terça-feira, 24 de dezembro de 2013

A hora certa

Pollyana Gama
Vereadora pelo PPS, escritora, professora
e mestre em Desenvolvimento Humano

Ganhei um presente. Um presente criativo, diferente, que não veio embrulhado e por isso não se abre, mas é um daqueles que posso dizer que "abre a gente". Foi assim que recebi o vídeo “O urso e a lebre”, de John Lewis, indicado pela querida professora Silvia Ambrogi Ribas Branco Siqueira Aguiar aos seus amigos do Facebook, em virtude do Natal.

Não é de hoje que ela nos presenteia assim. Seja com um vídeo, um poema, uma "insistência" para participarmos de um curso de incentivo à leitura, o fato é que a Silvia tem esse dom, assim como o da Clelia Leite e o da Lucia Mascarenhas – outras amigas também muito queridas –, de serem meios para presentear a nossa vida com suas palavras, delicadezas e presenças. Elas antecedem o presente. Por elas, "eles" chegam. Elas são presentes e ao mesmo tempo o presente.

Num mundo tão conturbado e consumista, onde o ter se sobrepõe ao ser, experimentar presentes dessa forma é preencher a vida de mais sentido. É isso que sinto. Conhecer essa pequenina e singela história de amizade entre dois animais tão diferentes, embalada por uma canção capaz de nos fazer "flutuar na multidão", possibilitou-me abrir conexões práticas, acadêmicas, afetivas e a exercitar a partilha. Afinal, um conhecimento desse não deve estacionar- se em nós e sim nos transpassar feito vento nas velas...

Iniciei compartilhando com minhas alunas do curso de Pedagogia e, em seguida, comecei a escrever esse artigo. Pode ser que os escritos de hoje não sejam compreendidos por você da mesma forma que agora me fazem sentido. Por vezes queremos mostrar, compartilhar algo que sentimos ser importante por ter um significado especial para nós. Geralmente fazemos isso com quem queremos bem, embora nem sempre sejamos compreendidos.

E isso tem algumas explicações. Uma delas é que dada as experiências, contextos de desenvolvimento humano de cada um de nós, nem sempre estamos dispostos a confiar, apreciar o que é partilhado, seja por não conhecer, não querer, não dispormos de estruturas suficientes para compreensão de seus significados ou simplesmente por não estarmos atentos aos sinais que chegam de diversas formas às nossas inúmeras preces. Contudo, façamos a nossa parte.

David Hume, filósofo escocês, dizia que a beleza das coisas está no espírito de quem as contempla. Que bom ver nessa história a beleza e sentir amor. Um amor incondicional, capaz de transpor barreiras instintivas, biológicas para fazer despertar na hora certa e poder, assim, experimentar os momentos fazedores do sentido da vida com quem amamos. Você, leitor (a), compreenderá melhor se dedicar três minutinhos do seu precioso tempo para assistir a esse filme: http://migre.me/h7xTr 

Hoje, véspera de Natal, esse “microfilme” é o meu presente para você que se dedica a leitura desse nosso espaço. Você não precisará abrir o presente, precisará apenas ligar um computador, acessar a internet, clicar no link acima e assistir. O bom é que você pode compartilhar também e, se puder me contar como recebeu esse "nosso presente",  envie suas impressões para o email: professorapollyana@gmail.com. Ficarei contente!

Sinceramente, desejo que o espírito natalino possa despertar a essência divina que há em cada um de nós, possibilitando-nos apreciar e compreender o que o poeta Fernando Pessoa nos escreveu: "Tudo vale a pena quando a alma não é pequena". Que nossos arrependimentos sejam verdadeiros para nos guiarem pela vereda da justiça nos aproximando mais uns dos outros fraternalmente.
                                                              
Ao conhecer essa história, tenho a esperança de que você a sinta como eu a senti: a felicidade de ganhar um presente! Desejo ainda que as atitudes do coelho o levem a perceber e compreender que, independentemente do presente que oferecemos a alguém, é imprescindível SER e ESTAR presente na vida das pessoas feito um despertador na hora certa. Esse "estar" pode ser fisicamente ou não. São nossas atitudes que podem fazer o momento presente ser o melhor presente e constituir memórias dignas de serem recordadas e eternizadas.


Seja presente e o presente em sua vida e na vida de todos que o querem sempre por perto, sempre PRESENTE. Bom Natal, bom filme!

Nenhum comentário:

Postar um comentário