segunda-feira, 20 de junho de 2011

Cardiopatia Congênita: Agradecimentos

No início de seu discurso, durante a sessão ordinária do dia 15, a vereadora Pollyana Gama cumprimentou o nefrologista João Chang e sua esposa, Izabel Eliza Sbruzze Magalhães Chang, pela participação na campanha de conscientização sobre cardiopatia congênita – o casal tem uma filha, que foi vítima dessa doença.

“Quero agradecer toda sua família, ao Taubaté Shopping, à Clínica Ecos, ao diretor da Câmara, Otto Rodrigues de Albuquerque Junior, e ao presidente da Casa, Jeferson Campos (PV), por terem colaborado com a campanha de conscientização sobre cardiopatia congênita que ocorreu domingo.”

Pollyana falou que o objetivo foi conscientizar a população sobre a importância de solicitar ao médico que acompanha o pré-natal das gestantes o exame ecocardiograma fetal. Panfletos foram distribuídos no shopping, e outros foram enviados a 50 escolas.

“O exame é para ver o coração do bebê. A cardiopatia congênita é um defeito no coração, do qual não tem como se prevenir, e o melhor procedimento a ser adotado é o diagnóstico o quanto antes, para aumentar as chances de vida”, explicou a vereadora.

A parlamentar lembrou ainda que há muita gente nas filas, tentando cirurgias corretivas. Ressaltou a participação das escolas e dos Pamos, que também divulgaram os cartazes do evento, e agradeceu a Associação Pequenos Corações, por ceder o material de divulgação. “Quero parabenizar a associação e agradecer a Deus, por termos nos conhecido e por eu ter sido em Taubaté a mediadora desse projeto que vem colaborar para a saúde de todos nós.”

Pollyana acredita que o exame deve ser incluído na política do SUS (Sistema Único de Saúde) e que faltam técnicos nessa área. “A tendência desse movimento é crescer em âmbito nacional, para que a gente sensibilize o Ministério da Saúde a adotar esse exame como obrigatório durante o pré-natal em toda rede pública de saúde.”


Assista abaixo um vídeo de conscientização sobre a Cardiopatia Congênita, produzido pela ong Pequenos Corações.





Nenhum comentário:

Postar um comentário