quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Relatório do CCZ Taubaté mostra
panorama da população animal

Documento afirma que Taubaté possui população aproximada de 60 mil entre
caninos e felinos; nos últimos quatro anos, 12 mil animais foram castrados

Pollyana demonstra seu amor por animais ao lado de seu cão, Thor,
morto há 15 dias por problemas de saúde
A pedido da vereadora Pollyana Gama (PPS), o Centro de Controle de Zoonozes (CCZ) de Taubaté disponibilizou um relatório com as principais atividades desenvolvidas no município durante o primeiro semestre deste ano. Um dos objetivos da parlamentar é analisar os dados para elaborar propostas que contribuam com o avanço deste serviço na cidade.

Pollyana é autora da lei 3935/06 que institui a Semana de Conscientização à Proteção de Animais, comemorada na primeira semana do mês de outubro. O texto prevê, também, o amplo debate em torno de temas ligados ao uso e comercialização; abate e consumo; tráfico e extinção; vivissecção; proteção e preservação; e posse responsável.

O relatório enviado ao gabinete da parlamentar e assinado pelo Secretário Municipal de Saúde, João Ebram Neto, e pelo médico veterinário, José Antônio Santos Cardoso, informa que a Equipe de Controle de Animais Sinantrópicos (aqueles que se adaptaram a viver junto ao homem) elaborou uma palestra sobre “Posse Responsável” que está disponível às coordenadoras pedagógicas para apresentação nas escolas, conforme diz a lei.

De acordo com o documento, foram realizadas 1.429 castrações na população animal entre janeiro e julho – média de 205 mensalmente. Desde 2009, quando o trabalho foi intensificado, foram 12 mil procedimentos. A cirurgia de esterilização é um meio eficaz de evitar o aumento do número de animais nas ruas. Segundo a estimativa do CCZ, Taubaté tem hoje um cão ou gato para cada 5 habitantes, o que totalizaria cerca de 60 mil animais.

“Com essas ações o município não apenas preserva a vida dos animais, mas garante melhor qualidade de vida aos moradores reduzindo o número de caninos e felinos abandonados pelas ruas. Iremos cobrar da Prefeitura a execução da palestra sobre posse responsável nas escolas a fim de conscientizar nossas crianças”, destacou Pollyana.

Confira, abaixo, a íntegra do relatório:







Nenhum comentário:

Postar um comentário