terça-feira, 27 de abril de 2010

Pollyana auxilia candidatos aprovados em concurso e que não assumiram cargos

A pedido de candidatos aprovados em concurso e que não assumiram cargos na prefeitura de Taubaté, a vereadora Profª Pollyana Gama (PPS) esteve reunida com o promotor de justiça José Carlos de Oliveira Sampaio, na tentativa de solucionar o problema. Com a vereadora, estavam as duas candidatas aprovadas em concursos realizados entre os anos de 2006 e 2008.


Sampaio orientou ambas as candidatas a impetrarem mandados de segurança para que o direito ao cargo seja assegurado. Ele disse que abriu muitos processos como estes contra a administração municipal, pois muitos dos candidatos aprovados nos últimos concursos estão na mesma situação.

O promotor informou também que no último 13 de abril foi formalizado um acordo judicial em que o executivo tem prazo de até 90 dias para demitir todos os funcionários temporários e contratar os aprovados. “Nosso medo era de que o processo eleitoral pudesse impedir estas contratações, pois os 90 dias acabam próximo do período. Porém, como se trata de concurso com resultado já homologado, a prefeitura não terá desculpas para contratar este pessoal e regularizar a situação”, afirmou o promotor.

Para Pollyana o mais certo a ser feito é dar posse a estes candidatos aprovados em concurso. “Nós temos que reconhecer o esforço destas pessoas que se empenharam e conquistaram o cargo público”.

2 comentários:

  1. Precisa investigar também os casos em que aprovados, quando chamados para assumir o cargo, acabam exercendo outra função, melhor remunerada muitas das vezes. Tem engenheiro q prestou concurso de braçal só para efetivar, com medo do promotor, e gari exercendo função na biblioteca sem nunca ter pego uma vassoura. Apenas 2 exemplos de muitos casos.
    Acredito, e acho o correto, que se abre vaga para inspetor de alunos, exigindo apenas fundamental, o aprovado e chamado para assumir o cargo deva permanecer nele pelo menos durante o estagio probatório. Não tem q ser "promovido" logo no primeiro dia de trabalho pq tem um QI na Prefeitura.
    Tem q acabar com essa história. Se o candidato passou numa prova q exige apenas fundamental não tem q ocupar funçao q exige Ens Médio ou Superior. É preciso ter uma prova específica para cada função.

    ResponderExcluir
  2. Estou muito feliz em saber que existem pessoas interessadas em realmente fazer algo pela sociedade, pois, as vezes me sinto abandonada pelo poder público, essa notícia de que o prefeito vai ter que demitir os funcionários não concursados me dá a esperança de assumir, pois fiquei para suplente, infelismente já fazem dois anos que sei que pelo menos 12 pessoas conhecidas minhas estão trabalhando e a maioria não passou em concursos. Parabéns pela sua atitude, apesar de saber que faz parte do seu trabalho, sua postura profissional de luta e justiça social, me dá novo ânimo, com novas expectativas de mudança em uma cidade melhor.

    ResponderExcluir