segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Criação da Região Metropolitana será debatida no dia 25


A Câmara de Taubaté convida a população a participar da audiência pública para discutir o projeto de lei do governo estadual sobre a criação da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, que acontecerá na sexta-feira, 25, às 19h30, no auditório da Faculdade de Engenharia Civil, localizada na travessa da rua 4 de Março.

“A intenção é aprimorar o projeto de lei apresentado pelo governador Geraldo Alckmin à Assembleia Legislativa na última semana. São José, Taubaté e outras cidades sediarão as audiências, e depois o projeto será votado na Assembleia. É importante a participação de todos os vereadores e da população”, afirmou o presidente da Câmara, Jeferson Campos (PV).

A transformação do Vale do Paraíba em Região Metropolitana é um assunto em debate na Assembleia desde 2001. Caso venha a ser criada, Estado e União podem destinar recursos para a Região Metropolitana, visto que passará a haver um planejamento integrado para o desenvolvimento socioeconômico regional.

No Brasil, há exemplos de regiões metropolitanas que figuram entre as maiores do mundo em termos populacionais, como a Região Metropolitana de São Paulo, que, com 17,9 milhões de habitantes, fica atrás apenas das regiões de Tókio (35 milhões), Cidade do México (18,7 milhões) e Nova York (18,3 milhões).

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a Região Metropolitana que se pretende criar no Vale do Paraíba totalizaria 2,2 milhões de habitantes.


fonte: Assessoria de Imprensa CMT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário