quinta-feira, 23 de junho de 2011

Fórum da Liberdade Religiosa reúne líderes de diferentes religiões em Taubaté

Participantes do 22º Fórum Paulista de Liberdade Religiosa e Cidadania

A  Câmara Municipal de Taubaté sediou na última terça-feira, dia 21 de junho, o 22º Fórum Paulista de Liberdade Religiosa e Cidadania. Organizado pela ABLIRC - Associação Brasileira de Liberdade Religiosa e Cidadania  – o evento foi realizado em Taubaté por intermédio da vereadora Pollyana Gama.
O tema da vigésima segunda edição do Fórum foi “Liberdade Religiosa e o Século XXI – Tendências e Novos Rumos. Cerca de 60 pessoas prestigiaram o evento.

Os trabalhos da noite começaram com uma breve fala dos anfitriões do Fórum. Pollyana, representando o legislativo taubateano, deu as boas vindas aos presentes e discursou sobre a importância do diálogo inter-religioso, lembrando que,  os principais conflitos bélicos da história mundial provém de motivações religiosas, uma intolerância e falta de respeito entre  fiéis que se apresenta como  um grande empecilho para que seja alcançado um Estado de democracia plena. Já o Prof. Samuel Lima, presidente da ABLIRC, explanou para os presentes, sobre o tema central do Fórum e em seguida passou a palavra para as demais autoridades que compunham a mesa principal, sendo elas respectivamente, Dr. Alcides, secretário geral da ABLIRC, Dra. Damaris Kuo, presidente da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB-SP  e  o pastor Edson Rosa, diretor executivo da IRLA – International Religious Liberty Association – na América do Sul. Este último, por sua vez, deu as boas vindas para o convidado especial da noite, Dr. John Graz,  Secretário Geral da IRLA, teólogo suíço, considerado um dos maiores especialistas do mundo no assunto e organizador do Fórum Mundial de Liberdade Religiosa.

Dr. Graz durante 50 minutos ministrou uma palestra magna sobre o atual contexto histórico-social da Liberdade Religiosa no mundo. Para isso, Graz, lançou mão de uma série de slides com gráficos. “Independente da religião, em algum momento, em algum lugar do mundo, seus fiéis, sofrerão com a ausência de liberdade religiosa e até mesmo  servirão de bodes expiatórios, unicamente por destoarem do credo vigente de sua comunidade ou país”, argumentou o especialista. Segundo o Dr. Graz hoje 118 países não apresentam  restrições religiosas,  53 apresentam poucas restrições, 23 apresentam muitas restrições e 9 não garantem qualquer liberdade de escolha religiosa.

Ao final de sua fala o Dr. Graz fez questão de destacar que tal quadro precisa ser revertido e que a liberdade é um direito de todo ser humano. Também destacou  que a amizade entre os fiéis de diferentes credos é o melhor caminho para combater a intolerância e apresentou as intenções da IRLA para 2012, promover o Fórum Mundial de Liberdade Religiosa no Brasil, mais especificamente na cidade de São Paulo.

O encerramento do Fórum ainda contou com testemunhos de tolerância e respeito mútuo, entre diferentes religiões, apresentados por representantes, das comunidades, islâmica, judaica, adventista, entre outras.

Terminados os testemunhos,  a vereadora Pollyana Gama presenteou  Dr. Graz , com o tradicional pavão dos figureiros de Taubaté, e se despediu de todos ressaltando que o “sonho da liberdade religiosa” não deve ser encarado como um devaneio louco ou uma utopia impossível e sim como algo grandioso e legítimo a ser conquistado.     

Um comentário: