quarta-feira, 19 de junho de 2013

“Representatividade de professores precisa
ser garantida no Sindicato” afirma Pollyana

“Representatividade de professores precisa
ser garantida no Sindicato” afirma Pollyana

Objetivo é criar mecanismos para fortalecer participação dos profissionais nas decisões sindicais; Vereadora fala de revisão geral e questiona sobre plano médico para aposentados e pensionistas

Durante reunião com o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Augusto César Guará Filho, na manhã desta terça-feira, 18, a vereadora Pollyana Gama (MD) destacou a necessidade de se garantir a representatividade dos professores na entidade como também estabelecer meios para participação dos funcionários nos processos decisórios quanto às prioridades a serem defendidas.

A proposta da parlamentar vai ao encontro das medidas a serem adotadas pelo Sindicato que busca meios para compor um Conselho específico dos trabalhadores da educação. Para Pollyana, os professores de cada unidade escolar poderiam indicar um colega que os representasse. “Antes de criar um Conselho, mesmo que provisório, é fundamental contemplar e ouvir professores da educação infantil, fundamental I e II, ensino médio, gestores e outros profissionais para que, de fato, tenhamos uma representatividade”, destacou.

Vereadora Pollyana Gama (MD) durante reunião com presidente do
Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Augusto César Guará Filho
A sugestão da vereadora ocorre logo após a instauração do polêmico processo administrativo disciplinar do Prefeito Ortiz Júnior (PSDB) que vai apurar o comportamento de seis professores por indícios de “incitamento à greve”. Segundo o Sindicato, a medida foi tomada pelo Executivo por não ter ocorrido convocação de Assembleia para deliberar sobre o assunto. “Estamos dispostos a contribuir com a defesa dos acusados”, afirmou Augusto.

Revisão Geral – O presidente do Sindicato disse à vereadora Pollyana Gama que o Prefeito Ortiz Júnior deve conceder o benefício da ´revisão geral anual dos servidores públicos municipais´, retroativo a 1º de maio. De acordo com Augusto César Guará Filho, o projeto apresentado ao Executivo teve como base o estudo elaborado por Pollyana.

Os cálculos da vereadora tem como base o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) que aponta defasagem de 4,88% (relativo a 2012) e 7,10% (relativo a 2013). No caso dos professores, as perdas são ainda maiores e chegam à casa dos 47% considerando o INPC e a Lei Nacional do Piso. Considerando apenas o INPC, o reajuste mínimo a ser aplicado seria 19,33%.


Plano Médico – Pollyana questionou o presidente do Sindicato dos Servidores sobre a viabilização do plano de assistência médica para os aposentados e pensionistas. Augusto César Guará Filho informou que estuda medidas estruturais próprias para suprir, a princípio, consultas e exames. Por enquanto, para os atendimentos necessários o Sindicato atende os ex-servidores para encaminhar ao SUS (Sistema Único de Saúde).

Um comentário:

  1. Nunca vi Presidente de Sindicato ser baba ovo do Prefeito!!!!!

    ResponderExcluir