quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Pollyana auxilia professores no processo de atribuição

Á pedido de professores da Rede Municipal de Ensino de Taubaté, a vereadora Profª Pollyana Gama (PPS) esteve reunida com o diretor de Educação, Profº. Ivo Salinas, para tratar do processo de atribuição de salas de aula para o próximo ano. Alguns reclamam a possibilidade de ficarem sem sede em 2011.


De acordo com a vereadora, o DEC promove estudo para a organização das classes, onde se programa a formação de turmas de 1º ano, por exemplo, com 25 alunos e turmas dos anos finais com até no máximo 37 alunos. Já a probabilidade de salas com ou mais de 40 alunos foi descartada.

“O que nos motivou a pedir esta reunião foi a preocupação em encontrar meios de minimizar os problemas decorrentes do processo de atribuição, dentre os quais se destaca a possibilidade de 45 professores ficarem sem sede, sendo que há apenas 25 salas livres disponíveis para remoção”, confirmou a vereadora com base em dados apresentados pelo DEC.

Após a análise dos quadros, Pollyana retomou diálogo com os professores, apresentou sugestões, as quais foram oficiadas ao Departamento de Educação. Neste, a vereadora pede ampliação do prazo para que o professor manifeste decisão quanto ao processo de remoção, como também o levantamento de dados sobre o impacto na unidade escolar, caso o processo de atribuição seja feito na forma de “listão”, como os professores comumente caracterizam.

Essa segunda sugestão foi apresentada pelos professores, o que garantiria a sede a cada um por 20 horas e, após atribuição da jornada inicial, seria voltada a lista para aplicação da jornada ou atribuição de carga suplementar.

“Ressaltamos que, o que solicitamos é um estudo de impacto, de forma que a medida adotada seja um resultado que miniminize os problema ao professorado. Para tanto, precisamos dos dados a fim de estabelecer análise e comparações”, disse. A vereadora destacou que seria fundamental compartilhar com o magistério e a ele solicitar opinião. Desta forma, a medida adotada seria fruto de um processo democrático.

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