segunda-feira, 14 de setembro de 2009

A trajetória da Professora Pollyana Gama, tanto no plano profissional quanto no pessoal, tem sido marcada especialmente pelo seu compromisso com a Educação de Taubaté, onde nasceu, cresceu, viveu e hoje, cria sua filha Maria Julia.

Em mais de 18 anos de Magistério, incluindo atividades como professora e também como diretora de escola, nunca deixou de encarar novos desafios na área de ensino e de incentivar os que estão a sua volta a buscarem seus objetivos, tendo sempre em mente a construção da cidadania coletiva.
Desde muito cedo, aos 9 anos, já ajudava a mãe, também professora, em diversas atividades em escolas estaduais da região do Alto do Cristo. Na época, Pollyana estudava na escola “Monteiro Lobato” (Estadão) e, posteriormente, na “Professor José Ezequiel de Souza” (Municipal) – locais em que se destacou pela participação, não só das atividades na sala de aula, como também no Centro Cívico.
Aos 12 anos, começou a desenvolver suas habilidades como “professora”, assumindo aulas de catecismo, na Paróquia Catedral de São Francisco das Chagas. Dali em diante, foi se familiarizando ainda mais com a função, provendo atividades de expressão corporal em escolas de educação infantil, aos 15 anos – época em que ingressou no curso de Magistério. Em menos de quatro anos já estava matriculada no curso de Pedagogia da UNITAU e integrando a equipe pedagógica da APAE de Taubaté. “Aprendi a estimar mais ainda o trabalho realizado pela APAE, principalmente porque confirmei a importância de se trabalhar com dedicação e respeito às diferenças”, afirma a professora.
Sua lista de realizações na área educacional é vasta! Em 1996, por exemplo, na intenção de valorizar a construção da escrita, pediu a seus alunos da 1ª série da E.M.E.F. Areão (hoje Padre Silvino Kunz) para que produzissem histórias. O resultado? A publicação do livro “Nossas Primeiras Histórias” e a certeza de que aquela comunidade estaria sempre junto a seu nome. Como reflexo de sua dedicação, mais trabalho: assumiu em 1997, aos 21 anos, a direção da Creche “Marília Pereira Valente”, mais conhecida como Creche “Santo Antônio”, no bairro Gurilândia. Ali, iniciou seu trabalho como diretora, sendo muito bem recebida pelos moradores, também empenhados numa ação coletiva de melhoria para o bairro, por meio da Educação.
Pollyana também colaborou com a direção da E.M.E.F. “Profª Maria de Lourdes P. Quintanilha”, no Jardim Paulista, em 2000. “O que mais me marcou, dessa época, foi o carinho que as mães e os alunos dedicaram a minha pessoa”. Em 2001, veio o convite para ser diretora da E.M.E.F. “Dom José Antônio Couto”, na Vila São José, local onde teve a chance de desenvolver um grande trabalho, não apenas dentro dos portões da escola, mas extensivo a toda comunidade, como foi a grande Mostra Cultural Pedagógica. Essa comunidade, já conhecida pela professora, foi testemunha de coragem e determinação de Pollyana que, com integridade e respeito, optou pela ética ao avaliar sua equipe docente em vez da injustiça de sentenciar de forma errônea a sua equipe por meros “motivos políticos”.
Em 2003, foi reconhecida pela Fundação Volkswagem e CENPEC (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação e Cultura), por ser pioneira voluntária do projeto de incentivo à leitura junto a comunidade, sendo convidada a levar sua Roda de Leitura (realizada na Praça Santa Terezinha e no Alto do Cristo), para a 18ª Bienal do Livro, em São Paulo. A
Aualmente, Pollyana faz rodas em casas para idosos, entidades, praças e até na praia, em Ubatuba. Onde há criança, lá está Pollyana e suas histórias...
Independente do posto ou da função exercidos, ao longo de todo tempo, professora Pollyana não abandonou o seu compromisso em colaborar com o desenvolvimento de Taubaté. E essa atuação não está resumida apenas à área educacional: apesar de continuar a desenvolver seus trabalhos em sala de aula e extra-curriculares, Pollyana faz questão de integrar a seus projetos questões relativas a saúde, meio ambiente, ao esporte, a cultura, a área social (comunidades carentes, terceira idade e portadores de necessidades especiais), a geração de emprego e a segurança.
Toda essa bagagem no campo educacional e o espírito nato de liderança, fizeram com que a professora partisse para um plano mais ousado e abrangente para lutar por diversas questões, que vão além da educação. Assim, em 2004, a “doce professorinha”, com fisionomia de menina, apresentou sua candidatura na disputa para vereadora e então, deixou estampar em sua personalidade o jeito de mulher forte, decidida, capaz de representar seu povo.
Eleita com 2.050 votos, Pollyana assumiu seu cargo em 2005. Desde então, busca atender as questões de maior relevância em várias áreas da sociedade, sobretudo na Educação, setor no qual tem grande atuação e destaque. Devido a este novo compromisso assumido com toda a população, após um ano de mandato, Profª Pollyana, como gosta de ser chamada, teve de se afastar sem vencimentos, em abril de 2006, da sala de aula da E.M.E.F. “Professora Antônio Carlos Ribas Branco”, no bairro da Imaculada, onde lecionava para as crianças da 4ª série “A”. No período em que deu aula na Imaculada, esteve intimamente ligada à valorização e preservação da cultura local que compõe o roteiro turístico da cidade.
Um ótimo exemplo de seu trabalho é o resgate da importância dada a cada aluno, a cada morador, viabilizando relações destes com grandes empresas, tais como Yoki, Hikari e Volkswagem. Sua escolha em dedicar-se integralmente ao mandato tem motivos justificáveis. “Estamos fazendo tudo o que nos é possível, mas acredito que podemos colaborar ainda mais com o povo taubateano. Por mais que eu ame dar aulas e, por mais difícil que seja fazer essa escolha, vejo que posso fazer muito mais, inclusive para os meus alunos, assumindo por inteiro o compromisso que firmei com a população”.
Na educação, Pollyana lutou por várias questões, entre elas, a do Concurso Público dos Professores. Com ou sem críticas, Pollyana alcançou a conquista de ver a situação dos professores sendo regularizada depois de anos de insegurança e ilegalidade administrativa. Além disso, a vereadora também levantou a questão de capacitar melhor os professores da rede, bem como muito trabalhou para a implantação do Estatuto do Magistério e de melhorias salariais dos professores, que hoje são realidade em Taubaté.
Pollyana também lutou para a definição de critérios para a concessão de bolsas de estudos, o que colaborou para que o processo fosse realizado com maior transparência e com chances iguais para todos. Embora seu ofício esteja voltado ao magistério, Pollyana também obteve destaque em outras áreas. Na saúde, Pollyana se empenhou para a implantação do PSF e pelo Programa de Alimentação e Exames Laboratoriais para diagnosticar a qualidade nutricional dos alunos da rede municipal.
A vereadora também dedicou atenção especial à população da zona rural do município, reivindicando Ronda Rural e até um Distrito Policial para o bairro do Registro.
Enfim, Pollyana faz questão de assumir seu papel como professora, vereadora, cidadã, mãe e, sobretudo como mulher!

11 comentários:

  1. Prof, posso contar com a sua cooperação então? Quero votar em você, mas preciso saber se você vai nos representar com trabalho e dignidade!

    ResponderExcluir
  2. Conheça nossa história, pesquise.
    Conhecer é necessário para estabelecer confiança.

    ResponderExcluir
  3. Sou Wilson , Administrador de Empresas e Pós graduado em Administração de Produção e Materiais, Sorocaba-S.P. e fiquei feliz em saber que vc é professora e certamente lutará por essas causas. Sou de família Argentina e também dou aulas de espanhol.
    Vou votar em vc.
    Bjks

    ResponderExcluir
  4. Sou o Professor Anderson de Taubaté e gostaria de saber se poderemos contar com você para representar Taubaté e o Vale do Paraíba de forma íntegra sem se deixar contaminar pelas sujeiras que constantemente assistimos no Congresso Nacional.

    ResponderExcluir
  5. Fiquei realmente impressionada com o seu nome. Exatamente igual ao meu! Escrito com a mesma grafia, inclusive.
    Que bom que compartilho o nome com uma pessoa de tantas boas qualidades e realizações!
    Sucesso, não apenas nas eleições! O Brasil está precisando de mais pessoas como você.

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pelo apoio. Não foi desta vez, mas foi mais uma vez que pudemos constatar o quanto temos que insistir e persistir em trabalhar para que nosso povo realize escolhas de maneira cada vez mais lúcidas e conscientes das possíveis conseqüências.
    No Congresso, daríamos continuidade ao nosso trabalho e transparente por Taubaté.

    Educação para Todos.

    Forte Abraço.

    Nosso trabalho continua, conto com você.

    ResponderExcluir
  7. Como sempre acompanhei e acreditei no qeu vc se comprometeu com a Educação de Taubaté, gostaria de solicitar que junto com outros vereadores, cobrasse de nosso chefe de Departamento Antonio Ivo Salinas, normas de atribuição mais claras onde os diretores ñão fossem privilegiados tão "as claras" como estão. O justo é listão, e cada um pegando a carga que lhe é de direito por lei, a lista voltar novamente, senão a "dança de cadeiras" não vai acabar, e a prefeitura não vai dar conta de tantos professores adidos. Agradeço o seu possivel empenho, pois sempre acreditei no compromisso que voce firmou com seu eleitorado.

    Abraços, Alessandra

    ResponderExcluir
  8. Em nosso blog está postado o ofício que enviamos ao DEC pedindo flexibilização nas regras para atribuição de aulas. Comunico também que, na próxima terça-feira haverá reunião no DEC à respeito disso.

    ResponderExcluir
  9. Gostaria de parabenizar pelo exelente trabalho que vem fazendo em Taubate
    Pois e dificil encotrar politicos onestos mas acredite temos em nossa cidade
    um exemplo de de politica JUSTA E ONESTA,Ah! pode garantir seu voto é meu.

    COM Carinho PALOMA LEMES

    ResponderExcluir