quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Pollyana solicita recapeamento asfáltico para a Esplanada Santa Terezinha



O bairro Esplanada Santa Terezinha foi objeto de requerimento da vereadora Pollyana Gama (PPS), que solicitou da prefeitura que realize serviços de pavimentação asfáltica nas ruas Paulo Rotband Marchtein, Ondina Ortiz Amadei Beringhs e Affonso Ramos da Silva.

Pollyana esteve no bairro e viu que as condições da pavimentação estão, de fato, precárias, carecendo de manutenção.

“As ruas estão cheias de buracos, o que acaba dificultando e até deteriorando os carros que ali trafegam”, reforça a vereadora.


Para a vereadora, é preciso que a prefeitura estabeleça um planejamento quanto aos
serviços de asfaltamento. “A questão de asfalto é constantemente apontada pela população, de modo geral. Então, cabe à Administração Municipal estabelecer um planejamento, com prioridades e, principalmente, ouvir quais as necessidades da população”, afirmou a vereadora.

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Pollyana faz questionamentos sobre Saúde do município



A vereadora Pollyana Gama (PPS) fez vários questionamentos ao prefeito Ortiz Junior (PSDB) relacionados à Saúde do município.

Por meio de requerimento, Pollyana questionou sobre a situação dos funcionários eventuais que atuam no Pronto-Socorro Municipal.

“Recebemos informações de que o serviço que deveria ser feito por 45 funcionários está sendo realizado por 28. Isso acaba gerando desgaste físico e psicológico a todos (eventuais, estatutários, celetistas) que trabalham diariamente com a saúde dos pacientes no local”, destaca Pollyana.

Pollyana também indagou a prefeitura sobre o fornecimento de fraldas geriátricas para os pacientes.

“Familiares de pacientes que passaram pelo Pronto-Socorro Municipal tiveram problemas com o fornecimento de materiais de higiene, principalmente quanto às fraldas para adultos e idosos”, contou.

Outro ponto levantado pela parlamentar se refere à informação de transferência do Pronto-Socorro para o prédio do Hospital Universitário.


“Somos cientes de que um Pronto-Socorro Municipal implica em ter uma retaguarda hospitalar. Contudo, é preciso que se tenha planejamento para essa mudança”, explicou a vereadora que relacionou algumas das indagações:  “Questionamos a Administração Municipal, por exemplo, como se dará essa transferência: será definitiva? Todo o Pronto-Socorro será transferido ou parte dele? Foi mensurada a questão do trânsito nas avenidas 9 de Julho e Granadeiro Guimarães?”.

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Pollyana solicita informações sobre carga horária de disciplinas da Rede Municipal de Ensino

A vereadora Pollyana Gama (PPS) pediu explicações ao prefeito sobre a grade curricular e respectivas cargas horárias das disciplinas de Educação Física, Geografia e História nos Ensinos Fundamental e Médio deste ano e a previsão para 2016, na Rede Municipal de Educação de Taubaté.

Segundo ela, alguns professores vêm questionando sobre possíveis mudanças na carga horária nessas disciplinas, gerando dúvidas entre o corpo docente do município.

“Nossa intenção é dirimir as dúvidas que pairam entre os professores”, explicou a vereadora.


quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Pollyana solicita recapeamento em diversas ruas da Estiva



A vereadora Pollyana Gama (PPS) solicitou ao prefeito, por meio de requerimento, que realize o recapeamento asfáltico de diversas ruas do bairro Estiva.

O pedido foi efetivado após conversa com moradores, quando Pollyana esteve em visita no bairro.

Segundo ela, as Ruas Marcio, Dr. Quirino, Antonio Pereira dos Santos, Jeanne Rosano Guisard, São João Evangelista, Henriqueta necessitam de manutenção, visto que há mais de dois meses foram raspadas nas laterais e, após a ação, nada mais foi feito.

“A poeira formada após a raspagem está prejudicando os moradores. É preciso finalizar o que foi iniciado”, disse Pollyana.


terça-feira, 22 de setembro de 2015

Pollyana solicita melhorias para bairros da cidade



A implantação de aparelhos de academia ao ar livre na praça Mara Ethália Campos, no bairro do Belém, foi solicitada pela vereadora Pollyana Gama (PPS).

Segundo a vereadora, o pedido parte dos moradores, visto que a praça fica em frente ao PAMO do bairro e por isso o fluxo de pessoas é intenso.

Pollyana acredita que a implantação de aparelhos de ginástica contribui para que a população se exercite e, por consequência previna várias doenças, como obesidade e hipertensão.

Já para o Residencial Sítio Santo Antônio, Pollyana solicitou que sejam realizados serviços de revitalização do espaço localizado na Rua Jacinto Moreira da Silva.


Em visita realizada ao local, a parlamentar constatou a necessidade de se adequar o espaço para que a população possa utilizá-la. “Um espaço público como este, com pista de skate, com quadra esportiva e uma ampla área verde não pode ficar inutilizado ou sendo usado por usuários de drogas enquanto a população não tem espaço apropriado para lazer”, argumenta Pollyana.

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Pollyana questiona andamento de regularização fundiária


A vereadora Pollyana Gama (PPS) questionou o prefeito de Taubaté, Ortiz Junior (PPS) quanto o processo de regularização de Núcleos Habitacionais do município.

Atuante nessa questão desde 2005, Pollyana quer saber do Poder Executivos quais os loteamentos já foram regu
larizados e quais processos ainda faltam ser finalizados. Destes em andamento, Pollyana solicitou informações quanto à fase em que cada um se encontra.

“A regularização fundiária é de extrema importância social e econômica para a população que ocupa assentamentos irregulares, uma vez que garante ao morador a legalidade de seu direito à moradia e, portanto, à sua dignidade”, afirmou Pollyana.


segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Pollyana pede sensibilidade ao prefeito quanto à Saúde e geração de empregos



Ao fazer uso da tribuna, a vereadora Pollyana Gama (PPS) pontuou a fragilidade dos servidores eventuais da área da Saúde. Segundo ela, entre os problemas, está o fato de os serviços que dependem de 45 funcionários no Pronto-Socorro Municipal, estarem sendo executados somente por 28.

“Em campanha, o prefeito prometeu que os funcionários em situação precária seriam contratados para regularizar a situação. Contudo, não há como fazer o que foi prometido e da forma como se apresentou. Então, eu peço sensibilidade do prefeito para melhorar as condições de trabalho desses profissionais”, enfatizou a vereadora.

Pollyana também disse que fez questionamentos ao prefeito, por meio de requerimento, com relação à mudança do Pronto-Socorro Municipal para o Hospital Universitário.

“É preciso um estudo com relação aos impactos dessa ação. Destaco a questão do trânsito, por exemplo. As avenidas 9 de Julho e Granadeiro Guimarães recebem grande fluxo de automóveis. Há previsão de algum tipo de corredor para a passagem de carros de emergência ou de pessoas que levem pacientes em situação de emergência?”, questionou.

Ainda sobre saúde, a parlamentar contou que pacientes em permanência no Pronto-Socorro precisam levar fraldas geriátricas, pois o material não é fornecido pelo município.

“Se o munícipio gasta com o vôlei, peço bom senso ao prefeito, pois um pacote de fralda custa bem menos e implica em se atender as reais necessidades da população”, destacou.

EVENTUAIS

Sobre a situação dos professores eventuais, a vereadora lembrou que, juntamente com os vereadores Digão e Douglas Carbonne, apresentou uma indicação ao Poder Executivo, que deu origem a um parecer da equipe jurídica da prefeitura para o retorno da regularidade das atividades desses profissionais.

“No entendimento jurídico, nem que os professores quisessem, conseguiriam lecionar por 30 dias ininterruptos, já que a média de dias letivos ao mês é de vinte dias. Agradeço o empenho da equipe da prefeitura, dos colegas vereadores e dos professores que se empenharam para que se chegasse a um consenso”, discorreu Pollyana.

A vereadora destacou que outras medidas são necessárias para aprimorar a rede de ensino de Taubaté, como a implantação do Plano de Carreira, ações em atenção à saúde do professor e um diagnóstico que aponte os motivos do acentuado índice de faltas dos docentes da rede.

CRISE ECONÔMICA X DEMISSÕES

Pollyana pediu mais empenho do Poder Executivo diante da crise econômica que assola o país e que, por consequência tem trazido inúmeras demissões, inclusive para o município de Taubaté.

A parlamentar ressalta a necessidade de se fazer gestão junto às empresas, chamando-as para o diálogo para a busca de ações no combate ao desemprego.

Para ela, perante a situação e a intenção do governo federal em aumentar ainda mais a carga de impostos,  a condição dos trabalhadores fica cada vez mais frágil e, por isso, é necessário que o prefeito tome medidas que contribuam com a manutenção da produção em nosso município.

“É anúncio de aumento de impostos, são as demissões. É preciso lembrar que uma pessoa desempregada dificilmente vai pagar impostos, primeiro vai colocar o pão e o leite na mesa de sua família. A busca pelo serviço público tende a aumentar, já que quem tinha seu filho em escola particular, em situação de desemprego, vai colocá-lo na rede pública; quem tinha Plano de Saúde pela empresa, passa a se utilizar dos serviços públicos. E paralelo a isso, a arrecadação do município cai e o ciclo vai afetando todos os lados”, explicou.

Diante do cenário, Pollyana sugere que tratativas sejam feitas junto aos governos federal e estadual. “É preciso deixar de lado as vaidades e somar esforços em busca de soluções”, reforça.

Pollyana destaca a ação do presidente da Câmara, vereador Digão, que convidou as empresas para discutir essa problemática.

“Observamos, contudo, situações como a Cobrança da Iluminação Pública, cuja qual o empresário se vê mais uma vez ‘taxado’ e as consequências acabam recaindo sobre o trabalhador. Se as despesas com impostos aumentam, a alternativa do empresariado é demitir para conseguir dar conta das despesas. Entendo que, neste momento, o mais viável em termos de gestão municipal é conter e otimizar os gastos públicos e somar esforços para não transferir o ônus ao trabalhador”, finaliza.







Pollyana aponta necessidade de se investir em Conhecimento e Pesquisa



Pollyana foi a oradora oficial da Solenidade em comemoração ao Dia do Cientista, que homenageou os professores Dr. Edson Trajano Vieira e Dr. Julio César Voltolini, da Unitau.

Confira o discurso da vereadora:


Sinto-me muito à vontade para falar sobre o Dia do Cientista por ter sempre acreditado no Poder do Conhecimento. Sempre afirmei que a construção de um país mais desenvolvido e justo socialmente passa necessariamente pelo investimento na Educação e na Ciência.

Nosso atual cenário econômico nos leva a refletir sobre a importância de se enxergar ciência e a educação como prioridades.
Aliás, fazendo uma parêntese, é importante destacar que a Ciência e a Educação são áreas correlatas e que não podem jamais se desassociar. Deste modo, para se começar a investir na Ciência e nas atividades científicas em nosso país, é essencial que se invista primeiramente em uma Educação Básica de qualidade, que propicie aos estudantes uma visão empreendedora, abrangente e um interesse pela Pesquisa e Soluções Sustentáveis para as nossas principais agendas.

Mas voltando ao cenário econômico... Já não é de hoje que observo o movimento de nossa engrenagem econômica e os resultados diretos trazidos pela falta de investimento em Pesquisa, Conhecimento e Tecnologia em nosso país.

Digo isso porque sendo o Brasil um grande exportador de commodities, isto é, matéria-prima bruta, torna-se inadmissível observar que compramos de volta dos países que investem em Ciência os produtos finais, resultados da transformação de nossas riquezas.

Sendo mais clara, o movimento acontece assim: O Brasil manda a matéria-prima in natura, e os países ricos, que investem no conhecimento e na criação de tecnologia de ponta os transformam para vender de volta ao Brasil, por um preço muito mais alto, o produto acabado.

Então falta-nos a capacidade de produzir? Não! Faltam-nos investimentos, sobretudo do setor privado, pois, ainda que os dispêndios nacionais em Ciência e Tecnologia tenham apresentado crescimento, chegando a R$ 85,6 bilhões, segundo dados apresentados pelo Governo Federal, referentes a 2013, isso representa apenas 1,66% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.

E digo isso porque além desse movimento dos produtos que exportamos e importamos, devemos também destacar e lamentar porque exportamos cabeças pensantes. Gente talentosa, que se dispõe a gerar pesquisas de extrema relevância para o país, mas que não é estimulada a produzir.

Nessa mesma engrenagem da cadeia produtora, observamos brasileiros que, para dar andamento aos seus estudos, precisam recorrer a institutos internacionais. Esses pesquisadores recebem estímulos e investimento e, ao se tornarem estudiosos de destaque mundial acabam sendo absorvidos pelos grandes Centros de Pesquisas Internacionais. Então, aquele produto oriundo de matéria-prima brasileira passa também pelas mãos de profissionais brasileiros para retornarem ao solo brasileiro como produto dotado de valor agregado e, consequentemente, com valores muito mais altos.

Logo, diante dessa realidade, concluímos que também no campo da economia há de se apontar que a falta de incentivo à Produção Científica colabora para um mercado profissional restrito e até obsoleto.
Como já disse em outras oportunidades, concluí há pouco tempo o Mestrado em Desenvolvimento Humano pela Universidade de Taubaté. Aliás, abro aqui outro parêntese para dizer que, ainda que presenciemos uma realidade tímida no campo da produção científica, podemos dizer que é um orgulho ver a Unitau como instituição que contribui para o fomento de estudos científicos.

Voltando... Ao realizar meus estudos para a dissertação de Mestrado, fiz uma pesquisa entre licenciandos de nossa região e lamentavelmente constatei em meus estudos, entre outros apontamentos, a acentuada e crescente falta de interesse pela docência na área de Exatas.

Percebo estes dados como um importante indicador da falta de investimento na formação humana e, por consequência na impossibilidade de se estimular e capacitar nossos jovens ao universo científico.
Contudo, a solenidade do Dia do Cientista tem o propósito de celebrar. E por isso, destaco pequenas iniciativas que incentivam a produção científica e a busca pelo conhecimento. No último sábado, vi pela TV, um quadro no programa de Luciano Hulk que estimula jovens que desenvolvem a capacidade empreendedora com projetos de pesquisa. A baiana Geórgia Gabriela então apresentou seu projeto ENDOMETRIOSE, com a finalidade de produzir um kit de exames de baixo custo, acessível e pouco invasivo para o diagnóstico dessa doença que acomete milhões mulheres no Brasil e no mundo.

A estudante de 19 anos não se intimidou com os obstáculos e a falta de incentivo que encontrou em nosso país e, ao tomar conhecimento de um concurso para jovens pesquisadores em Havard, nos Estados Unidos, se inscreveu e foi uma das cinco selecionadas. E não parou por aí: Os estudos de Geórgia ganharam proporção e ela foi selecionada para 10, isso mesmo: 10 INSTITUIÇÕES DE ENSINO AMERICANAS para estudar e desenvolver a sua pesquisa.
(Mais um talento brasileiro reconhecido fora daqui).

Já no âmbito regional, podemos destacar ações como as desenvolvidas pelo Núcleo de Pesquisas Econômico-Sociais (NUPES), da Unitau, que contribui na formatação de dados indicadores para diversas áreas sociais. Dentre as principais, podemos destacar os apontamentos realizados sobre as variações da Cesta Básica e dos índices de empregabilidade regional.

Muitos podem não saber, mas pesquisadores da nossa Universidade de Taubaté compuseram, por exemplo, a equipe de criação de tecnologias para a produção das Urnas Eletrônicas, usadas nos processos eleitorais de nosso país e, hoje, reconhecidas por outros países como um dos métodos mais seguros e eficientes de votação em todo o mundo.
Portanto, ao tomar conhecimento dos dois lados – da falta de investimento, mas também das iniciativas de fomento à Ciência – , podemos aqui refletir e concluir que somos capazes, somos potentes, mas precisamos tomar posse do conhecimento e nos tornarmos protagonistas da história que queremos construir para o futuro de nosso país. E o futuro requer conhecimento!

-----------------------------------------------
HOMENAGEADOS



E como citamos, não podemos deixar de reconhecer que temos o nosso patrimônio científico. Um deles é, sem dúvida, o Prof. Dr. Edson Trajano Vieira, que é formado em Economia pela Universidade de Taubaté, Mestre também em Economia, pela Universidade Mackenzie e Doutor em História Econômica pela Universidade de São Paulo (USP).

Professor Trajano, como é conhecido, atualmente é professor e Pesquisador da Universidade de Taubaté, onde desempenha as funções de Diretor do Instituto Básico de Humanidades; Professor dos Programas de mestrados: Planejamento e Desenvolvimento Regional e Gestão e Desenvolvimento Regional; Professor de Graduação nos departamentos de Ciências Sociais e Letras e Economia, Administração e Ciências Contábeis; Pesquisador do NUPES – Núcleo de Pesquisa Econômicas e Sociais; Coordenador de dois projetos de pesquisa na área de Economia Criativa e desenvolvimento regional; Coordenador de dois projetos de extensão na área de economia solidária e desenvolvimento regional; um dos coordenadores do Projeto Rondon e Coordenador do Curso de Especialização Política e Sociedade no Brasil Contemporâneo. Além disso, é também professor, em tempo parcial, do Centro Universitário Módulo de Caraguatatuba.

É autor de uma extensa lista de trabalhos científicos, dos quais destacamos dezessete artigos publicados em periódicos (revista científica, anexo A) nacional e internacional nos últimos 3 anos, e a produção de capítulo de livro publicado e relatórios técnicos de pesquisas realizadas pelo NUPES.

Ao ler seus incontáveis títulos, chamaram a minha atenção e despertaram o meu interesse os trabalhos A Educação como ferramenta para o Desenvolvimento, publicada na revista MERIDIANO, de Buenos Aires, na Argentina e o artigo A Relevância da atividade empreendedora para o Desenvolvimento Econômico de um país, publicado na revista  CIENTÍFICA ON-LINE TECNOLOGIA GESTÃO HUMANISMO – FATEC – São Paulo.

Além de sua contínua produção científica, e sempre com o propósito de contribuir nas discussões econômicas e se utilizando de sua atuação como pesquisador, Professor Trajano também é Colunista semanal do jornal O VALE – Coluna Seu Bolso; Comentarista de Economia do Jornal Novo Tempo, da TV NOVO TEMPO; Comentarista de Economia do Programa Santa Receita, da TV Aparecida e Comentarista de Economia da Rádio Cultura de Taubaté.

Por ser um entusiasta da Pesquisa e da produção do Conhecimento, o professor merece nossos agradecimentos e nossos aplausos!





Nosso próximo homenageado é o Professor Dr. Julio César Voltolini, que é formado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestre em Zoologia (Ecologia de Mamíferos) pela Universidade de São Paulo (USP) e Doutor em Biologia Vegetal (predação e dispersão das sementes) pela Unesp.
Professor Julio é professor concursado pela Universidade de Taubaté, onde leciona Ecologia, Bioestatística, Evolução. Foi também, entre 1998 e 2008, membro da comissão que administra as monografias de conclusão de curso e coordenador do Grupo de Pesquisa e Ensino em Biologia da Conservação (ECOTROP). Atuou como professor convidado da UNESP de Botucatu, ministrando disciplinas de pós-graduação em Estatística aplicada a Ecologia e nos cursos de Ecologia de Campo da UNICAMP, Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).
Atuou como professor convidado e bolsista da CAPES no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). Foi professor convidado do Programa de Doutorado do Instituto Gulbenkian (África - Cabo Verde), além de ter sido editor-chefe da Revista Biociências.
Atualmente, presta serviços de assessoria em delineamento experimental e análise estatística. Ministra cursos de Ecologia de Campo e Estatística. É membro eleito da diretoria da Sociedade de Ecologia do Brasil (SEB) e membro da International Association for Statistical Education.
Em sua trajetória, participou de trinta congressos no Brasil e nove no exterior. Possui cento e vinte trabalhos apresentados em congressos no Brasil e oito no exterior. Devido ao interesse em educação, oitenta destes trabalhos são, em sua maioria, parte de projetos desenvolvidos por alunos de graduação nas disciplinas de Ecologia, Educação para Ciência e Bioestatística.
Nosso homenageado atuou como professor universitário em quatro instituições de ensino e pesquisa e orientou cinquenta monografias de graduação.
Suas áreas de interesse são a Biologia da Conservação, Ecologia teórica, Ecologia de Mamíferos, Ecologia de Palmeiras, Predação e Dispersão de Frutos e Sementes, Ecologia de Dossel, Estatística aplicada a Ecologia, Métodos de Campo em Ecologia e principalmente em ensino de Biologia da Conservação e Estatística através de cursos de campo.
Seu currículo se estende a muito mais do que esse resumo, o que demonstra sua incondicional dedicação ao conhecimento e sua significativa contribuição no desenvolvimento e no avanço de questões relacionadas à Vida. Por seus feitos, Prof. Julio Voltolini merece o nosso reconhecimento e uma grande salva de palmas.

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Professores Eventuais voltam a poder substituir a partir de segunda feira


Na manhã de hoje, nossa assessoria participou de uma reunião com o prefeito, o secretário de Negócios Jurídicos Jean Soldi, a secretária de Educação Edna Chamon, o vereador Douglas Carbonne e representantes dos professores eventuais. A reunião foi solicitada pela Prof Alessandra, em nome dos professores eventuais que compõem a comissão para tratar do assunto a seguir.

Na oportunidade, o prefeito expôs suas considerações com relação a indicação que eu e o colega vereador Douglas Carbone lhe encaminhamos com objetivo de resolver a situação garantindo aos eventuais a possibilidade de continuarem a substituir. 

Em seguida, leu o parecer interpretativo da Procuradoria Trabalhista do município a respeito das Leis Complementares 363 e 371/2015. De acordo com a interpretação, os servidores em caráter eventual deverão realizar o interstício de 30 dias APENAS se trabalharem por 30 dias seguidos, dentro de um mesmo mês, considerando sábados, domingos e feriados. Pela interpretação da lei, como o mês letivo não cumpre este período de 30 dias, os professores eventuais poderão retornar às atividades a partir de segunda-feira, cumprindo a lista do Processo Seletivo realizado em 2014.

Infelizmente, não pude participar pessoalmente desse encontro, pois estava em sala de aula por isso solicitei a presença de minha assessoria. 
Acredito ser importante compartilhar com vocês este momento no qual a política que acredito se fez valer em busca o consenso pelo bem coletivo e em especial da comunidade escolar.

Ao colega vereador Carbone e em especial aos professores eventuais que somaram conosco, o meu reconhecimento e gratidão.

Ao prefeito e sua equipe nosso agradecimento pelo empenho.

Resolvemos esse problema pontual. A vitória é para todos.

Pollyana sugere câmeras para garantir a segurança no Sedes


A vereadora Pollyana Gama (PPS) recebeu relatos da falta de segurança dos munícipes que frequentam o parque do Sedes (Sistema Educacional de Desenvolvimento Social), a fim de praticas exercícios e ter um momento de lazer.

 O pedido por mais segurança no local foi apontado por um homem que contou que, ao chegar ao parque junto a seus filhos, foi surpreendido ao ter sua bicicleta furtada. Segundo o relato, não haviam guardas municipais na portaria, e também nenhuma câmera de segurança para monitorar as ações.

 Com isso, a vereadora solicita a instalação de câmeras de monitoramento no local, pois, colocadas em pontos estratégicos, bem como nos portões de acesso, os munícipes que frequentam o parque se sentiriam mais seguros, até porque os equipamentos inibem ações  de  delinquentes. 


Fonte:  CMT

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Pollyana expõe preocupação com qualidade de ensino

Na explicação pessoal, Pollyana expôs sua preocupação quanto à atual situação da rede municipal de ensino no que se refere à ausência de professores titulares.

“Minha preocupação está no prejuízo que os alunos estão tendo quando o direito de ter aulas com profissionais habilitados não está sendo posto em prática”, afirma Pollyana.


A parlamentar relatou que somente hoje recebeu inúmeras mensagens com informações de faltas de professores em diversas escolas. “Eu me pergunto o quanto isso vai pesar no processo de ensino aprendizagem dos alunos, visto que os dados do Índice da Educação Básica (Ideb) já apontam para uma estagnação no desenvolvimento educacional de nosso município”.

Para exemplificar, Pollyana compartilhou os dados  referentes ao 5º ano do Ensino Fundamental. Segundo os dados do Ideb, o índice alcançado em 2013 pela série é de 5,6, distante da média projetada pelo Ministério da Educação, que é de 5,9.



No caso do 9º ano, os números referentes a 2013 apontam, inclusive para uma queda. Enquanto o MEC projetava uma meta de 5,3, a série alcançou 4,6 em Taubaté.




“Muito nos preocupa essa situação que fica distante do que se pretende para nossa Educação. E para se reverter o quadro, precisamos de esforços, inclusive no que se refere a estímulo na carreira do professor, estruturas adequadas para o desenvolvimento de seu trabalho e valorização”, pontou Pollyana.

A vereadora reafirmou que embora a lei que defina os 30 dias de ‘descanso’ para o retorno às atividades aos eventuais tenha sido aprovada pela Câmara, há de se considerar que a atual legislação não tem dado a devida sustentabilidade.

“A lei aprovada aqui na Câmara está dentro da legalidade pela questão de não se criar vínculo com o eventual. Contudo, eu questiono se essa legalidade está dando sustentação à qualidade na educação e na garantia de o aluno ter aula com profissional habilitado”, defende Pollyana.

A parlamentar lembra que sugeriu ao Poder Executivo, juntamente com o vereador Douglas Carbonne, por meio de indicação, que se revisse esse período de 30 dias.
“Como vereadores, é nosso dever fiscalizar e dar apoio aos professores e diretores nesse sentido. Temos visto que há esforço do Executivo para tentar conter esse problema, mas está sendo difícil garantir professores no caso da ausência de professores titulares. Mas teremos de chegar a uma solução”, finalizou a vereadora.

Direito a amamentação é defendido por Pollyana


Ao justificar seu voto favorável ao projeto de Lei Ordinária nº 47/2015, de autoria da vereadora Vera Saba, que dispõe sobre o direito ao aleitamento materno, a vereadora Pollyana Gama (PPS) ressaltou a importância de se valorizar e validar a iniciativa de se regulamentar esse direito.

Ao se ater ao mérito do projeto, Pollyana ilustrou sua justificativa com o episódio ocorrido no Paquistão, no fim da década de 80, quando surgiu um movimento a favor de se amamentar as crianças com o leite em pó.


“Na época, como o leite em pó precisava de água para seu preparo e no país não havia água tratada, o índice de mortalidade infantil aumentou muito”, contou a vereadora que mencionou os benefícios do leite materno e de seus nutrientes ao bebê.


Há algumas semanas, a parlamentar chegou a conceder Moção de Aplausos a mais de 100 mães doadoras de leite materno ao Banco de Leite Humano de Taubaté, que abastece UTIs Neonatais de nossa região. Ao relembrar o momento, Pollyana voltou a enaltecer e parabenizar a ação dessas mulheres que, além de garantirem o alimento de seus filhos, ainda doam a outras crianças.


A parlamentar fez questão de reforçar que apenas 2% das mães entendem com o errado a amamentação em público, 55% julgam natural e 22% acham inevitável, já que as crianças não escolhem hora para sentir fome.

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Pollyana quer Taubaté no circuito do festival de cinema latino-americano


A vereadora Pollyana Gama (PPS) sugeriu ao prefeito Ortiz Junior que realize tratativas junto ao Governo do Estado de São Paulo e a Fundação Memorial da América Latina para que Taubaté seja incluída no Festival de Cinema Latino-americano de São Paulo.

A sugestão foi feita por requerimento pela vereadora, que participou da edição deste ano do festival e que acredita que o município possa oferecer significativa contribuição para o evento, por sua natural vocação cultural. “Taubaté é berço de Mazzaropi, um dos maiores cineastas brasileiros, que imortalizou a figura do Jeca no cinema”, justifica.

Pollyana também ressalta que Taubaté já conta com lei municipal nº 4.818/2013, que institui o seu festival de cinema e que a inserção da cidade no circuito de âmbito latino-americano contribuiria para o fortalecimento de políticas públicas culturais para o município.


“Temos que valorizar e propagar as manifestações culturais de nossa cidade. O próprio presidente da Fundação Memorial da América Latina, o cineasta João Batista de Andrade, acenou positivamente ao ingresso de Taubaté ao circuito. Agora, é preciso vontade política da administração municipal para ir em busca de sua consolidação”, afirma Pollyana.