segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Pollyana retira projeto sobre rodeio para debater com a sociedade

A assessoria parlamentar da vereadora Pollyana Gama (PPS), da Câmara de Taubaté, distribuiu nota informando que no dia 3 de dezembro de 2010, ela retirou o projeto de lei complementar nº 030, que altera os artigos 581-H e 581-AV da Lei Complementar nº 205, de 25 de outubro de 2009.


Segundo a nota, a apresentação do projeto “se deu por solicitação de representantes de associação e membros de sindicato que realizam atividades como cavalgadas, feiras e exposições, também compreendidas como atividades de rodeio”.

Diz ainda a nota: “Embora o texto apresentado tivesse por principal objetivo viabilizar a realização de tais atividades, foi imediata a insatisfação por parte daqueles que compreendem o rodeio apenas como as provas de montaria em bovinos e eqüinos nas quais o peão tem o objetivo de manter-se o máximo de tempo em cima do animal”.

Pollyana colocou-se à disposição para debater o assunto e informou que será agendada reunião com os interessados. Procurada por membros da Associação Protetora de Animais de Taubaté (APATA), a vereadora teve a oportunidade de esclarecer o projeto e convidá-los a participar da reconstrução do mesmo. O presidente da APATA, Afonso Neto se surpreendeu ao saber da retirada do projeto e se mostrou disposto a participar. “Somos abertos a qualquer tipo de situação, só não queremos o rodeio”.

O diretor executivo da Casa São Francisco de Idosos de Taubaté, Haroldo Ribeiro de Souza, também se manifestou. “Considero o caráter humanitário e social do movimento Tropeiros do Vale e demais manifestações envolvendo animais sem que haja maus-tratos. Apóio a mudança e a adequação da Lei Municipal”.

Para Fábio Cunha, diretor do Sindicato Rural de Taubaté, Leiloeiro Rural e pecuarista, as festas “caipiras” são importantes para a manutenção da cultura de nossa gente, além de movimentar a economia local e regional, criando emprego e renda. Ele apóia o projeto. “Entendo que as atividades são perfeitamente oportunas, pois além de movimentar a economia na cidade, traz entretenimento, cultura e diversão. Fica a falsa imagem que se maltrata os animais, porém se acompanharmos de perto, percebe-se que são muito bem tratados. Os que protegem os animais tem que entender que quem convive e defende, não são seus adversários, na verdade são seus parceiros, pois sobrevivem a partir da

Ações educativas
A vereadora Pollyana participa e incentiva movimentos em defesa dos animais, principalmente com ações educativas quanto à posse responsável. É, portanto, autora da Lei nº 3.935 de 25 de maio de 2006, que dispõe sobre a instituição da Semana de Conscientização à Proteção de Animais no município de Taubaté.

Informações e declarações nos meios de comunicação davam a entender que a vereadora Pollyana pretendia pedir aos vereadores que aprovassem no dia 8 de dezembro a retomada do rodeio em Taubaté, o que não é verdade. Primeiro, porque o projeto foi retirado no dia 3 de dezembro (cinco dias antes da sessão); segundo, o projeto sequer foi examinado por todas as comissões temáticas da Câmara, exigência regimental para que possa ser apreciado pelos vereadores em plenário.


Nenhum comentário:

Postar um comentário