terça-feira, 15 de setembro de 2009

Doação de veículo otimiza arrecadação para Banco de Leite



Já é de uso exclusivo do Banco de Leite da Casa da Criança de Taubaté, o veículo Fiorino doado pelo governo do Estado de São Paulo, por intermédio do trabalho da vereadora Pollyana Gama (PPS) e do deputado federal Arnaldo Jardim (PPS). O veículo foi entregue pela vereadora no mês passado e possibilita a coleta de leite materno, sendo realizadas 400 visitas mensais nas cidades de Taubaté, Tremembé e Pindamonhangaba, com arrecadação de 140 litros de leite. Todo o material é pasteurizado e entregue exclusivamente para bebês internados na UTI Neonatal.

Segundo a enfermeira do Banco de Leite da Casa da Criança, Michele Camargo Xavier, antes da doação as visitas eram feitas em um veículo muito antigo, o que colocava em risco a coleta, pois o carro tinha constantes problemas mecânicos e de higiene, pois o mesmo não oferecia condições básicas. “O carro é muito bom, é novinho, limpinho, conforme o que pede a Vigilância Sanitária. Ele nos ajuda muito”, diz a enfermeira.


Para a vereadora Pollyana, trabalhar pela melhoria do atendimento ao Banco de Leite é como agradecer por todos os serviços prestados às taubateanas, incluindo-se ela própria e sua família. “Já fui beneficiada com orientações do Banco de Leite, minha irmã já foi doadora, também sou autora da Lei de Incentivo ao Aleitamento Materno em Taubaté. Então, essa conquista mostra o quanto nosso trabalho é feito com respeito e seriedade para quem trabalha pela nossa cidade”, enfatizou Pollyana.


O veículo é ainda utilizado para o transporte de materiais esterilizados para o hospital, todos de uso do Banco de Leite.


A Casa da Criança de Taubaté é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1943 e que desenvolve atividades focadas no cuidado com a gestante e o bebê, por meio de três programas: Viva Leve, que trata da obesidade em crianças e adolescentes; Barriga, Bebê e Cia, que cuida com atendimento obstétrico de gestantes e recém-nascidos; e o Banco de Leite, voltado exclusivamente para crianças prematuras.


Ainda segundo a enfermeira do Banco de Leite, a coleta feita na cidade e região é bastante positiva e não sofre baixas em nenhuma época do ano, sendo que de janeiro à julho de 2009, 2.220 visitas foram realizadas na capitação de cerca de 1.059 litros de leite materno. “Por isso que Taubaté não sofre com a falta de leite. Daqui a pouco precisaremos de doação de freezers para a manutenção do material”, comemora Michele.


Para ser uma doadora, a pessoa tem que estar amamentando, de preferência, e ser comprovadamente saudável através de exames. Desta forma, a mãe entra em contato com o Banco de Leite e a equipe vai até ela para a coleta. Cada doadora recebe uma visita semanal.


O telefone para contato da Casa da Criança é o número (12)3621-3400.

Nenhum comentário:

Postar um comentário