quarta-feira, 2 de junho de 2010

Pollyana participa da campanha global “1 Gol pela Educação”

A vereadora Profª Pollyana Gama (PPS) esteve nesta segunda-feira no Maracanã para o lançamento oficial da campanha “1 Gol pela Educação”, realizada em parceria com a Campanha Nacional pelo Direito à Educação. O evento contou com personalidades da política nacional e mundial, como os representantes da Unesco, Irina Bokova e Ivan Sam; Carlos Eduardo Sanches, presidente da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação); o desembargador de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Sirlando Rodrigues; o secretário de Educação Básica do Ministério da Educação, Francisco das Chagas; e a senadora Fátima Cleide, da Comissão de Educação do Senado Federal.


O ex-jogador Zico esteve presente e defendeu a iniciativa, assim como outros atletas: Sócrates, Júnior, Raí, Rivelino, Petkovic, Rogério Ceni, Gilberto Silva e Robinho, que aparecem no vídeo promocional.

A campanha é fruto de uma parceria com a Fifa e tem meta de garantir educação para todas as crianças do planeta até 2015, com apoio de personalidades de todo o mundo que divulgarão a causa por meio de mensagens durante a Copa da África. Um abaixo assinado on line já está disponível na internet no www.marque1gol.org.br. A intenção é colher 30 milhões de assinaturas em todo o mundo, sendo um milhão no Brasil. O documento servirá de base para pressionar governos para a execução de planejamento e mais investimentos na educação pública.

Para se ter uma ideia da necessidade de mobilização, de acordo com a Unesco são 759 milhões de jovens e adultos analfabetos, cerca 16% da população mundial. No Brasil o analfabetismo atinge 10% da população com 15 anos ou mais, cerca de 14 milhões de pessoas.

De acordo com o presidente nacional da campanha, o sociólogo Daniel Cara, já no pré-lançamento foram colhidas 600 mil assinaturas on line. “No Brasil, a campanha tem três metas: fazer valer a Lei do Piso Nacional para professores, implantar o custo/aluno/qualidade para os repasses do Fundeb e até 2014 ter matriculados nas escolas brasileiras, mais de 5 milhões de jovens com idades entre 4 e 17”.

Ao final do evento, foi feita uma foto com todos os participantes, a qual irá ilustrar a campanha durante a Copa do Mundo de Futebol. Agora, Pollyana estuda a divulgação da campanha em Taubaté para colher assinaturas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário