quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Pollyana ressalta importância do Conseg para a comunidade


Nesta noite estamos em clima de celebração pelos 30 anos do Conselho Comunitário de Taubaté, o Conseg, que foi criado no dia 7 de outubro de 1985, mesmo ano em que o Decreto Estadual nº 23.455 foi regulamentado pela Resolução SSP-37 para que os conselhos fossem criados em todos os municípios do Estado.

Não podíamos deixar passar em branco três décadas de existência de uma entidade tão atuante em nosso município. Por isso, em parceria com o vereador Paulo Miranda, fui autora do Decreto Legislativo nº 517/2015 que autoriza a realização desta solenidade. 

  

É importante informar que cada um dos mais de 500 municípios tem o seu próprio conselho, sendo que em municípios mais populosos, existem mais de um. Na capital, por exemplo, são 84 CONSEGs, assim como na região metropolitana são 55, no interior e litoral somam-se 377 conselhos, além dos novos que vêm sendo homologados pela Segurança Pública.

Há quem possa se perguntar: Mas pra que serve o Conseg?

E eu respondo: Cada Conselho é uma entidade de apoio à Polícia Estadual nas relações comunitárias, e se vinculam, por adesão, às diretrizes emanadas da Secretaria de Segurança Pública, por intermédio do Coordenador Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança, Evaldo Roberto Coratto.

De modo geral, a população costuma pensar que uma comunidade segura é uma comunidade em que existem muitos policiais. Mas podemos afirmar que mais do que isso, uma comunidade segura é aquela que vivencia a sensação de segurança e isso vai muito além da ação policial. Acredito que parte da premissa de termos o envolvimento de toda a população que, em diálogo com o Poder Público, estabeleça o clima de pertencimento ao local em que se vive, cuidando uns dos outros, dos ambientes comuns, como vias, praças áreas de lazer, bem como do ambiente afetivo que se estabelece. Uma comunidade unida e envolvida em suas causas e na luta pelas suas prioridades faz do seu lugar um espaço mais seguro! E é neste contexto que os CONSEGs exercem um papel fundamental no que se refere a ações de combate e prevenção da criminalidade.


Para nos sentirmos seguros precisamos de medidas pontuais que contemplem o sentimento de segurança em nossos lares, nossas escolas, nossos espaços. Aqui em Taubaté, por exemplo, temos sofrido com a escuridão nos bairros. Temos enfrentado o impasse da regulamentação da Guarda Municipal, que se arrasta há muito tempo e não temos um plano de Segurança Pública capaz de nortear as ações públicas de forma a dialogar com a população sobre a realidade vivenciada no dia a dia.

E é por isso que o CONSEG se faz importante em nosso meio: para ser o elo entre o Poder Público e a comunidade, para pontuar as necessidades e prioridades, para envolver a todos nós nessa discussão que reflete diretamente em nossas vidas. Por isso e para isso, estamos hoje aqui homenageando o nosso Conselho Comunitário de Segurança de Taubaté!

Mas as homenagens ao nosso conselho se estendem por outras razões! Seus feitos ao longo dos anos também merecem destaque!

Para divulgar e incentivar os trabalhos dos Consegs, a Coordenadoria Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança criou, em 2002, o Prêmio Franco Montoro de Participação Comunitária, que premia os melhores projetos idealizados por Consegs do Estado, na busca do aprimoramento da segurança pública e da qualidade de vida da comunidade.

Um ano após a criação do prêmio, o Conselho de Taubaté alcançou o 1º lugar com o projeto “Blitz Solidária”, que consistia em serviços de utilidade pública na rede municipal e estadual no município (dentistas, orientação jurídica, corte de cabelo, emissão de carteira de trabalho, RG, balcão de empregos, aferição de glicemia e pressão arterial, entre outros serviços, além de apresentações musicais).

Outra ação de destaque do Conseg-Taubaté foi o convênio de cooperação firmado com a Câmara Municipal de Taubaté, que consistia em realizar serviços como emissão de atestados de antecedentes criminais, boletim eletrônico de ocorrência, certidão negativa criminal certidão negativa militar, certidão de regularização do CPF, guias de IPVA e DPVAT, verificação de multas e de pontos na CNH entre outros serviços, que eram prestados no Centro de Apoio ao Taubateano, até o ano de 2010, quando seus serviços foram encerrados.

Por fim, nesta noite comemorativa, não poderíamos deixar de destacar os presidentes que passaram pelo CONSEG de Taubaté:

- Dr. José Roberto Muniz Ramos (outubro de 1985 a dezembro de 1988),
- Dr. Norberto Quirino de Godoy (janeiro de 1989 a dezembro de 1995),
- Leandro Ozório de Castro (janeiro de 1996 a maio de 2001),
- Edesio dos Santos (maio de 2001 a maio de 2003),
- Dr. Adilson da Silva (maio de 2003 a maio de 2004),
- Valmir José Marques (maio 2004 a maio de 2006  / maio de 2010 a maio de 2012),
- Drª Maria Teresa Lopes Figueira Palmeira Leite (maio de 2006 a maio 2008),
- Dr. Luciano Amarante Brandão (maio de 2008 a maio de 2010) e
- José Edson dos Reis (maio de 2012 – atual presidente).
 
Além de cada um deles, finalizo estendendo os cumprimentos desta Câmara a todos que deram e permanecem dando sua colaboração em nosso Conselho em favor da segurança da população de Taubaté. A todos vocês, o nosso muito obrigado e uma salva de palmas!




terça-feira, 27 de outubro de 2015

Pollyana defende valorização do Museu de História Natural de Taubaté

Ontem, ao votar o projeto de concede subvenção de R$ 100 mil para a Funat (Fundação de Apoio à Ciência e Natureza), para manutenção do Museu de História Natural de Taubaté, a vereadora Pollyana Gama (PPS) ressaltou o empenho do Dr. Herculano Alvarenga, que vem mantendo o museu vivo, mesmo diante de todas as adversidades.

“O nosso museu tem vencido as dificuldades, mas não é possível conceber que se tenha um aparelho como o Museu de História Natural sempre vivendo na ‘corda bamba’”, questionou a vereadora.

Pollyana destacou que seu voto sempre será favorável em prol de projetos que incentivem à cultura, mas que lhe chama a atenção o valor de R$ 100 mil ser concedido somente a dois meses do término do ano. “Que bom que estão sendo concedidos recursos, mas e como ficaram os meses que se passaram? Como se pensa em aumentar um contrato para produtos de limpeza em mais de 600% e não se entende que recursos para o museu são investimentos no conhecimento, na pesquisa?”, refletiu.

A vereadora lembrou que o prefeito tem formação em História e que isso foi fator decisivo para muitas pessoas ligadas à cultura apostarem em sua administração.


“Muitos artistas e historiadores acreditaram que um prefeito com essa formação seria a esperança para que a cultura fosse prioridade em nossa cidade. Por isso, apelo para que ele e sua equipe dediquem maior atenção a essa área e planeje os recursos para o Museu já no início de cada ano”, enfatizou a parlamentar que reconheceu feitos como as restaurações dos painéis de Mestre Justino e o convênio de intenção para o restauro de patrimônios do município. “Insistimos pelo restauro das obras de Mestre Justino e estamos satisfeitos com a ação. Esperamos também que o convênio não fique só como intenção. A cultura de nossa terra, de nossa gente merece ser valorizada”, finalizou.

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Pollyana compartilha ações de seu mandato na 172ª Sessão



A vereadora Pollyana Gama (PPS) cumprimentou o vereador Noilton pela organização da Marcha da Família, ao fazer uso da tribuna, na 172ª Sessão Ordinária. Ela comentou a importância de se promover ações que valorizem as famílias.

SEGURANÇA

Pollyana aproveitou a oportunidade para convidar a população para a Sessão que homenageará o Conseg de Taubaté pelos seus 30 anos de atuação. O evento, que ocorrerá na próxima quarta-feira, 28, às 20h, contará com a participação dos membros do conselho, vereadores e população em geral.

“Aproveito para somar forças para cobrar o projeto que regulamenta a Guarda Civil Municipal e também propor a implantação de Plano Municipal de Segurança Pública, duas necessidades em nosso município”, completou a vereadora.

ILUMINAÇÃO

Pollyana compartilhou que vem andando por vários bairros da cidade – Alto do Cristo, Parque Três Marias, Cecap, Parque Planalto etc – e que as reclamações mais recorrentes são com relação à iluminação pública.

“A cidade está escura. Tenho ouvido queixas constantemente, por todos os lugares que vou, principalmente de estudantes que ao retornarem tarde da noite para suas casas, precisam caminhar por vias escuras. Isso poderia ter sido evitado se o prefeito, em vez de taxar o contribuinte por um serviço que não está sendo oferecido, fizesse como outros prefeitos que recorreram à justiça para suspender os efeitos de uma resolução da Aneel (que transfere aos munícipios a obrigação de manter os serviços de iluminação pública)”, apontou.

SAÚDE

A parlamentar também falou sobre o relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Santas Casas, aberta pela Assembleia Legislativa de São Paulo, enviado pelo deputado Padre Afonso Lobato (PV).

Ela ressaltou que seu esposo, deputado estadual Davi Zaia, também acompanhou os trabalhos da CPI e visitou algumas santas casas da região, como a da cidade de Cruzeiro.

“Faço questão de compartilhar essas informações porque temos de pensar de forma ampla. Embora não tenhamos Santa Casa em Taubaté, quando há problemas nas de cidades de nossa região, é para o Hospital Regional de Taubaté que os pacientes acabam recorrendo e até mesmo para nosso Pronto-Socorro Municipal”, explicou.

Pollyana compartilhou os principais pontos do documento e cobrou do governo federal que faça a parte dele, no que se refere ao repasse de recursos. Além disso, enalteceu o trabalho do deputado Padre Afonso à frente da condução da comissão. "Agradeço ao Padre Afonso pelo empenho dedicado a este trabalho".





ECONOMIA

Por fim, a vereadora comentou sobre a participação do prefeito em uma emissora de rádio, ao falar sobre a crise econômica do país. “É a primeira vez que tomo conhecimento sobre um posicionamento do prefeito em relação à crise”, disse.

Ela ponderou que além de uma discussão aprofundada é preciso que existam ações coletivas, envolvendo representantes das empresas, poder público e sociedade como um todo em favor da geração de emprego.

A vereadora questiona a postura do prefeito que, em tempos de contenção de gastos, estima aumentar em 650% o gasto com produtos de limpeza.

“Sabemos da importância desses materiais, até porque a limpeza/ higiene está diretamente ligada às questões de saúde. Contudo, entendo que uma gestão responsável tenha que encontrar caminhos para otimizar recursos. Questionei por requerimento as razões para se aumentar um contrato de R$ 1 milhão para cerca de R$ 7,5 milhões e espero respostas que justifiquem esses valores”, concluiu Pollyana.


sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Jardim do Sol precisa de melhorias, aponta Pollyana



O bairro Jardim do Sol foi tema de um requerimento da vereadora Pollyana Gama (PPS), que solicitou diversas melhorias para o local.

A vereadora solicitou o recapeamento asfáltico nas ruas Thiers de Carvalho (no trecho em frente ao nº 220) e na Leo Silva Gouvêa, visto que as vias estão bastante esburacadas.

Pollyana também apontou a necessidade de se realizar melhorias no parque do bairro, tais como trocas de lâmpadas, limpeza, poda de mato da calçada, poda de árvores, entre outras. Além disso, a pedido da comunidade, a parlamentar também pediu que fossem realizados serviços de construção de tubulação/ galeria nas ruas do bairro para dar vazão à água da chuva.



 
“As solicitações da comunidade são pertinentes, uma vez que visam propiciar segurança e bem-estar aos residentes do local. Entendo ser necessário ouvir a população quanto às melhorias que os munícipes indicam ser necessárias, já que são eles que vivem diariamente a realidade do bairro”, disse Pollyana.





Pollyana ressalta os avanços pela Educação e encoraja professores a continuarem em busca por avanços



Começo aqui felicitando a todos os professores com os meus parabéns! Parabéns pelo dia dos professores, mas principalmente por todos os dias em que dedicam suas vidas à árdua, mas gratificante missão de ensinar, transmitir conhecimento, dar acesso aos caminhos que levam todos os indivíduos ao progresso.

Passo a passo, pouco a pouco, percebemos os sinais das ações de um professor impressos na vida de um ser humano. Seja começando pelos primeiros anos da Educação Infantil, quando a criança alcança suas primeiras conquistas, depois nas séries iniciais, quando percebemos o encanto do letramento... e assim, gradativamente, em cada novo aprendizado, na construção do senso crítico individual até a formação de um novo profissional, nos bancos universitários. Em todo processo há a mão gentil de um professor.

Sempre que tenho a oportunidade de ser oradora desta solenidade, faço questão de não me limitar a um simples discurso, mas em momento de reflexão, em que podemos olhar para a trajetória da Educação de nosso país e, ver no presente como tem sido a sua construção.

E percebo que, assim como o próprio processo de ensino/ aprendizagem, que ocorre pouco a pouco, a construção da nossa PÁTRIA EDUCADORA vem ocorrendo de forma gradativa, degrau a degrau. De onde estamos, ainda vislumbramos um longo caminho a percorrer, mas também podemos avistar o quanto já caminhamos.

Desde a concepção do Manifesto da Educação Nova, em 1932, que se tornou a base política educacional dos tempos da Segunda República, temos percebido progressos no que se refere à política educacional, principalmente porque desde então se concebe a valorização do professor como uma das linhas mestras para se chegar à qualidade da educação.

Com a instituição da Constituição Federal, em 1988, o reconhecimento do direito à Educação passou a ser garantido a todos os cidadãos, passando-se então a se fazer valer a necessidade de se valorizar o professor por meio de remuneração condigna, da implantação do Estatuto do Magistério e de Plano de Carreira.

A educação em nosso país foi então ganhando estrutura e, com isso, novos dispositivos foram criados: Lei de Diretrizes e Base, em 1996, Fundef, em 1997, que posteriormente tornou-se o Fundeb. Somando-se a novas estruturas pela políticas educacionais do país, todos os entes federados também foram consolidando suas ações.

Aqui em Taubaté, por exemplo, em 2005, logo que assumi meu primeiro mandato como vereadora, a realidade de nossa Rede Municipal de Ensino era muito diferente do que a que temos hoje. Tínhamos uma rede formada por professores não concursados, até porque, nem cargos criados existiam. Poucos eram os professores com formação superior; não havia convênio com a Universidade de Taubaté para qualificação docente; em vez de professores, nossa Educação Infantil contava apenas com estagiários; não tínhamos Conselho Municipal de Educação e nem do Fundeb.

Diante daquele cenário, não medimos esforços para colaborar com a consolidação de ações importantes que resultassem na consolidação de nossa Rede. E assim, em um trabalho coletivo, somando esforços do Poder Executivo, do Poder Legislativo e da categoria, alcançamos importantes conquistas para iniciar a mudança necessária no processo de valorização docente.

Do nosso trabalho, passamos a ver resultados palpáveis, dos quais destacamos a implantação do Estatuto do Magistério, a criação de cargos, concursos públicos, equiparação salarial dos professores (dos da educação infantil aos PIII), o adicional de 40% nos salários de com nível superior, a inclusão do HTPC, criação do Conselho Municipal de Educação e do Conselho Municipal do Fundeb.

Acredito que toda essa estrutura que sedimentamos ao longo da última década (2005 a 2015) seja a base propulsora para que alcancemos novos objetivos para a próxima, tais como os previstos nas vinte metas do Plano Municipal de Educação, das quais já temos cinco cumpridas, segundo o diagnóstico que nos foi apresentado.

Temos perfeita noção de que nem tudo depende somente dos esforços locais, como o caso da lei do “um terço”, mas também de estruturas que partem da esfera federal. Afinal, para se cumprir essa legislação, por exemplo, há um impedimento da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Neste sentido, também buscamos contribuir, quando, em 2006, questionamos o Conselho Nacional de Educação sobre o conflito entre as legislações do Fundef/ Fundeb e a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Com base na resposta dada pelo órgão, apresentamos um anteprojeto ao deputado federal Arnaldo Jardim (do PPS), que apresentou a propositura de que a Lei de Responsabilidade Fiscal deveria ser alterada para que gestores públicos pudessem melhor utilizar os recursos do FUNDEB, tanto para a garantia da valorização dos trabalhadores da educação, quanto da sua remuneração condigna.
Em 2008, esse anteprojeto também foi consultado pela assessoria técnica do Senado, a pedido do então  Senador Osmar Dias (PDT-PR), que o transformou no Projeto de Lei 265/08, que tramita no Congresso.
Sabemos que precisamos avançar. Mas assim como o caminhar, estruturar a Educação exige continuidade. Nesse sentido, não poderíamos deixar de reconhecer os esforços de outros colegas vereadores, como o próprio presidente desta solenidade, o vereador Douglas Carbonne e ações da atual gestão municipal, como a implantação do processo seletivo interno para diretores, vices, coordenadores e supervisores, de modo a contemplar os professores concursados, aprovação da lei do professor coordenador e da bolsa-auxílio para qualificação dos servidores (que se estende também aos professores).
Neste sentido, reforçamos aqui o nosso compromisso pela construção contínua de melhorias pela Educação, pois é nessa construção que está o nosso futuro!
----------------------------------------------------
E por falar em construção, acredito que todos nós aqui presentes tenhamos a participação na edificação deste processo em nosso município. Acredito nisso porque estou certa que esse é um trabalho coletivo, em que todos somamos.

Nesta noite, ao aproveitarmos o ensejo das comemorações ao Dia do Professor, conferimos também o PRÊMIO EDUCADOR TAUBATEANO a colegas que desenvolveram trabalhos de destaque no ano de 2014.

Na oitava edição do Prêmio, para nossa satisfação, dezessete trabalhos foram inscritos. Destes, dois foram escolhidos pela Comissão Julgadora como os vencedores, atendendo aos critérios do próprio Decreto nº 253/2008.
Sendo assim, nesta noite, queremos agraciar as professoras Mariléa Rosa Ilário Lopes e Fernanda da Silva Alvissu Prizoto, da escola  EMIEF Dr. Avedis Victor Nahas, pelo trabalho TRINTA E CINCO AUTORES E DOIS LIVROS DE POEMAS   e a professora Flaviane de Carvalho Andrade, escola EMIEF Vereador Mario Monteiro dos Santos, pelo projeto HORTA EDUCATIVA.

---------------------------------------------------------------
E as homenagens não param por aqui. Após a entrega do Prêmio Educador Taubateano 2015, vamos aos nossos professores homenageados da noite:
A professora IANE CÂNDIDA DA SILVA é professora de Educação Física, graduada pela Universidade da Fundação Oswaldo Aranha. Carioca, Iane tem em sua trajetória um belo trabalho social na favela da Rocinha. Na EMIEF Prof. Ernesto de Oliveira Filho desde 2007, a professora realiza o projeto Circo na Escola, com o objetivo de resgatar a autoestima e a dignidade dos alunos, bem como de toda a comunidade ao redor.
Por sua dedicação com a docência, nossa homenageada merece uma salva de palmas.
-----------------------------------
O professor PAULO EDUARDO ANTUNES é formado em Educação Física pela
Universidade de Taubaté. Ao longo de seus 26 anos de experiência, tem várias especializações voltadas para sua área.
Sempre atuante, Paulo mantém o título de tri-campeão dos jogos de inverno de Taubaté (2013, 2014 e 2015), bi-campeão de futsal da rede Pitágoras (2010 e 2012), além da participação de diversos torneios.
Seu trabalho de destaque é motivo de várias homenagens, tais como a que recebeu do Sesc, do PANATHLON CLUBE TAUBATÉ e a que rendemos nesta noite a ele com uma bela salva de palmas!
----------------------------------------------------
Professor RICARDO BALBINO BALSALOBRE é professor de Matemática, pela Universidade Federal de Ouro Preto e em Física pela Unimes, cursando os dois ao mesmo tempo.
Sua trajetória até os bancos da faculdade não foi fácil. Deixou os estudos para estudar música, mas ao perceber a falta de incentivo para a sua arte, terminou o Ensino Médio em um curso de CEEJA.
Sempre esforçado, Ricardo realizou outros cursos buscando se aperfeiçoar e colocar em prática os passos de seu sonho: ser professor!
Por sua perseverança e fé na Educação, Ricardo merece nossos aplausos!
______________________________________
Professor VALÉRIO COSTA é formado em Odontologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Mestre em Dentística restauradora pela Universidade de Taubaté e Doutor em Prótese Dentária também pela Unitau. Atualmente, é chefe das Clínicas Odontológicas do Departamento de Odontologia da Unitau.
Sua vasta produção acadêmica o faz ser um professor respeitado e reconhecido por toda a comunidade docente e, por isso, merece as nossas homenagens.
---------------------------------------------------------------
Professor VICENTE DE PAULA DA CUNHA  também é dentista formado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Concluiu seu mestrado pela Universidade de Taubaté, bem como o doutorado em Prótese Dentária.
Atualmente, conduz o departamento de Odontologia da Universidade de Taubaté, atuando como diretor. Ainda assim, mantém a prática do magistério como professor assistente em diversas matérias na Unitau, bem como na Universidade do Vale do Paraíba.
Por seu trabalho na área acadêmica, professor Vicente merece o nosso reconhecimento e nossa salva de palmas.



quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Pollyana comemora regulamentação do Ensino Integral

A vereadora Pollyana Gama (PPS) comemorou a regulamentação do currículo do Ensino Integral da Rede Municipal de Ensino de Taubaté, realizada pelo prefeito por meio do Decreto nº 13671/2015.

Para ela, a formatação do documento aponta para a construção da Educação Integral de forma ordenada, colaborando até mesmo para fiscalização e acompanhamento do trabalho em desenvolvimento.

Pollyana disse estar satisfeita com esse feito, pois no ano passado, apresentou à prefeitura várias solicitações e sugestões para melhoria do ensino integral, com base nas denúncias e observação de atendimento precário aos alunos em algumas unidades, como falta de espaços, materiais de suporte e recursos humanos insuficientes para garantir a permanência dos alunos com a qualidade necessária. 

“Hoje percebemos que nossas colocações repercutiram positivamente, colaborando para que o Poder Executivo organizasse e procedesse melhorias para a educação em tempo integral de forma a possibilitar inclusive a ampliação de sua oferta a mais crianças”, destacou.

Dentre as observações para aprimoramento do ensino integral em 2014, Pollyana destacava a falta de recursos humanos para o desenvolvimento das atividades propostas. “Pelo que acompanho, essa é uma dificuldade praticamente superada. Esses avanços gradativos convergem para o objetivo de atender nossos alunos com qualidade”, afirmou.

Também foi a partir de apontamentos feitos pela vereadora que o Poder Executivo resolveu decretar o atendimento preferencial do Ensino Integral a crianças cujas famílias são atendidas pelo programa Bolsa Família. A medida foi adotada após muitos pais, no primeiro semestre do atual ano letivo, terem entendido que correriam o risco de seus filhos perderem o benefício do programa se não estivessem matriculados no ensino integral.

“Diante dessa situação, e procurada por inúmeros pais, ponderamos com o Poder Executivo sobre a necessidade de dar acesso a informações claras a eles e também aos diretores das escolas. Então, o prefeito, juntamente com as secretárias de Educação e de Desenvolvimento Social, em uma ação intersetorial, regulamentou o atendimento preferencial, mas não obrigatório, dos alunos beneficiários do Bolsa Família”, relatou Pollyana.


          Em Taubaté, a administração relata que o ensino integral atende cerca de 16 mil alunos em mais de 120 unidades escolares. O currículo publicado pelo Poder Executivo prevê aulas de dança, arte, capoeira, teatro, música, esportes e estudos para as faixas etárias de 6 a 8 anos, 9 a 11 anos e 12 a 15 anos. “Sabemos que crianças que estudam em escolas particulares geralmente realizam aulas extracurriculares ao longo da semana. Oferecer essas atividades aos alunos da rede pública municipal de forma organizada permite que eles tenham acesso a novas fontes de conhecimentos, que complementam o seu aprendizado”, explicou a vereadora.

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Pollyana cobra melhorias para o bairro Chácaras Flórida

Após visitar o bairro Chácaras Flórida e constatar a necessidade de diversas melhorias, a vereadora Pollyana Gama (PPS) solicitou ao prefeito que dê atenção ao bairro.

Pollyana apontou, por exemplo, a necessidade de se colocar tela protetora no teto da quadra localizada na Rua Azaleia e a troca de lâmpadas queimadas nas ruas Hortência, Samambaia e Girassol.

A vereadora também solicitou que o Executivo providencie a manutenção do playground e a implantação de aparelhos de academia ao ar livre no local. Ela também cobrou que a administração realize operação tapa-buraco na esquina da rua Samambaia com a Girasssol.


“Todas essas necessidades já foram apontadas anteriormente. Há tempos o bairro carece dessas e outras providências”, salientou Pollyana.



quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Pollyana quer que mau cheiro do córrego da Esplanada Santa Terezinha seja eliminado

A Cetesb e a Sabesp serão oficiadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente em função do mau cheiro ocasionado pelo córrego que passa pela Avenida Renato Ortiz, no bairro Esplanada Santa Terezinha. Além disso, segundo a prefeitura, após avaliação, serão definidas as ações para solução do problema.

Essas serão as providências que serão tomadas pela prefeitura por solicitação da vereadora Pollyana Gama (PPS), que em visita ao bairro, ouviu de moradores que o problema é constante e já ocorre há certo tempo.


“O mau cheiro acarreta problemas relacionados à saúde pública. Por isso, solicitamos uma avaliação e procidências imediatas do problema”, relatou a vereadora.

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Pollyana pede melhorias para Portal da Mantiqueira


Área onde já tem denominação de praça
Atendendo pedidos de moradores do bairro Portal da Mantiqueira, a vereadora Pollyana Gama (PPS) solicitou ao Poder Executivo que se construa uma praça, uma creche e um PAMO no bairro.

“O bairro, que vem crescendo consideravelmente nos últimos anos, precisa de melhorias, visto que atualmente a população que ali reside precisa se deslocar para outros bairros em busca de atendimento”, ressaltou Pollyana

Pollyana explica que já existe um espaço denominado Praça José Carlos da Costa, mas que não há qualquer estrutura no local.

Quanto à creche e ao PAMO, serviços de terraplanagem foram realizados no espaço situado entre a Avenida Expedicionário Bento Nogueira de Moura com a Rua Manoel Rodrigues e, segundo moradores, pedra e areia foram colocadas no local, mas desapareceram.

Área destinada para o PAMO e creche do Portal da Mantiqueira


“Pelas informações dadas pelos moradores, tanto a praça quanto a creche e o PAMO já contam com espaço. Então, cabe à prefeitura planejar a execução desses equipamentos em favor da comunidade do Portal da Mantiqueira”, reforçou a vereadora.


Em resposta, a Administração Municipal informou que a solicitação para a construção da praça foi encaminhada à Secretaria de Planejamento. Já quanto à construção da creche, a resposta foi de que há planejamento, levando em conta a disponibilização do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) para que a obra seja licitada. Sobre a construção do PAMO, o Executivo informou que os munícipes do bairro são atendidos pelo PAMO do Bonfim, devido ao processo de regionalização.



quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Prefeitura acata pedido de Pollyana e garante cobertura de ponto de ônibus para Parque Três Marias

Os moradores do Parque Três Marias não ficarão mais sob sol e chuva ao esperar pelo transporte público na rua Sebastião Branco. Isso porque a prefeitura acatou o pedido da vereadora Pollyana Gama (PPS) e colocará a cobertura do ponto de ônibus do local.



“Aquele ponto de parada de ônibus conta com uma sinalização precária, sem o mínimo conforto para o munícipe. Por isso, solicitamos que seja implantado o novo modelo de ponto de ônibus que está sendo colocado em vários locais da cidade”, explica a vereadora.


terça-feira, 6 de outubro de 2015

Pollyana cobra finalização de obras na região do Parque Aeroporto

 O transtorno vivido há cinco anos pelos moradores da divisa dos bairros Parque Bandeirante, Parque Aeroporto e Jardim Mesquita em razão das obras de duplicação da Rua João Gigli foi questionado pela vereadora Pollyana Gama (PPS) ao Poder Executivo.

Segundo os moradores da região, além do barro em tempos de chuva e da poeira, em período mais seco, a obra inacabada gera outros problemas como entupimento de boca de lobo.

Além deste problema, Pollyana apontou a falta de iluminação pública na região. “Como em outros lugares, esta região também está na escuridão”, cobrou a vereadora.

De acordo o prefeito, a obra de duplicação será finalizada após a execução da terceira etapa dos serviços de drenagem e galerias pluviais do Parque Aeroporto.

As demais solicitações, segundo à prefeitura carecem de disponibilidade orçamentária.




sexta-feira, 2 de outubro de 2015

PPS sai na frente e discute reforma política






O diretório municipal do Partido Popular Socialista (PPS) se reuniu no último dia 30, um dia após a presidente Dilma Rousseff (PT) sancionar a reforma política, para discutir o teor da nova legislação que norteará as eleições municipais de 2016.

Mais de quarentas militantes do partido debateram as principais alterações do que será permitido e o que será vedado nas próximas campanhas eleitorais.

“Embora a campanha eleitoral seja somente no ano que vem, o PPS já está se organizando para fazer uma campanha em que todos os seus membros estejam capacitados dentro da legalidade. Saímos na frente, já que as novas regras acabaram de ser sancionadas”, disse Pollyana Gama, presidente do diretório do PPS de Taubaté e pré-candidata ao cargo majoritário pela sigla.


Dentre as alterações estão o prazo de filiação partidária, de no mínimo, seis meses antes da data da eleição, a permissão para troca de partido dentro do prazo de trinta dias que antecedem o prazo final – de seis meses – para filiação (a janela) com possibilidade de disputa de eleição e a redução do tempo de campanha, de noventa para quarenta e cinco dias.




Pollyana cobra Plano de Carreira do Magistério


Mais uma vez, a vereadora Pollyana Gama (PPS) cobrou da prefeitura providências quanto à implantação do Plano de Carreira e da Jornada de Trabalho dos Professores da Rede Municipal de Ensino de Taubaté.

“Temos insistido nesse sentido, uma vez que o próprio prefeito criou essa expectativa desde o início de seu mandato. O Plano de Carreira é um instrumento fundamental para o magistério, previsto pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9.394/96)”, ressaltou Pollyana.

A vereadora, que constantemente vem indicando a necessidade de melhorias estruturais para o ensino público municipal do município, apontando como uma das prioridades a importância da valorização do magistério, quer saber a previsão da implantação do plano, bem como da jornada de trabalho dos professores, conforme a lei nº 11.738/2008.

“Essa legislação prevê que a jornada de trabalho do professor seja composta pelo limite máximo de dois terços da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os educandos”.


Embora tenha enviado resposta oficial aos questionamentos de Pollyana, o Poder Executivo mais uma vez não informou a previsão para a implantação do Plano de Carreira e nem da jornada de trabalho dos docentes municipais.

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Pollyana quer acessibilidade em prédios públicos municipais

Tornar os prédios públicos mais acessíveis às pessoas com necessidades especiais é uma das solicitações feitas pela vereadora Pollyana Gama (PPS) ao prefeito Ortiz Junior.

Para Pollyana, a adaptação à acessibilidade é fundamental para a inclusão das pessoas com necessidades especiais.

“Temos recebido relatos de munícipes que apontam dificuldades de cadeirantes, idosos e crianças no acesso a prédios públicos como escolas, por exemplo. O próprio prédio da prefeitura carece de adaptação à acessibilidade de munícipes com necessidades especiais”, justificou Pollyana.

Segundo a prefeitura, as obras vêm sendo executadas de acordo com as necessidades apresentadas e os projetos elaborados pela Secretaria de Planejamento atendem às normas de acessibilidade.

“A necessidade existe para todos os prédios. Acredito que para otimizar, o governo deva mapear todos os prédios e elencar as prioridades para a realização dos serviços de adaptação”, indicou a parlamentar.