quinta-feira, 13 de junho de 2013

Pollyana destaca importância de diagnóstico
precoce no tratamento da cardiopatia congênita

Vereadores de Taubaté com laço-símbolo da cardiopatia
A vereadora Pollyana Gama (MD), presidente da Comissão de Educação, Cultura e Turismo, chamou atenção para a importância do diagnóstico precoce no tratamento de cardiopatias congênitas. O alerta foi feito durante a sessão de quarta-feira, 12, dia municipal de conscientização da cardiopatia congênita, instituído pela Lei nº 4.486, de sua autoria (disponível em http://migre.me/eZkl1).

A realização do ecocardiograma fetal e do teste do coraçãozinho (oximetria de pulso) foram medidas citadas pela vereadora para a realização do diagnóstico precoce. Em Taubaté, a lei que institui a data também obriga a aplicação do teste do coraçãozinho em todos os recém-nascidos em hospitais públicos e particulares.

“No Brasil, cerca de 23 mil crianças nascem anualmente com cardiopatia. 62% não recebem tratamento adequado por falta do diagnóstico precoce ou de vagas na rede pública de saúde”, sublinhou.

Pollyana explicou que cardiopatia congênita é qualquer anomalia na estrutura ou função do coração que acontece nas primeiras oito semanas de gestação, quando se forma o órgão no feto.

Durante a sessão, vereadores e servidores usaram broche com o laço que simboliza a campanha.


Por meio da TV Câmara Taubaté, a parlamentar exibiu um vídeo de conscientização, produzido pela Associação Pequenos Corações, que está disponível em https://www.youtube.com/user/PeqCoracoes

Nenhum comentário:

Postar um comentário