quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Bom educador instiga fome de conhecimento, define Pollyana em homenagem a professores


Vereadora Profª Pollyana durante discurso de abertura da solenidade

Um bom professor não se contenta em ensinar por ensinar, mas instiga os alunos a terem fome de conhecimento, para que eles busquem espontaneamente saciá-la. A definição fez parte da reflexão da vereadora Pollyana Gama (PPS) em homenagem ao dia do professor, durante solenidade realizada terça-feira, 18, na Câmara de Taubaté, presidida pelo vereador em exercício Noilton Ramos (PSD).

“Em dias em que há uma suposta desvalorização, dedicar-se à docência é um ato de amor pelo Brasil. Temos aqui quatro representantes daqueles que não trabalham apenas para preparar alunos para testes. Com suas ações, colaboram para valorizar a profissão”, referiu-se aos homenageados Maria Janete Teixeira de França, Marinês dos Santos, Marisa Teresinha Tunini e comendador Robison Baroni.

Em seu discurso, Pollyana, que é professora da rede municipal, afastada para dedicar-se ao trabalho no Legislativo, frisou o avanço na rede pública de ensino de Taubaté. “Tive a felicidade de participar, por meio de trabalho no Legislativo, de conquistas como a criação do Conselho Municipal de Educação, abertura de mais de 1.500 cargos por concurso, equiparação salarial entre os professores...”


Homenageados

Profª Maria Janete

Maria Janete, indicada à homenagem pela Secretaria de Educação, ingressou na rede em 1978, atuou como professora e na direção de diversas escolas e creches e encerrou a careira na escola Dr. Quirino, onde foi diretora até o fim de 2010. Participou da elaboração do projeto de lei para implantação do Estatuto do Magistério.

“Precisamos de professores pacificadores em um país enfermo. Você, professor, siga adiante, sempre firme em suas convicções. E que todas elas sejam para edificar e influenciar pessoas a se tornarem cada dia melhores”, afirmou em seu agradecimento.




Profª Marinês


“Se acreditamos no que fazemos e sentimos que podemos motivar, devemos seguir em frente. Quando trabalhamos com amor, o trabalho transcende a dimensão do espaço para a realização da nossa missão”, definiu Marinês, indicada pela Diretoria Regional de Ensino.

Marinês atua desde 1982. É mestre em Linguística Aplicada pela Unitau. Lecionou no ensino estadual, na escola Alfredo José Balbi, na Unitau e Faculdade Anhanguera. Desde 1991, dá aulas na escola Professor Mário Cardoso Franco.




Profª Marisa

Marisa, indicada pelas escolas particulares, é graduada em Ciências Biológicas pela Unitau, pós-graduada pela Universidade Federal da Lavras e pela Uninter (Faculdade Internacional de Curitiba). Atua no colégio Jardim das Nações e como pesquisadora da Prefeitura.

“Ser educador na atualidade é também surpreender o aluno. Tornar os conteúdos da grade em um cotidiano surpreendente, desafiador. Esse é nosso maior papel e, para isso, temos que nos surpreender no estudo, no querer aprender”, refletiu.




A primeira professora, Alice, foi lembrada por Robison Baroni em seus agradecimentos. Indicado pela Unitau, é professor do Departamento de Ciências Jurídicas, pelo qual é formado e pós-graduado. É especialista em Direito Imobiliário e atuou também como corretor de imóveis, radialista e jornalista.

Prof Baroni


“Às professoras que compartilham comigo essa homenagem, um agradecimento especial por ajudarem na educação de meus netos. Aos meus filhos, que se dedicam a ensinar, meu incentivo. É desgastante, estressante, mas ensinar, em qualquer nível, é de profunda nobreza”, considerou Baroni.

Vídeos produzidos pelo Memorial da Câmara apresentaram a história dos homenageados. A solenidade foi transmitida pela TV Câmara Taubaté e será reapresentada dias 22 e 23, a partir das 12h, pelos canais 17 digital e 98 analógico da Net.



Fonte: Assessoria de Imprensa CMT.





Nenhum comentário:

Postar um comentário