quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Pollyana se reúne com direção do HR
e propõe “classe hospitalar” em Taubaté

Vereadora Pollyana durante reunião com os administradores do HR
A vereadora Pollyana Gama (PPS) se reuniu na manhã desta terça-feira, 10, com a direção do Hospital Regional (HR) do Vale do Paraíba para discutir a viabilidade da implantação de “classes hospitalares” na unidade. A parlamentar fundamentou a proposta no artigo 58 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação que orienta o Poder Público sobre a manutenção de classes com objetivo educacional nos hospitais, e no artigo 205 da Carta Magna que prevê direito de todos à educação.

Além disso, Pollyana expôs suas impressões sobre a visita feita ao Complexo Hospitalar Ouro Verde, de Campinas, mantido pela Prefeitura Municipal, que possui “classe hospitalar” desde 2009. A vereadora também foi procurada por profissionais dispostos a prestar atendimento educacional à criança em ambiente hospitalar, no intuito de corroborar na aprendizagem e no resgate da saúde da criança.

A “Classe Hospitalar” é um serviço de apoio que presta atendimento especializado ao aluno-paciente que se constitui no direito à criança em situação de adoecimento, temporário ou permanente, receber toda a assistência/manutenção escolar durante o período de internação. Neste contexto, os professores ligados à Secretaria Municipal de Educação entram em contato com a escola de origem do estudante para solicitar o material didático para a manutenção dos estudos.

Os diretores técnico do HR, Caio Nunes, e administrativo, Márcio do Espírito Santo, se comprometeram em analisar a proposta. “Eles receberam nosso ofício e agora devem estudar a viabilidade do pedido, levando em conta os setores e atendimentos existentes no hospital”, disse Pollyana.

A rede estadual paulista conta com 59 classes em hospitais do Estado. Entre as cidades que contam com o benefício estão: Jaú, Botucatu, Lins, Araçatuba, Barretos, Campinas e Ribeirão Preto. Esse número tem que aumentar para atender quase 9 milhões de crianças e adolescentes em idade escolar no Estado de São Paulo.


Na Assembleia Legislativa do Estado tramita um projeto que propõe a implantação das Classes Hospitalares nos hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário