quarta-feira, 28 de março de 2012

A mulher no poder (*)


ELIANA CARDOSO - O Estado de S. Paulo

Sete anos valem milênios neste nosso século 21. Entre 2003 e 2010, a participação das mulheres em cargos de alto escalão cresceu 4,2 % no Brasil e impressionantes 30% na Noruega. Por lá essa participação anda agora em torno de 45%. Aleluia! A ala feminina vence obstáculos depois de séculos de submissão. As jovens americanas estão passando na frente dos rapazes: nas 150 maiores cidades dos EUA, as mulheres com menos de 30 anos ganham em média mais do que os homens da mesma idade. Reflexo do sucesso acadêmico. Em 2011, engenheiras na fronteira técnica e administradoras de empresas de TI entraram no elenco das "100 mulheres mais poderosas do mundo", que, tradicionalmente, listava apenas autoridades e ativistas.
Na Europa as mulheres agora representam 60% dos formandos nas universidades e entram no mercado de trabalho em igualdade de condições com os homens. Resta saber se subirão as escadas do sucesso junto com os colegas. Ou se, mal integradas nas redes masculinas que dominam organizações complexas, sumirão ao longo do caminho. De qualquer maneira, embora não seja possível determinar uma relação de causalidade, vale a pena observar que as empresas mais bem-sucedidas na Europa e nos EUA contam com maior número de mulheres em altas posições.
Nem tudo são rosas. O relatório do Banco Mundial Mulheres, Negócios e Direito (2011) mostra que, dos 141 países analisados, em 103 deles as mulheres ainda sofrem discriminação. Na média, as mulheres trabalham mais e ganham menos que os homens. Mas a média ilumina pouco. Esconde a diferença entre a sueca e a afegã. Divide a soma de uma parcela - que tem carreira igual à dos homens e ganha tanto quanto eles - com outra maior - que come o pão de cada dia em empregos de baixa produtividade e se esfalfa em tarefas organizadas em torno da necessidade de servir à família.
Considere o Índice de Oportunidade Econômica para Mulheres em 128 países, publicado pela revista The Economist e obtido a partir da combinação de informações sobre, por exemplo, o status legal da mulher e seu acesso a financiamento e educação. É imensa a distância entre os países onde as mulheres praticamente gozam de igualdade com os homens - como Suécia, Noruega e Finlândia - e aqueles onde a desigualdade entre os gêneros é extrema - como Irã, Chade e Sudão. O Brasil fica no meio do caminho.
No mundo diverso do século 21, Dilma Rousseff, Angela Merkel e Christine Lagarde dividem espaço com Obama, Sarkozy e Putin. Na política internacional, enquanto Lagarde bate o tambor pedindo aos europeus que ponham à disposição mais recursos para os países periféricos, Merkel proclama a necessidade de consolidação fiscal. São posições contraditórias apenas na aparência. Ambas acreditam que as duas coisas precisam ocorrer. Merkel representa a Europa do Norte e enfatiza o papel da disciplina fiscal, que sempre foi dogma no Fundo Monetário Internacional (FMI) de Lagarde, enquanto esta representa a Europa do Mediterrâneo, na busca de recursos para evitar o caos.
Será apenas simbólico o bom convívio entre elas? Não, diria Steven Pinker, psicólogo da Universidade Harvard. Ele acredita num mundo mais pacífico, desde que governado por mulheres. De fato? Duvido. Golda Meir, Indira Gandhi, Margaret Thatcher e rainhas inglesas de outras eras levaram seus países à guerra. Contudo é verdade que - ao contrário das regiões em que a violência vem diminuindo - as regiões onde a violência perdura são as que impõem barreiras para dificultar às mulheres o controle do próprio corpo e o acesso a posições de poder nas empresas e no governo.
Há quem acredite que, como líderes, as mulheres são menos hierárquicas do que os homens e mais capazes de estimular a participação dos subordinados. Nem sempre. A História presta testemunho do contrário. Para chegarem ao topo das organizações muitas adotam estilo masculino e contrariam expectativas de doçura. Ora, gente de sucesso combina o lado masculino e o feminino e abraça modos duros ou brandos conforme necessário. Estereótipos não servem à mulher nem ao homem.
Nossa presidente entrou em rota de colisão com Angela Merkel no evento que deveria marcar a comunhão de interesses entre Brasil e Alemanha. Nas relações com o Congresso prefere afirmar sua autoridade a evitar enfrentamentos. Estaria mais à vontade com o lado da pedra dura do que com o da água macia? A imprensa retrata-a como nossa dama de ferro. Ao mesmo tempo, acusa-a de ingenuidade ao tentar impor novos padrões à conduta dos políticos. Mas ao demitir ministros acusados de corrupção conquistou a mais alta popularidade desfrutada por um presidente brasileiro no seu primeiro ano de governo. Apesar do fraco desempenho da economia, a imprensa também a retrata como boa administradora - traço mais importante numa prefeitura do que na Presidência da República. Ainda é cedo para saber se, além de gerente, Dilma Rousseff tem os traços de personalidade comuns a presidentes de sucesso.
Em geral, um presidente bem-sucedido usa máscara política sem trair as próprias convicções. Convencido de que é líder de nascença, como Lula, intui o contexto no qual se acha inserido e fareja oportunidades. Combina informações numerosas e mutantes num modelo coerente, como FHC. Dotado de apetite voraz por contato social e de desejo quase compulsivo de se ver cercado de pessoas, como JK, consegue extrair de milhares de encontros sociais a percepção do que os outros desejam. Ao contrário de Jânio Quadros, goza de segurança emocional e não guarda ressentimentos. É capaz de empatia com o sofrimento alheio. Flexível quando as coisas vão mal. E, sabendo que precisa dos outros, evita o excesso de arrogância conferido pelo poder e pelos bajuladores.
*PH.D. EM ECONOMIA PELO MIT, É AUTORA DE MOSAICOS DA ECONOMIA (SARAIVA, 2010), SITE: WWW.ELIANACARDOSO.COM

terça-feira, 27 de março de 2012

Contas da Saúde de Taubaté
são reprovadas pelo Comus


Secretário de Saúde não responde a resultado negativo da pasta

As contas da Secretaria de Saúde de Taubaté relativas ao 4º trimestre de 2011 foram reprovadas pelo Conselho Municipal de Saúde (Comus) que apresentou parecer durante audiência pública na tarde desta terça-feira, 27, na Câmara Municipal.

O documento foi apresentado pelo presidente do Conselho, Edson Gatinho, fundamentado nos pagamentos irregulares empenhados pela Prefeitura à Home Care Medical, responsável pelo gerenciamento e distribuição de medicamentos na cidade entre os anos de 2003 e 2008.

A decisão referendou a denúncia apresentada em fevereiro pelos vereadores Pollyana Gama (PPS) e Rodrigo Luis Silva, o Digão (PSDB), que pediu abertura de nova Comissão Processante contra o Prefeito Roberto Peixoto (PMDB). O pedido foi reprovado pela Câmara.

“As irrefutáveis irregularidades comprovada por farta documentação levantada por nós evidenciaram os crimes contra a administração pública praticada pelo Prefeito. No entanto, ajuizamos uma ação popular contra ele denunciando à Justiça Federal os pagamentos irregulares”, disse Pollyana, que foi representada na audiência pelo chefe de gabinete, Benedito Machado.

O Secretário Municipal de Saúde, Pedro Henrique Silveira, se recusou a comentar o parecer do Comus. O chefe da pasta também não respondeu aos questionamentos do vereador Digão sobre a propalada reforma e ampliação do Pronto Socorro Municipal (PSM), prometida pela Prefeitura para ser entregue em fevereiro deste ano. As obras ainda não começaram.

Pedro Henrique atribuiu a responsabilidade pelas obras ao Secretário Municipal de Obras, Gerson Araújo. Para o vereador Digão, “este é o triste cenário da política em Taubaté, onde funcionários graduados se utilizam de um jogo de empurra para ludibriar a população sobre as falsas promessas do Prefeito”.

O Secretário Municipal de Saúde garantiu que enquanto não houver a fusão dos hospitais Universitário (HU) e Regional (HR), as obras do PSM não terão início. “Enquanto isso, a população fica cada vez mais prejudicada com o péssimo atendimento na área de urgência/emergência e também na área da atenção básica. Isto porque a Prefeitura não cumpre com a norma definida pela Portaria 399/GM do SUS, que determina ao município que a responsabilidade prioritária da saúde deve ser com a atenção básica”, disse Pollyana.

Um estudo realizado pela vereadora revela que as prioridades de investimento da Secretaria de Saúde estão na média e alta complexidade, onde os serviços são terceirizados por valores astronômicos. “Este parece ser o real motivo que levou a Prefeitura a não colaborar com o Governo do Estado para a instalação do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) em Taubaté, que absorveria grande parte da média e alta complexidade executada pelos terceirizados da Prefeitura. Certamente isso traria economia de recursos para o município. Por isto, não sobram verbas para serem aplicadas no PSM e nas melhorias necessárias na atenção básica”, afirmou Pollyana.

A vereadora avalia que os equívocos, as irregularidades administrativas e a má gestão da política de saúde de Taubaté, além de prejudicar diretamente a população, provoca desperdício de dinheiro público, numa afronta direta aos contribuintes que pagam seus impostos e ficam sem o devido retorno.

“Isto é o caos! Não podemos aceitar passivamente, a população de Taubaté merece respeito. Este modelo falido de administração pública que por décadas é aplicado em Taubaté, já se esgotou. Chegou a hora de dar um basta e renovar com um modelo de gestão pública moderno e eficiente, gerido por profissionais preparados para o exercício da gestão pública de resultados. Aí sim, daremos adeus ao caos”, concluiu a parlamentar.

Família é colocada em barraco de madeira em Taubaté

A vereadora Pollyana Gama (PPS) recebeu na manhã desta terça-feira, 27, uma família carente de Taubaté que acusa o Prefeito Roberto Peixoto de colocá-la para morar em um barraco de madeira na cidade.


Veja o vídeo:

quinta-feira, 22 de março de 2012

A fé: o encontro do homem com Deus


O Papa Bento XVI decidiu proclamar um “Ano da Fé”. Começará no dia 11/10/2012, no cinquentenário da abertura do Concílio Ecumênico Vaticano II e aniversário de vinte anos da publicação do catecismo da igreja católica, e terminará na Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo, no dia 24/10/2013.

Quero neste e em outros artigos refletir sobre a fé cristã. A fé é o encontro do homem com Deus. Por diversas vias o homem tem-se dirigido ao encontro de Deus. Se Deus, por sua vez, viesse em direção ao homem e este se fechasse totalmente às suas batidas suaves à porta de seu coração, nunca haveria um encontro. “Eis que estou em pé à tua porta e bato”! Se alguém ouvir a minha voz e me abrir a porta entrarei em sua casa e cearemos eu com ele e ele comigo”. (Ap 3,20)

O gesto de visita de Deus acontece sobretudo na Revelação cristã, onde ele se dá a conhecer como quem chama, interpela o homem. É a principal proposta de Deus no qual coloca diante de nós seus projeto, seu desígnio salvífico e nos convida a aceita-lo. De nossa parte a resposta é um devolver a Deus essa mesma “coisa”, isto é, o projeto dele agora assumido por nós em liberdade. Tal gesto se chama fé.

Fé é, portanto, responder afirmativamente à proposta feita por Deus a nós. Diz o catecismo da igreja católica: “Por sua Revelação, o Deus invisível, levado por seu grande amor, fala aos homens como a amigos, e com eles se entretém para os convidar à comunhão consigo e nela os receber. A resposta adequada a este convite é a fé” (n.142)

O mesmo catecismo nos diz: “A fé é primeiramente uma adesão pessoal do homem a Deus; é ao mesmo tempo, e inseparavelmente, o assentimento livre a toda a verdade que Deus revelou”. (n.150)

Estudo de Pollyana revela péssima
gestão fiscal da Prefeitura de Taubaté


Pollyana mostra parte do relatório sobre a gestão fiscal de Taubaté
A vereadora Pollyana Gama (PPS) apresentou na Sessão Ordinária, na Câmara Municipal, nesta quarta-feira, estudo que revela o comprometimento da gestão fiscal de Taubaté.


Foram meses de estudos e análises dos quadros de todas as pastas da Prefeitura. Os números foram confirmados pela pesquisa divulgada esta semana pelo Sistema Firjan.

Não há gestão fiscal na Prefeitura, nossas contas estão no vermelho e um dos principais motivos é o apadrinhamento político que resulta no cabide de empregos, ou seja, inúmeros cargos sendo ocupados por gente que não trabalha, e a total falta de planejamento.

“Este câncer que se instalou no Bom Conselho deixou a nossa cidade com capacidade de investimento de apenas 1,74%. Isso explica por que não vemos investimentos na cidade”, disse Pollyana.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Pollyana e Digão acionam Justiça Federal
para apurar pagamentos à Home Care


Os vereadores Pollyana Gama (PPS) e Rodrigo Luis Silva, o Digão (PSDB), impetraram na tarde desta segunda-feira, 19, ação civil pública na Justiça Federal de Taubaté para cobrar indenização ao município dos pagamentos de mais de R$ 1 milhão autorizados pela Prefeitura à empresa Home Care Medical, mesmo após o encerramento do contrato com o Município, no dia 12/12/2008.

A empresa foi responsável pelo fornecimento e gerenciamento de distribuição de medicamentos na cidade no período de 2003 a 2008. São réus no processo o Prefeito Roberto Peixoto e o Secretário Municipal de Saúde, Pedro Henrique Silveira.

Abaixo, o inteiro teor da ação popular:







Programa Cidades Sustentáveis
é apresentado em Taubaté

Iniciativa pretende envolver todos os pré-candidatos à Prefeitura de Taubaté

Oferecer ferramentas para as cidades brasileiras se desenvolverem de forma econômica e sustentável. É com esse objetivo que Taubaté recebe na próxima quarta-feira, 28, o “Programa Cidades Sustentáveis”, às 19h, no auditório do departamento de Engenharia da Unitau.

O evento apartidário é aberto ao público e aos pré-candidatos à Prefeitura de Taubaté nas eleições de 2012. A ideia é convidar os postulantes ao cargo de Prefeito a assumirem no próximo governo municipal a agenda completa de sustentabilidade urbana.

O programa é complementado por uma campanha para conscientizar o eleitor a escolher a sustentabilidade como critério nestas eleições. Outras informações podem ser obtidas com Fernanda Haskel nos telefones: 12.3022.2002 e 8204.1636 ou pelo email: fhaskel@optepelasustentabilidade.com.br.



terça-feira, 13 de março de 2012

Eleições Municipais 2012



Mulheres: uma história de dores, sonhos e conquistas (*)


A mulher realizou conquistas importantes nos últimos anos. Seu papel sofreu modificações profundas. Na verdade, as novas funções que passou a exercer sobrepuseram-se àquelas que já possuíam. À mãe, à dona-de-casa, à protetora da família somaram-se a trabalhadora, a profissional ocupada. As mulheres tem uma longa história de dores, sonhos e conquistas.

Como encontrar um ponto de equilíbrio emocional em meio a toda essa movimentação? Como desempenhar todas essas funções e administrar, ainda, a vida afetiva? O autoconhecimento é fator decisivo para equacionar essa questão.

Em meio a essas transformações conhecer-se, situar-se, identificar-se são instrumentos para ter uma vida feliz. Porque o reconhecimento da sua geometria emocional lhe permitirá reconhecer suas medidas e seus espaços.

Na busca da sua identidade é que está o que a mulher quer para si mesma, identidade esta que define os contornos da mulher que ela quer ser.Uma mulher mais integrada com sua essência.Conectar-se com sua essência como mulher,é onde estão muitas respostas sobre o sentido da sua vida.

Adolescente, adulta e mulher madura. Em todas as fases da vida a mulher encontra dificuldades, desafios e possibilidades que podem se traduzir, conforme ela os vivencia,em um grande crescimento interior para ela mesma e para os que a cercam.Pois a mulher não é apenas a geradora de vida no sentido literal da maternidade. É ela o elemento fundamental das transformações na sociedade.

Os meios de comunicação – especialmente a TV, vídeos, novelas, revistas, publicidade – muitas vezes e infelizmente degradam a mulher, apresentando-a como artigo de luxo, de prazer e disputa para o homem. A propaganda comercial geralmente faz do corpo da mulher a matéria-prima de uso e consumo descartável. É a coisificação da mulher. Essa atitude coisificante que se traduz numa relação de sujeito-objeto, está em contraste com a relação sujeito-sujeito, que deve existir entre os seres humanos.

Porém, a discriminação relativa ao seu sexo faz com que a mulher enfrente uma situação particular, que marca, de forma decisiva a identidade feminina. Percebe-se com o tempo um desvelar do universo feminino,que se liberta dos estereótipos e preconceitos.

Mulheres e homens poderão conviver de modo mais pleno à medida que eliminarem conjuntamente todas as formas de repressão, discriminação e violência presentes no trabalho, na escola, no lar, na legislação social e mais amplamente em toda a sociedade. É necessário o resgate da alteridade feminina. Infelizmente ainda existe desigualdades entre homem e mulher no exercício de direitos humanos fundamentais.

Segundo o Fundo de população das nações Unidas, não será possível combater a pobreza enquanto mulheres sofrerem discriminação, violência e abuso sexual e não tiveram os mesmos direitos políticos, sociais e econômicos que os homens. Entre esses direitos está o acesso à educação, à saúde, ao mercado de trabalho e ao patrimônio.

A mulher interage numa sociedade que muitas vezes a focaliza como submissa, que a mulher através dos tempos, demonstra gradativamente a sua busca pela independência e valorização feminina. Através de muita luta pela liberdade de escolha e expressão, a mulher passou a produzir sua própria vida.

Por mais idade que tenha, por mais cansada que esteja seu corpo, a mulher poderá ter sempre a menina dentro de si. A plenitude é feita de sentimentos de aceitação, alegria e surpresa com a vida. A mulher representa um valor particular como pessoa humana. Isto se refere a todas as mulheres e a cada uma delas, independentemente do contexto cultural em que cada uma se encontra e das suas características espirituais e corporais, como por exemplo, a idade, a instrução, a saúde, o trabalho etc.

Homem e mulher devem buscar valores mais consistentes e produtivos, como bondade, compaixão e amor. É dessa busca comum que o masculino e feminino ressurgem fortalecido e consistente. Masculino e feminino. Duas metades complementares, em perfeita sintonia e integração. Sonho dos homens e mulheres de boa vontade.

A dignidade da mulher está intimamente ligada com o amor que ela recebe pelo próprio fato da sua feminilidade e também com o amor que ela, por sua vez, doa. É a mulher demonstrando sua existência, sua vida; a mulher ser humano. Aquela que deixa transparecer em seu rosto a dor, o sorriso, a luta, o amor, a fragilidade, a força, a liberdade e a vitória. A mulher deve estar ancorada nas suas profundezas.

É preciso que seja devidamente reconhecida em todo o mundo a contribuição das mulheres no desenvolvimento da sociedade. Promover o autêntico desenvolvimento passa pela promoção da dignidade da mulher. Destacar o papel ativo da mulher no desenvolvimento social. Reconhecer seu papel na formação humana da juventude e nos sistema macroeconômico, seu apego aos valores humanos e morais que transmitem às novas gerações, a proteção da vida, sua atenção pela paz e solidariedade, o cuidado de sua família e filhos, seu sentido de interioridade.

Toda a sociedade se beneficiará da própria vocação, da ação e do gênio feminino”. Bem aventurada a mulher que,dia após dia,com pequenos gestos,com palavras e atenções que nascem do coração,traça sendas de esperança para humanidade” (M.Quoist).

A todas as mulheres, parabéns pelo Dia Internacional da Mulher!

* Professor José Pereira da Silva

sexta-feira, 9 de março de 2012

Pollyana recebe alunos do
ensino fundamental na Câmara


Encontro tem por objetivo despertar o interesse político nas crianças

Pollyana, em meio às crianças, concede entrevista à Band para falar
sobre o projeto de sua autoria "Escola vai à Câmara"
Vinte alunos do ensino fundamental da escola Jardim das Nações visitaram a Câmara Municipal de Taubaté na tarde desta sexta-feira, 9. O evento faz parte do programa “Escola vai à Câmara” da vereadora Pollyana Gama (PPS). A ideia do projeto é incentivar as crianças sobre a importância da educação política.

Durante o encontro, Pollyana respondeu a inúmeras curiosidades dos alunos desde a preparação para se eleger vereador até as principais funções do parlamentar e do prefeito municipal no exercício do mandato. “As crianças aprenderam que Câmara e Prefeitura são poderes distintos, cada qual com sua função. Enquanto os vereadores devem fazer leis e fiscalizar as ações do Executivo, a Prefeitura é responsável por promover o desenvolvimento da cidade”, destacou.

A visita foi acompanhada pela equipe da TV Band Vale que deverá exibir uma reportagem sobre o programa.

Pré-candidata à Prefeita de Taubaté pelo PPS,
Pollyana é entrevistada no Conexão Popular



Parlamentar explica entendimento do partido sobre
indicação para concorrer às eleições

Os jornalistas Miguel Kater e Luiz Carlos Batista entrevistam
a pré-candidata à Prefeita pelo PPS, Pollyana Gama
A vereadora Pollyana Gama (PPS), pré-candidata à Prefeita de Taubaté, foi entrevistada nesta sexta-feira, 9, no programa “Conexão Popular”, da TV Câmara, pelos jornalistas Miguel Kater e Luiz Carlos Batista. A sabatina faz parte de uma série produzida com os pré-candidatos à Prefeitura de Taubaté, citados recentemente na pesquisa O Vale/Mind.

O programa gravado será exibido ainda nesta sexta, 9, às 22h, nos canais 98 (analógico) e 17 (digital) da Net, e com reprises em diversos horários da programação da emissora legislativa. Pollyana expôs questões relevantes sobre o quadro administrativo municipal e comentou sobre o nascimento da pré-candidatura, em novembro de 2011.

“Acredito que consegui sintetizar os principais gargalos do município e ao mesmo tempo apontar caminhos que podemos trilhar, fundamentada em dados, números e estudos”, disse Pollyana.

Pollyana homenageia vice-prefeita Vera Saba
pelo "Dia Internacional da Mulher"


A vereadora Pollyana Gama (PPS) homenageou a vice-prefeita Vera Saba (PT) pelo
"Dia Internacional da Mulher" por observar nela a figura de uma mulher forte,
batalhadora, honesta, digna e comprometida com a causa pública.

Abaixo, discurso de Pollyana sobre Vera feito durante a Sessão Solene:

Boa noite, senhor presidente, nobres pares, telespectadores da TV Câmara, senhoras e senhores, mulheres aqui presentes e, em especial, nossas homenageadas e vice-prefeita Vera Saba e seus familiares.

Vera Saba se emociona durante exibição de vídeo sobre sua trajetória
Antes de iniciar nosso discurso sobre Vera, compartilho que algumas pessoas questionaram-se a respeito do porque da presente homenagem, motivadas pela questão partidária que nos coloca em siglas diferentes. A resposta? Temos nossos vínculos partidários, mas com eles caminha nossa sensibilidade e razão, discernimento suficiente para perceber que o ser humano e suas atitudes em prol do bem público devem ser enaltecidos, reconhecidos independentemente de qualquer agremiação. É preciso ser verdadeiro, verdadeira e por que não “Vera”?

A origem do nome Vera vem do Latim e significa verdadeira. As marcas de Vera no mundo são a disciplina, a praticidade, a lealdade, a confiabilidade, o gosto pelo trabalho, a solidez e a eficiência, características de nossa homenageada Vera Saba. Ao nos dirigirmos a ela como nossa vice-prefeita, podemos perceber que sua trajetória política foi estimulada desde cedo por sua mãe, que participava ativamente da Igreja Católica e dos Movimentos Sociais. Aos 15 anos foi inserida no grupo de jovens da Paróquia do Alto de São Pedro. Participou de grupos teatrais, movimentos ligados ao esporte, movimentos estudantis e, como trabalhadora bancária, do movimento sindical.

Diretora Executiva do Sindicato dos Bancários e Financiários de Taubaté e Região, em 2007 foi eleita a primeira mulher Presidente do Sindicato dos Bancários e reeleita em 2010 com 98% de aprovação. Vera Saba foi diretora da Federação dos Empregados em Empresas de Crédito de São Paulo e membro da Comissão de Saúde da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro.

Pollyana, Vera e Miguel Saba, e os filhos Yasmin e Nicolas
Além dos seus compromissos públicos, Vera arruma tempo para praticar atividades que cultiva desde criança: cantar, compor músicas e escrever poesias. Estudante de canto lírico, a mulher Vera Saba é polivalente, representa um pedaço de cada segmento social tão carente de pessoas preocupadas com o interesse coletivo. Por isso, essa homenagem se justifica porque é também extensiva às nossas mulheres donas-de-casa, profissionais, virtuosas, filhas, mães, avós, amigas, trabalhadoras, que enfrentam as dificuldades e até mesmo o preconceito com feminilidade própria de seu ser.

Mesmo ocupando um cargo de expectativa na Administração Municipal e politicamente rompida com o atual Governo desde o início do mandato, em 2009, a vice-prefeita Vera Saba não hesitou e foi aos bairros atender às demandas dos taubateanos. Durante o processo de cassação do mandato do Prefeito Municipal nesta Casa, a vice-prefeita, sempre atenta e atuante, se preparou para conduzir a Prefeitura, pois conhece os principais gargalos da cidade. No entanto, por questões políticas e, por que não, machista ou tradicionalista, apesar da luta incansável, foi impedida de assumir o mandato.

Vera participou e participa ativamente das manifestações de trabalhadores e, em 2011, nos apoiou em prol da revisão salarial de professores e servidores públicos municipais. Como todas as mulheres, Vera também enfrenta o conservadorismo que começou a tomar outro rumo no Brasil a partir de 1932. Foi durante o governo de Getúlio Vargas que nós, mulheres, depois de muitos anos de reivindicações, ganhamos força e conquistamos os direitos do voto e de se candidatar a cargo eletivo, passando a participar ativa e diretamente da vida política do país, com os mesmos direitos dos homens. A natureza feminina nos leva a priorizar e lutar pelo bem-estar social.

E, embora tenhamos sim muito a comemorar, militante do Partido dos Trabalhadores, Vera entende que há ainda muito a lutar. No mercado de trabalho, por exemplo, segundo o IBGE, as mulheres ainda ganham 28% a menos que os homens no exercício das mesmas funções, reforçando a desigualdade mesmo com todos os avanços do século 20.

Na política, apesar de elegermos a primeira mulher presidente do Brasil em 2010, a República conta hoje com 8,9% de mulheres no Congresso Nacional e 12% nas Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais. Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), as mulheres representam menos de UM DÉCIMO dos chefes dos executivos municipais do país. São cerca de 500 prefeitas eleitas em 2008 contra 407 eleitas em 2004: alta de 23%. Nas Câmaras Municipais, 6.510 mulheres foram eleitas vereadoras em 2008: 0,6% a mais que em 2004.

Num ranking de 188 países sobre a presença de mulheres na política, o Brasil ainda ocupa a 141ª posição. Vera, eu, Graça e Maria Tereza compomos esse cenário. Lembremos que o conceito a ser combatido não é a "diferença" entre homens e mulheres e sim a "desigualdade" que ainda persiste, fazendo com que muitas de nós não consigamos exercer nosso direito de ser. No entanto, a tendência é cada vez mais de incentivo para que ocupemos papéis de destaque e de comando no Brasil, o que demonstra um avanço na luta pela igualdade entre os sexos, fundamental para uma sociedade mais justa e democrática.

Em Taubaté, por exemplo, em janeiro deste ano uma mulher assumiu o comando do 5º Batalhão da Polícia Militar do Interior. A major Eliane Nikoluk, uma das homenageadas desta noite, entrou para a história da região por ser a primeira comandante do sexo feminino a assumir um batalhão da PM na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte.

Na esfera estadual, a Sabesp é presidida por Dilma Pena há pouco mais de um ano. Na federal, além da presidência da República, mais uma mulher acaba de assumir um cargo importante: a engenheira química Graça Foster é a nova presidente da Petrobras. Segundo a revista Exame, a indicação de Graça para a presidência da Petrobras foi vista pelo mercado como uma escolha que priorizava uma gestão menos política e mais técnica.

Pesquisas e jornais revelam que as habilidades femininas começam a ser percebidas no mercado de trabalho e, cada vez mais, passam a integrar o perfil desejado nos cargos estratégicos das organizações que estão convencidas de que tais habilidades são praticadas exaustivamente no dia-a-dia pelo fato de já possuírem naturalmente os atributos essenciais para comandar uma família, uma equipe ou até mesmo uma nação.

Dentro deste conceito da mulher do século 21, entendemos que a vice-prefeita de Taubaté Vera Saba foi escolhida para ser nossa homenageada por virmos nela o espírito de uma mulher guerreira e polivalente. Da história de vida pessoal à história de sua vida política, Vera demonstra equilíbrio, sensatez, honestidade, transparência, competência e, mais que isso, carinho e amor pelas pessoas e pelo que faz. Valores que são caros a uma mulher que dedica sua vida em prol do bem comum.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Atenção professores que não fizeram a inscrição!


Pollyana é homenageada na semana
da mulher pela atuação parlamentar


Pollyana recebe flores durante homenagem
na Igreja Sonho de Deus

A vereadora Pollyana Gama (PPS) foi homenageada pelo “Dia Internacional da Mulher”, na noite desta quarta-feira, 7, na Igreja Evangélica Sonho de Deus, no prédio da antiga Actasa, em Taubaté. Outras seis mulheres de diversos segmentos da cidade também receberam a homenagem.

A parlamentar foi convidada pelos dirigentes da Igreja por sua conduta na Câmara Municipal, marcada pela transparência, dignidade e principalmente combate à corrupção. Em 2011, Pollyana foi presidente da Comissão Processante que pediu a cassação do mandato do Prefeito Roberto Peixoto.

Pollyana e apóstola Leila se abraçam após homenagem
“A atuação parlamentar da Pollyana deve servir de exemplo para muitos vereadores, pelo que nós acompanhamos. Na Câmara Municipal, ela faz ecoar o som da dignidade, do respeito pelas pessoas, da transparência e principalmente da ética e sensibilidade. São valores que precisam ser ressaltados”, disse a apóstola Leila Ladeira Miranda.

Pollyana avalia que a homenagem recebida é extensiva a todas as mulheres taubateanas. “Eu divido essa lembrança com todas as mães, filhas, trabalhadoras e aposentadas de nossa cidade. Tenho consciência que cumpro o meu papel de representante da população na Câmara Municipal com dignidade e respeito pelas pessoas”, lembrou a vereadora.

Leandro Patto, Pollyana, Cristiano e Leila Ladeira Miranda,
o músico Rafinha e a cantora Helen, após a homenagem
Na noite desta quinta-feira, 8, Pollyana vai homenagear a vice-prefeita de Taubaté, Vera Saba, em Sessão Solene na Câmara Municipal, pelo “Dia Internacional da Mulher”.

O evento começa às 20h e terá como orador o vereador Mário Ortiz (PSD).

quarta-feira, 7 de março de 2012

Novo estudo de Pollyana revela defasagem
de 66% nos salários dos professores


Parlamentar exige ainda aplicação da revisão salarial
dos demais servidores públicos da Prefeitura

A vereadora Pollyana Gama (PPS) apresentou novo estudo nesta terça-feira, 6, que revela perda de 66,35% nos salários dos professores da rede municipal de ensino de Taubaté. A Prefeitura descumpriu a revisão prevista pela lei do Piso Salarial Nacional para os profissionais do magistério público da educação básica (Lei 11.738 de 16 de julho de 2008) nos anos de 2009, 2010 e 2012.

Pollyana analisa estudo sobre estouro na folha
de pagamento da Prefeitura de Taubaté
A revisão geral anual sobre a remuneração dos servidores públicos está prevista no artigo 37 inciso X da Constituição da República. No caso de Taubaté, a correção deve ser aplicada no mês de maio. Em razão das eleições municipais, neste ano a revisão deverá estar sancionada até o dia 6 de abril, ou seja, 180 dias antes do pleito eleitoral.

A parlamentar cobra ainda o reajuste mínimo de 6% nos salários dos demais servidores da Prefeitura, previsto pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) para o mês de abril. A legislação brasileira estabelece critérios diferenciados para a revisão dos professores e dos demais servidores públicos.

Para os professores, a regra da revisão determina que a atualização seja calculada utilizando-se o mesmo percentual de crescimento do valor anual mínimo por aluno, referente aos anos iniciais do ensino fundamental urbano (Lei 11.494 de 20 de junho de 2007), que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

“Os professores ficaram de fora do aumento de 40% concedido ao funcionalismo em abril de 2011. Na ocasião, apresentei uma emenda estendendo o reajuste aos docentes, que foi vetada pelo Prefeito que, em setembro de 2011, concedeu 13% dividido em duas parcelas: uma de 8% em setembro do ano passado e 5% a partir de março deste ano. Desta forma elaboramos um estudo demonstrando a defasagem salarial tendo em vista a não aplicação da Lei do Piso nacional”, disse Pollyana.

O requerimento da vereadora Pollyana Gama será lido na Sessão Ordinária desta quarta-feira, 7, na Câmara Municipal de Taubaté.

Abaixo, o quadro que resume a defasagem salarial dos professores:

ANO
%
REVISÂO
CONCEDIDA
%
REVISÃO
CONCEDIDA
ACUMULADA
%
REVISÃO
DEVIDA
REVISÃO
DEVIDA
ACUMULADA
%
NEGATIVO/
POSITIVO
OBS

2008 - fev
XX
XX
XX
XX
XX
EST.MAGIST.
2008 – abr
4,29
1,0429
5,90
1,0590
-1,54%
INPC - abril
2009
ZERO
1,0429
8,37
1,1476
-10,03
LEI DO PISO
2010
ZERO
1,0429
24,67
1,4307
-37,18
LEI DO PISO
2011 - set
13,00
1,1785
13,03
1,6171
-37,22
LEI DO PISO
2012
ZERO
1,1785
21,24
1,9605
-66,35
LEI DO PISO


domingo, 4 de março de 2012

Cresce o índice de acidentes em ruas de Taubaté

A reportagem sobre o índice de acidentes em algumas das principais vias de Taubaté, publicada na edição deste domingo (04/03/2012) do jornal "O Vale", confirma o que venho defendendo na Câmara Municipal há muito tempo: o replanejamento viário de Taubaté.

Enquanto não houver um estudo para apontar uma solução para este gargalo e recursos para executar obras viárias de grande porte, não iremos chegar a lugar nenhum. Pelo contrário. A tendência é de trânsito cada vez mais congestionado e por consequência os acidentes continuarão crescendo, infelizmente.

Não adianta ficar alterando mão de direção nas ruas da cidade. Isso não resolve, pelo contrário... traz mais dor de cabeça para quem dirige neste sistema viário arcaico de Taubaté. Isso sem contar as ruas que estão literalmente afundando. Sabemos que nesta administração nada será resolvido, mas para as próximas podemos ampliar este debate.

Leia a reportagem abaixo: