quarta-feira, 30 de maio de 2012

Vereadora Pollyana adere à campanha
“Vale pela Paz” do jornal O Vale


Parlamentar integra lista de entidades, empresas e
pessoas que clamam pelo fim da violência

A vereadora Pollyana Gama (PPS) aderiu à campanha “Vale pela Paz” promovida pelo jornal “O Vale” que pretende sensibilizar as autoridades da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte a fim de reduzir o alto índice de criminalidade.

A campanha teve início na última semana e foi aderida por inúmeras empresas e pessoas de diversos segmentos representativos. Na edição desta quarta-feira, 30, foi a vez de Pollyana estender a mão direita pedindo “basta para a violência”.

“Temos que aplaudir a iniciativa do jornal que, além de informar, tem o papel importante de formar opinião e incentivar as pessoas a praticar o bem comum. Por isso aceitamos fazer parte desta campanha”, disse.



terça-feira, 29 de maio de 2012

Emissoras de TV voltam a exibir propaganda
partidária do PPS com Pollyana Gama


Vereadora reforça a importância da lei Ficha Limpa;
programa vai ao ar a partir do início de junho

As emissoras de TV do Vale do Paraíba voltam a transmitir a partir desta sexta-feira, 1º de junho, propaganda partidária do PPS com a vereadora Pollyana Gama, presidente do partido em Taubaté, em cumprimento à lei federal 9096/95.

As inserções estão programadas para serem veiculadas nos dias 1, 4, 6 e 8 de junho, durante a grade comercial das TV´s Vanguarda, Band, Record, Novo Tempo, Canção Nova e Aparecida. Cada emissora tem a liberdade para determinar o horário da exibição.

No texto, Pollyana reforça a importância da lei Ficha Limpa e convida o cidadão a participar da vida política da cidade para aprender a escolher o seu candidato corretamente.

Um projeto da parlamentar que estende a lei para funcionários comissionados e prestadores de serviços da Prefeitura, Câmara e autarquias municipais, tramita na Câmara Municipal. Os 14 vereadores subscreveram o projeto de Pollyana.

Abaixo, o texto falado pela vereadora, presidente do PPS de Taubaté, no horário político:

 “Todo o mundo sabe que na política existe muito político ladrão, mas quantos de nós agimos para acabar com eles?

Hoje em dia, descobrir a ficha de um político não é difícil para ninguém. O desafio, agora, é escolher os mais capacitados e comprometidos com o bem comum e com o ser humano.

O PPS quer escrever com você essa nova história. Venha para o PPS!”

Veja o vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=d4x8lPl7-i8

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Pollyana cobra manutenção nas
praças esportivas de Taubaté


Parlamentar quer melhorias nos campos de futebol da cidade;
vereadora diz que interdisciplinaridade deve ser priorizada

A vereadora Pollyana Gama (PPS) cobra investimentos da Prefeitura nas praças esportivas de Taubaté que, aos finais de semana, recebem os clubes amadores para os torneios locais.

Recentemente, a parlamentar se reuniu com os dirigentes dos clubes para discutir as principais necessidades e ficou constatado que os campos de futebol e o custeio da arbitragem são os gargalos.

“O esporte amador exerce um papel preponderante de interatividade sócio-esportiva e os campos de futebol da várzea, por exemplo, ficam lotados por um público cativo que prestigia e participa ativamente das atividades”, justifica Pollyana.

Para a vereadora, ao planejar a política de esporte a principal diretriz que um dirigente municipal deve ter em mente é que ela contemple os princípios da livre escolha e da participação espontânea, com incentivo à criatividade e busca de ocupação prazeirosa do tempo disponível.

“Estas atividades devem ser tratadas sob uma ótica interdisciplinar, atendendo todas as manifestações culturais do esporte: físico-esportistas, intelectuais, sociais e turísticas”, disse.

Por outro lado, em resposta ao requerimento da vereadora Pollyana Gama, a Prefeitura garante que realiza ações que valorizam o esporte amador da cidade.

Abaixo, requerimento encaminhado ao Prefeito e a resposta recebida:



sexta-feira, 25 de maio de 2012

Gerente do Hotel Mazzaropi é
o mais novo Cidadão Taubateano


O gaúcho Arthur Ribeiro recebeu o título após
20 anos de dedicação e amor por Taubaté

O gerente do Hotel Fazenda Mazzaropi, Jorge Arthur Girelli Ribeiro, foi agraciado na noite desta quinta-feira, 24, com o título de “Cidadão Taubateano”, entregue pela vereadora Pollyana Gama (PPS), autora do decreto legislativo, em solenidade na sede do Museu Mazzaropi, no bairro dos Remédios.

Arthurzinho (filho), Silvia (esposa), Pollyana e seu Arthur, o homenageado
O decreto aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal em 2011 homenageia o gaúcho de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, que adotou a cidade há 20 anos e se tornou um dos responsáveis pela preservação da história do cineasta Amácio Mazzaropi. Familiares do homenageado vieram do Sul do país para acompanhar a Sessão Solene.

A TV Câmara Taubaté - canais 17 (digital) e 98 (analógico) da Net - exibe a Sessão nos dias 02 (sábado) e 03 (domingo) às 12h.

Abaixo, confira a íntegra do discurso da vereadora Pollyana Gama:

Arthur Ribeiro lembra dos amigos que fez em Taubaté durante homenagem
A noite de hoje é singular para o povo taubateano. Não seria nenhum exagero afirmar que trata-se de uma noite geológica, porque resguarda e nos remete àquilo que temos de mais precioso: a nossa própria história, escrita na linha do tempo por artistas e personagens que, em alguns casos, adotaram Taubaté por perceber nela uma cidade promissora e com riquezas a serem exploradas e oferecidas pelo o mundo a fora.

Um desses artistas a quem nos referimos foi um dos propulsores do cinema brasileiro e que, no último mês de abril, completaria 100 anos se estivesse vivo. Estamos falando de Amácio Mazzaropi, um taubateano que permanece vivo... vivo em nossas memórias por suas obras inestimáveis retratadas por meio de personagens históricos a quem ele deu vida eterna. Mas... a memória só é possível ser resgatada quando a história é perenizada por pessoas sensíveis e visionárias que se dedicam à esta causa. Preservar a memória é cultivar as nossas raízes, os nossos valores, é conhecer as nossas referências.

Seu Arthur recebe o diploma de "Cidadão Taubateano" das mãos
da vereadora Pollyana Gama, autora do decreto legislativo
É por isso que hoje estamos reunidos aqui para esta solenidade que se justifica não apenas por essas razões, mas pelo amor, pelo carinho, pelo esforço, pelo conhecimento e, acima de tudo, pelo comprometimento demonstrado por este gaúcho de Passo Fundo e taubateano de coração, Jorge Arthur Girelli Ribeiro, que adotou Taubaté e sua cultura há exatamente 20 anos e se tornou referência nacional na preservação das obras de nosso cineasta Amácio Mazzaropi.

Seu Arthur, como é carinhosamente chamado, soube aliar o conhecimento técnico obtido por meio de um extenso currículo profissional nas áreas de gestão e implantação hoteleira à valorização da marca e ao empreendedorismo, e aplicou essa bagagem em benefício do desenvolvimento turístico e cultural de Taubaté nas duas últimas décadas. O resultado de tudo isso é o que podemos observar neste Hotel Fazenda, que um dia pertenceu à Mazzaropi – não com a mesma infraestrutura - e que hoje é administrado e preservado por esta família promissora.

Pollyana recebe flores das mãos de Silvia,
esposa do homenageado da noite
Em 1997, há 15 anos, portanto, o trabalho de seu Arthur foi reconhecido pela Câmara Municipal de São Paulo, devido à sua importância e repercussão. Naquele ano, foi agraciado com “voto de júbilo e congratulações” por resgatar a memória e obra do maior comediante do cinema brasileiro e incentivar as novas gerações a conhecer um dos parâmetros da produção cinematográfica por meio do “Programa Escola”, dirigido a alunos de 1º e 2º graus.

Seu compromisso e envolvimento com nossa cidade é grande e inegável. Seus colaboradores, aqueles do convívio diário na manutenção deste Hotel, representam apenas uma parte das famílias que ele protege. Este empenho e dedicação de Jorge Arthur Girelli Ribeiro fizeram com que o Hotel Fazenda Mazzaropi fosse eleito pela revista “Viagem e Turismo”, da editora Abril, em 2011, pelo quarto ano consecutivo, o melhor hotel fazenda do Brasil, elevando o nome de Taubaté, sem esquecer os outros prêmios que a empresa conquistou no decorrer do tempo.

Esse é um breve relato dessa longa trajetória de vida, amor e carinho por Taubaté, sua história, seus personagens, sua gente. Aos poucos, nestes 20 anos, seu Arthur adotou a cidade como sua, onde se transformou em cidadão respeitado por viver aqui literalmente com alma e coração.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

PPS e PSD reúnem 400 pessoas
para reunião em hotel de Taubaté


Evento reuniu militantes, simpatizantes, amigos e
pré-candidatos a vereador e à Prefeitura

Público lota evento no Gran Continental Hotel
O PPS (Partido Popular Socialista) e o PSD (Partido Social Democrático) de Taubaté reuniram na noite desta quarta-feira, 23, cerca de 400 pessoas no Gran Continental Hotel, no Jardim das Nações, para o evento sobre “Plano de Governo Participativo”, envolvendo pessoas para uma cidade protetora.

Participaram militantes, simpatizantes, amigos e pré-candidatos a vereador das siglas, além dos pré-candidatos à Prefeitura, os vereadores Pollyana Gama (PPS) e Mário Ortiz (PSD). A palestra sobre o tema foi ministrada pela aluna do último ano do curso de Gestão de Políticas Públicas da USP (Universidade de São Paulo), Loreny Roberto, e pelo professor-doutor Alacir Arruda, sociólogo, cientista político e avaliador institucional do MEC/INEP.

Loreny Roberto, formanda do curso de Gestão de Políticas Públicas da USP
fala sobre Plano de Governo Participativo aos participantes do encontro
A ideia do encontro foi mostrar a necessidade e a importância de se construir e formatar um Plano de Governo Municipal focado na efetiva participação popular somada ao planejamento científico, que nas palavras de Loreny Roberto é a ferramenta indispensável na gestão pública moderna. “Isso possibilita o cumprimento das metas elaboradas para o alcance do interesse público com Eficiência, Responsabilidade e Empreendedorismo”, destacou.

Alacir Arruda ressaltou que qualquer postulante ao Executivo que esteja disposto a assumir o conceito da gestão pública moderna deve realizar ações que promovam a superação do estágio de democracia representativa para a participativa. “É preciso muita coragem para assumir esta postura e pela primeira vez estamos verificando esta predisposição em Taubaté e talvez na Região Metropolitana do Vale do Paraíba. Construir um Plano de Governo com a sociedade ainda não é uma prática comum”, afirmou durante a palestra.

Pollyana Gama e Mário Ortiz conversam com o público
O vereador Mário Ortiz enfatizou que a velha e ultrapassada administração pública se utilizava do critério do “fazimento”. “Hoje em dia é impossível se pensar em gestão pública moderna sem planejamento. Essa é a palavra de ordem do momento. Envolvendo as pessoas e a sociedade para juntos planejarmos o que pretendemos para o futuro”.

A vereadora Pollyana Gama encerrou o evento concluindo que todos sabem dos problemas enfrentados pela cidade, porém, é preciso ir além. “É preciso saber como fazer e isso só é possível quando unimos responsabilidade pública e profissionalismo”. A parlamentar agradeceu a presença de todos apresentando as fotos dos participantes no telão. 

Os vereadores Pollyana Gama (PPS) e Mário Ortiz (PSD)
Público acompanha atentamente a palestra do professor Dr Alacir Arruda
Ao final, Pollyana é abraçada por uma das participantes do evento

sexta-feira, 18 de maio de 2012

PPS e PSD promovem novo encontro
entre pré-candidatos e simpatizantes


Nova reunião está marcada para a próxima quarta-feira em um hotel de Taubaté

O PPS (Partido Popular Socialista) e o PSD (Partido Social Democrático) promovem na próxima quarta-feira, 23, às 19h, o segundo encontro entre os pré-candidatos a vereador e simpatizantes das siglas no Gran Continental Hotel, na avenida Dr Emilio Winther, 1390, no Jardim das Nações.

A ideia do evento é discutir os conceitos para a elaboração de um Plano de Governo Participativo. Para isso, estarão presentes o professor-doutor Alacir Arruda, sociólogo, cientista político e avaliador institucional do MEC/INEP e a estudante do último ano do curso de Gestão Pública da USP (Universidade de São Paulo), Loreny Roberto, estagiária do PPS de Taubaté.

Durante o encontro, os participantes poderão interagir com os palestrantes e tirar dúvidas sobre o processo de construção do Plano de Governo Municipal. “Nosso objetivo é envolver a comunidade em nosso projeto que já está em andamento por que entendemos ser necessária a participação das pessoas. Somente assim poderemos construir uma cidade promissora, democrática e protetora”, destacou a vereadora Pollyana Gama, presidente do Diretório Municipal do PPS e pré-candidata à Prefeita.

O encontro reforça a proximidade entre os dois partidos para as eleições municipais de 2012. Após o evento, haverá um coquetel para cerca de 300 pessoas. Todos estão convidados! Compareça e convide a família e os amigos.

Abaixo o convite aberto à toda a população:

Pollyana defende severidade na gestão
fiscal e moralidade na Prefeitura

Pré-candidata pelo PPS participou de sabatina com pré-candidatos
à Prefeitura de Taubaté na TV Band

A vereadora Pollyana Gama (PPS), pré-candidata à Prefeita de Taubaté, defende severidade na gestão fiscal do município para recuperar o crédito e possibilitar investimentos nas áreas da saúde, segurança pública, trânsito, educação e outros setores da Prefeitura.

A parlamentar foi entrevistada na noite desta quinta-feira, 17, pelo jornalista Cláudio Nicolini, na bancada do jornal Band Cidade 2ª Edição, que nesta semana promove sabatina com os pré-candidatos à Prefeitura de Taubaté.

Pollyana entende que a moralização da máquina pública é fundamental para equilibrar as contas da Prefeitura. “Se não existir o equilíbrio, o próximo administrador não terá condições de investir na saúde, na segurança, no trânsito, na mobilidade urbana ou em qualquer outro setor. Taubaté tem orçamento de 637 milhões, onde mais da metade é gasto com o cabide de emprego. Se fosse gasto com o funcionário concursado de carreira e que realmente trabalha nós até entenderíamos. Por isso o problema só aumenta”, destacou.

A pré-candidata à Prefeita acredita que o profissionalismo aliado à sensibilidade das causas humanas é uma das necessidades para aplicar as políticas públicas de qualidade. “Quando a gente leva o filho no médico, nós sabemos que ele está com tosse ou com febre e o que esperamos é um diagnóstico da causa deste problema para buscarmos a solução. É disso que a cidade precisa”, afirmou.

Plano Diretor – Questionada pelo jornalista Cláudio Nicolini sobre as mudanças no Plano Diretor de Taubaté, em discussão na Câmara Municipal, e a possibilidade de ampliação da mancha urbana para a região Sul, Pollyana foi enfática: “nós precisamos deixar as regras bem claras, o que significa discutir com a sociedade”.

A pré-candidata disse que não tem cabimento um novo projeto que altera em mais da metade o Plano Diretor que foi discutido por sete anos. “Isso é resultado da falta de planejamento por que as audiências públicas de forma técnica para se discutir o Plano Diretor não foram feitas anteriormente. Nós temos que crescer com sustentabilidade, com respeito ao patrimônio histórico da cidade e também ao desenvolvimento”, ressaltou Pollyana.

Pré-candidatura – Pollyana afirmou que a pré-candidatura é fruto da indignação da população com os desmandos na Administração Pública. “Tudo isso tem nos mostrado que é preciso mudar. Os oito anos que tenho como vereadora somados à minha experiência como estudante, professora e diretora de escola pública, faz com que a gente perceba que é possível fazer diferente sim, mas para isso é preciso aliar questões que são fundamentais para uma gestão moderna e eficiente: sensibilidade com as pessoas, com o Poder Público; entender que está lá para servir pessoas e não para se servir delas e profissionalismo”.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Fiscalização nas obras do antigo DEC
é destaque no jornal "O Vale"

Jornal "O Vale" repercute fiscalização da vereadora Pollyana Gama nas obras de reforma do prédio do antigo DEC (Departamento de Educação e Cultura) onde as obras do Mestre Justino, tombadas como patrimônio histórico do município, não foram protegidas


quarta-feira, 16 de maio de 2012

Pollyana, pré-candidata à Prefeita,
é entrevistada na TV Band

Vereadora participa de sabatina de aproximadamente 7 minutos
para discutir os gargalos de Taubaté

A vereadora Pollyana Gama (PPS), pré-candidata à Prefeita de Taubaté, será entrevistada pelo jornalista Cláudio Nicolini, nesta quinta-feira, 17, na bancada do jornal Band Cidade 2ª Edição, que vai ao ar de segunda a sábado, às 18h50.

Pollyana durante discurso na Tribuna da Câmara Municipal
Serão aproximadamente 7 minutos de entrevista onde a pré-candidata responderá a perguntas do apresentador sobre a motivação da candidatura e os principais gargalos da cidade. A ideia é apresentar aos eleitores quem deverá disputar as eleições 2012.

A ordem das entrevistas foi feita por meio de sorteio entre os representantes de todos os pré-candidatos à Prefeito convidados pela TV Band, na noite de segunda-feira, 7.

Pollyana foi indicada pré-candidata à Prefeita de Taubaté pelo PPS em dezembro de 2011. O partido entende que a vereadora, presidente do Diretório Municipal, reúne condições para concorrer ao cargo por ter demonstrado seriedade e sensibilidade ao longo dos dois mandatos. Mais de 90% das propostas parlamentares foram cumpridas.

TV Cidade – Também nesta quinta-feira, um pouco mais cedo, às 18h, a TV Cidade, canal 99 da Net, transmite uma entrevista com a vereadora e pré-candidata à Prefeita Pollyana Gama. A parlamentar participa do programa do jornalista Rogério Naressi, onde comenta sobre diversos assuntos.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Pollyana cobra cancelamento do
concurso para professor em Taubaté

Vereadora se reúne com candidatos e lança frente para exigir anulação;
concorrentes acionam Ministério Público Estadual

A vereadora Pollyana Gama (PPS), presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal de Taubaté, cobra da Prefeitura a anulação do concurso público para professores da Rede Municipal de Ensino, realizado pelo Instituto Qualicon, no último domingo.

Em reunião com Pollyana, professoras decidem criar movimento
"Cancela Prefeito" para cobrar a anulação do concurso público

A empresa foi contratada pela Administração Municipal para realizar o certame que pretende preencher 224 vagas entre professor de educação infantil substituto; substituto I; substituto III nas disciplinas de artes, língua portuguesa, matemática, ciências, história, geografia, língua portuguesa, ensino religioso e educação física, além de professor III substituto de educação especial e artes.

Nesta quarta-feira, 9, em reunião da vereadora com candidatos que fizeram a prova, os professores decidiram criar o movimento denominado “Cancela Prefeito” que pretende promover protestos para exigir do Executivo a anulação do certame. “As inúmeras reclamações estão fundamentadas e entendemos que o Prefeito precisa tomar atitude: cancelar o concurso e devolver o dinheiro ou então convocar uma empresa conceituada”, afirmou Pollyana.

Os professores afirmam que os principais erros do concurso foram a falta de lacre nas folhas de resposta; ausência de fiscalização no interior das salas de aula no decorrer da prova, o que possibilitou a troca de informações; erros de português; questões mal formuladas; questões que não continham resposta correta; o penúltimo candidato era liberado antes do último concluir a prova, conforme estabelece edital.

De acordo com o edital, o prazo para interpor recurso encerra nesta quinta-feira, 10, dois dias úteis após a publicação do gabarito. Os professores ainda devem ingressar com uma ação no Ministério Público para reforçar o pedido de cancelamento.

Na última segunda-feira, 7, a vereadora Pollyana produziu um requerimento cobrando explicações oficiais da Prefeitura sobre os problemas.

terça-feira, 8 de maio de 2012

Diálogo Inter-Religioso 2012 vai
tratar dos valores da família


Temática foi definida em reunião da vereadora Pollyana Gama (PPS)
com representantes das Igrejas de Taubaté

A Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal de Taubaté definiu nesta segunda-feira, 7, o tema para a Sessão Solene do “Dia Municipal do Diálogo Inter-Religioso”, no próximo dia 14 de junho, às 19h, na sede do Legislativo. Em reunião com representantes da Igreja Presbiteriana, do Conselho de Pastores, do Movimento Espírita, da Igreja Católica, do Candomblé e da Umbanda, a temática escolhida foi “A Contribuição da Família para a Preservação dos Valores Familiares”.

Pollyana, ao fundo, discute tema da Sessão Solene com representantes
das Igrejas de Taubaté para o "Dia Municipal do Diálogo Inter-Religioso"
A data comemorativa é fruto do decreto legislativo número 334/2010 de autoria da vereadora Pollyana Gama (PPS), presidente da Comissão de Educação e Cultura. A ideia é estimular o exercício do respeito e da tolerância entre as pessoas de diferentes convicções religiosas, fundamentada no artigo 5º da Constituição Brasileira que prevê a “inviolabilidade a liberdade de consciência e de crença”, inclusive assegurando o direito dos cultos e proteção aos locais onde ocorrem as reuniões e suas liturgias.

Todas as entidades religiosas foram convidadas para participar do encontro que terá a participação do coral “Vozes de Taubaté”. “Eles devem cantar alguma música que trata dos valores da família. Um dos objetivos do evento não é o de converter ninguém e sim mostrar as diferentes culturas e suas origens”, disse Pollyana. Durante a Sessão Solene, cada representante terá 5 minutos para falar sobre o tema proposto para o evento deste ano.

“Queremos que cada religião exponha a sua contribuição para a preservação da família porque, infelizmente, a sociedade moderna não é mais apegada aos princípios familiares como os nossos pais e avós eram. Esse é um dos papeis da Igreja. Hoje em dia os valores estão modificados.”, completou a vereadora.

Os representantes das Igrejas foram divididos em Pentecostais/Neopentencostais; Tradicionais; Católicos; Espiritismo; Candomblé; Umbanda; Mórmons; Judeus; Muçulmanos e Budistas. As apresentações no dia da Sessão Solene serão feitas por ordem alfabética, de acordo com o nome de cada religião.

ATENÇÃO PROFESSORES QUE PRESTARAM
CONCURSO NO DIA 06/05/2012

Independentemente de qualquer ação que possamos mover para resolver o impasse do concurso deste domingo, conforme relatado por inúmeros colegas, todos aqueles que não concordaram com a prova devem impetrar um recurso em caráter de urgência, até hoje, pois é um direito garantido pelo edital. Espero que vocês tenham conseguido testemunhas do fato ocorrido, pois irá reforçar muito seus argumentos elencados no recurso. Independentemente das testemunhas, entre com o recurso, seguindo religiosamente a regra disposta no inciso X abaixo:

X – DOS RECURSOS

10.1. Será admitido recurso quanto à divulgação da Lista de Portadores de Necessidades Especiais, aplicação das Provas Objetivas, divulgação dos Gabaritos, e publicação do Resultado Provisório, inclusive dos desempates;
10.2. Os recursos poderão ser interpostos no prazo máximo de:
a) 2 (dois) dias úteis, a contar da data de divulgação da listagem de candidatos portadores de necessidades especiais;
b) 2 (dois) dias úteis, a contar da data da realização das Provas Objetivas;
c) 2 (dois) dias úteis, a contar da data de divulgação dos Gabaritos Oficiais do Concurso Público;
d) 2 (dois) dias úteis, a contar da data de publicação do Resultado Provisório das Provas Objetivas e Títulos, inclusive dos desempates;
10.3. Os recursos interpostos que não se refiram especificamente aos eventos indicados no item 10.2. não serão apreciados.
10.4. Admitir-se-á um único recurso por candidato, para cada evento indicado no item 10.1
10.5. O recurso deverá ser individual e devidamente fundamentado; deverá ser apresentado em formulário próprio, contendo o nome do Concurso Público, nome e assinatura do candidato, número de inscrição, cargo, código de inscrição do cargo e o seu questionamento, conforme modelo a seguir:

MODELO DE RECURSO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

CONCURSO PÚBLICO – Edital 002/2012
Nome do Candidato: Número de Inscrição: Cargo: (código e nome do cargo)
Fase do Concurso Público a que se refere o recurso:
Número da Questão: (quando for o caso)
Publicação do Gabarito: (quando for o caso)
Resposta do Candidato: (quando for o caso)
FUNDAMENTAÇÃO E ARGUMENTAÇÃO LÓGICA:
10.6. Os recursos deverão ser encaminhados, dentro do prazo estabelecido no item 10.2., via Sedex ou Carta Registrada com aviso de recebimento (AR), ao Instituto Qualicon, aos cuidados do Departamento de Planejamento, Desenvolvimento e Execução de Concursos, colocando no envelope: REF: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO – RECURSO, sito à Rua Nove de Julho, 95 – sl 54, Santo Amaro, São Paulo - SP, CEP 04739-010;
10.6.1. Para fins de validação dos prazos estabelecidos no item 10.2, será considerada a data da postagem da correspondência;
10.7. A interposição dos recursos não obsta o regular andamento do cronograma do Concurso Público;
10.8. O recurso deverá estar digitado ou datilografado, não sendo aceitos recursos interpostos por fac-símile, telex, telegrama, Internet ou outro meio que não seja o estabelecido no item 10.6;
10.9. O ponto relativo a uma questão eventualmente anulada será atribuído a todos os candidatos;
10.10. Caso haja procedência de recurso interposto dentro das especificações, poderá eventualmente alterar-se a classificação inicial, obtida pelo candidato, para uma classificação superior ou inferior ou ainda poderá ocorrer á desclassificação do candidato que não obtiver nota mínima exigida para aprovação;
10.11. Depois de julgados todos os recursos interpostos, será publicado o resultado do Concurso Público, com as alterações ocorridas em face do disposto no item 10.10;
10.12. Não serão apreciados os Recursos que forem apresentados:
a) em desacordo com as especificações contidas neste Capítulo;
b) fora do prazo estabelecido;
c) sem fundamentação lógica e consistente; e
d) com argumentação idêntica a de outros recursos.
10.13. Em hipótese alguma será aceita revisão de recurso, réplica do recurso ou recurso de Gabarito Final definitivo;
10.14. O Instituto Qualicon, por meio da sua Banca Examinadora, constitui última instância para Recurso, sendo soberana em suas decisões, razão pela qual não caberão recursos adicionais.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Bolsa Creche agora
é lei em Taubaté


Projeto foi sancionado pela Prefeitura e pode reduzir a fila de espera por vagas em creche

A lei 4.636/12 que cria o “Bolsa Creche” em Taubaté foi sancionada pela Prefeitura na última semana e autoriza a Administração Municipal a estabelecer convênio com escolas particulares para aumentar a oferta de vagas na educação infantil. O repasse às escolas será determinado pela Prefeitura por meio de decreto.

O texto é de autoria dos vereadores Pollyana Gama (PPS) e Henrique Nunes (PV) e permite a Secretaria Municipal de Educação encaminhar o aluno inscrito à escola mais próxima de sua residência. Atualmente, a cidade possui 66 creches para atender 10.056 crianças.

A mesma lei vigora nas cidades de Piracicaba, Limeira e Hortolândia. Em Taubaté, a fila de espera por vaga em creche ultrapassa mil crianças em berçários, por exemplo, segundo a Defensoria Pública. “Apesar de ver que o Sedes (Sistema Educacional de Desenvolvimento Social) é uma obra bonita, com metade dos R$ 20 milhões gastos lá conseguiríamos construir berçários e reformar os existentes”, disse a vereadora Pollyana.

Audiência Pública discute
Plano Diretor de Taubaté


A vereadora Pollyana Gama (PPS) reforça convite da Comissão de Justiça e Redação da Câmara Municipal de Taubaté para Audiência Pública para debater e avaliar a proposta de adequações ao Plano Diretor do município.

O evento está marcado para esta terça-feira, 8 de maio, a partir das 19h30, no Plenário da Câmara Municipal, na avenida Professor Walter Thaumaturgo, 208, centro. A presença da população, da sociedade civil organizada e das instituições em geral é imprescindível.

A audiência será transmitida pela TV Câmara nos canais 98 (analógico) e 17 (digital) da Net e pelo site tv.camarataubate.sp.gov.br. O material da audiência pode ser obtido no endereço eletrônico www.camarataubate.sp.gov.br/sessoes-e-audiencias/audiencias-publicas/

sexta-feira, 4 de maio de 2012

O Plano de Carreira e a nova composição da Jornada de Trabalho dos Professores


A Lei 9394/96, de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, determinou que os Sistemas de Ensino promoverão a valorização dos profissionais da educação, assegurando nos termos dos estatutos e dos planos de carreira do magistério público o período reservado a estudos, planejamento e avaliação, incluídos na carga de trabalho.

Em 21 de dezembro de 2007 a Câmara Municipal de Taubaté aprovou o Estatuto do Magistério, contemplando na jornada de trabalho as horas-atividade, nas seguintes condições:

a) jornada inicial: vinte horas-aula de trabalho em sala de aula com alunos e quatro horas-atividade das quais duas serão cumpridas na unidade escolar e duas em local de livre escolha;

b) jornada completa: quarenta horas-aula de trabalho em sala de aula com alunos e oito horas-atividade das quais quatro serão cumpridas na unidade escolar e quatro em local de livre escolha.

A Lei Federal 11.738/2008, que instituiu o Piso Salarial Profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica, determinou no § 4º do artigo 2º que na composição da jornada de trabalho, observar-se-á o limite máximo de 2/3 (dois terços), da carga horária para o desempenho das atividades de interação como os educandos. Note-se que a lei é abrangente para todos os profissionais da educação, não fazendo distinção a nenhuma classe de profissionais da educação.

Todos os Sistemas Públicos de Ensino deverão, portanto, adequar a jornada de trabalho dos profissionais do magistério ao disposto na Lei 11738/2008. Em Taubaté, no ano de 2011 foi constituída uma comissão composta por integrantes da Rede Municipal de Ensino para elaborar o anteprojeto de lei do Plano de Carreira, o qual deverá contemplar em seu texto a proposta da carga horária da jornada de trabalho dentro do novo contexto legal vigente.

A Secretaria da Educação nos informou recentemente que a minuta do anteprojeto de lei do Plano de Carreira foi concluído pela comissão de estudos  e enviado ao Departamento Jurídico da Prefeitura Municipal para análise e conclusão de parecer, para posterior envio pelo Prefeito Municipal na forma de Projeto de Lei a ser apreciado pela Câmara Municipal.

O Projeto de Lei a ser enviado pelo Prefeito, antes de ir ao plenário para apreciação dos vereadores, deverá tramitar na Comissão de Educação e Cultura, na qual esta vereadora ocupa o cargo de presidenta.

Assim como fizemos quando da tramitação do Estatuto do Magistério, faremos também com o Plano de Carreira, realizando audiências públicas tantas quantas forem necessárias, para juntamente com a categoria analisarmos artigo por artigo do Projeto de Lei, quando certamente, todos contribuirão para o aprimoramento do projeto em todos os seus aspectos, inclusive, da jornada de trabalho.

Esta será uma grande oportunidade para a categoria se unir em torno da aprovação de um texto que realmente seja pela valorização do professor em toda sua amplitude, não permitindo nenhuma perda ou retrocesso neste processo.

E ao fim, se necessário for, apresentarmos as emendas que se fizerem necessárias.

Abaixo, vídeo com o professor João Monlevade, técnico para assuntos educacionais do Senado Federal e o deputado estadual Carlos Giannazi, do PSOL, que participaram de um evento sobre o tema em 19 de abril de 2012:


Prefeitura notifica famílias para
deixar barracos na Gurilândia


Moradoras acionam Defensoria Pública para garantir moradia

As famílias colocadas em dois barracos de madeira no conjunto Hércules Marçon, na região do bairro Gurilândia, foram notificadas pela Prefeitura de Taubaté na tarde desta quinta-feira, 3, a deixarem o local no prazo de 10 dias, no entanto, sem saber para onde ir. O descaso foi denunciado pela vereadora Pollyana Gama (PPS) há dois meses.

As donas-de-casa Maria Aparecida Macena e Rosana Madalena da Graça moram com os filhos nos barracos desde outubro de 2011 a espera, segundo elas, de uma promessa feita pelo Prefeito que mandaria material de construção até março desse ano para erguerem suas casas de alvenaria no terreno da Prefeitura.

Pollyana em visita aos barracos no início de abril
“Acordávamos sempre às 4 horas da manhã para irmos à porta da casa do Prefeito que nos prometeu entregar o material até março. O prazo já acabou e não conseguimos mais contato com ele e hoje recebemos esta notificação. Não temos onde morar”, afirmou Maria Aparecida Macena.

Em resposta a um requerimento da vereadora Pollyana cobrando solução para o problema, o diretor do departamento de Habitação, Alexandre Ferri, foi evasivo e justificou que a Prefeitura está construindo 100 unidades habitacionais no Sítio Tangará, localizado no bairro São Gonçalo. No entanto, não informou a previsão de entrega das moradias e se essas famílias serão contempladas.

O programa Habitação de Interesse Social da Secretaria de Desenvolvimento Social de Taubaté tem dotação orçamentária de aproximadamente R$ 7 milhões. Para a vereadora, o recurso é mal utilizado pela Administração Municipal. “Com este dinheiro daria perfeitamente para tirar essas famílias desta situação indigna, sub-humana e deplorável, no mínimo, pagando um aluguel social enquanto não se constrói as moradias”, destacou Pollyana.

As famílias foram orientadas pela vereadora Pollyana a acionarem a Defensoria Pública para obrigar a Prefeitura a conceder moradias antes de deixarem os barracos. “É a forma mais rápida para se resolver o caso”, disse. O caso está sendo cuidado pelo defensor público Wagner Giron de La Torre.

Visita - O drama das famílias foi vivenciado pela vereadora que visitou o local no início de abril. A vulnerabilidade à saúde e a segurança dos moradores assustaram a parlamentar. “Encontramos muito lixo, bichos, insetos e poeira, sem contar a falta de ventilação e os perigos que eles correm colocando a própria vida em risco”, destacou a vereadora.


Veja a notificação entregue pela Prefeitura:



terça-feira, 1 de maio de 2012

Pollyana defende combate à corrupção
na festa dos trabalhadores em Taubaté


Para um público de 10 mil pessoas, vereadora e presidente do Sindicato
dos Metalúrgicos convidam população para participar da política local

Pollyana, ao de Isaac, fala para 10 mil pessoas em festa dos trabalhadores
A vereadora Pollyana Gama (PPS), pré-candidata à Prefeita de Taubaté, participou na tarde desta terça-feira, 1º de maio, da festa em comemoração ao dia dos trabalhadores, organizada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté, na Avenida do Povo.

A parlamentar foi convidada pelo presidente da entidade, Isaac do Carmo (PT), também pré-candidato a Prefeito, para prestigiar o evento que reuniu cerca de 10 mil pessoas, segundo a Polícia Militar. Durante o encontro, os pré-candidatos reforçaram a relevância dos trabalhadores na vida política do País.

Um dos assuntos lembrados foi a saúde pública. Convidada a subir no palco para saudar o público presente, Pollyana fez um chamamento para o ano eleitoral e destacou a importância de se avaliar o histórico de todos os candidatos antes de escolher em quem votar nas eleições municipais de outubro deste ano. “Na política a doença é a corrupção que precisa da ação de todos para dar um basta. Precisamos de pessoas capacitadas e comprometidas com o bem estar coletivo", disse.

Isaac do Carmo aproveitou o momento para destacar algumas ações do Governo Federal e a importância do SUS (Sistema Único de Saúde) que, segundo ele, é mal aproveitado em Taubaté. “O SUS é um dos melhores sistemas de saúde do mundo, acontece que em nossa cidade ele é utilizado de maneira errada e isso precisa ser mudado urgentemente”.

Pollyana e o vereador Adriano da Ótica (PPS), de Jacareí
Quiririm – Antes de participar da festa em homenagem aos trabalhadores, a vereadora Pollyana Gama (PPS) visitou a Festa da Colônia Italiana do Distrito do Quiririm, na manhã desta terça-feira, 1º de maio.

A parlamentar conversou com munícipes, policiais militares e organizadores da festa que a receberam muito bem. “Todo ano faço questão de prestigiar a festa italiana e desta vez não poderia ser diferente. O povo aqui é muito hospitaleiro e isso nos deixa muito à vontade e animada. Sem contar a cultura e as massas que são deliciosas”.

O vereador Adriano da Ótica (PPS), pré-candidato a Prefeito de Jacareí, também visitou o distrito ao lado de Pollyana. “Acredito que toda cultura deva ser prestigiada. Fui convidado pela vereadora que falou muito bem do evento e por isso resolvi trazer minha família para conhecer. Estão de parabéns”.

Confira abaixo alguns momentos da vereadora Pollyana Gama na festa da Colônia Italiana do Quiririm, nesta terça-feira, 1º de maio de 2012: