sexta-feira, 22 de junho de 2012

Missão de Valéria Guisard é educar
e proteger pessoas, diz Pollyana


Paulistana, formada em Pedagogia pela faculdade Nogueira da Gama, em Guaratinguetá, ex-funcionária do Departamento de Saúde e professora do ensino infantil, funções que totalizam 24 anos de serviço público, Valéria Rodrigues de Souza Guisard Burdulis foi homenageada pela vereadora Pollyana Gama (PPS) na noite de 21 de junho com o título de cidadania taubateana, em solenidade promovida pela Câmara Municipal.

Pollyana e Valéria ao lado do esposo e filhos durante a homenagem
Ainda criança, aos seis anos, Valéria se mudou para Taubaté com os pais, uma surpresa do destino, como afirmou a vereadora Pollyana em seu discurso: “Quatro décadas e meia se passaram, e tudo aquilo que o destino daquela menina reservou foi materializado e se tornou realidade. Se foi um sonho, não sei! Mas, certamente uma benção enviada por Deus para ensinar, educar e participar da vida de milhares de crianças e famílias taubateanas”.

Segundo Pollyana, Valéria Guisard Burdulis, “a tia Valéria”, diretora da creche municipal do Belém, é uma “mulher guerreira, firme, decidida, companheira, amiga e parceira, que tem a missão não só de educar, mas também proteger pessoas. Casada há 23 anos com Stanislau Guisard Burdulis, Valéria é mãe de dois filhos. Integrou o Conselho Municipal de Educação, por meio do qual contribuiu para a elaboração do Estatuto do Magistério.

Não só esses atributos foram mencionados pela vereadora. “Valéria é humana. Sempre soube valorizar o trabalho dos professores que estão iniciando a carreira, a exemplo dos estagiários. Outra qualidade desta mulher é a preocupação com o aprendizado de forma eficiente. Por conta disso, é uma das diretoras que procura promover passeios pedagógicos com seus alunos, em parceria com a comunidade, a fim de proporcionar uma oportunidade que muitas vezes essas crianças não têm.”

Agradecimento

“É com muita satisfação que recebo este título”, agradeceu Valéria. “É esta cidade que amo muito, fez parte da minha vida, pois vim morar aqui ainda muito pequena e aqui vivi muitos momentos importantes”, disse, citando a infância no Largo do Chafariz e outras lembranças.

“Amo realmente o que eu faço, jamais conseguiria trabalhar naquilo que não gosto. Tomei gosto pela cidade e me tornei uma verdadeira cidadã taubateana, hoje, de fato”, destacou a homenageada, agradecendo a vereadora, familiares, alunos e colegas de trabalho.

“Fico tão feliz quando encontro ex-alunos, e eles me dizem: ‘tia Valéria, o que eu mais lembro de minha infância é a creche’. É um sinal que conseguimos em algum momento marcar a vida das crianças de forma positiva.”

A TV Câmara Taubaté exibiu vídeo, preparado pelo Memorial Histórico e Cultural da Casa, com depoimentos de familiares e amigos da homenageada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário