto que previne o cyberbullying



Pollyana apoia a campanha contra o bullying, promovida pelo Altas Horas .

A Comissão de Justiça da Câmara de Taubaté emitiu na terça-feira, 13, parecer favorável ao projeto da vereadora Pollyana Gama (PPS), que inclui o termo cyberbullying na Lei 4.499/2011, que dispõe sobre a inclusão de medidas de conscientização e combate ao bullying escolar.

Segundo a proposta, é conhecido como cyberbullying o envio de mensagens, fotos ou vídeos por meio de computador, celular ou semelhante, bem como sua postagem em blogs ou páginas da internet, cujo conteúdo resulte em sofrimento psicológico a terceiros.

A inclusão do termo  deverá ser votada em plenário e depois sancionada pelo prefeito para que entre em vigor.

Saiba mais sobre o projeto de combate ao bullying escolar, clique aqui.




terça-feira, 13 de setembro de 2011

A E.E. Jacques Félix convida para o Evento Sócioeducativo: ESCOLA ABERTA

EVENTO GRATUITO
ABERTO PARA TODA COMUNIDADE

Clique na imagem para ampliá-la


Audiência Pública: Deputados e vereadores discutem a situação de estradas, saúde, segurança e educação em Taubaté




A Câmara de Taubaté sediou na segunda-feira, 12, audiência pública promovida pela Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa, com objetivo de ouvir sugestões regionalizadas para o orçamento estadual 2012. O projeto de lei relativo ao orçamento será apresentado pelo Governo do Estado à Assembleia até dia 30 de setembro.

Temas ligados à manutenção de estradas, saúde e segurança pública predominaram entre as sugestões dos participantes. Foram apresentadas dez sugestões ligadas às estradas – em particular, quanto à rodovia Vito Ardito, que liga Caçapava a Taubaté; dez sugestões ligadas à área da saúde – principalmente quanto ao aumento de número de leitos no Hospital Regional; e sete sugestões na área da segurança pública.

Os deputados estaduais usaram o exemplo do assalto sofrido pelo deputado Padre Afonso Lobato (PV) na sexta-feira, 9, para exigir melhorias na área da segurança, aumento do efetivo policial e valorização dos profissionais. Munícipes também se manifestaram nesse sentido.

Muitos se pautaram pelo tema educação e políticas para jovens e mulheres. Também houve manifestações de apoio à criação da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, projeto de lei do Governo do Estado que precisa ser apreciado pela Assembleia.

Entre os vereadores de Taubaté, Rodrigo Luis Silva “Digão” (PSDB) apresentou propostas de criação de uma unidade do Corpo de Bombeiros no Quiririm, “onde estão as maiores indústrias do município”, exigiu melhorias para a rodovia Amador Bueno da Veiga e cobrou a instalação do Centro de Reabilitação Lucy Montoro.

Pollyana Gama (PPS) pediu apoio para o projeto de lei que desvincula das receitas correntes líquidas do município os valores do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação) e lamentou a falta de estrutura do Hospital Regional em relação à demanda. “O Vale precisa de mais saúde, de hospitais, e não termelétricas e presídios”, mencionou.

Ainda nessa linha, Maria Teresa Paolicchi (PSC) cobrou a ampliação dos leitos nos hospitais Regional e Universitário e a agilização do agendamento das consultas. “Taubaté recebe munícipes de 39 cidades, e a dificuldade é muito grande. Precisamos da ampliação (de leitos) com urgência.”

Para Henrique Nunes (PV), o projeto que cria a Região Metropolitana deverá ganhar força na Assembleia e proporcionar “grandes ganhos” para a região. Ele reivindicou a instalação do AME (Ambulatório Médico de Especialidades), além de ações para reduzir o índice de homicídios.

A vereadora Maria das Graças Oliveira (PSB) também fez um apelo pela instalação do AME no município e afirmou que houve “inércia da administração”. Ela lamentou o “grande número” de presídios na região e pediu a valorização dos professores e policiais.

A vice-prefeita Vera Saba reivindicou, entre outros, a criação de hospitais regionais no Litoral Norte e Vale Histórico. Vereadores e prefeitos de cidades vizinhas lembraram a situação das escolas e creches e da coleta de lixo. No plenário, os vereadores Luizinho da Farmácia (PR), Alexandre Villela e Carlos Peixoto, do PMDB, acompanharam os debates.

Deputados

Na direção dos trabalhos, o deputado Mauro Bragato citou que a audiência, realizada pelo sétimo ano consecutivo, está consolidando o trabalho da Comissão de Finanças da Assembleia, a qual preside. Ele defendeu a necessidade de se regionalizar o orçamento estadual e parabenizou a participação da sociedade na audiência, frisando que há reivindicações que cabem aos próprios municípios.

Além de Mauro, participaram da audiência os deputados estaduais Luiz Cláudio Marcolino, Afonso Lobato, Vitor Sapienza, Regina Gonçalves, Ana Perugini, Simão Pedro, Marco Aurélio, Donizete Braga, Major Olímpio, além do deputado federal Carlinhos de Almeida.

Interessados em apresentar sugestões ao orçamento podem preencher o formulário disponibilizado na internet, em http://migre.me/5FXSg. Outras 15 audiências estão programadas, a próxima em 15 de setembro, na Câmara de Campinas.

A TV Câmara Taubaté (Net, 17 digital e 98 analógica) reapresentará a audiência durante o final de semana, a partir do meio-dia, em sua programação.


fonte: Assessoria de Imprensa CMT.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

5 MIL AMIGOS PELA EDUCAÇÃO E PELO BEM DE TAUBATÉ



Caros,

Chegamos a marca de 5 mil amigos no Facebook. 5 mil amigos  pela Educação e pelo bem de Taubaté.

Fiquei bastante feliz com a marca, ainda mais pela mesma ter sido conquistada espontaneamente. Digo isso porque não adiciono contatos, apenas aceito os pedidos de amizade, o que mostra que meu trabalho tem sido bem recebido pelos taubateanos. Por isso recebo a marca como um recarregar de baterias, energia nova para o dia a  dia do meu trabalho no legislativo.

Estejam certos que continuarei firme no meu compromisso com Taubaté, sempre primando pelo bem comum de todos os taubateanos, atenta na  fiscalização dos serviços públicos e contribuindo  com sugestões de  melhorias para a cidade. E não me esquecendo, é claro, de compartilhar todas as ações com vocês nas redes sociais.

Em tempo, a marca de 5 mil amigos  também estabelece o limite máximo de contatos permitidos para uma conta pessoal do Facebook. Logo, àqueles que me enviaram solicitações mas não foram aceitos nesses últimos dias, devido a tal regra do Facebook,  peço que cliquem no botão curtir da minha página oficial do Face(clique aqui para acessar). Clicando no botão curtir sempre que eu postar alguma novidade vocês serão automaticamente notificados. E diferente da página pessoal, a página oficial não estabelece limites de amizade, nela poderemos ser bem mais que 5 Mil pela educação ; )

Conto com a visita de todos!

Vale Educar! Acredite!

Abraços

Verª Profª Pollyana Gama

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Clipping: Profª Pollyana Gama na mídia

Jornal da Cidade
03/09/2011

PRESTAÇÃO DE CONTAS
Clique na imagem para ampliar

Voz do Vale
03/09/2011

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR

Clique na imagem para ampliar

Jornal da Cidade
04/09/2011

EDUCAÇÃO
Clique na imagem para ampliar

O Vale
04/09/2011

FISCALIZAÇÃO


Clique na imagem para ampliar



Voz do Vale
06/09/2011

EDUCAÇÃO
 

Clique na imagem para ampliar


Jornal da Cidade
06/09/2011

CEI DOS FANTOCHES

Clique na imagem para ampliar
 Voz do Vale
07/09/2011

ENSINO SUPERIOR
 
Clique na imagem para ampliar




sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Nota:Pollyana pede inclusão do exame de Ecocardiograma fetal pelo SUS


Símbolo da campanha de conscientização da cardiopatia Congênita

A vereadora Pollyana Gama apresentou moção de apelo ao Ministério Público pedindo a inclusão do exame de ecocardiograma fetal no tratamento pré-natal oferecido pelo SUS(Sistema Único de Saúde). O documento foi aprovado na sessão ordinária da Câmara na última quarta-feira, dia 31/08. 

O  ecocardiograma fetal é fundamental para o diagnóstico precoce da cardiopatia congênita, doença que acomete 5 em cada 100 bebês recém-nascidos no Brasil.

A vereadora Pollyana é autora da lei que instituiu 12 de junho como o Dia da Conscientização sobre a Cardiopatia Congênita no município. Este ano as ações de conscietização aconteceram no Taubaté Shopping e se estenderam por escolas da rede pública e postos de saúde da cidade. Saiba como foi a campanha, clique aqui.


Assessoria de Comunicação
Gabinete Verª Profª Pollyana Gama

No ar na Tv Câmara: Pollyana conta experiência da Comissão Processante no Fiscalização Pública



O programa Fiscalização Pública exibirá nesta sexta-feira, 2, às 9h, entrevista com a vereadora Pollyana Gama (PPS). A professora conversou com o jornalista Miguel Kater sobre projetos em andamento.

Pollyana contou como foi presidir uma Comissão Processante. “Foi uma experiência louvável. Foi algo novo, jamais imaginei que ia compor uma Comissão Processante. Ela exigiu muito empenho e estudo e me acrescentou muita coisa.”

Além disso, Pollyana falou ainda sobre o reajuste salarial dos professores, reunião com o secretário de Desenvolvimento, Emprego e Trabalho, Davi Zaia, denúncias ao Ministério Público sobre o Sedes (Sistema Educacional de Desenvolvimento Social) e a aproximação entre o PPS, partido que ela preside, e o Democratas(DEM).

A TV Câmara Taubaté pode ser sintonizada pelos canais 17 digital e 98 analógico da Net. Clique aqui para assistir online.


fonte: Assessoria de Imprensa CMT.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Taubaté: Professor tem aumento de 13%

Prezados(as) professores(as)

A Câmara Municipal de Taubaté aprovou nesta quarta-feira, dia 31/08,  projeto do executivo que prevê o aumento de 13% para os professores da rede pública do município. Todos os vereadores votaram a favor do projeto.

Mas, em tempo , fiz questão de fazer algumas ressalvas quanto às perdas salariais no salário dos professores. Já considerando os 8% que serão pagos pela prefeitura no final de setembro (os outros 5% serão pagos em março de 2012) , a categoria ainda conta com perdas salariais de 37,57%(ver tabela no final deste post).

Estejam certos de que continuarei reivindicando a reposição de todas as perdas salariais, bem como, o aumento salarial dos diretores e a reparação salarial dos professores de Educação Infantil que atualmente trabalham no regime de hora/relógio (60 minutos), mas, recebem pelo sistema de hora/aula de 50 minutos.

Compartilho abaixo dois vídeos. Neles vocês poderão conferir as minhas considerações sobre a revisão proposta, mais a minha justificativa de voto. Acho importante que todos os colegas assistam para tomar ciência das perdas salariais que a categoria ainda conta apesar da revisão salarial proposta pela prefeitura.

Obs: Compartilho também a matéria do jornal O Vale sobre o aumento.

Att

Verª Profª`Pollyana Gama





Professor tem aumento de 13%


TAUBATÉ

Em votação unânime, a Câmara de Taubaté aprovou ontem o aumento de 13% para os professores da rede municipal de ensino. O projeto de lei do Executivo, que seria avaliado em sessão extraordinária amanhã, entrou na pauta de última hora.

Segundo Carlos Rodrigues, diretor do Departamento de Educação de Taubaté, 1.800 professores serão beneficiados com o aumento em duas parcelas. A primeira, de 8%, será paga no dia 30 de setembro e a segunda, de 5%, em março de 2012.

"Foi um acordo democrático e que mostrou uma negociação amadurecida entre a Câmara, a prefeitura e a categoria", afirmou Rodrigues.

Além dos professores na ativa, os educadores aposentados também terão direito ao reajuste. Eles foram incluídos no projeto de lei por pressão dos vereadores.

"Depois que a prefeitura incluiu os aposentados, a votação transcorreu com tranquilidade, sem emendas e de forma bem rápida", afirmou o presidente da Câmara, Jeferson Campos (PV).

Vencimentos.

Segundo ele, os vereadores começarão a discutir outras reivindicações do magistério de Taubaté, como o plano de carreira e concurso para diretor.

"Mas não deixaremos de lutar pela reposição de todas as perdas no salário dos professores", disse Jeferson.

Com o reajuste de 13%, o salário dos professores em Taubaté saltará de R$ 1.664,28 para R$ 1.886,76. Entram nesta faixa salarial professores com nível universitário que cumprem jornada semanal de 20 horas, acrescidas de quatro horas de atividades.

Caso o professor faça jornada de 40 horas, o valor aumenta de R$ 3.328,56 para R$ 3.773,52. O novo salário começa a ser pago no fim do mês.


Fonte: Jornal O Vale
Leia a matéria no site do jornal. Clique aqui.


Abaixo Tabela com as perdas salariais dos professores de Taubaté

Perdas salariais dos professores de Taubaté

Alunos do Colégio Basic recebem vereadores pelo programa Câmara vai à Escola


Vereadores Jeferson e Pollyana na escola Basic

De microfone em mãos, o presidente da Câmara, Jeferson Campos (PV) e a vereadora Pollyana Gama (PPS) são lançados ao desafio de puxar o coro de mais de 50 alunos para cantar o hino de Taubaté. O pedido que fez os parlamentares soltarem a voz em nome da cidadania estava entre as perguntas formuladas pelos alunos, que prepararam questionamentos previamente para receber o programa Câmara vai à Escola.

No período da manhã de terça-feira, 30, o presidente falou com alunos do primeiro ao sexto ano do Ensino Fundamental, com idade entre 8 e 12 anos. À tarde, Jeferson Campos contou com a companhia da vereadora Pollyana para responder às perguntas dos estudantes das mesmas séries. Além de questionarem sobre a atuação dos vereadores e cobrarem a apresentação do hino da cidade, trataram de temas como incentivo à leitura, lixo e saúde.

“A Escola Legislativa rompe paradigmas ao envolver essa faixa etária. Geralmente se trata de política no ensino médio, mas a educação para o exercício da cidadania deve começar cedo”, considerou Jeferson Campos, que é professor.

Também professora, Pollyana disse aos alunos que se sentia “em casa” ao apresentar e esclarecer sobre o Legislativo na escola. Ela deixou uma mensagem de incentivo à carreira política. “Quem quer ser vereador?Posso garantir que dá para fazer muita coisa legal por muita gente. Basta querer e estudar bastante.”

O chefe da Escola Legislativa, Fábio Moutinho, ressaltou a atuação junto à faixa etária do ensino fundamental. “Trabalhando política com as crianças desde cedo há mais chance de que eles atinjam a idade adulta mais conscientes.”

Aluno do sexto ano, Edemilson Eugênio, considerou interessantes os esclarecimentos prestados pelos vereadores sobre a atuação da Câmara. “Eu já tinha ido à Câmara, mas para assistir a uma homenagem. Hoje pude saber mais sobre o trabalho dos vereadores.”

Interessados em participar do programa Câmara vai à Escola devem entrar em contato com a Escola Legislativa pelo telefone 3625-9521.

fonte: Assessoria de Imprensa da CMT