quarta-feira, 30 de abril de 2014

Pollyana cobra planejamento e
seriedade no combate à dengue

Vereadora destaca o bom trabalho da equipe de Vigilância Epidemiológica,
mas ressalta a redução orçamentária para o setor em Taubaté

A vereadora Pollyana Gama (PPS), presidente das Comissões de Educação, Cultura e Turismo e de Obras da Câmara de Taubaté, voltou a cobrar planejamento da Prefeitura no combate à dengue na cidade. De acordo com o último levantamento oficial divulgado pelo município, 1.809 pessoas foram infectadas até a última sexta-feira, 25, e três pacientes morreram.

Na tarde desta quarta-feira, 30, Pronto Socorro recebe grande número de
pacientes; até dia 25 foram 1.809 casos de dengue e três mortes na cidade
Em discurso na Tribuna Livre, durante a 62ª Sessão Ordinária, Pollyana afirmou que é preciso pensar em uma solução, visto que o problema se estende para outras cidades atingindo milhares de pessoas. “Construir a solução exige observar a realidade que se tem e a que passou para que olhando no futuro possamos desenvolver ações que construam uma realidade melhor”.

A parlamentar lembrou que esteve recentemente com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, a médica Stela Zollner, onde teve acesso ao acompanhamento diário por meio de dados estatísticos e testemunhou o cuidado da equipe. “Apesar desse esforço, não posso deixar de dizer que as pessoas ainda se queixam que em alguns locais as equipes da vigilância não passou ou que não foram autorizadas a entrar pelo morador”.

Pollyana defende ampla publicidade por parte da Prefeitura para alertar a população. “A próxima vítima pode ser qualquer um de nós. Penso que só iremos resolver se nos colocarmos no lugar do outro. Que atendimento você gostaria de receber?”, questiona a vereadora. “É um absurdo a redução dos valores destinados para a nossa área de vigilância em saúde. Com todos os problemas do governo anterior, o investimento ainda foi maior que o atual”, completou.

Ao finalizar sua fala, Pollyana fez um apelo: “Meu apelo é para ser começar a planejar na Prefeitura com muita seriedade para que a nossa gente não sofra pela cidade e a fila no Pronto Socorro Municipal diminua”.

INVESTIMENTO EM VIGILÂNCIA EM SAÚDE:

VIGILÂNCIA SANITÁRIA
E
VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA
(Ações de combate ao vírus da Dengue, H1N1, entre outros)


ANO
ORÇAMENTO SECRETARIA
SAÚDE – EM R$
DOTAÇÃO VIGILÂNCIA
EM SAÚDE – R$
PERCENTUAL
VIGILÂNCIA SAÚDE
2012
127.981.200,00
6.053.100,00
4,72% - PEIXOTO
2013
146.482.800,00
7.200.000,00
4,91% - ORTIZ JR.
2014
172.778.000,00
7.906.000,00
4,57% - ORTIZ JR.






Fonte: Orçamento Municipal

Nenhum comentário:

Postar um comentário