quinta-feira, 26 de maio de 2011

Trabalho de CEIs é destaque na pauta de bate-papo entre estudantes e vereadores


Pollyana e alunos da Escola Marillac

A atuação das quatro CEIs (Comissões Especiais de Inquérito) abertas pela Câmara de Taubaté para apurar possíveis irregularidades em compras da Prefeitura, e da Comissão Processante, que pode levar à cassação do prefeito, foi foco do interesse de alunos da escola Santa Luiza de Marillac em bate-papo com vereadores durante visitas ao Legislativo, realizadas dias 24 e 25.

Cerca de 40 alunos do 8º ano do ensino fundamental foram recebidos pelos vereadores Carlos Peixoto (PMDB) e Pollyana Gama (PPS) dia 24. “Vamos investigar e, se tivermos provas podemos chegar à cassação do prefeito”, explicou Carlos, sobre a Comissão Processante aberta com base em relatório final de CEI que apontou irregularidades em contratação de empresa para compra e distribuição de remédios. As quatro CEIs investigam compras de lousas digitais, ovos, merenda e fantoches.

“A política, infelizmente, tem sido maltratada, mas é belíssima e visa garantir a boa convivência. O que fazem dela é que nos deixa com vergonha. Mas todos somos corresponsáveis e temos que ficar de olho. O poder está nas mãos do povo”, frisou Pollyana.

A professora responsável pelo grupo, Eliana Lopes, disse que a visita à Câmara reflete a preocupação da escola em promover a formação dos alunos para a cidadania e política. “Queremos que eles entendam desde cedo que podem participar da história do município”. O grupo foi acompanhado também pelo professor Diogo Ferreira.

O grupo formado por cerca de 50 alunos do 9º ano, que visitou a Casa dia 25, foi recebido pelo vereador Rodson Lima (PP). Além de questionarem o parlamentar sobre as investigações das CEIs e a possível cassação do prefeito, os estudantes fizeram perguntas sobre saúde, educação, violência, infraestrutura, coleta de lixo, entre outros temas.

Rodson incentivou os estudantes a participarem da sessões da Câmara. “Venham mais à Casa de Leis porque o poder legislativo é a representação do povo e depende da participação dos cidadãos”.

O professor Marcelus André Aguiar considerou que o interesse dos jovens pela política pode ser despertado dependendo da forma como eles são estimulados a tratar do assunto. “Programas de televisão que abordam política com humor, por exemplo, ajudam a trazê-los para o universo da política.” Ele acrescentou a importância de levar o tema para a sala de aula e da visita dos estudantes à sede do Legislativo. Também acompanhou a segunda turma de alunos a professora Jaqueline Aparecida da Silva.

fonte: Assessoria de Imprensa CMT




Nenhum comentário:

Postar um comentário