quarta-feira, 8 de junho de 2011

CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A CARDIOPATIA CONGÊNITA



12 DE JUNHO - DIA DA CONSCIENTIZAÇÃO DA CARDIOPATIA CONGÊNITA

A Câmara Municipal de Taubaté em parceria com a ong Pequenos Corações e o Taubaté Shopping realizará no próximo domingo, dia 12, uma ação de conscientização sobre a cardiopatia congênita na área de exposição do Taubaté Shopping.

A ação acontecerá das 13h às 21h e contará com uma equipe de voluntários que distribuirá panfletos e prestará orientação para grávidas e mães de recém-nascidos.

A iniciativa acontece em decorrência do Dia da Conscientização da Cardiopatia Congênita. Em Taubaté a data foi incluída no Calendário Oficial de Datas e Eventos do Município por meio de Projeto de Lei da Vereadora Pollyana Gama, aprovado no dia 30/03/2011, pelo legislativo municipal.

Anualmente serão promovidas na cidade, ações de conscientização alertando as mães taubateanas quanto à necessidade da importância destas, ainda grávidas, exigirem de seus médicos a realização do exame de ecocardiograma fetal. O exame citado é o único capaz de diagnosticar a doença do bebê ainda dentro da barriga da mãe.

Também conhecido como ecofetal, o ecocardiograma fetal proporciona ao médico observar o coraçãozinho do bebê que ainda não nasceu. Trata-se de uma espécie de ultrassom bem parecido com os outros já realizados pelas grávidas, mas fundamental, uma vez que por ele o médico consegue observar as estruturas do coração e sua funcionalidade, verificando se estão de acordo com o esperado e podendo antever problemas e tratamentos preventivos.


Atualmente a cada 100 bebês nascidos vivos no Brasil, 1 é cardiopata.

Mais informações sobre a cardiopatia congênita podem ser obtidas pelo site http://www.pequenoscoracoes.com/ .

Um comentário:

  1. MARAVILHOSO PROJETO, PARABÉNS VEREADORA!! sÓ AS MÃES QUE PASSAM POR ISSO(TER UM FILHO CARDIOPATA), SABEM O QUANTO É DIFICIL. E SE AS PESSOAS SE CONSCIENTIZAREM TUDO FICARÁ MENOS DIFICIL, E MUITAS OUTRAS PORTAS SERÃO ABERTAS!! QUEM SABE HEIM VEREADORA, UM PROJETO DE LEI QUE OBRIGUE O MUNICIPIO A PAGAR, PELO MENOS UM ECOFETAL PARA AS MÃES QUE FAZEM O PRÉ-NATAL NA CIDADE, ISSO SALVARÁ MUITAS VIDAS!!!NOVAMENTE.PARABÉNS!!
    ABRAÇOS
    KARINA

    ResponderExcluir