sexta-feira, 9 de março de 2012

Pollyana homenageia vice-prefeita Vera Saba
pelo "Dia Internacional da Mulher"


A vereadora Pollyana Gama (PPS) homenageou a vice-prefeita Vera Saba (PT) pelo
"Dia Internacional da Mulher" por observar nela a figura de uma mulher forte,
batalhadora, honesta, digna e comprometida com a causa pública.

Abaixo, discurso de Pollyana sobre Vera feito durante a Sessão Solene:

Boa noite, senhor presidente, nobres pares, telespectadores da TV Câmara, senhoras e senhores, mulheres aqui presentes e, em especial, nossas homenageadas e vice-prefeita Vera Saba e seus familiares.

Vera Saba se emociona durante exibição de vídeo sobre sua trajetória
Antes de iniciar nosso discurso sobre Vera, compartilho que algumas pessoas questionaram-se a respeito do porque da presente homenagem, motivadas pela questão partidária que nos coloca em siglas diferentes. A resposta? Temos nossos vínculos partidários, mas com eles caminha nossa sensibilidade e razão, discernimento suficiente para perceber que o ser humano e suas atitudes em prol do bem público devem ser enaltecidos, reconhecidos independentemente de qualquer agremiação. É preciso ser verdadeiro, verdadeira e por que não “Vera”?

A origem do nome Vera vem do Latim e significa verdadeira. As marcas de Vera no mundo são a disciplina, a praticidade, a lealdade, a confiabilidade, o gosto pelo trabalho, a solidez e a eficiência, características de nossa homenageada Vera Saba. Ao nos dirigirmos a ela como nossa vice-prefeita, podemos perceber que sua trajetória política foi estimulada desde cedo por sua mãe, que participava ativamente da Igreja Católica e dos Movimentos Sociais. Aos 15 anos foi inserida no grupo de jovens da Paróquia do Alto de São Pedro. Participou de grupos teatrais, movimentos ligados ao esporte, movimentos estudantis e, como trabalhadora bancária, do movimento sindical.

Diretora Executiva do Sindicato dos Bancários e Financiários de Taubaté e Região, em 2007 foi eleita a primeira mulher Presidente do Sindicato dos Bancários e reeleita em 2010 com 98% de aprovação. Vera Saba foi diretora da Federação dos Empregados em Empresas de Crédito de São Paulo e membro da Comissão de Saúde da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro.

Pollyana, Vera e Miguel Saba, e os filhos Yasmin e Nicolas
Além dos seus compromissos públicos, Vera arruma tempo para praticar atividades que cultiva desde criança: cantar, compor músicas e escrever poesias. Estudante de canto lírico, a mulher Vera Saba é polivalente, representa um pedaço de cada segmento social tão carente de pessoas preocupadas com o interesse coletivo. Por isso, essa homenagem se justifica porque é também extensiva às nossas mulheres donas-de-casa, profissionais, virtuosas, filhas, mães, avós, amigas, trabalhadoras, que enfrentam as dificuldades e até mesmo o preconceito com feminilidade própria de seu ser.

Mesmo ocupando um cargo de expectativa na Administração Municipal e politicamente rompida com o atual Governo desde o início do mandato, em 2009, a vice-prefeita Vera Saba não hesitou e foi aos bairros atender às demandas dos taubateanos. Durante o processo de cassação do mandato do Prefeito Municipal nesta Casa, a vice-prefeita, sempre atenta e atuante, se preparou para conduzir a Prefeitura, pois conhece os principais gargalos da cidade. No entanto, por questões políticas e, por que não, machista ou tradicionalista, apesar da luta incansável, foi impedida de assumir o mandato.

Vera participou e participa ativamente das manifestações de trabalhadores e, em 2011, nos apoiou em prol da revisão salarial de professores e servidores públicos municipais. Como todas as mulheres, Vera também enfrenta o conservadorismo que começou a tomar outro rumo no Brasil a partir de 1932. Foi durante o governo de Getúlio Vargas que nós, mulheres, depois de muitos anos de reivindicações, ganhamos força e conquistamos os direitos do voto e de se candidatar a cargo eletivo, passando a participar ativa e diretamente da vida política do país, com os mesmos direitos dos homens. A natureza feminina nos leva a priorizar e lutar pelo bem-estar social.

E, embora tenhamos sim muito a comemorar, militante do Partido dos Trabalhadores, Vera entende que há ainda muito a lutar. No mercado de trabalho, por exemplo, segundo o IBGE, as mulheres ainda ganham 28% a menos que os homens no exercício das mesmas funções, reforçando a desigualdade mesmo com todos os avanços do século 20.

Na política, apesar de elegermos a primeira mulher presidente do Brasil em 2010, a República conta hoje com 8,9% de mulheres no Congresso Nacional e 12% nas Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais. Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), as mulheres representam menos de UM DÉCIMO dos chefes dos executivos municipais do país. São cerca de 500 prefeitas eleitas em 2008 contra 407 eleitas em 2004: alta de 23%. Nas Câmaras Municipais, 6.510 mulheres foram eleitas vereadoras em 2008: 0,6% a mais que em 2004.

Num ranking de 188 países sobre a presença de mulheres na política, o Brasil ainda ocupa a 141ª posição. Vera, eu, Graça e Maria Tereza compomos esse cenário. Lembremos que o conceito a ser combatido não é a "diferença" entre homens e mulheres e sim a "desigualdade" que ainda persiste, fazendo com que muitas de nós não consigamos exercer nosso direito de ser. No entanto, a tendência é cada vez mais de incentivo para que ocupemos papéis de destaque e de comando no Brasil, o que demonstra um avanço na luta pela igualdade entre os sexos, fundamental para uma sociedade mais justa e democrática.

Em Taubaté, por exemplo, em janeiro deste ano uma mulher assumiu o comando do 5º Batalhão da Polícia Militar do Interior. A major Eliane Nikoluk, uma das homenageadas desta noite, entrou para a história da região por ser a primeira comandante do sexo feminino a assumir um batalhão da PM na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte.

Na esfera estadual, a Sabesp é presidida por Dilma Pena há pouco mais de um ano. Na federal, além da presidência da República, mais uma mulher acaba de assumir um cargo importante: a engenheira química Graça Foster é a nova presidente da Petrobras. Segundo a revista Exame, a indicação de Graça para a presidência da Petrobras foi vista pelo mercado como uma escolha que priorizava uma gestão menos política e mais técnica.

Pesquisas e jornais revelam que as habilidades femininas começam a ser percebidas no mercado de trabalho e, cada vez mais, passam a integrar o perfil desejado nos cargos estratégicos das organizações que estão convencidas de que tais habilidades são praticadas exaustivamente no dia-a-dia pelo fato de já possuírem naturalmente os atributos essenciais para comandar uma família, uma equipe ou até mesmo uma nação.

Dentro deste conceito da mulher do século 21, entendemos que a vice-prefeita de Taubaté Vera Saba foi escolhida para ser nossa homenageada por virmos nela o espírito de uma mulher guerreira e polivalente. Da história de vida pessoal à história de sua vida política, Vera demonstra equilíbrio, sensatez, honestidade, transparência, competência e, mais que isso, carinho e amor pelas pessoas e pelo que faz. Valores que são caros a uma mulher que dedica sua vida em prol do bem comum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário