quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Dia Municipal do ostomizado

Na 110ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Taubaté, a vereadora Pollyana Gama utilizou a tribuna para discorrer sobre os pacientes ostomizados, em menção ao Dia Municipal do Ostomizado. Acompanhe a íntegra de seu discurso:





De acordo com o decreto nº 441/2013, de minha autoria, a Câmara Municipal poderá se reunir durante o mês de novembro para celebrar o Dia Municipal do Ostomizado que, segundo o calendário municipal, é comemorado no dia 16 de Novembro.

Sendo assim, julgamos ser a Sessão de hoje propícia a registrar a data. Contudo, não para comemorar, mas muito mais para fazer deste dia um marco de conscientização.

Acredito que grande parte de nossa sociedade não saiba o que seja a ostomia. Pois explico! Ostomia é um procedimento cirúrgico que consiste na abertura de um órgão como, por exemplo, algum trecho do tubo digestivo ou urinário, podendo manter uma comunicação com o meio externo. É um procedimento que cria um novo caminho para urina e fezes, se utilizando do auxílio de bolsas coletoras.

Ao me aproximar do convívio com a Associação Valeparaibana de Ostomizados, por meio do Sr. Mario Romero, observei a fragilidade com que essas pessoas vivem em sociedade e da necessidade de se atentar para ações que promovam condições para que essas pessoas vivam com o mínimo de dignidade.

Muitos podem estar refletindo: “Mas será que temos tantos ostomizados assim para nos preocuparmos com isso?”

Sim! De acordo com dados apresentados pela Associação Valeparaibana de Ostomizados, somente na DRS XVII, são 376 pessoas cadastradas, entre homens e mulheres, crianças, adultos e idosos, submetidas à ostomia. Somente em Taubaté, chegamos a 190 pessoas ostomizadas.

Com base nessa realidade, e com um olhar sensibilizado a essas pessoas, que propus o projeto de lei para se criar em nossa cidade o Dia do Ostomizado e também esse decreto, pelo qual podemos abordar o tema e iniciar discussões acerca dele. Foi também a partir dessa percepção que solicitei ao Poder Executivo que se realizassem cursos de capacitação aos profissionais de saúde que lidam diretamente com pessoas ostomizadas. Felizmente, podemos registrar aqui que, por meio de uma parceria com a Universidade de Taubaté, tivemos nosso apelo atendido.

Contudo, infelizmente, mesmo diante de pequenos avanços, a situação das pessoas ostomizadas ainda não é favorável a se comemorar esta data. Sendo assim, faço o convite à reflexão.

Fomos informados que o Programa de Atendimento às Pessoas Ostomizadas da DRS XVII vem diminuindo o fornecimento de bolsas de ostomia, o que vem causando desconforto aos pacientes e, consequentemente, comprometendo sua qualidade de vida, bem como afetando diretamente a dignidade humana de todas essas pessoas.

Tal situação já foi repassada a lideranças políticas de nossa região, bem como ao Secretário de Saúde do Estado de São Paulo, à Comissão de Saúde desta Casa e à própria DRS. Entretanto, segundo o que a AVO nos informa, pouco ou quase nada foi feito!

Mesmo que possa parecer distante de nossa realidade – talvez, poucos de nós tenhamos parentes, amigos ou conhecidos ostomizados, é preciso lançar um olhar sensível a essas pessoas que, segundo a Lei Federal 5.296/2004, são consideradas pessoas com deficiência e oferecer a elas o mínimo de condição e dignidade humana.

Hoje, infelizmente, me utilizo desta tribuna para reivindicar que seus direitos sejam preservados e deixo aqui o meu apelo para que os órgãos competentes nos ajudem a, no próximo ano, ao utilizar essa mesma tribuna, possamos, de fato, comemorar a conquista de direitos, de dignidade, de qualidade de vida e respeito e, sobretudo, o direito de se viver!



Um comentário:

  1. Obrigado Vereadora Pollyana, voce discorreu dentro da nossa realidade.
    Lembro muito bem da primeira vez que apresentei a AVO para voce, vi sim seus olhos ficarem brilhantes quando eu falava das nossas dificuldades, entao, agradecemos de coracao pela sua dedicacao pela nossa causa, obrigado.

    ResponderExcluir