sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Mortes no Pronto Socorro já superam
número de óbitos registrados em 2012

Vereadora Pollyana Gama (PPS) estuda documento e quer saber
impacto da falta de retaguarda hospitalar sobre as mortes

Relatório do Pronto Socorro Municipal de Taubaté (PSM), referente aos meses de janeiro a setembro deste ano, revela que 538 pacientes morreram dos 269.988 atendimentos prestados. O número de falecimentos representa um total de 0,20% das entradas registradas no PSM naquele período. O mês de junho foi o recordista de óbitos com 84 ocorrências contra 52 dos meses de fevereiro e 52 de julho, quando os índices foram menores.

A estratificação da motivação das mortes aponta desde pneumonia bacteriana a hiperglicemia, passando por obstrução intestinal, choque séptico, desequilíbrio hidroeletrolilico, descompensação de diabetes, insuficiência cardíaca, falência múltipla dos órgãos, edema agudo de pulmão, hemorragia digestiva, entre outras causas. A tabela não detalha a faixa etária das vítimas.

O documento foi solicitado oficialmente pela vereadora Pollyana Gama (PPS) que está analisando criteriosamente as informações para estudar propostas que contribuam com melhor prestação dos serviços na área da saúde. “Queremos saber quantas dessas pessoas que perderam suas vidas ficaram sem a retaguarda hospitalar. Taubaté é uma das poucas cidades onde não há esta garantia em caso de necessidade de internação”, afirma a parlamentar.


2012 - Durante o último ano da gestão anterior, o Secretário Municipal de Saúde, João Ebram, informou em Audiência Pública realizada no dia 10 de setembro, na Câmara de Taubaté, que de janeiro a dezembro foram registradas 651 mortes. Entre janeiro e setembro do ano passado o número de óbitos foi menor: 486, ou seja, 52 a menos em relação ao mesmo período de 2013. Julho foi o mês recordista com 96 falecimentos contra 43 em abril, com o menor índice.


Um comentário:

  1. boa tarde professora pollyana, trabalho na area da saude e estou muito descontente atualmente. minha carga horaria e a de varios colegas aumentou de trinta para 40 horas, so que sem aumento de remuneração, nao podemos reclamar senao transferencia, outros colegas que fizeram o mesmo concurso pra trinta horas vao entrar com liminar e irao trabalhar com certeza trinta horas e ganhar o mesmo salario de 40 horas, porque de todas as classes da saude so forma contemplados: enfermeiros, nutricionistas e farmaceuticos que terao que cumprir 40 hs, se for pela lei os psicologos tambem, nao tem lei nacional de trinta horas e ficaram de fora das 40horas, é muito dificil ter aumento de carga horaria, falta de aumento salarial, e trabalhar sobre cabestro, a gente precisa ter um pouco de paz pra trabalhar, com toda essa pressao a gente fica vulneravel a cometer erros, se acidentar...ja perdemos o plano gratuito de saude pra dependentes, agora é uma fortuna ter que pagar, como funcionario sinto perder direitos, o sindicato nao resolve nada, por favor nos ajude...

    ResponderExcluir