sexta-feira, 22 de março de 2013

Prefeitura de Taubaté e Unitau realizam
Semana Municipal de Alimentação Saudável


A Secretaria de Saúde e o Centro de Educação Alimentar e Terapia Nutricional (CEATENUT) da Universidade de Taubaté irão oferecer uma série de atividades voltadas para saúde e bem-estar. A Semana Municipal de Alimentação Saudável, lei 4317/2010, de autoria da vereadora Pollyana Gama (PPS), acontecerá na Praça Santa Terezinha, dia 28 de março.

O evento tem como objetivo informar sobre hábitos de alimentação saudável e prevenção de doenças crônicas, como obesidade e hipertensão, através da distribuição de panfletos e tendas montadas que vão oferecer orientação de profissionais com avaliações antropométricas (IMC), assim como instruções de como organizar uma horta em casa, elaboradas pelos profissionais de agronomia.

O evento, que conta com parceiros como Casa da Criança, Vigilância Sanitária, SESI e SESC, será aberto ao público e acontece das 8h às 12h, com serviços gratuitos.

Na última semana, a vereadora Pollyana Gama publicou um artigo sobre o tema alimentação x obesidade infantil:

Obesidade Infantil, um problema de todos

Pollyana Gama
Vereadora, Educadora e mestranda
em Desenvolvimento Humano

Quem não se lembra do orgulho dos nossos avós ao verem seus netos nascerem gordinhos e daquela preocupação com os que nasciam magrinhos? Criança rechonchuda sempre foi sinônimo de criança saudável e as magrinhas suspeitas de alguma deficiência nutricional, independentemente de avaliação médica. Eram lógicas que faziam sentido, segundo especialistas, em uma época onde não existiam antibióticos e as crianças mais ´fortes´ também eram mais resistentes aos processos infecciosos da infância.

Ocorre que nesta geração de fast foods e comidas gordurosas essa suposta saúde atribuída às crianças mais ´gordinhas´, porém, caiu por terra e ganhou outro nome, transformando-se em um problema muito sério de saúde mundial: obesidade infantil. As consequências dessa epidemia são seríssimas, principalmente na fase adulta quando cerca de 30% a 40% são vítimas de problemas cardíacos, além de diabetes e hipertensão. A informação é de uma das mais importantes pesquisas do mundo sobre obesidade infantil promovida pela Universidade de Oxford, nos Estados Unidos.

Em Taubaté, confesso que fiquei muito preocupada quando tomei conhecimento de um dado alarmante: 27,9% dos estudantes do 6º ao 9º do ensino fundamental 2 das redes pública e privada estão obesos. O número é resultado de um estudo científico elaborado pela Casa da Criança que entrevistou 19 mil alunos das cidades de Taubaté, Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela.

A questão acende o sinal vermelho dentro das nossas próprias casas e levanta o debate sobre qual a educação alimentar que estamos ensinando aos nossos filhos. A lição deve sempre começar com o exemplo dos pais. As causas que levam à obesidade infantil são muitas, mas pesam os hábitos alimentares baseados no fast food.

Sou autora da lei municipal 4.317, de 4 de abril de 2010, que institui a Semana Municipal de Alimentação Saudável em Taubaté. A data deve ser comemorada anualmente na última semana do mês de março. É uma iniciativa simbólica para estimular a reflexão sobre o tema, pois é importante priorizar a qualidade e o equilíbrio nutricional das crianças em casa e na escola.

Estudos científicos garantem que uma criança bem alimentada tem disposição para participar das aulas e consequentemente tem mais facilidade em absorver o conteúdo passado pelo professor. Isso também é saúde. Portanto, façamos nossa parte para que, juntos, possamos reduzir os altos índices alarmantes de obesidade infantil a fim de garantir uma sociedade saudável no futuro. Esse é o nosso compromisso.

Um comentário:

  1. Muito esclarecedor e super útil este artigo! Vou indicar! Parabéns pelo artigo e pela autoria da Lei!!

    ResponderExcluir