terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Projeto do TAV para Taubaté diminui custos, percurso e impacto ambiental

Foi confirmado nesta segunda-feira pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) o recebimento do projeto de Taubaté para o recebimento de uma estação do Trem de Alta Velocidade (TAV). No momento a vereadora Pollyana Gama (PPS) participava de reunião com o arquiteto da Prefeitura, Antonio Carlos Pedrosa, e pôde conferir as especificações do mesmo. De acordo com Pollyana o projeto de Taubaté chama a atenção por encurtar o trajeto do TAV de 570 para 357 quilômetros, diminuir seu custo em 30% e sobretudo, apresentar uma diminuição considerável do impacto ambiental diante do projeto referencial.


Ainda de acordo com Pedrosa, Taubaté é a única cidade que apresentou projeto completo, cujo trajeto vai da cidade de Campinas, interior de São Paulo, ao Rio de Janeiro. Na cidade, o percurso do TAV também foi modificado, sendo que no projeto referencial o trem passaria por parte da várzea e no da Prefeitura este trajeto é feito pela região Sul da cidade.

“Diante do trabalho apresentado, estou convicta que o Trem de Alta Velocidade tem que ter parada em Taubaté”, disse Pollyana.

A vereadora pretende convidar a população local para uma audiência pública, na intenção de compartilhar os detalhes do projeto do TAV para Taubaté. A audiência deve ser marcada para a próxima semana.

Um comentário:

  1. Esse assunto requer um acompanhamento permanente e um lobby político composto pela Câmara Municipal, pelo Prefeito, pelo Deputado Padre Afonso e por lideranças empresariais (ACIT, CIESP - TAUBATÉ, etc), todos afinados com Taubaté, junto ao Governo Federal, para se viabilizar a estação aqui. Nem sempre a boa solução técnica e economica-financeira é a que prevalece. Abraços, Mauro Taddeo

    ResponderExcluir