terça-feira, 13 de março de 2012

Mulheres: uma história de dores, sonhos e conquistas (*)


A mulher realizou conquistas importantes nos últimos anos. Seu papel sofreu modificações profundas. Na verdade, as novas funções que passou a exercer sobrepuseram-se àquelas que já possuíam. À mãe, à dona-de-casa, à protetora da família somaram-se a trabalhadora, a profissional ocupada. As mulheres tem uma longa história de dores, sonhos e conquistas.

Como encontrar um ponto de equilíbrio emocional em meio a toda essa movimentação? Como desempenhar todas essas funções e administrar, ainda, a vida afetiva? O autoconhecimento é fator decisivo para equacionar essa questão.

Em meio a essas transformações conhecer-se, situar-se, identificar-se são instrumentos para ter uma vida feliz. Porque o reconhecimento da sua geometria emocional lhe permitirá reconhecer suas medidas e seus espaços.

Na busca da sua identidade é que está o que a mulher quer para si mesma, identidade esta que define os contornos da mulher que ela quer ser.Uma mulher mais integrada com sua essência.Conectar-se com sua essência como mulher,é onde estão muitas respostas sobre o sentido da sua vida.

Adolescente, adulta e mulher madura. Em todas as fases da vida a mulher encontra dificuldades, desafios e possibilidades que podem se traduzir, conforme ela os vivencia,em um grande crescimento interior para ela mesma e para os que a cercam.Pois a mulher não é apenas a geradora de vida no sentido literal da maternidade. É ela o elemento fundamental das transformações na sociedade.

Os meios de comunicação – especialmente a TV, vídeos, novelas, revistas, publicidade – muitas vezes e infelizmente degradam a mulher, apresentando-a como artigo de luxo, de prazer e disputa para o homem. A propaganda comercial geralmente faz do corpo da mulher a matéria-prima de uso e consumo descartável. É a coisificação da mulher. Essa atitude coisificante que se traduz numa relação de sujeito-objeto, está em contraste com a relação sujeito-sujeito, que deve existir entre os seres humanos.

Porém, a discriminação relativa ao seu sexo faz com que a mulher enfrente uma situação particular, que marca, de forma decisiva a identidade feminina. Percebe-se com o tempo um desvelar do universo feminino,que se liberta dos estereótipos e preconceitos.

Mulheres e homens poderão conviver de modo mais pleno à medida que eliminarem conjuntamente todas as formas de repressão, discriminação e violência presentes no trabalho, na escola, no lar, na legislação social e mais amplamente em toda a sociedade. É necessário o resgate da alteridade feminina. Infelizmente ainda existe desigualdades entre homem e mulher no exercício de direitos humanos fundamentais.

Segundo o Fundo de população das nações Unidas, não será possível combater a pobreza enquanto mulheres sofrerem discriminação, violência e abuso sexual e não tiveram os mesmos direitos políticos, sociais e econômicos que os homens. Entre esses direitos está o acesso à educação, à saúde, ao mercado de trabalho e ao patrimônio.

A mulher interage numa sociedade que muitas vezes a focaliza como submissa, que a mulher através dos tempos, demonstra gradativamente a sua busca pela independência e valorização feminina. Através de muita luta pela liberdade de escolha e expressão, a mulher passou a produzir sua própria vida.

Por mais idade que tenha, por mais cansada que esteja seu corpo, a mulher poderá ter sempre a menina dentro de si. A plenitude é feita de sentimentos de aceitação, alegria e surpresa com a vida. A mulher representa um valor particular como pessoa humana. Isto se refere a todas as mulheres e a cada uma delas, independentemente do contexto cultural em que cada uma se encontra e das suas características espirituais e corporais, como por exemplo, a idade, a instrução, a saúde, o trabalho etc.

Homem e mulher devem buscar valores mais consistentes e produtivos, como bondade, compaixão e amor. É dessa busca comum que o masculino e feminino ressurgem fortalecido e consistente. Masculino e feminino. Duas metades complementares, em perfeita sintonia e integração. Sonho dos homens e mulheres de boa vontade.

A dignidade da mulher está intimamente ligada com o amor que ela recebe pelo próprio fato da sua feminilidade e também com o amor que ela, por sua vez, doa. É a mulher demonstrando sua existência, sua vida; a mulher ser humano. Aquela que deixa transparecer em seu rosto a dor, o sorriso, a luta, o amor, a fragilidade, a força, a liberdade e a vitória. A mulher deve estar ancorada nas suas profundezas.

É preciso que seja devidamente reconhecida em todo o mundo a contribuição das mulheres no desenvolvimento da sociedade. Promover o autêntico desenvolvimento passa pela promoção da dignidade da mulher. Destacar o papel ativo da mulher no desenvolvimento social. Reconhecer seu papel na formação humana da juventude e nos sistema macroeconômico, seu apego aos valores humanos e morais que transmitem às novas gerações, a proteção da vida, sua atenção pela paz e solidariedade, o cuidado de sua família e filhos, seu sentido de interioridade.

Toda a sociedade se beneficiará da própria vocação, da ação e do gênio feminino”. Bem aventurada a mulher que,dia após dia,com pequenos gestos,com palavras e atenções que nascem do coração,traça sendas de esperança para humanidade” (M.Quoist).

A todas as mulheres, parabéns pelo Dia Internacional da Mulher!

* Professor José Pereira da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário