terça-feira, 13 de setembro de 2011

Audiência Pública: Deputados e vereadores discutem a situação de estradas, saúde, segurança e educação em Taubaté




A Câmara de Taubaté sediou na segunda-feira, 12, audiência pública promovida pela Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa, com objetivo de ouvir sugestões regionalizadas para o orçamento estadual 2012. O projeto de lei relativo ao orçamento será apresentado pelo Governo do Estado à Assembleia até dia 30 de setembro.

Temas ligados à manutenção de estradas, saúde e segurança pública predominaram entre as sugestões dos participantes. Foram apresentadas dez sugestões ligadas às estradas – em particular, quanto à rodovia Vito Ardito, que liga Caçapava a Taubaté; dez sugestões ligadas à área da saúde – principalmente quanto ao aumento de número de leitos no Hospital Regional; e sete sugestões na área da segurança pública.

Os deputados estaduais usaram o exemplo do assalto sofrido pelo deputado Padre Afonso Lobato (PV) na sexta-feira, 9, para exigir melhorias na área da segurança, aumento do efetivo policial e valorização dos profissionais. Munícipes também se manifestaram nesse sentido.

Muitos se pautaram pelo tema educação e políticas para jovens e mulheres. Também houve manifestações de apoio à criação da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, projeto de lei do Governo do Estado que precisa ser apreciado pela Assembleia.

Entre os vereadores de Taubaté, Rodrigo Luis Silva “Digão” (PSDB) apresentou propostas de criação de uma unidade do Corpo de Bombeiros no Quiririm, “onde estão as maiores indústrias do município”, exigiu melhorias para a rodovia Amador Bueno da Veiga e cobrou a instalação do Centro de Reabilitação Lucy Montoro.

Pollyana Gama (PPS) pediu apoio para o projeto de lei que desvincula das receitas correntes líquidas do município os valores do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação) e lamentou a falta de estrutura do Hospital Regional em relação à demanda. “O Vale precisa de mais saúde, de hospitais, e não termelétricas e presídios”, mencionou.

Ainda nessa linha, Maria Teresa Paolicchi (PSC) cobrou a ampliação dos leitos nos hospitais Regional e Universitário e a agilização do agendamento das consultas. “Taubaté recebe munícipes de 39 cidades, e a dificuldade é muito grande. Precisamos da ampliação (de leitos) com urgência.”

Para Henrique Nunes (PV), o projeto que cria a Região Metropolitana deverá ganhar força na Assembleia e proporcionar “grandes ganhos” para a região. Ele reivindicou a instalação do AME (Ambulatório Médico de Especialidades), além de ações para reduzir o índice de homicídios.

A vereadora Maria das Graças Oliveira (PSB) também fez um apelo pela instalação do AME no município e afirmou que houve “inércia da administração”. Ela lamentou o “grande número” de presídios na região e pediu a valorização dos professores e policiais.

A vice-prefeita Vera Saba reivindicou, entre outros, a criação de hospitais regionais no Litoral Norte e Vale Histórico. Vereadores e prefeitos de cidades vizinhas lembraram a situação das escolas e creches e da coleta de lixo. No plenário, os vereadores Luizinho da Farmácia (PR), Alexandre Villela e Carlos Peixoto, do PMDB, acompanharam os debates.

Deputados

Na direção dos trabalhos, o deputado Mauro Bragato citou que a audiência, realizada pelo sétimo ano consecutivo, está consolidando o trabalho da Comissão de Finanças da Assembleia, a qual preside. Ele defendeu a necessidade de se regionalizar o orçamento estadual e parabenizou a participação da sociedade na audiência, frisando que há reivindicações que cabem aos próprios municípios.

Além de Mauro, participaram da audiência os deputados estaduais Luiz Cláudio Marcolino, Afonso Lobato, Vitor Sapienza, Regina Gonçalves, Ana Perugini, Simão Pedro, Marco Aurélio, Donizete Braga, Major Olímpio, além do deputado federal Carlinhos de Almeida.

Interessados em apresentar sugestões ao orçamento podem preencher o formulário disponibilizado na internet, em http://migre.me/5FXSg. Outras 15 audiências estão programadas, a próxima em 15 de setembro, na Câmara de Campinas.

A TV Câmara Taubaté (Net, 17 digital e 98 analógica) reapresentará a audiência durante o final de semana, a partir do meio-dia, em sua programação.


fonte: Assessoria de Imprensa CMT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário