quarta-feira, 27 de junho de 2012

Dedicação de Maria do Socorro ao
próximo é enaltecida por Pollyana Gama


A missão de ajudar ao próximo, que permeia a atuação de Maria do Socorro Pinto em diversas instituições sociais de Taubaté, foi enaltecida pela vereadora Pollyana Gama (PPS), em solenidade de entrega do título de cidadania taubateana à pedagoga fundadora da creche Amiguinho Feliz, realizada na Câmara Municipal dia 26.

Pollyana entrega o título de cidadania taubateana à Maria do Socorro
“Acredito que, no mundo em que vivemos hoje, com tantas mazelas sociais, encontrar uma pessoa capaz de despertar alegria de maneira sincera e mudar a vida das pessoas, como a Socorro faz, é muito precioso. Ela vê além e não cruza os braços para muita gente em situação de vulnerabilidade social”, disse a vereadora, compartilhando a entrega da homenagem com a suplente Maria Gorete Toledo, presente na solenidade.

Em seu discurso, Pollyana retomou as origens de Maria do Socorro, natural de Cajazeiras (PB). Filha de uma família com 22 irmãos, aos nove anos de idade, Socorro foi adotada por uma família que poderia lhe oferecer melhores condições e vida. Aos 18 anos, mudou-se para João Pessoa, cursou o Magistério e formou-se em Pedagogia.

Em 1984, veio para Taubaté, onde conheceu o esposo Luiz Carlos Pinto. Cinco anos depois, mudou-se para Guarulhos e há quinze anos retornou à cidade, onde vive e desempenha diversos trabalhos sociais. Soma no currículo atuação na comunidade de Igreja da Sagrada Família, no Rotary Joana Martins, voluntariado no Senso de Conscientização Ambiental, e na Fundação Dom Couto.

É fundadora da creche Amiguinho Feliz, que atende crianças de famílias carentes, e criou, em parceria, o grupo Amigas Solidárias, que promove eventos para entidades como Instituto São Rafael, Casa do Ancião, Lar São Francisco, Apae, Casa da Amizade e Casa Transitória. Socorro atua também como promotora legal de cidadania.

“Desde cedo, Socorro aprendeu a agarrar as oportunidades oferecidas pela vida. Soube aliar determinação com a fé, o perdão com o amor e a humildade com a sinceridade. Socorro acredita que somente assim conquistaremos sucesso na vida, pois, afinal, se estamos aqui é para ajudarmos uns aos outros. Esta é a sua filosofia de vida ensinada pela mãe de criação: colaborar com as pessoas sem medir esforços”, frisou Pollyana.

Emocionada, Maria do Socorro lembrou a esperança que moveu sua família ao escolher Taubaté para morar. “Viemos para cá com esperança de encontrar um canto amável, bom para viver, e também de encontrar um lugar fértil, onde pudéssemos desenvolver uma perspectiva de vida calma e voltada para o bem dos menos favorecidos.”

Manifestou satisfação com as oportunidades que a cidade ofereceu para que ela desenvolvesse o sonho de atuar pelos menos favorecidos. “Nunca esperei por honras e cumprimentos. Acho que tudo o que se faz pela comunidade é um dever e não deve merecer aplausos, a não ser que, por esse meio, possa incentivar e conscientizar outras pessoas que é obrigação de todos o zelo aos mais desprovidos.”

Detalhes da história da homenageada foram contados por relatos de amigos e familiares, exibidos em vídeo produzido pelo Memorial Histórico e Cultural da TV Câmara. A cerimônia foi transmitida ao vivo pelo canal do Legislativo e será reapresentada dias 30 e 1º, a partir das 12h e após as 22h, pelos canais 17 e 98 da Net ou pelo site www.camarataubate.sp.gov.br.

Um comentário:

  1. PROFESSORA POLLYANA: BOA TARDE:

    MEU NOME É RAQUEL SOU PROFESSORA TAMBÉM, E VENDO OS TRABALHOS QUE A SENHORA FAZ PELA CIDADE DE TAUBATÉ DE FORMA TÃO SIMPLES E HUMILDE, PORÉM MUITO RELEVANTES DECIDI SER CANDIDATA A VEREADORA NO MUNICÍPIO ONDE MORO E DECIDI SE FOR ELEITA DOAR MEUS VENCIMENTOS AS OBRAS DE CARIDADE DO MUNICÍPIO.

    A SENHORA É UM EXEMPLO A SER SEGUIDO PELAS GERAÇÕES FUTURAS.

    UM ABRAÇO.SUCESSO ESTAREI ORANDO PELA SENHORA.

    PROFESSORA RAQUEL

    ResponderExcluir