quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Projeto que inclui Balé da Cidade em lista de patrimônio cultural é aprovado







O projeto de lei, de autoria da vereadora Pollyana Gama (PPS), que inclui o corpo de Balé da Cidade na lista de patrimônio cultural foi aprovado por unanimidade.

O projeto acrescenta o inciso XVII no artigo 168 da Lei Orgânica do Município, que inclui o balé à lista que contempla o trabalho dos figureiros, a memória de Monteiro Lobato e Mazzaropi, a Escola Fêgo Camargo e a Feira da Breganha, entre outras.

Vereadora Pollyana apresenta o projeto, que foi votado e aprovado por unanimidade
Pollyana apresentou entre os motivos que a levaram a apresentar a proposta o fato de que as obras de Mestre Justino, espalhadas pela cidade, não têm um projeto de manutenção. Ela se recordou que na reforma do antigo prédio do DEC não houve zelo pelos painéis, que ficaram expostos ao tempo, e que grupos culturais e a Câmara lutaram para que uma proteção fosse oferecida às obras. “Foi uma ação coletiva em favor da cultura”, lembrou a vereadora.

Pollyana salientou que a proposta tem a finalidade de se desenvolver ações para que existam investimentos para a busca de novos talentos. “Nosso corpo de balé esteve há pouco tempo na cidade de Almada, em Portugal, fazendo belíssimas apresentações. Precisamos incentivar um trabalho como o deles e garantir que novos talentos surjam para perpetuar essa arte”.

A parlamentar fez uma breve reflexão, lembrando que a cidade passa por problemas na área de saúde e que muitos podem perguntar a razão pela qual ela apresenta um projeto voltado à cultura, enquanto a saúde está precária. “Arte, esporte e cultura estão intimamente ligados à saúde, uma vez que percebemos tantos jovens sem direcionamento sendo atraídos pelas drogas, que é um sério problema de saúde pública”.

Ao finalizar, Pollyana apelou ao Poder Executivo, solicitando mais estruturas para o grupo. “Gostaria de pedir à prefeitura para que forneça estrutura adequada a esses talentos. As condições são precárias, eles ensaiam em um lugar que tem cheiro de mofo, não tem espelhos. E ainda nessas condições, representam o nome de nossa cidade brilhantemente”, destacou a vereadora.

O projeto também conta com as assinaturas dos vereadores Alexandre Villela, Luizinho da Farmácia, Maria Gorete Toledo, Noilton Ramos, Rodrigo Luis Silva “Digão” e Salvador Soares também assinam o projeto.

O projeto passará por segunda votação no prazo mínimo de dez dias.

Para conhecer a íntegra da justifica do projeto, acesse: http://migre.me/hPBdW.


Nenhum comentário:

Postar um comentário