segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Pollyana discute abertura de licitação
para contratar coletora de lixo em Taubaté

Vereadora sugere parceria da Prefeitura com catadores e
carroceiros como estímulo à preservação ambiental

A vereadora Pollyana Gama (PPS), presidente da Comissão de Educação, Cultura e Turismo da Câmara de Taubaté, discutiu nesta segunda-feira, 14, sobre abertura de licitação para contratar empresa para coleta do lixo na cidade. Atualmente, a responsável pelo serviço no município opera em caráter precário.

Pollyana em reunião com Secretário de Serviços Públicos Emerson Tanaka
Durante reunião com o novo Secretário de Serviços Públicos, Emerson Kiogi Tanaka, a parlamentar apurou que a cidade gasta cerca de R$ 2 milhões somente com a coleta de entulhos. A ideia é diminuir esse gasto e otimizar recursos. "Sugeri o reaproveita-mento de material/resíduos sólidos para manutenção de estradas rurais, por exemplo”, destacou a vereadora. O secretário disse ainda que pretende estabelecer mais quatro Pontos de Entrega Voluntária (PEV).

Emerson Tanaka garantiu à vereadora Pollyana que iniciou tratativas com a Cetesb para liberação de local para depósito de inertes/entulhos.

Uma das metas da Secretaria de Serviços Urbanos é reduzir a produção de lixo doméstico em 30%, nos próximos quatro anos. A ideia é dar funcionalidade para parte do lixo orgânico (190 a 200 toneladas/mês). “Sugeri ao secretário para estabelecer compromisso, principalmente com catadores e carroceiros, para que esses sejam parceiros da Administração”, disse Pollyana. A parlamentar apresentou a mesma ação desenvolvida pelo ex-Secretário de Desenvolvimento Social de São José dos Campos, João Francisco Sawaia, que conferiu aos catadores e carroceiros o título de agentes ambientais, integrantes de uma cooperativa.

Escolas. A vereadora Pollyana Gama constatou que a manutenção das escolas municipais é feita por quatro equipes, a fim de garantir tranquilidade aos estudantes na volta às aulas. “Relatei a situação de algumas escolas da parte alta da cidade que verifiquei pessoalmente na última semana e o secretário garantiu que as mesmas estão no cronograma de ações”.

Iluminação. A parlamentar apresentou nova reivindicação para melhorias da iluminação pública para o bairro São João do Macuco, na Zona Rural de Taubaté. “Foram oito anos de muita insistência”, lembra. O Secretário de Serviços Urbanos, Emerson Kiogi Tanaka, informou que a partir de 2014 a iluminação pública e sua manutenção ficarão a cargo das Prefeituras e as concessionárias do serviço terão como principal função as ações referentes a alta tensão. “Vamos buscar mais informações para compor documento que encaminharei para o Governo Federal com objetivo de colaborar com as estruturas necessárias”, disse Pollyana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário