quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Taubaté não atinge meta do Ideb


Ao analisar a recente atualização do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) publicado pelo INEP na data de ontem, confirmamos a permanência dos índices apurados anteriormente (2009), como também a estagnação de ambos. O gráfico que elaboramos, com base nos dados apresentados, revela essa situação exposta:


Tanto para os alunos do 5º ano (antiga 4ª série) quanto aos alunos do 9º ano (antiga 8ª série) além de continuarmos com o não cumprimento da meta estabelecida também não tivemos qualquer crescimento, em ambos. Isso por que temos problemas de gestão da nossa educação.

A descontinuidade ocorrida pela troca frequente dos gestores da educação em nossa cidade, somada à ausência de um Plano de Educação para Taubaté, fortalece o descompasso que atrapalha o trabalho dos nossos professores e o funcionamento eficiente das nossas escolas bem como, em ultima instância, o aprendizado das nossas crianças e jovens.

Se comparado aos índices da cidade vizinha de características mais próximas, Pindamonhangaba, o que constatamos é que Pinda cumpre seu papel buscando acompanhar a meta para o desenvolvimento de sua educação, mantendo o índice de 5,5 que está de acordo com a meta proposta para o ano em questão.

Diante destes indicadores, clamamos aos gestores responsáveis para que se atentem ao resultado obtido e trabalhem para melhorar o desempenho da nossa educação. Seguimos acompanhando o desempenho da nossa cidade e zelando pela educação das nossas crianças e jovens.

Um comentário:

  1. Olá Pollyana. Cheguei até vc porque estava pesquisando o IDEB das escolas em Taubaté pois estou de mudança para a mesma. Tenho um filho de 10 anos que está indo para a sexta série e fiquei muito preocupada com as estatisticas apresentadas. Não conheço nada da cidade, não sei qual a pior nem melhor escola. Ainda moro em Marília onde o IDEB é considerado um dos melhores de SP. Será que é melhor colocar meu filho para estudae em Pinda? Olga-Marília/SP

    ResponderExcluir