sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Sem merenda nas escolas, Prefeitura ameaça
rescindir contrato com EB Alimentação


Vereadora Pollyana vai intensificar fiscalização para exigir
regularização na distribuição dos alimentos

Cerca de trinta merendeiras da rede municipal de ensino se reuniram na manhã desta sexta-feira, 24, com o Secretário de Negócios Jurídicos da Prefeitura de Taubaté, Anthero Mendes Pereira, para cobrar a regularização na distribuição de alimento nas creches e escolas.

Secretário de Negócios Jurídicos Anthero Mendes Pereira
reunido com merendeiras na Prefeitura de Taubaté
Elas se queixam da falta de comida para as refeições diárias das crianças nas unidades desde o início de janeiro. “O problema começou em dezembro, mas se agravou a partir de janeiro. Estamos complementando as refeições levando comida de casa, o que é um absurdo. Estou tirando da minha cesta básica”, afirmou uma merendeira que preferiu não se identificar.

Ainda segundo as merendeiras, as crianças estão se alimentando a base de feijão e arroz temperados com sal e alho. Elas também alegam que os freezers das escolas estão vazios há mais de um mês. “As crianças não merecem este tratamento”, destacou outra funcionária.

O Secretário de Negócios Jurídicos ameaça rescindir o contrato com a EB Alimentação caso a empresa não resolva o problema em uma semana. “Demos um ultimato verbal na EB [Alimentação] para que solucione a pendência até o dia 5 de março. Se não cumprir, o contrato será quebrado”, garantiu Pereira.

A diretora da EB Alimentação – responsável pelo abastecimento nas creches e escolas municipais – Cristiane Veturi nega a falta de abastecimento. “A empresa cumpre com as obrigações e não registramos nenhum problema no fornecimento. Vamos apurar o que está ocorrendo”, disse.

A Prefeitura cobrou das merendeiras um documento para formalizar a queixa para que sejam tomadas medidas judiciais. “Solicitei um relatório da liderança das merendeiras por que até hoje ninguém trouxe nada de concreto para tomarmos uma atitude jurídica”, completou o Secretário Jurídico Anthero Mendes Pereira.

A vereadora Pollyana (PPS), presidente da Comissão de Educação na Câmara Municipal, foi representada na reunião pelo assessor parlamentar Rafael Lima. Ela garante que vai intensificar a fiscalização. “Em janeiro tivemos reclamações e exigimos providências. Na semana passada estive na Secretaria de Educação para verificar o tratamento oferecido. Se por um lado fico perplexa ao constatar a continuidade dos problemas, por outro lado fico otimista por contar com o esforço e a responsabilidade dessas profissionais, merendeiras, que agem para que a dignidade da alimentação escolar seja preservada. Como já assumido anteriormente, continuarei minhas visitas às creches e escolas”, afirmou Pollyana.

Um comentário:

  1. coitada das merendeiras estão fazendo o que podem até arriscar o seu sustento para dar uma merenda digna as nossas crianças..

    e ainda vem pessoas falar que não esta acontecendo nada , palhaçada cade os vereadores para ajudar as merendeiras , a que ponto chegou isso.

    ResponderExcluir