quinta-feira, 22 de março de 2012

A fé: o encontro do homem com Deus


O Papa Bento XVI decidiu proclamar um “Ano da Fé”. Começará no dia 11/10/2012, no cinquentenário da abertura do Concílio Ecumênico Vaticano II e aniversário de vinte anos da publicação do catecismo da igreja católica, e terminará na Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo, no dia 24/10/2013.

Quero neste e em outros artigos refletir sobre a fé cristã. A fé é o encontro do homem com Deus. Por diversas vias o homem tem-se dirigido ao encontro de Deus. Se Deus, por sua vez, viesse em direção ao homem e este se fechasse totalmente às suas batidas suaves à porta de seu coração, nunca haveria um encontro. “Eis que estou em pé à tua porta e bato”! Se alguém ouvir a minha voz e me abrir a porta entrarei em sua casa e cearemos eu com ele e ele comigo”. (Ap 3,20)

O gesto de visita de Deus acontece sobretudo na Revelação cristã, onde ele se dá a conhecer como quem chama, interpela o homem. É a principal proposta de Deus no qual coloca diante de nós seus projeto, seu desígnio salvífico e nos convida a aceita-lo. De nossa parte a resposta é um devolver a Deus essa mesma “coisa”, isto é, o projeto dele agora assumido por nós em liberdade. Tal gesto se chama fé.

Fé é, portanto, responder afirmativamente à proposta feita por Deus a nós. Diz o catecismo da igreja católica: “Por sua Revelação, o Deus invisível, levado por seu grande amor, fala aos homens como a amigos, e com eles se entretém para os convidar à comunhão consigo e nela os receber. A resposta adequada a este convite é a fé” (n.142)

O mesmo catecismo nos diz: “A fé é primeiramente uma adesão pessoal do homem a Deus; é ao mesmo tempo, e inseparavelmente, o assentimento livre a toda a verdade que Deus revelou”. (n.150)

Nenhum comentário:

Postar um comentário