sexta-feira, 27 de junho de 2014

Pollyana questiona ações em favor das pessoas em situação de rua



Em resposta ao requerimento nº 1016/2014, no qual a vereadora Pollyana Gama (PPS) questiona o Poder Executivo sobre as ações efetivas de políticas públicas aplicadas aos andarilhos e mendigos do município, a parlamentar foi informada que o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua foi implantado, em Taubaté, no final de maio.

De acordo com a resposta, o centro, denominado como Centro POP, atende à Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, com equipe técnica composta por Assistentes Sociais, Psicólogo e Orientadores Sociais e o seu objetivo de atuação é o abrigamento emergencial noturno da população em situação de rua.


Para a vereadora Pollyana, esta medida é fundamental, pois essas pessoas merecem o mínimo de dignidade, além de precisar de ações emergenciais que as tirem do risco. “Principalmente nessa época do ano, em que enfrentamos temperaturas mais baixas, o município deve agir para minimizar os riscos de morte devido à hipotermia e às doenças causadas pelo frio”, defendeu.

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Pollyana propõe reunião pública para prestação de contas de secretarias


A exemplo do que fizemos no ano passado, faremos o acompanhamento da execução orçamentária da pasta da Educação, uma vez que estamos à frente da presidência da Comissão de Educação, Cultura e Turismo da Câmara Municipal de Taubaté.

Como na experiência anterior o resultado foi bastante positivo e como, neste ano, também estamos à frente da Comissão de Obras, Serviços Públicos, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, resolvemos expandir as nossas ações e acompanhar a execução orçamentária das pastas relacionadas a essa comissão.

Por isso, já encaminhamos ofício aos secretários relacionados abaixo, convidando-os para participarem de reuniões públicas, onde poderão prestar contas das ações relacionadas às suas respectivas secretarias e, assim, também podermos sugerir novas ações em benefício da população.

As reuniões ainda não têm data definida, pois dependem da agenda dos secretários, mas serão abertas para a participação popular e terão ampla divulgação para que todos os interessados possam comparecer.

Nossa intenção é dar a devida transparência aos atos públicos, de forma a prestar contas dos recursos destinados e aplicados pelas secretarias, de forma que todos os interessados possam tomar conhecimento e ter efetiva participação.

Secretários convidados:

Sr. Alexandre Magno Borges – Secretário de Serviços Públicos
Sr. Eng. João Bibiano Silva – Secretário de Obras
Sr. José Alexandre Simpson do Amaral – Secretário de Meio Ambiente
Srª. Profª Dra Edna Chamon –  Secretária Municipal de Educação

Sr. Claudio Marques – Secretário de Cultura e Turismo

terça-feira, 10 de junho de 2014

Pollyana é favorável à revisão geral anual dos servidores da Unitau

Ao encaminhar seu voto ao Projeto de Lei Complementar 24/2014, de autoria do Poder Executivo, que concede revisão geral anual de vencimentos aos servidores técnico-administrativos e docentes da Universidade de Taubaté e da Escola de Aplicação Dr. Alfredo José Balbi, Pollyana antecipa seu posicionamento favorável.

“Importante salientar que esse projeto se estende também aos inativos e pensionistas do IPMT e também da Funcabes”, reforça Pollyana, que completa: “A lei retroage à data de primeiro de Maio”.

A vereadora afirma ter checado com a Comissão de Justiça sobre o impacto financeiro e registrou o seu pesar por não estar votando também a revisão anual dos servidores municipais. “Cumprimos nosso dever constitucional aqui na Câmara Municipal, conferimos o mesmo direito aos servidores da Unitau, mas fica restando a Prefeitura Municipal fazer o seu papel e também contemplar os seus servidores”, insistiu.

Pollyana encerrou seu posicionamento. solicitando mais uma vez ao prefeito que encaminhe o projeto de revisão salarial dos servidores. “Peço que o Sr. prefeito se sensibilize e lembro aqui, mais uma vez, que a revisão concedida em fevereiro deste ano se refere ainda ao ano de 2013”.

Pollyana pede ao prefeito o mesmo empenho de criação de cargos para a revisão dos servidores municipais

A vereadora Pollyana Gama (PPS) encaminha seu voto ao Projeto de Lei Complementar nº 1/2014, de autoria do Prefeito Municipal, que cria cargos e reorganiza secretarias, ponderando que o mesmo empenho com que se deseja criar os cargos e também com o que se propôs aumento de 30% ao secretariado municipal, no ano passado, deveria ser dado em relação à revisão salarial dos servidores municipais.

Pollyana, contudo, reconhece a precariedade estrutural de algumas secretarias, como é o caso da Secretaria de Esportes, mas questiona se esse projeto não serviria para ‘acertar a vida’ de algumas pessoas específicas. “É importante que tudo o que é público seja muito transparente”, alerta.

Para a vereadora, a grande preocupação se refere ao fato de ainda não estar pronto o relatório de gestão fiscal do primeiro quadrimestre de 2014. “Gostaria de receber o relatório para analisar e ter a segurança de que realmente não existirá impacto, como afirma a Prefeitura Municipal de Taubaté”.

“Vou ouvir os colegas para analisar e se chegar a um consenso de forma segura”, afirma a parlamentar. de forma segura”, afirma a parlamentar.

Confira as últimas ações do mandato
da vereadora Pollyana Gama


terça-feira, 3 de junho de 2014

Câmara promove diálogo com lideranças religiosas


A Câmara Municipal de Taubaté realizou na última sexta-feira, 30, mais uma edição da reunião do diálogo inter-religioso com representantes de denominações religiosas.

A mãe de santo Denise Tobias, a “Mãe Denise”, representando a comunidade umbandista, Pai Alessandro, representando as casas de candomblé, José Antônio Chicarino, representando a comunidade espírita, Pastor João Evangelista, representando a igreja evangélica e Carlos Eduardo Fialho, da filosofia Seicho-No-Ie, se reuniram com a vereadora Pollyana Gama (PPS) para decidirem o tema a ser abordado na Sessão do Dia do Diálogo Inter-religioso, que será comemorado no início de agosto, na Câmara Municipal.

Durante a reunião, os líderes religiosos dialogaram sobre a necessidade do respeito entre os seres humanos para que o mundo possa, então, conquistar a paz. Assim, o grupo definiu que abordará os temas Paz, Preconceito e Respeito à Vida na solenidade.

Para Chicarino, o diálogo entre as religiões é fundamental para que o mundo alcance a paz. “E nada melhor do que uma casa pública para se falar de Deus, de paz”, opinou o líder espírita, que foi complementado pelo líder da igreja evangélica, Pastor João. “Embora cada um pense diferente, é necessário que se trabalhe em unidade pela mesma causa, a do bem comum”.

Em relação ao preconceito, Mãe Denise enfatizou que a intolerância religiosa afasta a possibilidade de paz. “Para nós, esse diálogo é muito importante porque o respeito entre as religiões é um grande passo para se chegar à paz. Somos todos seres humanos, somos todos sagrados, pois somos obra do Criador”, definiu.

Ao refletir sobre os temas, o representante da filosofia Seicho-No-Ie disse que é fundamental que o homem reveja suas prioridades. “Para a humanidade, Deus mudou de posição, pois o ser humano atual se coloca como centro de tudo. Para alcançarmos o equilíbrio, a paz, é preciso que Deus esteja em primeiro lugar, depois a natureza e depois o homem”, argumentou.

Satisfeita com o encontro, Pollyana avalia que o diálogo inter-religioso é fundamental para o avanço social e para a paz mundial. “É muito preocupante percebermos que grande parte dos conflitos mundiais parte do fundamentalismo religioso”, argumentou.

A sessão que celebrará o diálogo inter-religioso acontecerá na primeira semana de agosto. Cada um dos líderes reunidos terá dez minutos para abordar o tema proposto.