quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Plano de Carreira do Magistério


A Prefeitura de Taubaté enviou para a Câmara Municipal, nesta quarta-feira, 24, ofício nº 1307/2012, questionando o interesse das Comissões Permanentes em promover audiências públicas para debater o anteprojeto do Plano de Carreira do Magistério, o qual deverá contemplar em seu texto a proposta da carga horária da jornada de trabalho dentro do novo contexto legal vigente.

Cabe esclarecer aos professores da rede municipal de ensino que ainda não se trata do Projeto de Lei, mas sim do anteprojeto elaborado por uma comissão constituída pelo Executivo, composta por integrantes da rede municipal de ensino e que já foi discutido em 2011.

Quando o Projeto de Lei - o que importa, de fato - for enviado pelo Prefeito à Câmara Municipal, antes de ir ao Plenário para apreciação dos vereadores, deverá tramitar na Comissão de Educação, Cultura e Turismo, na qual esta vereadora ocupa o cargo de presidente.

Da maneira como tratamos a tramitação do Estatuto do Magistério, faremos também com o Plano de Carreira, promovendo audiências públicas tantas quantas forem necessárias, para juntamente com a categoria analisarmos artigo por artigo do Projeto de Lei, quando certamente, todos contribuirão para o aprimoramento do projeto em todos os seus aspectos, inclusive, da jornada de trabalho.

Esta será uma grande oportunidade para a categoria se unir em torno da aprovação de um texto que realmente seja pela valorização do professor em toda sua amplitude, não permitindo nenhuma perda ou retrocesso neste processo. E ao fim, se necessário for, apresentarmos algumas emendas.


Vereadora Pollyana Gama (PPS)
Presidente da Comissão de Educação, Cultura e Turismo
da Câmara Municipal de Taubaté

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Nota oficial de esclarecimento
do PPS Taubaté


Taubaté, 24 de outubro de 2012

A Comissão Executiva Municipal do PPS (Partido Popular Socialista) decidiu, após ouvir os candidatos vitoriosos já na primeira semana após o primeiro turno, pela neutralidade no segundo turno das eleições municipais em Taubaté, independentemente de institutos de pesquisa, por entender que ambas as coligações que disputam o pleito não representam, a nosso ver, as mudanças que a cidade precisa. É importante ressaltar que tal posição foi tomada coletivamente, após consultas a membros do Diretório e a candidatos a vereador do partido.


A decisão tomada e sua publicidade certamente podem causar a incompreensão e a perplexidade de alguns, pois nesses períodos de intensa disputa não é incomum na política um "leilão" de apoios. Pela coerência dentro deste processo democrático, preferimos enfrentar o risco e descontentar partidários de um ou outro candidato do que pedir ao eleitor que tome alguma posição na qual nós mesmos não concordamos.


Entendemos que temos o dever e o compromisso de participar e zelar por discussões coletivas, sadias, transparentes e que tenham por objetivo maior o desenvolvimento responsável da nossa cidade, valorizando o ser humano, em prol do interesse público que, para nós, sempre esteve acima de quaisquer questões partidárias. Por isso, nossa neutralidade não significa “ficar no muro”, pois é um posicionamento firme, claro e, principalmente, fundamentado na coerência que o partido pratica na cidade.


Em princípio, ainda em dezembro do ano passado, o PPS apresentou o nome da vereadora Pollyana Gama como pré-candidata à Prefeita por ver nela uma pessoa capacitada e muito bem preparada para assumir a direção do Palácio Bom Conselho. No entanto, em busca de uma coligação sólida e considerando as restrições de tempo de propaganda eleitoral no rádio e televisão que a legislação nos impõe, abrimos mão da candidatura para apoiar Mário Ortiz (PSD), com quem sempre mantivemos uma relação de parceria e confiança e formamos a coligação Muda Taubaté, com o PSD e o PTN, em torno de um programa construído em conjunto.


Visto que o nosso candidato, Mário Ortiz, não chegou ao segundo turno, é importante esclarecer que a coligação encerrou-se no domingo, 7 de outubro de 2012, assim que foi declarado o resultado das urnas. A partir daquele momento, de forma individualizada, cada partido percorreu o seu caminho, no caso do PPS, optamos pela neutralidade.


Esperamos que o próximo prefeito eleito nos surpreenda e realize, de fato, um governo que priorize o bem comum e valorize as pessoas, os bairros e a cidade como merecem. É o que os taubateanos esperam e não poderia ser diferente.  De nossa parte, como sempre praticamos, nos manteremos abertos ao diálogo democrático.



Vereadora Pollyana Gama
Presidente do PPS Taubaté
Comissão Executiva Municipal

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Pollyana Gama defende valorização do
professor e premia educador do ano


A constatação de que o avanço na educação está intimamente relacionado à valorização do professor, feita pela vereadora Pollyana Gama (PPS), por meio de pesquisa, deu o tom do discurso da oradora na solenidade em homenagem ao dia do professor e de premiação do educador taubateano do ano, realizada na noite desta terça-feira, 16.

“Conforme a Constituição Federal, compreende-se por valorização docente a união de três critérios: carreira, salário e título. Um salário justo é uma expectativa legítima, um plano de carreira também, e além disso há necessidade de se prover o profissional de estrutura física, tecnológica e intelectual para o melhor desempenho em sala de aula. É preciso investir na formação, afirmou Pollyana.

A vereadora listou conquistas decorrentes de sua luta no Legislativo pela categoria: aprovação do Estatuto do Magistério, equiparação salarial e convênio com a Unitau para formação em nível superior. “Precisamos avançar para consolidarmos o próximo passo: o Plano de Carreira e o Plano Municipal de Educação.”

Professor Álvaro Anselmo
Homenageados - Pollyana destacou o currículo dos homenageados pelo dia do professor: Álvaro Anselmo Pitágoras dos Santos, indicado pela Diretoria Regional de Ensino, Giovanna Velloso dos Santos, indicada pela Secretaria de Educação, Lourdes Ely Luz de Abreu Feres, indicada pela Delegacia do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Particular, e Solange Teresinha Ricardo de Castro, indicada pela Unitau.

Álvaro Anselmo é graduado em Geografia e Pedagogia, especialista em Geopolítica Brasileira, Geografia Humana e está se especializando na docência em Geografia pela Unesp (Universidade Estadual Paulista). Atua há 12 anos na rede estadual e privada e, há seis anos, é professor da escola estadual Professor Mário Cardoso Franco.

Professora Giovanna Velloso
Giovanna Velloso leciona Língua Portuguesa na rede municipal em Taubaté e Pindamonhangaba, além de atuar na Educação para Jovens e Adultos. Participou da criação do projeto “De Olho no Futuro”, oferecendo curso preparatório gratuito aos alunos que pretendiam prestar provas seletivas para escola de ensino médio. Também desenvolveu o Projeto Saresp, preparando alunos do 5º ano para a realização do exame nacional.

Lourdes Ely, carinhosamente chamada de professora Lourdinha, há 19 anos leciona História do Colégio Idesa. Um fato marcante nas práticas pedagógicas da professora Lourdinha é o despertar do gosto pela história, pela leitura de diversos livros e pelos filmes.

Professora Celinha Marques, representando
professora Lourdes Ely
Solange Teresinha, que faleceu este ano, foi professora doutora e pesquisadora emérita que atuou na área de Linguística Aplicada. Foi diretora da Unidade de Ensino de Ciências Sociais e Letras, coordenou o programa de pós-graduação stricto sensu em Linguística Aplicada da Unitau. De 1997 até seu falecimento, coordenou o curso de especialização em Língua Inglesa.

Vídeos produzidos pelo Memorial da Câmara contaram a história dos homenageados. Em seus agradecimentos, Álvaro destacou que “a educação é o principal pilar de desenvolvimento de um país. Temos o dever de ensinar nossos educandos a serem críticos, para mudar a realidade da qual fazem parte”.

“Sempre acreditei numa educação transformadora. Se todo saber que venho transmitindo servir a meus alunos como guia, se ao menos minhas lições sobreviverem ao tempo e à poeira do esquecimento, acho que venho cumprindo minha missão”, definiu Giovanna.

Família da professora Solange Terezinha (in memorian)
Representando a professora Lurdinha, Celinha Marques considerou-se honrada em falar sobre a amiga, de quem acompanhou a trajetória. “O professor é um mestre quando, na arte de ensinar, ultrapassa as barreiras e limites. Professora Lurdinha é assim.”

A homenagem póstuma à professora Solange Teresinha foi entregue a sua filha, Letícia.

Educador Taubateano do Ano - Miguel Ângelo Benedicto recebeu o diploma de educador taubateano do ano pelo desenvolvimento do projeto “Um intruso no reino das águas claras: o combate à dengue no mundo de Monteiro Lobato”, que envolveu cerca de 300 alunos dos ensinos fundamental e médio do Colégio Unitau e escola municipal Emílio Simonetti.

Professor Miguel Angelo Benedicto
O professor homenageado agradeceu a outros professores envolvidos no desenvolvimento do projeto, funcionários, pais e alunos, e ao apoio da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) e da Vigilância Epidemiológica da Prefeitura. Dedicou o prêmio à diretora do Colégio Unitau, Marlene Machado.

“Ao propor o decreto legislativo que instituiu o diploma, tive por objetivo principal externar as grandiosidades aplicadas em salas de aulas, que, muitas vezes, ficam barradas ali, entre as paredes do prédio escolar”, frisou Pollyana.

Receberam menção honrosa os projetos “Unitau vai à escola”, desenvolvido pela professora Eltalane Sampaio de Oliveira em conjunto com outros professores da universidade; “O mundo comunicação e leitura num contexto globalizado”, de Jocimara Aparecida de Lima, e “Na trilha da Matemática”, de Luisa Lu Yum Wong Alves.

Os projetos foram analisados por uma comissão julgadora, composta por Rosemary Prado Lopes Silva, da Secretaria da Educação, Elaine Rodrigues da Silva, da Diretoria Regional de Ensino, Ebe Camargo Pugliese, do Departamento de Pedagogia da Unitau, Romilda Márcia Campos Rodrigues, do Conselho Municipal de Educação, Vera Lúcia Amadei Giunta, representante das escolas particulares e Ana Maria Gomes Ramos Araújo, convidada pela Comissão de Educação, Cultura e Turismo da Câmara.

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Votação de Pollyana Gama cresce
136% nas eleições municipais 2012


Vereadora é reeleita para o terceiro mandato consecutivo na Câmara Municipal
com mais de 5 mil votos; parlamentar conquistou 3.189 novos eleitores

A vereadora Pollyana Gama (PPS) foi reeleita para o terceiro mandato (2013 - 2016) na Câmara Municipal de Taubaté com 5.567 votos e se tornou a terceira mais votada nas eleições municipais de 2012. Proporcionalmente, a parlamentar obteve o maior número de votos válidos ao atingir 28% da votação do candidato a Prefeito Mário Ortiz (PSD), aprovado por 19.881 eleitores.

Na comparação com as eleições municipais de 2008, quando Pollyana foi reeleita com 2.358 votos, a parlamentar conquistou 3.189 eleitores em 2012, o que representa crescimento de 136% nos últimos quatro anos. A vereadora atribui a ascensão a uma soma de esforços para garantir a aprovação nas urnas.

“Sempre procuramos manter um mandato técnico, coerente, humano e que reconheça as principais necessidades da nossa gente com sensibilidade e transparência. São fatores que considero fundamentais para o agente político. Nos dois últimos mandatos aprovamos leis importantes para a cidade, conseguimos garantir a reforma da pediatria do HU e uma nova centrífuga para o Hemonúcleo da cidade, mas que atende boa parte da Região Metropolitana, além de um carro zero quilômetro para o Banco de Leite Humano. Só para citar algumas ações”, destacou.

Comissão Processante - Em 2011, a vereadora Pollyana Gama ganhou projeção ao presidir a Comissão Processante que pediu a cassação do mandato do atual Prefeito de Taubaté. A parlamentar demonstrou coragem na condução do processo, instalado em maio do ano passado para apurar possíveis infrações político-administrativas que teriam sido cometidas pelo Prefeito taubateano.

Pollyana, ao desempenhar sua função de juíza no processo que se desenrolava na Câmara Municipal, e diante de advogados astutos, acostumados a defender grandes causas criminais, não se intimidou e, sem perder a firmeza, decretou a prisão do Prefeito e de seus advogados por desobediência.

Os advogados de defesa do Prefeito tentaram, na Justiça, por sete vezes, afastar Pollyana da presidência da Comissão Processante, para a qual foi escolhida por sorteio público. Nos Vereadora deu voz de prisão a Prefeito e seus defensores por desobediência

Os advogados de defesa do Prefeito tentaram, na Justiça, por sete vezes, afastar Pollyana da presidência da Comissão Processante, para a qual foi escolhida por sorteio público. Nos momentos mais agudos dos trabalhos da Comissão, a parlamentar manteve a determinação e controle dos trabalhos.

O seu desempenho foi elogiado por juristas taubateanos, igualmente acostumados às lides judiciais. As provas juntadas pela Comissão Processante poderiam decretar o afastamento do Prefeito por cassação. Infelizmente, para a população taubateana, seis vereadores não entenderam desta maneira.

As decisões da Câmara são colegiadas. Para cassar o mandato do Prefeito, como exigia a população, eram necessários 10 votos, mas apenas 8 votaram pela cassação. Politicamente o Prefeito foi mantido no cargo, mas o processo continua na Justiça Federal.

Agradecimento - Em entrevista ao radialista Pedro Luis Belisqui, da rádio Difusora AM 570 kHz, nesta segunda-feira, 8, Pollyana agradeceu os votos recebidos. Ouça:


segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Pollyana recebe estudantes na
Câmara Municipal de Taubaté


Visita faz parte do projeto Escola Vai à Câmara, de autoria da parlamentar

Os alunos do 8º e 9º anos da escola Educandário Madre Paulina visitaram a Câmara de Taubaté, por meio do projeto Escola vai à Câmara, na manhã desta segunda-feira, 1º. A vereadora Pollyana Gama (PPS) conversou com os alunos no plenário, esclarecendo dúvidas e falando sobre a atuação do poder Legislativo.

A vereadora Pollyana Gama ressaltou a importância do voto, já que é a população que elege os representantes do povo, e pediu para os alunos que se informem a respeito dos candidatos. Para ela, é preciso acompanhar todo o mandato dos políticos.

“Vivemos em uma democracia participativa. Escolhemos e devemos participar durante os quatro anos. Precisamos de pessoas que se comprometam com a causa pública”, afirmou Pollyana.

A professora Jeniffer Rodrigues destacou a importância de trazer os alunos para conhecer o funcionamento da Câmara Municipal e dar a eles a oportunidade de conversar com os vereadores.



“Depois dessa visita, os alunos vão levar as informações para dentro de casa, para os pais. As pessoas dizem que conhecem a política, mas, muitas vezes, não sabem a função e o trabalho do vereador.”