quarta-feira, 8 de maio de 2013

Pollyana apresenta estudo sobre perdas salariais
de professores e funcionários públicos municipais


Parlamentar se reúne com Secretário de Administração para apresentar defasagem
e defende reajuste mínimo de 12,32% para servidores e 19,33% para professores

A vereadora Pollyana Gama (MD), presidente da Comissão de Educação, Cultura e Turismo da Câmara de Taubaté, defende reajuste mínimo de 12,32% aos funcionários públicos municipais. A parlamentar apresentou estudo sobre as perdas salariais durante discurso na 14ª Sessão Ordinária, na tarde desta quarta-feira, 8.

Vereadora Pollyana Gama (MD) durante discurso na 14ª Sessão Ordinária
Os cálculos tem como base o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) que aponta defasagem de 4,88% (relativo a 2012) e 7,10% (relativo a 2013). No caso dos professores, as perdas são ainda maiores e chegam na casa dos 47% considerando o INPC e a Lei Nacional do Piso. Considerando apenas o INPC, o reajuste mínimo a ser aplicado seria 19,33%.

Na última segunda-feira, 6, Pollyana se reuniu com o Secretário Municipal de Administração, Eduardo Cursino, para apresentar o estudo e reivindicar o envio do projeto para votação na Câmara. “Ele disse que aguarda a publicação do relatório de gestão fiscal do primeiro quadrimestre para que a Secretaria de Finanças aponte o índice que será aplicado”, destacou.

O mês de maio é o dissídio dos funcionários públicos municipais de Taubaté. O Sindicato dos Servidores encaminhou ofício à Câmara pedindo apoio dos vereadores para reajuste de 16%. “Somos favoráveis a este índice proposto pelo Sindicato, mas precisamos saber qual a base de cálculo utilizada para chegar neste valor”, afirmou Pollyana.

Royalties – A vereadora Pollyana Gama (MD) encerrou seu discurso comentando sobre a Medida Provisória (MP) 592/2012 da Presidente Dilma Roussef (PT), enviada ao Congresso Nacional, que prevê a destinação de 100% dos royalties das futuras concessões para a área da Educação. “Nossa dúvida é sobre como esse dinheiro será aplicado”, ponderou.

A MP deve ser votada pela comissão mista da Câmara e do Senado somente após pronunciamento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a constitucionalidade da proposta.


Confira abaixo os quadros detalhados dos estudos elaborados pela vereadora Pollyana Gama (MD) sobre as perdas salariais:



Um comentário:

  1. os vereadores legislam, não é possível legislar sobre o assunto? obrigando o prefeito a dar o aumento? pois a reposição já é lei federal e não foi cumprida, não há nenhum apoio jurídico para denunciá-lo por não cumprimento da lei? Recentemente foram compradas Pick-ups Amaroks (caríssimas), Vans, e até equipado veículo velho (Ranger da Dengue) com equipamentos desnecessários como um santo antonio e estribo, se não há dinheiro em caixa pra reajuste, como há dinheiro para tais compras?

    ResponderExcluir