terça-feira, 16 de março de 2010

Pollyana participa de audiência pública do CNE

A vereadora Profª Pollyana Gama (PPS) esteve na semana passada em Salvador-BA, participando da Audiência Pública sobre Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, realizada na Universidade do Estado da Bahia (UNEB). A Audiência foi convocada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) para discutir o projeto de resolução que deverá fixar as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, com a apresentação de um texto base. Cerca de 450 pessoas lotaram o auditório do Teatro UNEB, entre professores, gestores, dirigentes e secretários de Ensino e representantes do setor público das regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste do país.


O projeto de resolução estipula metas a serem concretizadas no Ensino Fundamental brasileiro e está aberto à sugestões que podem ser enviadas no endereço eletrônico (liaricci@mec.com.br) de Lia Ricci, secretária do CNE; o documento base também pode ser acessado através do www.mec.gov.br. O documento definitivo deverá ser um instrumento de trabalho da prática de cada professor em sala de aula. As propostas elaboradas no documento devem levar em conta a gestão democrática e o trabalho compartilhado nas escolas. Estas devem propiciar oportunidades de que os professores conheçam as variadas experiências brasileiras no que se refere aos esforços de desenvolver um trabalho interdisciplinar e integrado no currículo. “Considero de extrema importância a nossa participação nestes eventos decisivos. Esse é o caminho a ser trilhado por quem sabe que educação realiza sonhos”, disse a vereadora.

Dentre as propostas discutidas na Audiência, dá-se destaque para a inclusão da disciplina de Língua Materna para as populações indígenas, a volta da obrigatoriedade das matérias de Artes e Ensino Religioso, e o ensino das Culturas afro-brasileiras e indígenas.

As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental deverão estar articuladas com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e reunir princípios, fundamentos e procedimentos definidos pelo Conselho Nacional de Educação, conforme o projeto discutido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário