terça-feira, 17 de abril de 2012

Trânsito de Taubaté atinge o caos!

Hoje o jornal "O Vale" referendou as críticas que fazemos há tempos sobre o sistema viário caótico de Taubaté. Ontem reproduzimos aqui uma matéria publicada no domingo, sobre o aumento na frota de veículos e a falta de planejamento urbano.

Na edição de hoje, o impresso voltou a evidenciar uma das principais dores de cabeça do taubateano que utiliza as principais vias da cidade, neste caso, o túnel sob a Dutra, na Independência, próximo ao hotel Baobá e ao Frango Assado.

Reforço a minha tese: enquanto a máquina pública não for profissionalizada, acabando com os apadrinhamentos político e com o amadorismo, jamais teremos resultados e uma cidade planejada para os próximos 40, 50 anos...

Taubaté é refém de um sistema político arcaico, onde o improviso impera e o clientelismo é a base para manter o desgoverno em troca de favores para os menos favorecidos. Vivem da miséria das pessoas. Sempre fui contra tudo isso. Precisamos é oferecer meios para que as pessoas tenham dignidade e isso se faz com responsabilidade, compromisso e sensibilidade.

Alguém já viu alguma empresa do setor privado empregar apenas amigos e parentes? Não! A empresa privada visa lucro e não pode perder tempo nem dinheiro. Necessita de profissionais especializados e compromissados.

No caso da Prefeitura, o lucro é o retorno para a população, o que está longe de acontecer em Taubaté, como exemplo, uma saúde decente, o sistema viário planejado, entre outras ações. Pense nisso!


Um comentário:

  1. Mas isso é a chamada "crônica de uma morte anunciada". Entra prefeito, sai prefeito e o tão necessário anel viario interligando as partes "alta" e "baixa" não sai do discurso politico. Vamos imaginar se por uma infelicidade qualquer, a ponte sobre a Via Dutra que liga a Independência à região da Cidade Jardim, Barreiro, São Gonçalo, Estoril e por consequência às fábricas e outros pontos comerciais naquela região localizados, precisar ser interditada... Imaginaram o caos que irá acontecer?
    A expansão urbana cresce de forma acelerada naquela região e o sr. Prefeito, demonstrando total falta de visão administrativa não toma nenhuma atitude para evitar o pesadelo que se tornará o trânsito, atingindo por tabela a região da Independência, Santa Luzia e adjacências.

    Não podemos esquecer os investimentos comerciais de grande porte que acontecerão por ali, como Shopping e loja do Pão de Açúcar, sem contar os condomínios que estão sendo lançados sentido Barreiro.

    Pelo menos foi feito estudo para alargamento desse túnel, prometido desde a duplicação da Dutra ou para abertura de outro túnel, permitindo trânsito com mão única para cada um?

    Claro, evidente, que o ideal é a execução de um ou dois anéis viários, pensando a cidade para daqui a 100 anos, mas a adequação do túnel seria um quebra-galho, um paliativo como o túnel da Chácara Silvestre mas importante para o momento, desde que o custo-beneficio viabilizasse a obra. Afinal, chega de jogar nosso dinheiro no ralo.

    Infelizmente falta PLANEJAMENTO e onde isso acontece, vem junto o desperdício do dinheiro público com ações de baixa qualidade final. E caminhando para o final dessa malfadada administração, duvido que algo de positivo em relação ao trânsito no local venha acontecer, muito menos no restante da cidade, com falta de sinalização aérea e de solo, lombadas sem pintura, buracos dentro de buracos, enfim, total abandono.

    Enquanto alguns vereadores, como é seu caso, criticam, provocam ações do Ministério Público, buscam conscientizar a população dos seus direitos e deveres como cidadãos, a maioria se faz de desentendida. Ou fazem média na imprensa falada e escrita.

    Lamentável.

    ResponderExcluir