quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Pollyana Gama defende valorização do
professor e premia educador do ano


A constatação de que o avanço na educação está intimamente relacionado à valorização do professor, feita pela vereadora Pollyana Gama (PPS), por meio de pesquisa, deu o tom do discurso da oradora na solenidade em homenagem ao dia do professor e de premiação do educador taubateano do ano, realizada na noite desta terça-feira, 16.

“Conforme a Constituição Federal, compreende-se por valorização docente a união de três critérios: carreira, salário e título. Um salário justo é uma expectativa legítima, um plano de carreira também, e além disso há necessidade de se prover o profissional de estrutura física, tecnológica e intelectual para o melhor desempenho em sala de aula. É preciso investir na formação, afirmou Pollyana.

A vereadora listou conquistas decorrentes de sua luta no Legislativo pela categoria: aprovação do Estatuto do Magistério, equiparação salarial e convênio com a Unitau para formação em nível superior. “Precisamos avançar para consolidarmos o próximo passo: o Plano de Carreira e o Plano Municipal de Educação.”

Professor Álvaro Anselmo
Homenageados - Pollyana destacou o currículo dos homenageados pelo dia do professor: Álvaro Anselmo Pitágoras dos Santos, indicado pela Diretoria Regional de Ensino, Giovanna Velloso dos Santos, indicada pela Secretaria de Educação, Lourdes Ely Luz de Abreu Feres, indicada pela Delegacia do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Particular, e Solange Teresinha Ricardo de Castro, indicada pela Unitau.

Álvaro Anselmo é graduado em Geografia e Pedagogia, especialista em Geopolítica Brasileira, Geografia Humana e está se especializando na docência em Geografia pela Unesp (Universidade Estadual Paulista). Atua há 12 anos na rede estadual e privada e, há seis anos, é professor da escola estadual Professor Mário Cardoso Franco.

Professora Giovanna Velloso
Giovanna Velloso leciona Língua Portuguesa na rede municipal em Taubaté e Pindamonhangaba, além de atuar na Educação para Jovens e Adultos. Participou da criação do projeto “De Olho no Futuro”, oferecendo curso preparatório gratuito aos alunos que pretendiam prestar provas seletivas para escola de ensino médio. Também desenvolveu o Projeto Saresp, preparando alunos do 5º ano para a realização do exame nacional.

Lourdes Ely, carinhosamente chamada de professora Lourdinha, há 19 anos leciona História do Colégio Idesa. Um fato marcante nas práticas pedagógicas da professora Lourdinha é o despertar do gosto pela história, pela leitura de diversos livros e pelos filmes.

Professora Celinha Marques, representando
professora Lourdes Ely
Solange Teresinha, que faleceu este ano, foi professora doutora e pesquisadora emérita que atuou na área de Linguística Aplicada. Foi diretora da Unidade de Ensino de Ciências Sociais e Letras, coordenou o programa de pós-graduação stricto sensu em Linguística Aplicada da Unitau. De 1997 até seu falecimento, coordenou o curso de especialização em Língua Inglesa.

Vídeos produzidos pelo Memorial da Câmara contaram a história dos homenageados. Em seus agradecimentos, Álvaro destacou que “a educação é o principal pilar de desenvolvimento de um país. Temos o dever de ensinar nossos educandos a serem críticos, para mudar a realidade da qual fazem parte”.

“Sempre acreditei numa educação transformadora. Se todo saber que venho transmitindo servir a meus alunos como guia, se ao menos minhas lições sobreviverem ao tempo e à poeira do esquecimento, acho que venho cumprindo minha missão”, definiu Giovanna.

Família da professora Solange Terezinha (in memorian)
Representando a professora Lurdinha, Celinha Marques considerou-se honrada em falar sobre a amiga, de quem acompanhou a trajetória. “O professor é um mestre quando, na arte de ensinar, ultrapassa as barreiras e limites. Professora Lurdinha é assim.”

A homenagem póstuma à professora Solange Teresinha foi entregue a sua filha, Letícia.

Educador Taubateano do Ano - Miguel Ângelo Benedicto recebeu o diploma de educador taubateano do ano pelo desenvolvimento do projeto “Um intruso no reino das águas claras: o combate à dengue no mundo de Monteiro Lobato”, que envolveu cerca de 300 alunos dos ensinos fundamental e médio do Colégio Unitau e escola municipal Emílio Simonetti.

Professor Miguel Angelo Benedicto
O professor homenageado agradeceu a outros professores envolvidos no desenvolvimento do projeto, funcionários, pais e alunos, e ao apoio da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) e da Vigilância Epidemiológica da Prefeitura. Dedicou o prêmio à diretora do Colégio Unitau, Marlene Machado.

“Ao propor o decreto legislativo que instituiu o diploma, tive por objetivo principal externar as grandiosidades aplicadas em salas de aulas, que, muitas vezes, ficam barradas ali, entre as paredes do prédio escolar”, frisou Pollyana.

Receberam menção honrosa os projetos “Unitau vai à escola”, desenvolvido pela professora Eltalane Sampaio de Oliveira em conjunto com outros professores da universidade; “O mundo comunicação e leitura num contexto globalizado”, de Jocimara Aparecida de Lima, e “Na trilha da Matemática”, de Luisa Lu Yum Wong Alves.

Os projetos foram analisados por uma comissão julgadora, composta por Rosemary Prado Lopes Silva, da Secretaria da Educação, Elaine Rodrigues da Silva, da Diretoria Regional de Ensino, Ebe Camargo Pugliese, do Departamento de Pedagogia da Unitau, Romilda Márcia Campos Rodrigues, do Conselho Municipal de Educação, Vera Lúcia Amadei Giunta, representante das escolas particulares e Ana Maria Gomes Ramos Araújo, convidada pela Comissão de Educação, Cultura e Turismo da Câmara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário