Fonte: Assessoria de Imprensa CMT.
Pollyana reúne os alunos no plenário |
Após aprenderem em sala de aula como funcionavam as antigas câmaras municipais do século 17, alunos da escola municipal Padre Silvino Vicente Kunz, no bairro Areão, realizaram visita à Câmara de Taubaté nos dias 10 e 11.
No primeiro dia, sentados nas cadeiras do plenário, estavam atentos à conversa que tiveram com a vereadora Pollyana Gama (PPS), que além de explicar a diferença entre os poderes Legislativo e Executivo e como combater o analfabetismo político, respondeu perguntas de diversos gêneros, como o significado das siglas no brasão encontrado na bandeira de Taubaté e sobre trabalho realizado pela Comissão Processante no processo de cassação do mandato do prefeito.
A visita dos alunos está inserida em um projeto denominado “A formação do poder em Taubaté”, realizado pelo professor de história, Jairo Alves Pereira, que tem como objetivo criar a perspectiva de que o poder não está distante do povo. “A gente tenta aproximar a política à vida real dos alunos, pois sabemos que muitos dos pais não tiveram esta oportunidade de conhecer melhor.”
Os estudantes confirmam que suas expectativas foram atendidas. Leonardo Oliveira de Campos, de 13 anos, se destacou entre os demais por sempre ter uma pergunta na ponta da língua. “Aprendi que política é muito importante e que devo procurar não ser um analfabeto político.”
Jéssica Gabriela da Silva, de 12 anos, compreendeu o que foi dito pela vereadora Pollyana. “Gostei de conhecer a Câmara e aprender que nem tudo é culpa dos políticos, pois quem tem o poder é o povo.” Ela também concluiu que é dever de cada cidadão conhecer mais sobre política.
Os 40 alunos de uma sala do 8º ano da escola, que passaram a manhã do dia 10 no recinto, conheceram todos os setores da Casa, inclusive os gabinetes dos 14 vereadores. Enquanto aprendiam mais sobre as legislaturas passadas e apreciavam os quadros com as fotos dos ex-presidentes, conversaram com o vereador Luizinho da Farmácia (PR).
No dia 11 pela manhã, foi a vez dos alunos do 7º ano B, visitarem a Casa de leis. Um grupo de 25 alunos, também, acompanhado pelo professor Jairo, foi recepcionado pela vereadora Pollyana no plenário da Câmara. “Para mudar a política, é preciso mudar a maneira de votar, e vir até a Câmara já é uma grande mudança”, disse a vereadora.
O professor agradeceu pela atenção cedida aos alunos e ressaltou a importância da visita à Casa. “A política, normalmente, fica longe da escola, isso não é bom, porque essas crianças serão os futuros eleitores. Essa visita só tem a acrescentar”, concluiu.
Fonte: Assessoria de Imprensa CMT.
Nenhum comentário:
Postar um comentário