sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Fiscais eleitorais

Fui informada nesta manhã pela Justiça Eleitoral sobre a abertura de prazo (até as 15h de hoje) para cadastramento dos nomes das pessoas que irão trabalhar como fiscal no dia das Eleições, 03 de outubro, domingo próximo.


Por isso, se você quiser colaborar com nosso partido, o PPS, e nossa campanha, envie até as 15h de hoje seu nome completo, RG e numero do Título de Eleitor.

Obrigada pelo carinho e apoio de todos! Agora estamos na reta final. Escolha Educação!

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Debate no Colégio Anglo


Na noite da última sexta-feira, participei de um debate promovido pelo Colégio Anglo de Taubaté, na companhia de demais vereadores. O tema principal foi educação e propostas para o setor, tendo em vista o período eleitoral.

Abaixo, segue as perguntas dirigidas à mim pelos alunos, seguidas das respectivas respostas.

Pergunta alunos: O Brasil possui um ensino extremamente desenvolvido no que diz respeito ao ensino superior. Em contrapartida, o ensino fundamental público apresenta diversas deficiências. Torna-se difícil o ingresso de alunos (que estudaram no ensino público) no ensino superior. Uma das maneiras adotadas por vários países e não muito presente no Brasil, é o uso do esporte como forma de dar oportunidade a esses alunos. Não seria uma medida de inclusão melhor do que as cotas?

Resposta Pollyana: Apesar de ser positivo o fato do esporte gerar, em outras realidades, oportunidade de cursar o ensino superior, penso que em nosso país a oportunidade real se fará com educação básica de qualidade, que permitirá acesso e permanência no curso superior. Caso contrário, poderá oportunizar o acesso, mas e a permanência?

Pergunta alunos: O que você pensa sobre inclusão social em escolas? Você acha que os professores da rede pública têm uma boa formação para atender esses alunos? Se for eleita, tem algum projeto para melhorar a situação dessas pessoas?

Resposta Pollyana: A inclusão é um tema muito discutido entre os educadores brasileiros. Pior que a “não inclusão” é “fazê-la inadequadamente”. Permitir a inclusão não é tão somente permitir que um aluno com deficiência freqüente uma “turma regular”. É potencializar suas habilidades em prol de seu desenvolvimento. Muitos professores queixam-se por não se sentirem seguros o bastante para conduzir o processo educacional de uma criança, por não conhecerem com profundidade a deficiência apresentada, como também e, principalmente, os meios que permitirão seu desenvolvimento harmonioso.
Eleita, penso que melhorar o processo de inclusão é viabilizar na formação do professor, da equipe escolar, infraestrutura adequada, como criação de equipes de apoio técnico, pedagógico (Ex: fonoaudiólogo, psicólogo, fisioterapeuta...).

Pergunta alunos: A senhora não acha que o aluno formado em escola técnica se torna um pouco limitado? O jovem pode até sair com emprego garantido, mas a senhora não acha que a perspectiva de crescimento desses jovens são pequenas, dada a especificidade de sua formação?

Resposta Pollyana: Não limita, até porque além das matérias próprias do curso técnico, há matérias do núcleo comum. A perspectiva será pequena se o jovem a definir assim. O jovem empregado, muitas vezes, utiliza-se da própria renda para garantir seu curso superior, ampliando o seu conhecimento, sua formação.

Pergunta alunos: O que você fez como vereadora para ajudar na educação de Taubaté?

Resposta Pollyana: Tenho a felicidade de poder ter fiscalizado, legislado e contribuído para: a criação de mais cargos para professores; realização de concurso público; criação do Conselho Municipal de Educação; Estatuto do Magistério; Projeto de Lei apresentado em Brasília que pede a desvinculação do conceito de receita corrente líquida dos entes federados, das verbas do Fundeb, para que os recursos sejam melhor aplicados na remuneração dos profissionais da Educação, sem esbarrar na Lei de Responsabilidade Fiscal; retorno das aulas de Ensino Religioso e aulas-treino de Educação Física; Projeto de Lei instituindo o Diploma Educador Taubateano do Ano e Projeto Escola vai à Câmara.

Pergunda alunos: Recentemente foi denunciado pelo Fantástico, “falsos” cursos para vereadores, nos quais os mesmos foram flagrados passeando e se divertindo com o dinheiro público no horário em que seria realizado o suposto curso. Gostaria de saber o que você, como vereadora, tem a dizer sobre o assunto e toda corrupção no país?

Resposta Pollyana: Tais ações são absurdas, um exemplo do quanto há autoridades públicas que não sabem a diferença entre bem público e privado. É preciso trabalhar na construção do “valor público”, porque a corrupção (palavra que vem do latim que é corruptio, termo ligado ao interrompido) não interrompa o desenvolvimento da soberania da nação brasileira.

Túnel Visconde de Tremembé

Fui conferir pessoalmente a interdição do Túnel Visconde de Tremembé e conversei com munícipes que transitam por ali todos os dias. Fui informada que o problema acontece há anos. A Prefeitura disse que já abriu licitação para contratação de empresa que resolverá o problema.

Marlene Miranda

Também visitamos as obras da escola municipal do bairro Marlene Miranda que estão em fase de acabamento. No local está sendo feito a contenção do barranco. A conclusão da obra também é esperada para o próximo ano.

Fonte Imaculada





Visitei as obras da Escola Fonte Imaculada, que já estão em fase de acabamento. Todo o processo de amarramento do solo, dando mais segurança à estrutura, está quase finalizado. Acreditamos que a escola estará pronta para as aulas do próximo ano.

Parque Três Marias

Visitamos o Parque Três Marias, onde há anos o asfalto foi passado de maneira irregular, o que causa o empossamento de água da chuva ou da rua e, em muitos casos, alaga as casas próximas. Pediremos que a Prefeitura tome medidas para resolver o problema.

Ágape

Estive em visita de recuperação Ágape de Taubaté e me impressionei com o trabalho realizado por toda a equipe.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Pollyana é musa entre os candidatos das eleições 2010, segundo Portal Terra


Vereadora pela segunda vez e candidata à deputada federal pelo PPS, Profª Pollyana Gama foi citada pelo Portal Terra entre as musas e os galãs das eleições 2010. Ao todo, foram citados 25 nomes de candidatos de todo o país. Pollyana aparece ao lado de nomes como Aécio Neves (PSDB), que disputa uma vaga no Senado pelo Estado de Minas Gerais; Manuela d’Ávila, candidata à reeleição como deputada federal pelo PCdoB; a deputada federal Rita Camata (PSDB), candidata ao Senador pelo Espírito Santo; Vanessa Damo (PMDB), deputada estadual e candidata à reeleição; dentre outros.

“Jamais poderia imaginar que aos 35 anos de idade receberia o título de musa de maneira on line... rsrs. Bem, espero que isso colabore para que as pessoas acessem o nosso site (www.profpollyana.com.br) e conheçam o nosso trabalho em prol da educação, e que saibam o que temos feito e o que vamos continuar a fazer no Congresso Nacional”, disse a candidata taubateana.
Logo abaixo segue a lista com as musas e os galãs eleitos pelo Portal Terra. Quem quiser acessar o link do portal, o endereço é http://noticias.terra.com.br/eleicoes/2010/fotos/0,,OI135937-EI15311,00-Veja+as+musas+e+os+galas+das+eleicoes.html.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Lei de Zoneamento

Junto com demais vereadores, estive na Chácaras Ingrid para realização da primeira Audiência Pública para discussão do projeto de Expansão Urbana de Taubaté. Colhemos sugestões para implantação de infraestrutura básica, como rede de água e esgoto, coleta de lixo e abertura de vias de acesso.

Praça Santa Terezinha

Passei pela Praça Santa Terezinha para conferir as obras de reforma e aproveitei para conversar com os agricultores dos Orgânicos do Vale.

Estrada do Itapecirica

Visitei moradores da Estrada do Itapecirica nesta última quinta-feira, dia 09 de setembro. Eles reivindicam a implantação de água e esgoto tratado no bairro que existe há 8 anos e não dispõem nem mesmo de iluminação, asfalto e transporte público. Acompanho o caso desde 2007, colocando requerimentos e cobrando uma posição da Prefeitura. No dia seguinte, me reuni com diretores da Sabesp para apresentar a reivindicação dos moradores. A empresa diz o pedido de obras têm que ser de iniciativa da Prefeitura. Segundo o Poder Executivo, o projeto está em fase de orçamento.

7 de Setembro

Estive na Avenida do Povo de Taubaté para prestigiar o desfile em comemoração ao 7 de Setembro, Dia da Independência do Brasil.

Gestão Integrada


Proferi palestra para alunos de Pedagogia e Comunicação Social da Faculdade Anhanguera, sobre Gestão Integrada em Orientação e Supervisão Educacional.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Escola vai á Câmara

Recebi 25 alunos do 4º ano fundamental do Colégio Progressão de Taubaté que vieram conhecer os trabalhos do Poder Legislativo, por meio de projeto de minha autoria que instituiu o “Escola vai à Câmara”.

Darcy Breves

Me reuni com a vice-prefeita de Caçapava, Darcy Breves, para tratar de projetos relacionadas as áreas de Cultura e Educação.

Embraer Taubaté

Juntamente com o prefeito Roberto Peixoto, visitei a fábrica da Embraer de Taubaté.

Diálogo Inter-religioso

Me reuni com líderes religiosos para discutir os preparativos para a sessão solene em comemoração ao Dia do Diálogo Inter-Religioso, marcada para o dia 16 de setembro às 19h30.

Dom Carmo

Participei do jantar em homenagem a Dom Carmo Rohden.

Reunião da UNDIME

Representei Taubaté em reunião da UNDIME (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) realizada em Redenção da Serra. Participaram da reunião secretários de Educação de diversas regiões do Estado. Os assuntos tratados foram: Alimentação Escolar e Agricultura Familiar e Avaliação e Rendimento Escolar.

Educação em Canas

Visitei Canas para conhecer o sistema de produção e fornecimento de merenda escolar, que é totalmente mantido pela administração municipal. Me encantei com a qualidade dos produtos, eficiência dos funcionários e o baixo custo dos serviços. Por fim, fui convidada pela diretora de Educação e Esportes, Maria Virgínia Thimóteo Villela, e o nutricionista Manuel Moreira da Silva, a provar e comprovar o alimento oferecido para as crianças.

Dia Municipal do Folclore

Conduzi a sessão solene do Dia do Folclore, que homenageou a Cia Moçambique, de nosso querido Mestre Paizinho, e o grupo de capoeira Ginga Brasil, de Mestre Quebrinha. Após a cerimônia, ambos os grupos se apresentaram e em seguida, degustaram um delicioso coquetel.