sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Professores lançam livro para preservar história de Taubaté

Foi por meio do projeto “Patrimônio, Memória e Preservação: O uso pedagógico de fontes primárias no ensino de história” que os professores Mauro Castilho Gonçalves, Joana Jesus Silva e Tiago Donizette da Cunha deram cor e vida ao livro 'Taubaté, Uma viagem pela história de nossa cidade'. Trata-se de uma cartilha em que estão catalogadas fontes primárias documentais relacionadas ao processo de industrialização e urbanização de Taubaté, e o mais interessante: é interativa, sendo que os alunos podem completar palavras e produzir redações.
Na foto acima, a professora Beatriz entrega um exemplar da cartilha à vereadora Pollyana Gama, integrante da Comissão de Educação da Câmara Municipal, e ressalta a importância de se levar o trabalho para um número maior de estudantes da Rede Municipal de Ensino.
As cartilhas foram financiadas pelo programa Pró-Extensão Universitária (Proext-Cultura) do Ministério da Educação (MEC) e do Minc (Ministério da Cultura) e serão divulgadas junto à Rede Municipal de Ensino Fundamental de Taubaté. Para tanto, serão desenvolvidos projetos de formação continuada dos professores de História do Ensino Fundamental II e da produção de cartilha para o uso didático-pedagógico dos docentes vinculados ao primeiro ciclo do Ensino Fundamental.
Dentre outros fatos, o trabalho privilegia as séries "fichas de admissão e fichas médicas" dos operários que trabalharam na Companhia Taubaté Industrial e a documentação referente as “Semanas Monteiro Lobato”.















Nenhum comentário:

Postar um comentário